Autor |
Mensagem |
magueta Veterano |
# ago/12
Olá viajantes do Forum do Cifra Club rsrs....
As vezes eu vejo uns caras improvisando pra caralho, e eles conseguem solar e botar umas batidas e bases no meio do solo/improviso, sem pausas, e fica muito massa (com blues principalmente)... eu ainda sou novato e so consigo improvisar nos solo msm, mas enfim, gostaria de saber se tem alguma sacada, ou até mesmo algo mais teórico pra conseguir esse lance de fazer um solo com bases sem pausa.... (percebo também que os caras usam bastante acordes do blues, mais mesmo assim eu nao consigo realizar um bom solo com essas bases e batidas ai)... Alguem pode me dar uma dica ou ajuda sobre isso !?
|
Rafael Althaus Veterano |
# ago/12 · Editado por: Rafael Althaus
· votar
Algo assim?
http://www.youtube.com/watch?v=eXqPYte8tvc
Veja a partir de 0:43
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
esse video que tu mandou tá meio confuso de intender... axo que nao foi bem isso que eu quis dizer, mais enfim... é algo PARECIDO com isso aqui ô: http://www.youtube.com/watch?v=260oR6n5cNI ...
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
ngm ?!
|
Night Guitar Veterano |
# ago/12
· votar
acho que é isso que ele quis dizer:
http://www.youtube.com/watch?v=XywWLP8u8rY
se for, me parece fingerstyle, o que você pode fazer é usar o acorde em modelos diferentes, criar uma melodia usando as notas da formação do acorde (T - 3 - 5 - 7) dependendo do grau de cada acorde, respeitando o campo harmonico, ou usando modulações, emprestimo modal e modos gregos, tudo depende da criatividade, mas a harmonização pode ser feita dessa forma soar bem, usando T - 3 - 5 nos tempos fortes e mantendo o baixo soando, as possibilidades são infinitas. Pra pegar a sacada disso, estude algumas musicas de usam isso, por que improvisar dessa forma é bem complexo.
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
T 3 5 7 e mesma coisa que arpegio vei... o que eu quero dizer, eh improviso de blues jogando alguns acordes ou frases que soe como um acorde intende ? sempre vejo muita gente fazendo isso..
|
Arimoxinga Veterano
|
# ago/12
· votar
magueta
seria isso?
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
exatamente isso Arimoxinga!!!... então cara, qual é a mânha de uns improvisos assim ?!
|
Arimoxinga Veterano
|
# ago/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar
magueta
bicho eu não sei fazer isso ai não! mas, aqui no fórum mesmo tem um cara que manja muito disso... é o luke strat tá ai o perfil dele:
http://forum.cifraclub.com.br/membro_77259.html
monstro domina muito esse jeito de tocar da uma olhada nos videos dele!! Manda uma Mensagem no perfil dele acho que ele te ajuda!
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
ai fera, obrigadão, vou tentar entrar em contato com ele
|
Tomaz. Veterano |
# ago/12
· votar
Não tem muito mistério. Eu sei fazer isso, mas não tenho a teoria. Só acho os shapes de penta próximo do acorde da base e vou misturando. Tem alguns licks que tu percebe que se repetem, certas posições... com a prática tu começa a perceber.
|
Drinho Veterano |
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar
magueta
amigo isso chama-se vivência... existem uma série de técnicas, nuancias, levadas, interpretações, frases que naturalmente o sujeito que está inciando fica bastante impressionado quando vê um instrumentista mais experiente executando e muitas vezes chateado pois pensa caramba como eu vou conseguir me expressar da forma que o fulano tá fazendo? Não se prenda a isso e não se preocupe em se forçar a fazer quando estiver tocando... isso é tempo e quando menos esperar será natural da sua parte e você vai encaixar de acordo com o que a situação pede....
só pra falar sobre isso que você citou... devemos essa linguagem maravilhosa a hendrix... em todas as escalas pentatonicas estão situados os acordes divididos pelo sistema CAGED (só estou falando sobre, não quero entrar em detalhes nem tão pouco te assustar pois como falei anteriormente tudo isso é tempo) desta forma você consegue juntar melodias (que saem das notas da escala) e harmonias pois toca acordes que estão lá dentro simultaneamente.
