Mais um toque para iniciantes. A frustração como tábua de salvação!

Autor Mensagem
Vintage02
Veterano
# ago/12
· votar


Depois desse texto me conformei com o que eu toco, eu sei que sou uma PORCARIA, sou totalmente indisciplinado, aprendo sozinho, odeio o 1234, mas sei que tem gente tem toca bilhões de vezes mais rápido que eu, com seis meses tá tocando mais que o capeta, mas não toca que nem eu, com felicidade.
Eu me inspiro no Jimi Hendrix, o cara não é rápido, não faz trezentos bilhões de notas por segundo, mas mesmo assim é o melhor, nem ler partitura o filho of the puta sabia, mesmo assim foi um MONSTRO.


Saí das aulas que eu fazia, o meu professor mandava eu fazer o 1234 em todas as casas, em todas as cordas, mandava eu decorar as escalas e mais um mói de coisa, e eu sempre um retardado, chegava em casa e ia aprender um solinho qualquer.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai

Sim, me referi a ele mesmo. O cara é rank Brasil, puta músico, e têm moleque aqui que nem imagina quem ele é e tá preocupado se a cueca do Slash tá freada ou não!

Muita gente diz...se fosse em outro País, todo mundo saberia quem ele é. Mas este é o erro do brasileiro, você sabe, eu sei... ninguém precisou vir bater na porta de nossa casa para falar, nós fomos atrás de informação.

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
e têm moleque aqui que nem imagina quem ele é
mas isso é normal cara , tem que ter paciencia .
o slash o angus e o kikoloureiro hoje em dia são as influencias entry level tu diz que se criou na decada de 70 , tenho certeza que na epoca era ainda mais dificil de descobrir influencias , eu mesmo comecei achando o slash um deus , hoje em dia eu percebo que guitarristas profissionais , da minha cidade mesmo ou até do forum tem em media um nivel de criatividade ,capacidade artistica , feeling ,tecnica e conhecimento maior que o do slash e vejo o slash apenas como um bom guitarrista que se deu bem por sorte , e pelo fato de ter muito carisma acabou virando um icone .

é aquela velha historia, o pelé é mesmo o melhor jogador de futebol de todos os tempos? quem te garante que num vilarejo qualquer onde judas perdeu as botas la pelo uzuberquistão não tem um tiozinho que joga muito melhor ,mas que nunca vai ter a chance de oficializar isso com o mundo?

Calime
Veterano
# ago/12 · Editado por: Calime
· votar


Lelo Mig

Dps de seu post falando sobre os 30 maiores guitarristas da história imaginei que existisse um ranking desse por aí. Consultei o oráculo (google) e constatei a existência desse ranking. Parabéns ao De Ros, um kra que alem de tocar muito bem e ser gente boa tem uma história mto legal, bagagem, etc. Agora, nessa lista tem uns kras que não concordo de maneira algum, e sinto falta de mtos outros. Essas listas são sempre ridículas.

Nada contra os kras, mas acho que estão bem distantes em questão de mérito para figurar numa listagem dessas: Gustavo Guerra, Hudson Cardorini, Ricardo Primata, Della Vega, Vandré Nascimento (esse é especial, nunca nem tinha ouvido falar desse kra antes de ver essa lista, e olha que a tempos toco guitarra e tenho contato com esse mundo). É, não resisti e dei nomes aos bois, rs....

Quem elaborou essa lista demonstra uma falta de conhecimento incrível. Cadê Heitor TP, Ricardo SIlveira, Paulinho guitarra, Heraldo do Monte, Toninho Horta, Hélio Delmiro, Victor Biglione, Rafael Moreira e mais um zilhão de guitarrista que tocam muito e tem um trabalho extremamente relevante no mundo da música?

Pra bons entendedores meia palavra basta: Toninho Horta consegue juntar cerca de 1000 pessoas num auditório gigantesco para dar aulas de harmonia (workshop) na considerada maior escola de guitarra do mundo (GIT).

Heraldo do Monte (esse kra é meu favorito, junto do Toninho e o Hélio) já foi convidado para tocar no Weather Report - se vc se considera músico e sequer ouviu falar dessa banda, na boa kra....tenta futebol.

