Marcas famosas e não-famosas: "Estereotipar" é errado?

Autor Mensagem
victhleite
Veterano
# ago/12 · Editado por: victhleite


Bem, fazem três anos que toco. Eu realmente sofro de G.A.S. Trabalho fazem dois anos num emprego fixo de R$ 1000,00 por mês e já estou na minha 14ª guitarra. Já tive quatro simultâneamente mas aos poucos elas foram embora e eu sempre fiquei com uma, a que eu julgava ser a melhor. Até hoje tive uma Fender. Strato, azul com captadores Gibson, um negócio de louco. Depois pairei por Squier, Epiphone e Gianinnis antigas. Onde eu moro, aqui em São Paulo, a cena musical é muito forte com muitas bandas e professores. Conheço alguns e alguns deles são amigos próximos o suficiente para dar conselhos e tudo mais. Recentemente eu estava com uma Squier muito legal, mas tinha floyd. Pentelhei bastante aqui no fórum fazendo perguntas como "a 'bolinha' do floyd chegou no fim, o que fazer?" ou dizendo "consegui dropar!".
Eu estudei em conservatório. Quando eu entrei achei que eu ia sentar e iam me jogar na mão uma Jazzmaster 62 original, alguma coisa desse tipo, coisa que não aconteceu. Veio pra mim uma Cort com três blackout da Seymour Duncan que me encantaram. Voltando a Squier com floyd, eu passei. Peguei uma Jag-Stang sem nada escrito no headstock. A guitarra e o braço são uníssonos (acho que descreve bem essa palavra), ou seja, é tudo uma coisa só. Tem captadores GOTOH, coisa que nunca tinha visto. Sunburst com escudo preto e alguns detalhes 'espelhados'. Nunca me senti tão bem com uma guitarra. Também nunca ia me imaginar com uma guitarra sem dequalques, sem marca. Estou entrando em processo de gravação e confio nela.
Vejo bandas na MTV tocando com contrabaixos Giannini, guitarras Peavey de R$ 600,00 e estão ganhando pra cacete.
O que eu quero dizer, perguntar, é porque sempre temos (no meu caso, 'tínhamos') que querer uma Fender, Gibson? Claro que são guitarras de alta qualidade e que valem muito no repasse, mas ignoramos outros modelos de marcas desconhecidas ou até mesmo, sem marca. Porquê? Esse esteriótipo ainda existe? Só Fender e Gibson "dão jogo"? Às vezes Gretsch, Ibañez, Guild, Teisco, Greco são citadas.
Ignorar guitarras sem um grande nome mas com um timbre gordo, robusto, acabamento bem feito é comum, claro. Criar um esteriótipo pra isso é errado? Do tipo "No pain, no gain"? "No Fender, no guitar?"

(Editado por erros de formatação)

victhleite
Veterano
# ago/12
· votar


É, acho que o pessoal não acha nada... woww jieaa.

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


victhleite, é uma pergunta chata, mas tenho que fazer: qual o objetivo do tópico?

victhleite
Veterano
# ago/12
· votar


Realmente... não devo saber. O objetivo pode ser saber porque sempre...
Ah, verdade. se eu pudesse apagar eu o faria.

victhleite
Veterano
# ago/12
· votar


Não, não... aqui é um fórum de discussão. Acho que o objetivo é saber ou discutir o que colocou na nossa cabeça essa coisa de marca - status.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


victhleite

Cara, guitarras são como carros (desde que você compare modelos similares).

Qual é melhor? Pálio? Gol? Corsa? Fiesta? KA? Nenhum é melhor que o outro, todos se equiparam, melhor em alguns detalhes, pior em outros, mas no fundo se nivelam...

O problema de quem sofre de G.A.S, não é adquirir uma Fender, Gibson, Ibanez, Jackson, Yamaha.... o problema é NUNCA estar satisfeito!

A melhor guitarra que existe é a que VOCE acha melhor, dentre as que pode comprar.

Qual tem o timbre que mais te agrada? Qual se "encaixa" melhor ao seu corpo? Qual têm a escala com melhor tocabilidade? Qual você acha que tem o acabamento mais refinado? Qual você acha mais bonita?

A que preenche mais os seus anseios é a melhor prá você... ponto final!

victhleite
Veterano
# ago/12
· votar


É... bem aborbado. Realmente essa discussão é supérflua... bléée.

Johnpdv
Veterano
# ago/12
· votar


Eu entendi seu texto e gostei dele, só estou com preguiça de pensar em uma resposta. =\

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Acho que esse negocio, vem de uma péssima mania das pessoas de falar do que não conhece.
Quantas pessoas não fazem mil elogios a fender e gibson sem nunca terem tocado em uma??
Quantas pessoas não falam mal de marcas novas nacionais sem nunca ter tocado em uma??
Dai surgem esses esteriótipos e por isso agente paga por nome em headstock e não por qualidade.