isso é um tipo de sotaque de praxe pros strateiros do pedaço... teoricamente falando é isso que eu falei mas o que eu falei não vai te ajudar a executar isso de forma nenhuma... quer dominar esse negócio? escute hendrix, srv e o próprio john mayer...estude escala pentatonica e campo harmonico para saber como e onde proceder em cima de tais acordes e outro lance chave pra isso... levada! corda pesada na guitarra e senta-lhe a mão na bixinha, polegar em cima do braço pra abafar bem e sair som apenas das notas que você quer... na minha opinião elegância e strato são coisas que não andam juntas... senta a paulada pra arrancar som desse negócio... uma das coisas que fazia srv arrancar aquele som surreal era a forma que ele tocava... o cara era um cavalo
lembrando isso é vivencia e é bastante simples pra quem já tem experiencia....
mas só pra responder sua pergunta...
um abraço
|
Drinho Veterano |
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar
essa musica é uma faculdade disso hehehe... guitarra na mão e trate de estudar!
|
Drinho Veterano |
# ago/12
· votar
essa é jóia também
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
Drinho, muito obrigado pelos concelhos ahaha, e vou ver esse lance de CAGED pra intender o que é rsrs, fiquei curioso, ee pô cara, eu imagino tudo isso msm, mais axei que assim como as escalas tinha umas pegadas que facilitava isso, mais enfim ô, valeu mesmo veio... eee se tive rum tempo, tu que deve manjar do assunto, da uma avaliada nesse som que eu fis aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/292518/ quero sabe como eu to me saindo e etc... e nao conheço muita gente que toca, então é foda ausdhuasdh, de qualquer forma valeu ai, abraço
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
ee além do mais, hendrix e pink floyd é uma das unicas coisas que eu ousso ultimamente ausdhuhsad, gosto mto de hendrix velho e já deu pra aprender bastante coisa ouvindo as musicas dele ein rsrs
|
Drinho Veterano |
# ago/12
· votar
magueta
O conceito do seu solo está bastante interessante mas na minha opinião você está um pouco afobado, bends fora do tom, muita nota saindo sem precisão, e muita pressa pra tocar um monte de notas que talvez não sejam necessárias se você parar e ouvir de coração.
Estude bends... toque uma nota e toque as notas das casas da frente, você, com o bend deve buscar essas notas, faça dessa forma para já aprender a ouvir afinado e buscar o som certo.
toque devagar, dentro do tempo sem pressa, use um metronomo para te auxiliar, a velocidade chega pra todo mundo uma hora, velocidade = assimilação natural de movimentos repetitivos, quando você faz muito uma coisa, ela se torna um movimento natural e bastante leve e simples de se executar então consequentemente você conseguirá fazer de forma bem rápida e o mais importante... LIMPA. Não tenha pressa.
No mais é isso... gostei da sua música, acho que não existe bom solo sem uma boa harmonia e tá bastante bacana então procure dar seu melhor para fazer jus a musica legal!
abraço
|
magueta Veterano |
# ago/12
· votar
valeu cara, e sim aushauh, eu sempre dou uns bends no lugar errado, mais é inconciente, ee eu também me sinto bem afobado, vou tentar melhorar isso ai, e valeu veio (:
|
doubletalking Veterano |
# mai/13 · Editado por: doubletalking
· votar
Dúvida Memorização, Percepção, Como desenvolver , Como proceder?
Olá, Sei Campo Harmônico, Arpejos, Ligados, Modos Gregos, pentas, enfim os elementos necessários mais usados. Quero saber como desenvolver percepção para improvisar em cima de bases, pois o que acontece comigo é o seguinte:
Se ouço um Backing Track, ao ouvi-lo consigo sentir qual a tonalidade. Se ele é um C jônio, Fá lídio, etc.., enfim consigo achar a tonalidade, em qual campo harmônico se encontra. Até aí tudo bem, mas meu problema está em perceber a mudança dos acordes da base. Suponhamos que tenhamos a seguinte base: F7M , C , Emb6 , Am Eu sei que essa base é um Fá lídio, e que ela está no campo harmônico de C Maior. Continuemos com ela como exemplo! O que acontece é que quando vou improvisar, por eu saber que essa base está no campo harmônico de C, eu acabo pensando nos elementos do Campo de Dó, enfim, acabo improvisando pelo tom do Campo Hamônico de dó, pois o Fá lídio está nesse campo.
