Desabafo Musical - Reflexão boba!

    Autor Mensagem
    Kride
    Veterano
    # ago/12


    As vezes paro pra pensar sobre meu desenvolvimento, sobre a forma que eu toco, sobre o aproveitamento do meu tempo...
    Acho que é comum, acontece com todo mundo que quer desenvolver uma habilidade. Bate uma frustração, uma tristeza.
    Me sinto meio bobo por me render a inveja, a insatisfação pessoal. Ver vídeos de pessoas mais jovens e que tocam muito mais, ou ouvir comparações com outras pessoas.
    E o pior é ter a consciência que tais pessoas se tornaram boas com muito esforço e dedicação, e mesmo assim eu ainda remôo sentimentos ruins.
    A cobrança pessoal é um presente mas também é uma desgraça. Sempre há algo faltando, seja velocidade, tocar limpo, melhorar leitura, melhorar o ouvido. Mas as vezes deixa de ser algo bom, começo a me cobrar de mais, ao ponto que nada mais está bom, me sinto fraco em todos os pontos possíveis.
    Bate também a incerteza se vale a pena continuar tentando.
    Não acredito que eu seja alguém talentoso, com dom, ou qualquer coisa assim. O que me resta é treinar e estudar mesmo, mas esses pensamentos são dolorosos.
    As pessoas em volta não costumam ajudar, reforçam as comparações. Vem aquele tipo de crítica, "você só seria bom se começasse a tocar desde jovem", "aquele ali toca tem pouco tempo e consegue tirar tudo de ouvido".
    Me desculpem pela falta de clareza nas idéias ou pela falta de nexo no que foi dito, essa está sendo uma noite longa, e tô com muitas coisas na cabeça. Nesse momento me falta maturidade para encarar isso com diversão, e não apenas como obrigação, que as vezes nem se cumpre também.
    Acho que todos ja se sentiram assim, é uma sensação estranha de vazio...

    victorhb
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Besteira, cara. Comecei a me dedicar mais a sério com a tua idade, não que eu seja um velho, ou um grande guitarrista, haha. As vezes tenho esses pensamentos também, mas tem que ser encarado como uma coisa boa, sinal de que vc tá desenvolvendo a musicalidade e o senso crítico tá ficando mais aguçado, e aí as cobranças aparecem mesmo, pensa que cada minuto sentado na cadeira tocando só está te melhorando como músico, e quem toca, toca porque ama, então é um favor que vc faz a si mesmo, ao desenvolver essas habilidades. É isso aí, vai lá tocar.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride
    cara , eu sei muito bem doque tu ta falando , acho que acontece com todo mundo mesmo , e não acho que como o amigo falou la seja besteira.


    mas uma vez uma pessoa me mostrou , que a unica pessoa com a qual voce disputa em termos de arte , é com voce mesmo , voce tem que se tornar melhor que voce ,não tocar melhor que aquele cara , só vencendo a si mesmo voce vai ter capacidade de vencer o outro.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride
    relaxe cara, veja eu, meus pais não me apoiam, meus avos não me apoiam, minha irmã não me apoia, só minha namorada e os rapazes da banda da qual sou líder, minha guitarra só comprei pq recebi um auxilio do IF, ai juntei e comprei, meu cubo só consegui comprar pq vendi o violão, e o violão só consegui pq era de painho q ele queria vender pa comprar um melhor, ai um colega dele (q tem dinheiro) pagou um novo pa ele e eu roubei o dele (surrei seus ouvidos de tanto pedi), aprendi a tocar sozinho pela net, meu pai não tinha tempo para tocar, e eu não tinha dinheiro para fazer aula, nunca ninguem chegou pra mim pa ensinar como se monta um acorde, tudo pq eu corri atras, to tentando comprar uma pedaleira usado, V-amp 2 por 250 da professora do tecladista da minha banda, tenho 100 e mainha não quer EMPRESTAR 150, ano q vem vai gastar 5000 com o niver de 15 anos da minha irmã.

    Eu desistir? Não, jamais desistirei de algo q na verdade já faz parte de mim.
    Fiquei triste? Claro, eu tenho emoções, mas não me deixo se abater por elas.
    O que vou fazer? Continuar a compor músicas para quem sabe um dia meus pais chegarem, alisarem minha cabeça e dizer: filho, vc de fato é um grande músico...