Isso pq nem vou falar nada de violão, aí seria sacanagem...no mínimo uns 10 nomes que figuram entre os maiores do mundo.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Calime

Também não concordo com a lista, aliás, nunca concordo com estas listas. Só citei a referida lista por conta de informação, disponível e acessível e por contar com um de nossos colegas de FCC.

Quanto a Weather Report, claro que conheço.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Mais um excelente tópico, cara. Se juntar tudo o que vc já postou por aqui, dá pra fazer uma cartilha, hehehe. Contribuições de altíssimo nível, vc chegou pra enriquecer o tópico grandemente.

Abs

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Entendo o seu propósito ao citar a lista e achei válida a forma que vc o fez. Minha crítica não é em relação ao seu uso dela (feito de forma coerente), e sim ao idealizador(es) dela.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

AH, essa parte: "se vc se considera músico e sequer ouviu falar dessa banda, na boa kra....tenta futebo" de forma alguma foi direcionada a vc. Desculpe se deu a entender isso. Por ter colocado seu nome de certa forma ficou parecendo isso, mas não é. Isso foi direcionado a todos, de forma meio que generalizada. Tenho certeza que vc conhece sim.

Curto mto seus posts kra, pode ter certeza, e concordo com qse tudo que vc fala, tem conhecimento de causa.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
E aí? você ama a música? Ou vai esperar ser um Paul Gilbert prá resolver sair do quarto?

Isso é algo que quase ninguém entende.
Tomara que surta efeito.

Um aceno de longe!!!

Rednef2
Veterano
# ago/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Gostei do texto cara, penso do mesmo jeito.

O negocio é sair da toca.

Não adianta ficar de mimimi dizendo que Slash,Keith Richards e Angus Young são três bostas que deram sorte, esses caras ja são icones eternos.

Acha que você é capaz de ser icone? vá a luta, ficar atras do pc não vai surtir muito efeito.

Skapunk
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai

eu mesmo comecei achando o slash um deus , hoje em dia eu percebo que guitarristas profissionais , da minha cidade mesmo ou até do forum tem em media um nivel de criatividade ,capacidade artistica , feeling ,tecnica e conhecimento maior que o do slash e vejo o slash apenas como um bom guitarrista que se deu bem por sorte , e pelo fato de ter muito carisma acabou virando um icone .

Não tô criticando seu post.. nem defendendo o Slash... mas, não é todo dia que alguém compõe uma Sweet Child o' Mine, por isso o cara é referência, afinal.. tem muito cara aqui do fórum que é mais foda do que ele... ou eu tô errado?

Abraço

Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


Hoje tive um duro encontro com a realidade, curto muito o estilo "blues rock" de caras como Slash, Joe Perry, Hendrix, Joe Walsh, Jeff Beck, etc,etc.

Mas depois de trocentas tentativas de tocar como esse caras, não da mais pra mentir a mim mesmo, eu NÃO consigo. E o pior é que parece tão simples.

Mas como disse Lelo, através dessa minha limitação vou tentar criar um estilo proprio baseado nesse estilo que curto muito.

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


Rednef2

Com certeza... Talvez "desencanar" de perseguir um estilo hoje, ajude a encontrar outro caminho para chegar nele amanhã... as vezes não enxergamos o óbvio.

Hoje em dia tô fora de forma, mas quando eu tocava Burn do Deep Purple, eu penei um bocado para tira-la. Naquela época não haviam vídeos, nem tablaturas...tirei ouvindo o vinilzão.

Depois de muito treino, aumentando a velocidade e corrigindo erros, eu tocava 100%.

Passado alguns anos, eu resolvi estudar, já nos anos 80 prá 90 sob o domínio dos "shreds" nas escolas. Mostrei algumas coisas para o professor, entre eles o solo de Burn.

O cara olhou prá mim com cara de fodão e disse: Você toca errado.... abriu um livro de tablaturas/partituras do Deep Purple e mostrou como Blackmore tocava.

A região do braço, os trastes, cordas, ordem e notas eram exatamente as mesmas...ou seja, EU TIREI AQUELA PORRA DE OUVIDO exatamente igual ao Blackmore.......só que eu tocava diferente, com outra técnica, de outra maneira. O cara podia ter mostrado isso, sem problemas, mas não da forma que ele fez, com desdém e desprezo.