Gasparzim
Veterano
# ago/12
· votar


"Estereotipar" é errado?"

sim, qualquer que seja o tema, pessoa, objeto, etc...

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


victhleite, isso é muito complexo, não tem a ver só com guitarra, é sociedade da comunicação, consumo,via expressa da informação, é viagem demais... Vou dizer como o colega acima:

Eu entendi seu texto e gostei dele, só estou com preguiça de pensar em uma resposta. =\

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Acredito que isso ocorra por causa da confiança que essas marcas tem. Uma Gibson, Fender, Ibanez, PRS, Gretsch etc tem uma fama mundial pelo que elas fizeram ao lado dos inumeros guitarristas que fazem e fizeram sucesso, ao contrario de guitarras nacionais e outras marcas que não fizeram esse sucesso, fora que uma guitarra dessas tem um alto nivel da porra. Contudo, essa cena vem mudando. Com os altos impostos que o Brasil impoe para tudo, hoje em dia houve um avanço gigantesco no numero de pessoas que pegam guitarras feitas por luthiers, então não entendo muito esse tópico, com todo o respeito. Aqui no FCC o que mais tem são topicos de pessoas que fizeram suas guitarras com o luthier x,y,z. Agora a fama que essas marcas renomadas possuem vão durar por muito tempo e se elas continuarem no nivel que estão será para sempre. Outro fator que influencia nisso é o timbre que a pessoa quer tirar. Muitas pessoas pegam guitarras dessas achando que terão o som dos guitarristas famosos, deviam primeiro se preocupar com o som próprio e em estudar ao inves de tentarem imitar outras pessoas. Agora, é o que ja falaram, guitarra boa é a que voce gosta e não o guitarrista x,y,z. Eu por exemplo, admito, tenho uma Music Man e uma Gibson, não me arrependo de ter pego elas e na verdade elas são mesmo o que a gente quer, são fenomenais, vc compra ja sabendo que será uma guitarra perfeita, diferente do que falam sobre algumas marcas de guitarra que vc compra na "sorte" caso não teste. Bom, é isso, essas marcas são conceituadas por apresentarem instrumentos de alto nivel que muitos musicos gostam, mas com os impostos daqui muitas pessoas andam pegando guitarras de luthiers, que são igualmente boas e mais baratas, mas isso de marcas sempre vão existir, não tem jeito, Zaganin, Music Maker, Walczak, todos esses ja tem um nome forte por serem bons.

Migs_LesPaul
Veterano
# ago/12
· votar


Creio eu que muita gente tem uma Fender/Gibson mais pelo fetiche mesmo! Só pelo fato de dizer que tem. Tenho um primo que nem sabe fazer UM MÍSERO ACORDE e tem uma Gibson (veja vem, GIBSON) LP Custom Black Beauty e um Marshall valvulado que eu não sei o modelo.

Abraços!

Migs_LesPaul
Veterano
# ago/12 · Editado por: Migs_LesPaul
· votar


Sem contar os doido que tem uma simples Condor ou uma "guitarrinha" (ironico) dessas ai e tira cada timbre animal delas...

victhleite
Veterano
# out/12 · Editado por: victhleite
· votar


Desculpem por "abrir a cova", mas... valeu pra todo mundo. Voltei com uma Squier minha, japonesa de 1995 e I don't give a fuck!

MMJr
Veterano
# out/12
· votar


A idolatria do brasileiro por marcas nada mais e que carencia...O brasileiro e muito carente...

Valeu...

victhleite
Veterano
# out/12
· votar


como diria o Jack White no 'It Might Get loud': "quem quiser facilidade que compre uma Les Paul ou Strato nova em folha.
eu prefiro lutar com braços tortos, puxar briga com eles"

fla3d
Veterano
# out/12
· votar


Não se preocupe com o que os outros achem, use aquela que te faz feliz, aquela que te agrada. Eu posso ser feliz com uma fender mas nem por isso vou desmerecer aquele com uma guitarra sem marca no headstock, o problema é dar muita importância para o que os outros acham ou o que os outros vão pensar.

victhleite
Veterano
# out/12
· votar


isso mesmo. perdi essa coisa mesmo. gravei uma demo com a squier + um ds1 + nano clone e ficou demais! nao precisei de mesa boogie nem nada demais...

Thi_Lennon
Veterano
# out/12
· votar


Pega uma guitarra de R$1500, manda num luthier pra regular , trocar trastes, nivelar, etc.. depois coloca captadores dimarzio ou duncan, ou outro de qualidade, garando que a guitarra vai ficar 100x melhor. Ou seja, as guitarras baratas precisam de pouco para ficar boas, captador e regulagem, .

Uma guitarra de R$1500, com R$500 de captador e R$400 da regulagem da pra tirar um bom som como as gibson e fender de R$5000 a 10 mil.