    Há claro, esse não é meu principal objetivo hehe, é crescer com a banda xd

    Mas não deixe se abater pelas situações, levanta a cabeça e vá em frente XD

    Edu Canhoto
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara, isso acontece com todo mundo... Vive acontecendo comigo. O melhor que vc pode fazer não é ficar pensando no que vc não sabe fazer e no que quer fazer, é no quanto você melhorou e nas coisas que você já sabe fazer.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Kride

    Nesse momento me falta maturidade para encarar isso com diversão, e não apenas como obrigação, que as vezes nem se cumpre também.

    Eu acho que é nesse ponto que vc tem que trabalhar. Não se cobre tanto e nem se sinta obrigado a fazer uma coisa que na verdade vc deveria levar de boa, sem estresse, e tal.

    Esqueça dos outros, música não é competição.

    monteiro.rj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    a melhor dica: pare de reclamar e continue..

    eu costumo dizer que ter fé não vale nada, simplesmente tenha certeza, SAIBA, que com o treino vc vai alcançar a perfeição, assim como uma lei da física..

    E tente ficar tranquilo, sim todos passam por isso... TODOS inclusive grandes nomes da música já passaram por incertezas, agora vc não pode deixar pensamentos assim te dominar, pq eu fico pensando, quantos artistas maravilhosos deixaram de existir simplesmente pq acharam que não tinham "dom"..

    pffff.. tenha CERTEZA, como 2 e 2 são quatro, pense : vou treinar e vou ser foda, fim de papo..


    ps: não se atenha ao tempo, cada um tem o seu

    monteiro.rj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    "Eu desistir? Não, jamais desistirei de algo q na verdade já faz parte de mim."

    chega me deu arrepio!

    é assim que eu me sinto! euaheua

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride

    Eu já passei por isso e ainda passo às vezes.

    Vou fazer 26 anos em novembro, toco desde os 14 anos. Comecei com a bateria e passei para a guitarra com 15 pra 16 anos, ou seja, 10 anos de guitarra.

    Fiz aulas, assisti vídeos, worshops, palestras, tive muitas bandas, toco todo final de semana na igreja, comprei vários pedais, amplis, guitarras...

    Aí tenho um amigo, bem mais novo, que nunca entrou numa loja de música pra comprar palheta, toca com uma guitarra que eu dei, com uma pedaleira que eu dei, e toca pra cacete, é fera demais, tem ouvido absoluto, uma memória musical incrível.

    Às vezes bate uma "invejinha", do tipo, com tudo o que eu fiz e estudei, não possuo o "dom" que ele tem, ou pelo menos não possuo da maneira tão aflorada que ele possui.

    Sinto inveja dele às vezes? Sim, eu sinto, mas aí entra a amizade. Como já disse, dei guitarra, pedal, tudo o que pude fazer para ajudar (inclusive já fiz isso com vários outros).

    Aí chegou um outro cara, toca legal também, mas tecnicamente um pouco inferior a mim. Esses dias eu estava improvisando um tema, e o cara parou e ficou pagando um pau, curtindo o que eu estava fazendo.

    Então, o que quero dizer é que existem diversos níveis de pessoas e de aprendizagem. Seja sempre honesto consigo mesmo. Minha praia, por exemplo, é o rock, é o blues... não me meto a tocar reggae por que eu cago... não toca bossa por que eu estrago. Mas no rock... faço um violão nylon soar mais pesado que uma Les Paul num Marshall...

    Nunca dê ouvidos a pseudo-músicos, que estão cheios de fórmulas pré-concebidas e preconceituosas sobre música.

    Roger Franco e Sidney Carvalho são 2 exemplos de caras que começaram a tocar mais tarde (com a sua idade).

    Não desista. Não é fácil, mas vale a pena cara... Ah se vale...

    victorhb
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    Vc leu até o final o post? Não soube interpretar o que eu disse...

    JotaEmidio
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara, sempre vai haver alguém "melhor" que você e alguém "pior" que você.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Tenho 50 anos...

    Sou autodidata. De um tempo onde não tinha Net, vídeo aula, nem professor que soubesse Rock´n´roll. Nem tablaturas existiam.

    O jeito era botar vinil na vitrola e tentar tirar na raça. Depois de tocar um período de ouvido, comecei a aprender sózinho. Nome e montagem dos acordes, escalas, campo harmônico e etc. Aprendi um pouco.

    Nunca tive saco para estudar 4,5 horas por dia. Sou indisciplinado. Contudo, nunca quis ser virtuose, nunca quis ser o fodão, o mais rápido, nada disso... e sabe porque?

