Mudança de equipamentos

Autor Mensagem
m.veloso
Veterano
# jul/12


Olá! Estou modificando o meu set e preciso da opinião de vocês.
Tenho uma Michael SG GM 848, uma BOSS ME-20 e um amplificador Meteoro Thor 30G. Foram comprados por serem de baixo custo, e como não sabia se iria mesmo continuar tocando, então preferi comprar algo mais barato. Porém agora preciso comprar equipamentos melhores.
Preciso de um som bem versátil e com um bom custo x benefício. Para isso, tenho em mente comprar: LTD LTD EC-1000T/CTM Branca, um POD HD 400 da Line-6 e um amp Giannini Classic T Valvulado.

O que vocês acham?

kakaiocesar
Veterano
# jul/12
· votar


caramba, equipamentos muito bons, outra opção de amp seria o bugera v22, drive não é muito bom mas com o POD fica ótimo (:

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar


m.veloso

Está no caminho certo, guitarra é bem pessoal, vc faz shows? qual é a faixa de preço do amp que procura? tem que ser valvulado?

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


m.veloso

Está optando por equipos mto bons. Mas é mais fácil vc dizer o que costuma tocar, se tem banda, onde irão tocar....daí fica mais fácil, vlw!

Fábio Santiago
Veterano
# jul/12
· votar


m.veloso
iniciativa legal, mas a guitarra q vc ta querendo pegar é bem cara, e vc pretende pegar um valvulado com caracteristicas pra studio gravação, algo ne não faça muito barulho como esse q vc mencionou 2 el84 20w se pra show é pouco se vc toca com um baterista me desce a lenha nas peles com certeza ele ira te encobrir.

pra show ensaio eu acho o ideal pegar um amp com 2 el34 ou 2 6l6, que dão 50w e dá conta do recado

o POD quebra um bom galho a maior parte do tempo tanto em gravação ensaio show, mas se vc vai comprar um amp valvulado, vc ja vai ter um drive foda e a maioria que procura o POD procura o drive ideal, monte um set de pedais eu acho mais negocio.

m.veloso
Veterano
# jul/12
· votar


Na realidade eu toco na igreja (sei que há paradigmas quanto a isso e até concordo com algumas coisas). Então não é necessário algo tão potente pq será num ambiente não muito grande. Mas preciso de algo bem versátil.

Del-Rei
Veterano
# ago/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


m.veloso
Upgrade forte esse, heim! Nunca toquei em nenhum desses equipos, mas acredito que sejam bem melhores que seus atuais. Vai fundo!!


Fábio Santiago
Cara, eu tenho um Vox AC15 de 15w. E nos ensaios, nem que o baterista queira muito ele consegue me encobrir. 15W valvulados falam muito alto. Eu ensaio geralmente com o Master no máximo e o Volume em 70%, e controlo muito o knob de volume na guitarra, pra não encobrir tudo.

Aliás, acho até melhor usar um amp de baixa potência se for valvulado. Quanto maior a potência, mais difícil saturar o power. E caso precise de mais volume em shows, é só microfonar o amp.

Um aceno de longe!!!

sandroguiraldo
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso

eu tenho usado o Borne Clássico T7 na igreja, tem me atendido muito bem.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso

Já toquei mto em igreja. De fato vc precisa de um som bem versátil mesmo. Diga se o amp lá é microfonado ou não, e de que tamanho o salão (templo ' qtas pessoas cabem dentro).

Cristhyano
Veterano
# ago/12
· votar


20w valvulados só serão cobertos pela bateria se o cara for o GORO, tem que ser extremamente cavalo.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


m.veloso

Tenho uma Michael SG GM 848, uma BOSS ME-20 e um amplificador Meteoro Thor 30G. Foram comprados por serem de baixo custo, e como não sabia se iria mesmo continuar tocando, então preferi comprar algo mais barato. Porém agora preciso comprar equipamentos melhores.

Imagino que essa necessidade que vc diz ter em comprar equipamentos melhores seja em virtude da sua evolução como músico, certo? Em quais aspectos o seu equipamento atual não lhe atende mais?

É um upgrade bem parrudo, talvez não tenha necessidade de mudar tudo assim de uma vez, vc pode ir por partes. Por exemplo, eu acho que se vc pegar um amp melhor já mudaria muita coisa, seria o mais importante vc trocar primeiro. Creio eu que a sua Michael SG e a Boss ME-20 ainda dêem um "caldo" por um tempo.

