Comparação: 2 guitarras de materiais diferentes

    Autor Mensagem
    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14


    Boa tarde pessoal. Preciso muitoooo da ajuda de quem entende deste assunto.

    Estou pesquisando algumas telecasters de valores acessíveis para comprar, sou iniciante, vou começar a aprender a tocar agora, mas quero comprar uma que não seja mto prejuízo (material ruim), por isto gostaria de comparar 2 guitarras feitas diferentemente para que me digam pelos materiais utilizados qual delas comprariam. E fizessem uma avaliação dos prós e contras de cada uma delas.

    Não irei dizer a marca e série por enquanto pois minha intenção não é obter opiniões por rótulo (marca) e sim pela qualidade dentro dos padrões de fabricação delas (materiais utilizados).

    Bom vamos lá:


    Corpo: Hard wood maciço
    Braço: Maple
    Escala: Rosewood de 864mm
    Tarrachas: Blindadas em Níquel
    Captador: Bill Lawrence
    Cordas: D’Addario


    CORPO / Basswood
    BRAÇO / Maple
    ESCALA / Maple com 22 trastes e marcações pretas ou Rosewood com marcações brancas na versão Sunburst
    TARRAXAS / Cromadas e blindadas
    NUT (CAPO TRASTE) / 42mm
    CAPTADORES /2 Single Coils

    Qual delas é melhor é pq?

    Van_Lorien
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC
    A marca conta muito, pois muitas marcas são sinônimo de qualidade (ou não). Tu simplesmente listar os materiais dela e algumas características é extremamente vago, impossível avaliar.

    Por exemplo, tu poderia expor duas guitarras e dizer que ambas tem corpo em alder, escala e braço em maple e três single coils, sendo que uma é uma SX e a outra uma Fender Custom Shop. Olhando assim, são duas guitarras iguais, mas na verdade são totalmente diferentes (meio Cléber Machado essa frase). O alder de uma é totalmente diferente, o maple também, os captadores, o cuidado na fabricação, etc.

    Hard wood, ao meu, ver nem pode ser considerado um tipo de madeira, é algo extremamente genérico. Só por isso eu já descartaria a primeira opção.

    Posta as marcas e o modelo se tu quer ajuda de verdade. Uma guitarra é muito mais que as especificações dela.

    Abraços!

    Delson
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC
    Estou pesquisando algumas telecasters de valores acessíveis para comprar
    Aqui, por favor: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC
    Você pode ter uma guitarra feita com as melhores madeiras, mas com uma construção ruim. E pode ter uma guitarra com madeiras inferiores, mas extremamente bem construída.

    Onde você pretende comprar a guitarra? Em loja física? Em loja na internet? No Mercado Livre? O primeiro passo é decidir isso, depois quanto você se dispõe a gastar. Depois, pesquise as opções e poste aqui, que a gente ajuda.

    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Van_Lorien
    A marca conta muito, pois muitas marcas são sinônimo de qualidade (ou não).

    Compreendo perfeitamente, e imaginei q fossem pedir posteriormente, rs. Concordo com o que disse. Mas por exemplo aqui:

    Hard wood, ao meu, ver nem pode ser considerado um tipo de madeira, é algo extremamente genérico. Só por isso eu já descartaria a primeira opção.

    era neste sentido que eu criei o tpc, pois sei q mesmo a marca e série da guita influenciando pra caramba, mas não podemos negar tbm que certos tipos de materiais não servem para certo tipo da parte da guitarra... (uns são + inferiores q outros).

    Mas postarei as marcas e séries sim.

    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Rachmaninoff
    Você pode ter uma guitarra feita com as melhores madeiras, mas com uma construção ruim. E pode ter uma guitarra com madeiras inferiores, mas extremamente bem construída.

    Isto é. Concordo. Mas será q msmo bem construídas, pela madeira ser ruim adianta na hra de julgar para compra? É q tem mta guitarra bunitinha por fora mas horrível em sua funcionalidade... digamos assim, só serve pra enfeite rs.

    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Estileka_JC
    · votar


    Van_Lorien
    Posta as marcas e o modelo se tu quer ajuda de verdade. Uma guitarra é muito mais que as especificações dela.

