EMG 81 vs. EMG 85 (posição da ponte) e alimnentação 9 volts vs. 18 volts

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12


    Olá,

    Estive fazendo estes testes na minha guitarra e gostaria de deixar minha opinião, talvez para possibilitar possíveis buscas de novos usuários, principalmente com um tópico mais novo, pois as coisas que li já tem mais de 4 ou 5 anos.

    Se for interessante colocar meu tópico em outro lugar, ou até inserir ele em outro tópico, não tem problema, pode fazer ou me pedir que eu faço. É que não achei um tópico mais completo sobre isso.

    Tenho uma RG370dxlh com captadores EMG. Tenho 2 captadores EMG 85 e 1 captador EMG 81. Fiz os seguintes testes variando a posição dos captadores e alterando a quantidade de baterias de 9 volts do sistema:

    1) 81 na ponte e 85 no braço - 9 volts
    2) 81 na ponte e 85 no braço - 18 volts
    3) 85 na ponte e 81 no braço - 9 volts
    4) 85 na ponte e 81 no braço - 18 volts
    5) 85 na ponte e no braço - 9 volts
    6) 85 na ponte e no braço - 18 volts

    Não tenho como gravar os sons, mas acho que tem muito material na internet, principalmente no U2be onde um cara faz várias demonstrações.

    Antes de mais nada, cabe sempre frisar: AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO SOMENTE A MINHA OPINIÃO E NÃO REPRESENTAM DE FORMA ALGUMA UM CONCEITO DEFINITIVO. São apenas minhas impressões, o que meus ouvidos captaram e o que eu gostei. Não é regra, tampouco determinação.

    Quanto à escolha do captador da ponte: EMG 81 vs. EMG 85 - sinceramente não vi uma diferença tão enorme assim na posição da ponte com distorção ou timbre limpo. Achei mais uma questão de volume do que de timbre.

    O que achei interessante é que o EMG81 tem um volume mais alto do que o EMG85 e para "domar" o EMG81 vc precisa utilizar com precisão a distância do captador das cordas. Como eu gosto do timbre mais fechado, sem muitos agudos, acaba que coloco o EMG81 inclinado, mais próximo das cordas graves e mais distante das cordas agudas. Isso resolve para riffs e power chords, mas na hora do solo, a mizinha fica com volume mais baixo do que as outras (sol e si).

    Assim, o que acaba acontecendo é que achei o EMG85 mais equilibrado. Consegui resultados mais satisfatórios com o timbre sem precisar inclinar muito o captador. Consegui deixar o EMG85 mais plano e distanciado igualmente das cordas grave e agudas. Para compensar o ganho maior do EMG81 eu percebi que basta utilizar o knob de volume com um aliado na hora de largar o ganho.

    Da mesma forma, coloquei o EMG81 na posição do braço e o resultado é bem bacana, diferente do EMG85. Não é pior ou melhor, é apenas diferente. O que achei é o que dizem mesmo, o EMG81 é mais agressivo mesmo e talvez isso não seja o ideal para a posição do braço.

    Eu tive dificuldade de tirar um timbre clean do EMG81. Quando se ataca as cordas com mais vigor ou mais empolgação, a distorção vem e "sobram" uns graves meio bêbados. Senti muito isso com o pedal de chorus acionado, onde "sobrou" até uma distorçãozinha para o falante.

    Minha conclusão é aquela que coloquei na minha guitarra: EMG 85 na ponte e no braço. Eu prefiro ter um captador mais "domável" e controlar o ganho no knob de volume do que ter níveis sempre absurdos de ganho.

    Outra opção de instalação dos EMG diz respeito à ligação em 9 volts ou em 18 volts. Para a ligação em 18 volts, as baterias devem ser colocadas em série. Para a ligação em 9 volts, ou colca-se apenas 1 bateria (normal) ou coloca-se 2 baterias em paralelo (prolonga o prazo de troca da bateria).

    Nesta questão de voltagem do sistema, percebi da mesma forma o que falam por aí. Com a alimentação em 18 volts o timbre dá uma "clareada", mas isso pode ser bom ou ruim, depende do gosto. O ideal é instalar uma chave que permita a ligação em 9 volts e 18 volts e ficar trocando para ver rapidamente o que satisfaz mais.

    Sinceramente, eu já não gosto do timbre "abertão" do EMG81 e fiquei com a impressão de que a ligação em 18 volts também deixa o timbre mais "aberto". Como eu não gosto de médios e agudos pulando descoordenadamente da guitarra, ainda que a diferença seja muito, muito, muito sutil, fiz assim:

    EMG 85 na ponte, EMG 85 no braço e ligação de 2 baterias em paralelo, resultando em alimentação de 9 volts com mais tempo de vida útil sem trocas de baterias.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    alfacorrea

    Tenho uma RG370dxlh com captadores EMG.

    Tinha. Agora ela é minha, hahahaha.

    Estou gostando muito dela. Sobre a combinação dos caps, ainda é cedo para eu poder comentar alguma coisa, mas de inicio fiquei bem satisfeito. Vc não mencionou o captador do meio nesse tópico (EMG S), até porque não era o caso mesmo, já que o teor do assunto é 81 x 85.

    Mas também gostei muito do som dele, o limpo em especial. Ele tem um ganho considerável, sem sujar. Acredito que ele em combinação com o 85 dá uma versatilidade tremenda e vislumbro combinações interessantes de timbres. Não era muito de usar o controle de tone, mas estou vendo que no caso desses EMG's esse controle pode ser um grande aliado também.

    Abraço!

    MMI
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    renatocaster

    Poxa! Esse fim de semana lembrei que tinha ficado de gravar para você um lance de harmonia, tinha pensado em falar de acordes que nem constam nos dicionários de acordes... Ia até colocar uma do Ozzy para você, mas agora que vi que você está com essa guitarra metaleira from hell, ainda bem que nem fiz! Agora seu negócio é blublublu! kkkkk

    Abç!

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    MMI

    Pô mestre, que isso! Pode mandar ver, eu prometo que para este som eu não uso a alavanca e nem coloco um drive hi-gain mega comprimido, hehehe.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EMG 81 vs. EMG 85 (posição da ponte) e alimnentação 9 volts vs. 18 volts