Problema com ponte tremolo (não volta à posição original)

    Autor Mensagem
    Pottercks
    Veterano
    # jan/20


    Galera, usei a busca aqui no fórum e em outros também.
    Tenho uma Fender Stratocaster, com ponte tremolo, sempre usei a ponte dela perfeitamente. Mesmo puxando até onde quisesse, ela volta ao mesmo lugar, segurando a afinação.
    Comprei uma TW61 da Tagima, coloquei cordas 0.11 nela e a ponte já levantou.
    Apertei os parafusos até onde dava e ela continuou um pouco levantada (poucos graus). Porém notei que quando alavanco ela volta para outra posição (mais graus) acima daquela que estava antes. Conversei com a empresa, disseram que é o normal para uma ponte tremolo.
    Conversei com um luthier, ele recomendou comprar molas Gotoh. Fiz isso. Coloquei as 3 molas Gotoh e de cara a alavanca já desceu a um ponto mais próximo do corpo, porém ainda levantada. Mas ainda assim, alavancando ela não voltava para a posição que eu desejava, então coloquei mais duas molas do conjunto anterior, o que minimizou o problema, mas tornou mais difícil de usar a alavanca.

    Minha pergunta é: o fato de a ponte não voltar a posição inicial indica que é melhor trocar a ponte ou eu que devo me contentar com alavancadas menos abrangentes?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Pottercks

    Use cordas 0,010"

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    PottercksSua ponte precisa de um bloco de qualidade (consulte a Manara) e 5 molas idem (Gotoh, por exemplo), além de uma regulagem correta em um luthier profissional.
    Abç

    Pottercks
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Muito obrigado. Vou atrás disso.

    Silspiders
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Pode colocar um estabilizador de afinação, também. Resolve.

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    LeandroP
    Use cordas 0,010"
    Mauricio Luiz Bertola
    5 molas

    Sem querer criar confusão com tão diletos colegas... mas eu costumo usar 0.009 e 3 molas. E minhas pontes sempre voltam à posição normal... hehehe

    O grande lance é corda boa, regulagem e uma lubrificaçãozinha (grafite no nut, lubrificante nas partes móveis da ponte... essas coisas). É bom verificar a qualidade das tarraxas também.

    Silspiders
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Óleo Singer é um bom lubrificante?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Silspiders

    Um dos melhores!


    Pottercks

    Recomendei a corda porque, lendo o que você escreveu, notei que você já gastou muito do seu tempo e também algum dinheiro pra colocar um encordoamento que não é muito comum em guitarra com ponte tremolo. Precisa mesmo ser 0,011" ou você só toca com este diâmetro? De repente com 0,010" você consegue estabilizar a ponte e sem gastar os tubos com peças, mão de obra, pra uma diferença que não é tão significativa.

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Tem que ver se os parafusos não estão "comendo" o ponto de contato com o plate... Eu trocaria a ponte toda.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    JJJ
    0.9 até aguenta.
    Com 5 molas vc tem mais massa no sistema e mais ressonância.
    Silspiders
    Para colocar na pestana, não. O ideal é grafite em pó.
    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu fiz há alguns anos uma mistura de vaselina com grafiti em pó. Guardo na latinha de vaselina mesmo. Muito prático pra aplicar em qualquer ponto da guitarra.

    krixzy
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Pottercks
    Acho que não importa a ponte que use, se vc usa 0.11 vai ter que compensar toda essa pressão com molas, ou seja, colocar 5 molas das que tiver mais pressão, e se ainda não for suficiente, cortar um pedaço das molas pra deixar mais curtas e dar mais pressão, isso é um cabo de guerra, se vc quer mesmo tocar com cordas 0.11 afinando em E o ideal seria uma ponte fixa, mas se necessita do tremolo vai ter que recorrer a mais pressão nas molas e vai deixar a alavanca bem dura mesmo, não tem pra onde escapar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    LeandroP
    O problema em usar vaselina é que ela reage com a cobertura dos encordoamentos "encapados" (Elixir e afins), destruindo-a...
    Pode usar, desde que vc não use cordas Elixir...
    Abç

    Filippo14
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Outros tipos de óleos (ex. limão) afetam as coberturas de cordas como a Elixir?

    Abraço,

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Filippo14
    Não. Mas óleo de limão (e o de peroba), é apenas para hidratação de escala (escura), e não para lubrificação.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Tem razão! Nas cordas eu evito qualquer produto. Limpo sempre com um pano seco que não deixe resíduos. Eu me refiro as partes mecânicas, como os pivôs, por exemplo. Eu tenho essa latinha há anos rs Uso quase nada dela. É tão barato que uso também pra outros fins dentro de casa. A vaselina é bom porque evita que o pó se disperse na aplicação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com ponte tremolo (não volta à posição original)