    Porque toco prá mim, pelo meu prazer, não toco para mostrar prá ninguém se sou bom ou não. Música é minha paixão, minha satisfação, os outros que se fodam.

    Hoje, vejo garotos com metade da minha idade tocando muito mais que eu... sinto inveja? As vezes, não vou mentir. Mas eu toquei profissionalmente mais de 10 anos, comprei equipos com dinheiro que a própria música me deu, já toquei para meia dúzia de gatos pingados e para 3 mil pessoas.

    Qual sua relação com a música?

    A minha é me divertir, ter prazer, expor meus sentimentos.

    Se alguém acha que toco mal ou bem, tô pouco me fudendo.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Qual sua relação com a música?

    A minha é me divertir, ter prazer, expor meus sentimentos.


    mto bem colocado, inclusive li um tópico com sua historia cara, muito comovente xd, parabéns, e fica com Deus


    Vida longa e prospera

    Kride
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Quando criei o tópico achei que ia ser malhado por expor um pouco dos meus sentimentos, e confesso que me surpreendi.
    Obrigado pelos conselhos e pelas opiniões, é bom ler a experiência dos outros, ver que todos tem esses mesmos problemas, que isso não é algo só meu. Sinto uma energia muito boa ao ver relatos de pessoas que se superaram perante as dificuldades.
    Espero que mais pessoas postem suas histórias =]
    Abraço!

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride
    é aquela velha historia
    o ferrado só fica feliz quando vê um cara mais ferrado q ele hehe

    Kride
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ou alguém tão ferrado quanto, mas que superou a situação :D

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride
    pretende viver de musica? ou é um hobby?

    Kride
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pretendo viver de música.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    é aquela velha historia
    o ferrado só fica feliz quando vê um cara mais ferrado q ele hehe


    Um cara vinha andando numa estrada, a única coisa que ele tinha pra comer era uma penca de bananas. Ele comia a banana e jogava as cascas na estrada. Então ele reclamou: Puxa vida, só tenho bananas pra comer...

    Aí ele olhou pra trás: havia outro homem que ia comendo as cascas que ele jogava... ou seja... sempre tem alguém numa situação pior que nós...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Kride
    Então vai encontrar a mesma dificuldade que qualquer profissional encontra, vai ter que ser bom, estudar, sempre se atualizar, fazer contato.... e musica é complicado porque não é aquela coisa de entregar currículo, cadastrar em sites e responder anúncios tipo "precisa-se de guitarrista com o minimo de experiencia de 2 anos para jornada de 8 h por semana, salario a combinar"
    Vi que 19 anos, relaxa e se esforce para conseguir seu sonho, não seira diferente se fosse prestar vestibular pra direito. leia os topicos feitos pelo LLelo Mig e aproveito o fórum pra perguntar pra quem vive de musica, qual o caminho que seguiram e procure seguir os passo de quem conseguiu

    Ikki.Auditori
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    qu é isso pessoal? vamos para com isso, vamos falar de coisas boas como.................................................................. ...... a TEKPIX :D

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Figonzalez
    · votar


    Kride


    Cara, não sei se isso pode te ajudar. Andava meio desanimado e tal, mas aí comecei a abordar a música de um jeito diferente e isso me animou. Quando começamos a treinar pesado, acabamos nos esquecendo que música não é uma competição, onde precisamos ser melhores, mais rápidos do que os outros. O que eu vejo é que muitos guitarristas se perdem nisso, e acabam tentando se transformar numa máquina capaz de fazer 46546497 notas por segundo, decorar todas as escalas, e blá blá blá. Não estou criticando guitarristas fritadores, longe disso, o que eu estou tentando dizer é que o interessante é perceber que tocamos guitarra, e sobretudo música em geral, com a nossa mente e nossa "alma", e não com os dedos. As técnica e o conhecimento teórico são importantes, mas não são o "fim", são meios de se chegar no objetivo fim de qualquer instrumento: Expressar-se. Se você conhece apenas 3 notas, mas com elas consegue expressar o que você tá sentindo, então tá legal! Dificuldades todo mundo tem, seja ela dinheiro pra comprar equipo, tempo pra se dedicar, falta de apoio por parte das pessoas ao seu redor, mas eu acho que o segredo é pegar essas coisas e transformar em sua música.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vamos fazer um livro galera

    Contos FCC - Histórias da nata musical brasileira

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Mensonstratosx
    · votar


    duplo

    Ikki.Auditori
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ninguem fala da tekpix, v6 só tem 5 minutos pra começa ¬¬, bora povão :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desabafo Musical - Reflexão boba!