Apesar de tocar "diferente" eu tocava a mesma música exatamente igual... e o que têm mais importância a música ou a merda da técnica que eu uso?

Botei minha guitarra no case, levantei a bunda da cadeira, dei um dedo do meio pro "professor" e sumi.........

Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
Essa historia que você contou sobre esse professor, é um dos motivos por eu relutar em arrumar um professor de guitarra.
Existem muitos por ai que querem fazer um aluno tocarem igualzinho a eles.

A ultima vez que fiz aula de guitarra foi há 3 anos, e foi uma otima experiencia. O professor tocava de tudo: de frevo a rock.
Curtia muito ver ele mandando uns improvisos jazzisticos. Eu iria voltar a fazer aula com ele esse ano, mas o bicho mudou pra outra escola que eu não sei qual é.

wilvaz
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
Parabéns pelo texto!!!
Quanto a "coragem de sair do quarto", é exatamente isto que preciso!!! mas mas ainda nem sei tocar em pé kkkkkk.
Vou treinando por aqui, mais uma vez, parabéns......

Pepe Le P
Veterano
# mar/13
· votar


Música tem muito de sentimento, inspiração e dedicação, acho que até mais do último.

Eu sou da opinião de que um bom guitarrista precisa ter boa fluência no instrumento e, consequentemente, boa técnica. Dentro de "boa" tem uma variação bem grande que da espaço para as peculiaridades de cada estilo e indivíduo.

Eu que depois de "velho" decidi estudar e me dedicar e finalmente estou conseguindo tornar o meu escasso horário dedicado a música em algo produtivo. Estou focando mais na parte técnica por enquanto, na tentativa de progredir e conseguir traduzir com mais fidedignidade minhas ideias musicais, mas sem dúvida preciso desenvolver mais minha musicalidade e voltar a tocar com banda, pois isso é uma parte essencial na minha concepção.

Vintage02
Saí das aulas que eu fazia, o meu professor mandava eu fazer o 1234 em todas as casas, em todas as cordas, mandava eu decorar as escalas e mais um mói de coisa, e eu sempre um retardado, chegava em casa e ia aprender um solinho qualquer.
Pelo contrário. Se 1234 não é sua praia você fez muito bem. Aprendizado em geral está intimamente ligado com interesse/motivação. Se ficar horas a fio fazendo exercícios é entediante pra você não há porque ficar se torturando, e os resultados provavelmente não serão produtivos.

Outra coisa que tem muita gente que parece confundir: treinar técnica não se resume apenas a ficar fazendo exercícios repetitivos com o "clic" rolando no fundo. Você pode estar fazendo alto treinamento de técnica tirando um som (fora outros benefícios, como treinar o "ouvidão") ou compondo uma música... o benefício para a técnica está mais ligado a abordagem/maneira com que você faz. Eu digo pois passei 10 anos da minha vida treinando exercícios e minha técnica é uma droga. Mudei minha abordagem recentemente e estou conseguindo vencer antigas barreiras.

Buja
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
E aí? você ama a música? Ou vai esperar ser um Paul Gilbert prá resolver sair do quarto?

Vish essa foi lá no âmago!

TheOtherside
Veterano
# mar/13
· votar


E quando alguém vêm falar bem dele você, lá dentro, roendo de inveja diz: Ele não toca porra nenhuma!

Você toca mais que ele? Então, tá esperando o que prá mostrar?

Aposto que ele ama a música e o que ela proporciona prá ele, nem que seja só diversão.

E aí? você ama a música? Ou vai esperar ser um Paul Gilbert prá resolver sair do quarto?


Acho que não entendi o que você quis dizer.
Concordei muito com uma coisa que o De Ros disse na série de videos que ele fez, inclusive inspirado nos seus textos, que é ser contra as tais "celebridades". Que são justamente aqueles que não tocam porra nenhuma mas por ter contato acabam se destacando, enrriquecendo, ganhando reconhecimento, etc...

E músico que não ama a música, ainda que seja o mais rápido do mundo, para mim é o mesmo que um datilógrafo ou digitador, é qualquer merda, menos artista.