    Certo,

    A 1ª é a Hurricane E-218
    Pesquisei bastante sobre ela, até pq não é uma marca tão popular pelo pouco que conheço aqui. O pessoal falou mto bem mesmo dela por onde andei pesquisando, os que adquiriram se surpreenderam com ela, gostaram mto. Porém tem 2 séries Tele da Hurricane, mas não sei qual é a melhor (E-218 e a Seg-219).

    Van_Lorien estas especificações da madeira genérica q comentou é a Hurricane .

    A 2ª é a Memphis MG 52 - da Tagima
    O pessoal diz que pelo custo dele é bem honesta, tbm falaram mto bem dela

    O valor de ambas é praticamente o msmo, muda mto pouca coisa...

    Rachmaninoff
    Onde você pretende comprar a guitarra? Em loja física? Em loja na internet? No Mercado Livre? O primeiro passo é decidir isso, depois quanto você se dispõe a gastar. Depois, pesquise as opções e poste aqui, que a gente ajuda.

    Se eu for pegar a Hurricane será de um revendedor da distribuídora da Importadora delas. (digamos q quase uma loja física, rs)

    Se eu for pegar a Memphis será direto na loja msmo, onde encontrei aqui mais barata q na internet, ta na promoção.

    O valor de ambas giram em torno de R$ 400 a 500.

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC
    Nem hard wood e nem basswood são as madeiras ideias para corpos desse tipo de guitarra. O fato de uma ter captadores como um bill lawrance ao meu ver compensa mais que a outra que possui genéricos. Nunca toquei nelas, mas das duas marcas acho que eu ainda iria de tagima. A questão é que as duas tem prós e contras, tem que pensar nisso

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC

    Amigo, não tenho muito a ajudar em seu tópico, apenas dar uma opinião pessoal que poderá ajudar ou deixá-lo com mais dúvida ainda....hehehe.

    Não saindo das duas opções (preços e modelos) que você colocou, se eu fosse comprar "às cegas", compraria a Memphis. Isso, porque não conheço a Hurricane, e por este preço não acredito que seja a Hurricane japonesa.

    Mas o correto mesmo seria testar as guitarras. E mais correto ainda, relacionar e testar outras guitarras que se enquadram nessa categoria, como por exemplo a Eagle (que deve estar nesta faixa de preço), e mesmo uma Squier usada.

    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Na verdade se eu achasse uma Seizi Television Tagima neste preço eu pegaria, e a Squier Tele neste preço tbm já pesquisei mtoooo e não achei =( é tdo na faixa de uns R$ 800 pilas pra cima...
    Como as mais em conta são estas 2 (Hurricane e Memphis) sei q não são lá aquelas coisas, mas para o q to precisando uma delas servem rs. To com estas dúvidas de ql é a melhor para começar rsrs.

    Filippo14
    A questão é que as duas tem prós e contras, tem que pensar nisso

    Mas então, estes "prós" e "contras" que não sei definir, pois sou mto iniciante, não entendo de madeira, de materiais de ferragem, de tipo, nem de captadores kkkkk Por isto não consigo definir qual é melhor.

    Lelo Mig
    Mas o correto mesmo seria testar as guitarras. E mais correto ainda, relacionar e testar outras guitarras que se enquadram nessa categoria, como por exemplo a Eagle (que deve estar nesta faixa de preço), e mesmo uma Squier usada.

    Testar eu não conseguiria pois nem tocar eu sei ainda, esta é a questão rsrs por isto estou indo pela q melhor for para o tipo de guita e materiais que mais chegam ao nível adequado, to indo pelas características, pois não sei testar e nem distinguir timbre estas coisas ainda...

    Van_Lorien
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Estileka_JC
    Nunca toquei com nenhuma delas, mas pelo fato da marca ser mais conhecida aqui, pegaria a Memphis que pelo menos tem um review aqui no fórum como referência.

    Como tu ainda não sabe tocar, seria legal tu pelo menos levar alguém experiente contigo pra testar a guitarra, ou então comprar e em seguida levar pra um luthier e, caso ela tenha problemas graves, poder devolver na loja. Se ela estiver ok, só deixar ela bem regulada que vai servir bem pro aprendizado.

    Abraços!

    Estileka_JC
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Van_Lorien
    Nunca toquei com nenhuma delas, mas pelo fato da marca ser mais conhecida aqui, pegaria a Memphis que pelo menos tem um review aqui no fórum como referência.

    Queria agradecer a todos galera =)
    Acabei comprando a Memphis msmo.
    Deus abençõe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação: 2 guitarras de materiais diferentes