Não sei qual é a sua situação financeira, mas não vai ficar barato esse upgrade geral, nesses equipos que vc citou. Então se for para colocar a corda no pescoço, fazer prestações, etc, tenha calma. Enfim, não sei se sua realidade é essa, é apenas uma opinião.

Abs

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso
Não aconselho você usar uma guita com caps ativos nesse amp de 20w se não for microfonar. Você vai perder muito headroom. Se o seu som é sempre drive, beleza...Mas pode ser que quando precisar de um clean alto, o seu amp fique crunchado.

Cristhyano
Veterano
# ago/12
· votar


20w clean só em volumes muito baixos. O meu eu consigo um clean bem clean mesmo só quando toco com o dedão, mas o circuito dele é feito pra ganho mesmo, então não é a natureza dele.
Amp valvulado pra ter um clean bacana em bom volume acho que só uns 40w pra cima.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Ele vai precisar de clean. Se puder (questao de logistica) compre um fender 2x12 transistorizado. Amp bom, dificil de dar problema e bem versatil. Dificilmente em uma igreja se precis tocar um som mto pesado(unico som que esse amp nao faz mto bem).

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Vc tem o Ac15 né? Estava pensando em comprar, mas estava meio assim por causa de serem somente 15w... o ampli da para tocar com banda inteira e com bateria cavalho sem perder o clean]?

m.veloso
Veterano
# ago/12
· votar


Calime
O local não é muito grande, porém, há eventos em grandes salões onde precisa de mais potência, mas como já foi citado, há a alternativa de microfonar a caixa.

renatocaster
Sim, a necessidade veio com o aprimoramento, mas estou looonge da perfeição.
E sobre trocar tudo de uma só vez, era outro ponto que iria comentar. Como todos esses equipamentos não são baratos, qual vocês me aconselham a trocar por primeiro, segundo e terceiro?

Cristhyano
Veterano
# ago/12 · Editado por: Cristhyano
· votar


Não existe clean com 15w valvulados. Só consegue com volume baixo, aí é necessário microfonar.

Sobre a troca. Troque sempre o amp primeiro, ele é responsável (em se falando dos equipamentos) por 80~90% do timbre.
Depois você compra a guitarra. Quando tu ouvir o amp talvez até você mude a guitarra que você vai querer usar com ele. Amp é determinante pra sonoridade.

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Cristhyano
20w clean só em volumes muito baixos
Isso depende do circuito, dos caps usados, não é uma regra. Existem amps de 20w que no volume máximo praticamente não distorcem enquanto outro distorcem com o volume em 40%...Eu só falei dos EMG porque eles tem muita saída e reduzem consideravelmente o headroom de qualquer amp...

Cristhyano
Veterano
# ago/12 · Editado por: Cristhyano
· votar


Led Zé
Aí não sei, mas sem microfonar e tocando com bateria eu até hoje não vi valvulado de 20w sem distorção/overdrive.
Mas não vi muitos também. Qual que tu viu que consegue isso? Porque se tiver pra mim é uma maravilha, não gosto de amps com potência alta porque se gasta grana demais na troca de válvulas.

O Pedrone Super Clean de 30w (amp feito pra cleans em alto volume) testado em um vídeo do youtube cruncha rápido mesmo sem estar sendo aplicado ao vivo, o cara ta só testando, não ta usando volume de palco. Só o de 50w mesmo pra dar aquele clean fodão pra jazz.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


m.veloso

E sobre trocar tudo de uma só vez, era outro ponto que iria comentar. Como todos esses equipamentos não são baratos, qual vocês me aconselham a trocar por primeiro, segundo e terceiro?

Bom, como falei, eu trocaria primeiro o amp. Acho que essa sua Michael estando bem reguladinha, ainda dá para usar por algum tempo, assim como a Boss ME-20.

m.veloso
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster
Estou pensando em fazer isso mesmo.

Qual amp vocês me indicam, um realmente bom e que eu não gaste dinheiro em algo que não vou precisar?

Coloquei ali em cima o Classic T da Giannini pq um amigo meu tem o Tremendão, onde eu gostei muito do timbre dele. E como o Classic T é a renovação do Tremendão, então optei por ele. Mas nada impede de que eu pegue outro.