E o cara que monta um repertório com 6 acordes pode amar a música?
Porque quem ama a música pode até tocar um repertório de 200 músicas com seis acordes, mas o amor vai à música irá inevitavelmente levá-lo ao sétimo, oitávo, novo acorde, etc...

Eu particularmente conheci um sujeito assim, estava em uma reuniãozinha entre amigos e ele saca um giannini de nylon, faz um C pra afinar e começa mandar altos legiões. Claro que a galera curtiu, cantamos e foi legal sim. Mas a relação dele com a música termina ali, ele não enxerga a música como eu, você e vários outros enxergam. Sinceramente não tem como sentir inveja de um cara assim, não desprezando ou criticando, acho super válido a pessoa aprender só pra tocar ali em festinhas e tal, mas a relação dessa pessoa com a música jamais será a mesma que a minha relação.
É como se mesmo ambos tocando, estivessemos em ramos diferentes. Fazendo coisas diferentes, é como o Chimbinha sentir inveja do Slash. Ou o Slash sentir inveja da Lady Gaga. Simplesmente não rola, porque mesmo tudo sendo música e cada um estando satisfeito com o que faz, são planetas diferentes dentro de uma mesma galáxya...

Talvez eu tenha só levado muito ao pé da letra o que você escreveu.

Abraço

PguitarMaxx
Veterano
# mar/13 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Lelo Mig
Excelente texto, como sempre! Parabéns!

Sou do tipo que gosto de entender oque estou ouvindo/tocando. No inicio, naquela febre de primeiros dias de guitarra queria ser um guitarrista daqueles bem técnicos, super rapidos, não entendia o termo musicalidade, nem mesmo sabia oque era feeling, até conhecer(guitarristicamente) Jimmy Page, Joe Perry, B.B King e então minha maior influencia, Slash! (claro, tiveram outros guitarristas excelentes que sou mto fã, mais esses foram os que mais marcaram). Fale oque quiser, mais foi ai que eu larguei toda essa ideia de Tecnica, velocidade. Eu não conseguia entender como que eles conseguiam passar toda aquela menssagem tão bonita que despertava diferentes sentimentos, foi ali que eu entendi que a musica é mais importante, que fazer algo soar bonito em uma melodia é o mais importante, fo ali que eu descobri que aqueles caras são genios, não melhores e nem piores que os outros, mas genios. Existem melhores? não sei é questão de gosto, e eu sei bem oque meus ouvidos gostam de ouvir. Não estou dizendo aqui que quem toca rapido, ou com muita tecnica é um guitarrista ruim, pelo contrario sei da dedicação que isso exige e admiro MTO quem faz com bom senso. .

Vlew

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar



Talves, nem todos saibam, mas nós temos o privilégio de ter entre nós, no FCC, um cara (pelo menos UM eu sei) que está, citado nos rankings sérios, entre os 30 maiores guitarristas brasileiros.

Lelo Mig
Quem que é esse cara?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


xmarhunterx
Achei que tinha muito mais....aqui ta lotado de musicos excelentes, com curriculo bem extenso e muita bagagem. Ficam escondidos no meio dos nicks ai.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

Escondido pode ser que tenha mais. Assim como tem "tão bom quanto ou até melhores" mas não tem carreira consolidada. Afinal, não é só tocar, é ser conhecido. E, alguns, tem outro foco, nem procuram ser conhecidos.

Beto Guitar Player
Veterano
# dez/17
· votar


Não sei se é o caso, mas eu sei que o De Ros entrou em algum desses rankings de melhores guitarristas do Brasil. De qualquer maneira, ele não está mais ativo aqui no fórum.

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Acho que o De ros vez por outra entra aqui, olha e sai.
Mas tambem o forum nao é o maior incentivador de trabalhos...entendo ele e outros grandes que tambem passaram por aqui.

Tambem tem outros absurdamente bons que passaram por aqui, lembro de uns 5 de cabeça, assim, acho que ja até foram premiados, ou tem alguma carreira consolidada, e tal...devem ter entrado para o panteão dos renomes...e ai ja nao sobra muito tempo pro forum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um toque para iniciantes. A frustração como tábua de salvação!