Meu problema está em jogar um arpejo de F7M exatamente em cima do Acorde F7M. Meu problema está em jogar um Arpejo de C em cima do Acorde de C, o problema está em jogar uma pentatônica de Am, exatamente em cima do Acorde de Am, ou um arpejo de Emb6 em cima do Acorde de Emb6 que seja. Eu acabo Usando qualquer elemento do campo de dó, em cima de qualquer um dos acordes da base, ou seja, usando a penta de Am em cima do acorde de F7M, ao invés de jogar em cima do acorde de Am. Acabo usando um arpejo de C em cima do Acorde de Emb6.
Tudo isso acontece porque eu só penso no tom, não consigo ficar sentindo a mudança dos acordes, sei quais acordes estão na base, mas não consigo sentir as mudanças. Falei muito repetitivo para ver se dá pra entender melhor rs, espero que dê.
Bom quero que quando eu ouvir um acorde da base, que eu saiba pelo som qual é esse acorde soando, que apenas em ouvir o acorde, eu já saiba dizer qual ele é, identificar apenas pelo som, Quero que ao ouvir um acorde, no exato momento eu saiba dizer :"Esse aqui é um dó" e já soltar um arpejo, penta, lick, de C em cima do acorde C. Eu não quero apenas saber o tom da música. como falei sei que no exemplo usado por mim a base tem os acordes F7M , C , Emb6 , Am . eu sei que esses acordes estão na base, sei dizer quais todos os acordes estão na base, mas depois que dou o play pra base começar a rolar eu fico perdido na mudança de acordes, a minha mente fica presa ao conceito que está no campo harmônico de C, e não consigo pensar em cada acorde individualmente. Meio que me vem o questionamento a seguir : Bom, sei que minha base tem os acordes F7M , C , Emb6 , Am , mas esse acorde que soou agora Qual Foi ? foi o F7M ?,ou será que é o C ?, será que é o Emb6 ? , ou Am ?
Eu quero mudar isso, quero conseguir pensar em cada acorde que compõe a base individualmente, quero poder aplicar cada arpejo em cima do acorde correspondente. Quero aplicar exatamente a penta de Am em cima do Acorde de Am, enfim identificar os acordes só de ouvir, gravar o som deles na cabeça, perceber a mudança deles.
Como desenvolver essa percepção ? Peço que me passem exercícios que devo fazer, passem o maior número de sugestões que me ajude. Não quero mais ouvir uma base e pensar apenas na tonalidade dela, e sim enxergar cada acorde individualmente que compõe a base. Preciso aprender a dominar isso, pois ao contrário, nunca vou conseguir fazer modulações.
Ficou muito repetitivo, peço desculpas por isso. Mas preciso de Orientação a respeito disso. não há bons professores em minha cidade. então tenho que me virar sozinho. :-)
Muito Obrigado desde já. Abraço.
|
Markrovit Veterano |
# mai/13
· votar
Idem, meu prof faz isso com as maõs amarradas e com ouvido fechado tranquilamente, ele ouve uma base pela primeira vez na vida, ouve uma vez e ja sabe quais sao os acordes, sempre que eu pergunto pra ele quando vou conseguir fazer isso e oque eu tenho que estudar, ele diz que isso vem com o tempo, só tenho que continuar estudando, harmonia, arpejos, escalas e nao parar de improvisar, fico bolado =P
|
doubletalking Veterano |
# mai/13
· votar
podem responder ?
|
Darkjazz Veterano |
# mai/13
· votar
doubletalking
Cara nao li o seu texto inteiro pq ta tarde ! rsrsssrsrs
Mas acho que vc pode treinar isso com bases assim:
/ Gm7 / Eb7M /
Os dois acordes pertencem ao mesmo campo harmonico, porem vc utiliza a escala de fá sobre o Gm7, e a de Bb sobre o Eb7M.
Soa dorico e lidio respectivamente. So muda a nota mi pra mi bemol.
/ Bm7(11) / Cm7(11) /
Os acordes pertencem a CH diferentes. Vc utiliza Si dorico, depois C eolio.