Vale lembrar que infelizmente na minha cidade não tem loja de instrumentos musicais. Mas se necessário, irei pra cidades vizinhas pra testar os equipamentos.

Cristhyano
Veterano
# ago/12 · Editado por: Cristhyano
· votar


m.veloso
O Tremendão tem mais de 60w de potência. É um projeto totalmente diferente.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso

O local não é muito grande, porém, há eventos em grandes salões onde precisa de mais potência, mas como já foi citado, há a alternativa de microfonar a caixa.

Nesse caso então um amp com 1x12 já lhe atende bem. Indicaria alguma coisa na linha de som dos Fender, com ótimos clean ou então os Laney caso pense em SS. Dá uma sacada pra ver se precisa se valvulado ou não, pese os pros e contras, mas se atenha principalmente ao som e confiabilidade do amp. Concordo com o Cristhyano, priorize o amp, compre um bem legal. Se der tbm em seguida pegue uma guitar, e por ultimo pense nos efeitos. Minha opinião: se for de valvulado, nada abaixo de 30 watts, caso seja transistorizado, nada abaixo de 50 watts.

Ultima dica: não dê ouvidos a esse negocio de "valvulado é melhor". Já toquei em uns 3 amps SS MTO bons.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes
Vc tem o Ac15 né? Estava pensando em comprar, mas estava meio assim por causa de serem somente 15w... o ampli da para tocar com banda inteira e com bateria cavalho sem perder o clean]?

Fala, cara... Mas você quer usar tanto drive quanto o clean do amp?

Esse amp tem 2 canais, mas são entradas diferentes, logo, não são alternáveis via foot. TALVEZ um A/B Box ajude na troca de canais, mas não posso afirmar, nunca testei.
Pode ser que ao plugar num canal o outro seja desabilitado... Mas eu nunca testei porque não sinto necessidade, uso ele bem saturado.

Em amps de 1 canal é difícil, numa configuração só, ter o melhor do clean e o melhor do drive, seja qual for a potência do amp.

Se for priorizar o clean, não vai saturar as válvulas, ou seja, drive só via pedal. E se for priorizar o drive, tem que atochar as válvulas, e o clean vai ter que ser no knob da guitarra (apesar de eu curtir isso, quem gosta de clean muito limpo pode não gostar)...
E ficar mexendo em configuração de amp durante a música, não rola, hehehe.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# ago/12 · Editado por: renatocaster
· votar


m.veloso

Vale lembrar que infelizmente na minha cidade não tem loja de instrumentos musicais. Mas se necessário, irei pra cidades vizinhas pra testar os equipamentos.

Eu entendo da dificuldade que alguns tem em não poder testar equipamento nas lojas. Não que seja um pecado vc comprar um equipamento sem testar, mas o ideal é testar mesmo. Por que vc está lá na hora, tocando, se não gostar não compra, testa outro, e assim por diante.

Se for comprar pela internet, o ideal é pesquisar bastante antes da compra, só para ter um parâmetro. De preferência, procure boas referências, se possível de músicos profissionais ou aqueles que já tenham bastante experiencia com equipamentos. Cuidado com os reviews de foruns, Youtube, etc. Nem todos são dignos de uma avaliação positiva para se chegar a um consenso.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Era questão de potencia mesmo... pq qnd fosse usar o clean e um drive... iria usar o drive de um pedal e o clean do ampli, e qnd precisasse de um drive mais forte, iria usar o drive do ampli e com ou sem um pedal empurrando...
No caso, daria para trocar dos canais manualmente... nao iria precisar dos dois na mesma musica... era para saber se o clean dele no talo, nao iria chiar ou ter um drive junto. E se a potencia é legal para tocar em banda.

m.veloso
Veterano
# ago/12
· votar


O que vocês pensam do Vox AC15VR?

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso
:Eu ao menos, estou falando no Vox Ac15C1...15w, falante 12" celestion greenback, 100% valvulado. Dois canais, clean e top boost.

m.veloso
Veterano
# ago/12
· votar


Mas vale a pena pagar por bem mais no AC15C1?

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


m.veloso[b][/b]
Acredito que pelo falante e por ser valvulado, fale beem mais alto, e o timbre caracterisco vox, é de seus valvulados... a ideia era saber se ele aguentaria, mas acredito que sim, to quase decidido em pegar ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança de equipamentos