Filippo14
Veterano
# out/12
· votar


Thi_Lennon
Também não é assim. Concordo 100% que a guitarra fica muito melhor, ainda mais se trocar ferragens, nut, elétrica, taraxas, enfim, deixar o corpo ahahaha, mas uma Fender, Gibson não custam 10000 reais a toa. As Epiphones são ótimas, tenho duas e adoro, mas não creio que a Gibson deixaria a linha dela que custa no máximo 4000 reais igual a uma Gibson de 10000 reais trocando tudo e deixando o corpo. Não fica igual. Se você falar que a guitarra com essas mudanças fica possível fazer gravações profissionais de alta qualidade, concordo, muitas vezes os sons delas são o que o cara procura, ou ele equaliza e coloca mais médios e graves para compensar o que ela não tem e faz ela chegar em um som de Gibson, mas não são iguais.

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Vocês conhecem algum luthier q toca com alguma guitarra top de marca famosa?

acho que quem deve sabe explicar realmente a diferença de uma guitarra de 10.000 para uma de 1.500 seria um bom luthier, gostaria de saber a opinião de algum luthier sobre isso. (curiosidade)

victhleite
Veterano
# out/12
· votar


krixzy

bem, já vi aí 8.500 de diferença muahaaaa

Velho Juka
Veterano
# out/12
· votar


Esse é o tipo de questionamento que vai ser eterno.
Nesse tempo todo que toco guitarra cheguei a conclusão que o importante é ser feliz com o que se pode ter e se, lógico, te agradar!

Já tive uma SX Les Paul Custom, Standart, Epiphone SG, Squier Strato Japonesa (ainda tenho e é muito boa mesmo), mas as guitarras que eu mais amo são uma Eagle ST001 de 1998 esplendida (modificada) e uma Gianini de meados dos anos 70, ambas stratos de cedro. Essas duas não vendo nem se tiver passando fome...

victhleite
Veterano
# out/12
· votar


É.. tô nessa agora com a minha Squier 95. Não vendo nem que acabem meus cigarros...

Josa_neto
Veterano
# out/12
· votar


Belo texto, reflete muito bem a situação do guitarrista aspirante a profissional ou o cara que quer um trabalho mais sério, estúdio NÃO contratam guitarristas que gravem com Gianninis, Corts, ou guitarras de linhas mais honestas, simplesmente porque não as vê como adequada ou associa ao nível do guitarrista, tô pra ver um músico de estúdio que trabalhe com Tagima 635, ou bandas que precisem de músicos e não reparem no "equipo" do cara, infelizmente este tabú foi criado entre os produtores, e estúdios, conheço aqui em NATAL/RN pessoas que não sabem fazer uma penta de lá menor, dar um bend afinado, mais só porque o cara tem uma Gibson Standart, um ampli valvulado é visto como um guitarrista tampa, ou seja, o equipo que você tem é associado com seu "nível" musical.

Té +

Msess
Veterano
# out/12
· votar


Sera que uma "guitarrinha" depois de toda regulada com as ferragens trocadas e a parte elétrica trocada (nada de luxo) , ainda fica ruim?


acho que tinha que tem um teste sego, pega um guitarrista famoso e manda tocar numa Condor e depois em um Gibson.

falando em Condor, os baixos da Condor são bem melhores que as guitarras, não tinha que ser tudo do mesmo nível?

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Uma guitarra de R$1500, com R$500 de captador e R$400 da regulagem da pra tirar um bom som como as gibson e fender de R$5000 a 10 mil.

Acredito que para fazer tal afirmação seja necessário conhecer os dois lados da moeda. É complicado apenas especular sem ter conhecimento de causa suficiente para comprovar isso. Como eu nunca toquei numa guitarra de 10 mil, não me arrisco em dizer o mesmo.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


victhleite

Cara... marca é status. Ponto!!!

Vale pra carro, roupa, guitarra, cerveja, qualquer coisa.....

Pode pegar qualquer show ou festival internacional com gente de peso e repare.... você só vê essas marcas mais famosas mesmo. Nesse caso, não acredito que seja por status.... é porque o produto é bom mesmo.

Agora, se você vê neguinho de 12, 15 anos que nem consegue fazer uma pestana, ficar por aí fazendo propaganda que tem Fender, Gibson, Marshall valvulado.... é por status mesmo.

Josa_neto
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster

O que ele quis dizer é que não existe uma diferença gritante de som/regulagem em detrimento ao disparate de valor, e, concordo com ele, toquei em uma JEM de 5 mil, e minha SAMICK deu melhor som, mais confortável, ou seja, tem muito carro famoso e caro que é ruim, tem muito popular tunado que faz a diferença, enfim, é muito subjetivo...

Té +

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marcas famosas e não-famosas: "Estereotipar" é errado?