A nota La bemol serve de pivô.
Espero ter ajudado.
|
doubletalking Veterano |
· votar
Darkjazz
Valeu pelas dicas. Muito Obrigado. então, mas meu problema está em sentir os demais acordes da base. Se uma base tem 4 acordes, no momento que tento improvisar, consigo pensar só no tom que está, não consigo sentir ou pensar nos outros 3 acordes restantes.
Abraço.
|
Denis Guitar Veterano |
# mai/13
· votar
doubletalking Sugiro um exercício de improvisação:
1 - Toque em cima do primeiro acorde e pare nos demais, fique apenas escutando.
2 - Depois toque apenas no segundo acorde. Depois só no terceiro e finalmente só no quarto.
3 - Depois sole nos 2 primeiros acordes e escute o terceiro e quarto. Depois inverta.
4 - Depois sole intercalando. Toque no primeiro, escute o segundo, toque no terceiro e escute o quarto. Depois inverta.
5 - Finalmente toque em todos.
Depois começe solfejando:
1 - Cante em cima dos 4 acordes, sem tocar.
2 - Depois aplique os itens acima (1-5) cantando ao invés de escutar. Por exemplo, sole no primeiro acorde e cante nos demais. Procure dar continuidade ao solo, cantando, e depois dar continuidade ao canto, solando.
Feito isso una as duas coisas, aplique os itens de 1-5 tocando e cantando junto.
Faça isso com várias escalas, uma de cada vez e depois começe a misturar as escalas.
Abração!
|
doubletalking Veterano |
# mai/13
· votar
Denis Guitar Olá, Muito Obrigado pela ajuda, vou tentar os exercícios. E desculpe minha ignorância, mas quando você diz (cantar) os acordes, como seria esse lance?
Obrigado.
|
elciosouza Veterano |
# mai/13 · Editado por: elciosouza
· votar
o que ele quis dizer é cantar uma melodia sobre o acorde, como transpor o vocal de uma música pro piano. isso é muito útil!! depois de MUITA prática, vc nem vai reparar muito na base, vc vai direto nas notas certas sem pensar muito. é tudo uma questão de prática. o que eu reparo, e a maioria peca, é que pensam MUITO no lance de acorde por acorde e esquecem do principal...criar algo melodico e solto... isso vc consegue imaginando o solo sobre a base, esquecendo a teoria... e depois passe para guitarra. comigo funciona.
|
doubletalking Veterano |
· votar
elciosouza
Então, sempre imaginei o solo, e depois tentei passar para o braço do instrumento, mas a pouco tempo vi alguns vídeos que ao invés de me ajudar me deixou cheio de dúvidas, falando lance da pessoa ter que repousar em nota de acorde, e bla bla bla, e isso encheu minha mente de dúvidas, pois eu nunca fui de repousar em nota que seja do acorde, e sim o que eu achasse que tava soando legal.
Obrigado pela dica. Abraço.
|
elciosouza Veterano |
# mai/13
· votar
cara, o que importa,pra mim, é o que o seu coração de termina...e claro, que esteja dentro da escala...e lance é não dar bola fora...rsrsrs
|
doubletalking Veterano |
# mai/13
· votar
elciosouza
Então, concordo. mas o que complica pra mim é ter que fazer um arpejo em cima do acorde que faça parte da formação dele. Enfim, se a base for de 3 acordes, e eu quiser usar 3 arpejos em cima dos acordes, tenho dificuldade para fazer um arpejo suponhamos de C, em cima do Acorde do C, eu acabo usando qualquer um dos 7 arpejos do campo, independente de qual seja o acorde, e isso não deve ficar legal rsrs :-), enfim, não consigo aplicar Um arpejo de X em cima do acorde de X
|
elciosouza Veterano |
# mai/13
· votar
cara, aí entra também uma coisa chamada memória muscular...e para vc chegar nesse ponto, necessita de MUITAS horas de prática. Pega Little Wing e Bold As Love do Hendrix e tire até vc ficar de saco cheio...vai tirando algumas músicas que contenham essa técnica....isso vai te dar um parâmetro. O John Mayer suga o Hendrix e o Ray Vaughan até os ossos.
|