Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
|
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
Aí galera, mais um tópico de "falação" para a galera que está iniciando... na intenção de fazer você, ao menos, respeitar seu dinheiro!
Eu fiquei afastado da guitarra por mais de 10 anos. Motivos pessoais que não veem ao caso agora.
Hoje, feliz e voltando, dou de cara com um novo conceito de guitarristas, "criados no mundo virtual".
Nada contra, têm um lado muito positivo nisso.
Mas, muitas vezes, observando o muito que leio aqui e ali, não tenho como não me deparar com a seguinte pergunta:
"Quantas vezes esse cara tirou a bunda gorda de frente do computador e subiu num palco fuleiro, com equipo "meia boca" e teve que encarar um público que não é feito por "amiguinhos" e por isso mesmo podem vaiar e xingar sem medo algum?"
Isso, porque deparo com tópicos, aqui e acolá, sobre escolha de instrumentos e equipos, com dúvidas absurdas. Entenda bem, uma coisa é você ter idéia e conhecimento sobre alguns equipos que ambiciona e esclarecer dúvidas com amigos que conhecem e podem dar informações preciosas a tua decisão.
Outra é não saber nada, não ter a miníma idéia do que pretende, e pedir para um "guitarrista virtual" te orientar.
Quando se fala nos sets de Vai, Satriani, Malmsteen e etc, como referência técnica e informativa...ótimo, sempre bom conhecer, pesquisar, aprender.
Contudo, achar que equipos como os deles vão fazer de você um guitarrista... cai na real. Primeiro: Fulano toca muito! Segundo: Você NUNCA vai ter este tipo de equipo.
Vejo uma galera (não estou generalizando) com guitarras excelentes, pedais de primeira linha, técnica aprimorada e etc, tudo isso prá que? prá tocar com Guitar Rig?
Discutindo pedais e amplis "hand made", vintage, boutique e etc, babando ovo prá umas merdas feitas por qualquer técnico em eletrônica, que monta pedais em cima de circuítos popularizados há mais de 4 décadas, com esquemas disponíveis para download a qualquer um que saiba manusear um ferro de solda?
Você pergunta, e daí? Onde eu quero chegar?
Quero apenas dizer, prá você que se enquadra ou se vê neste tipo, que comece a pensar por sí mesmo.
Que você leve em consideração a opinião de guitarristas experientes e com conteúdo, mas não os tome como regra.
Aprenda a usar sua orelha tanto quanto seus dedos. Teste seus equipamentos, ouça, sinta, escolha você, o que você quer usar!
Se o som que você imagina você consegue num ampli "Teodoro" ou num pedal "Jean & Nini", porque alguém irá convencer você que eles são ruins? Porque eles são baratos? Você sente vergonha de não poder comprar algo mais caro? Você vai deixar de tocar porque num tem grana?
Me explique, com base sólida, porque aquela "lata", feita pelo conceituado handmade Fulano de Tal é melhor? Porque ele disse um monte de baboseiras técnicas que você não entende porra nenhuma e você ficou impressionado?
Ele disse que usa válvulas antigas, que as válvulas fabricadas nos anos 60 eram melhores que as feitas hoje em dia e você acreditou? Com base no que?
Ele disse que o "macete" estava no circuíto com diodos cruzados e você achou o máximo? Então explica aí técnicamente o que é uma porra de um circuito com diodos cruzados e o que acontece no som?
Finalizando...
A única coisa que faz com que as grandes empresas e handmades fabriquem coisas boas e honestas, são teus ouvidos... é tua orelha!
Coisa boa e honesta é oque o equipo pode dar em relação ao que você pode pagar. Se você não pode ter uma Ferrari, um Fusca têm, pelo menos, a obrigação de leva-lo onde você quer sem quebrar. Não é diferente com instrumentos e equipos.
E quanto a Vai, Satriani, Malmsteen e etc, esqueça. Gostando ou não estes caras tocam muito e "GANHAM DINHEIRO" para usar determinados equipos, e não é pouco!
Uma vez, uma revista esportiva perguntou ao lendário tenista John McEnroe:
- Qual a melhor raquete do mundo? ele respondeu: - A que paga mais prá eu usar!
Acredite, em música, não é diferente!
Abraço a todos!!
|
Emogotic Veterano |
# jul/12
· votar
Valeu!!!
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk
|
CaioRobertoBR Veterano |
# jul/12 · Editado por: CaioRobertoBR
· votar
Lelo Mig
Muito bom cara, um tapa sem mão em muitos aqui no forum (em mim também).
Com a internet, nós procuramos saber o que tem de melhor, e por consequencia muitos de nós achamos que iremos tocar melhor se trocar-mos o equipamento A pelo B. Ou seja procuramos a forma mais facil de ser um Satriani, um Vai etc...
|
blussmann Veterano |
# jul/12
· votar
- Qual a melhor raquete do mundo? ele respondeu: - A que paga mais prá eu usar!
shuahsuahsashashuahusa
|
Emogotic Veterano |
# jul/12
· votar
CaioRobertoBR Ou seja procuramos a forma mais facil de ser um Satriani, um Vai...
Só não sabemos para onde. ;D
|
chiock Veterano |
# jul/12
· votar
Muito bom, como você disse : aprender a respeitar seu dinheiro.
Flw.
|
leo2505 Veterano |
# jul/12
· votar
O segredo está em melhorar os bends e os vibratos! iuhaiuaiuha
Eu acho que é bem por aí mesmo, eu uso este fórum como minha principal referência antes de comprar algum instrumento ou acessório, porém não levo ao pé da letra também, pois gosto de testar bem o produto antes de comprar, fazer alguma comparação na loja.
Quando comprei a minha primeira (e unica hehe) guitarra, em 2009, comprei através de dicas do pessoal daqui, porém hoje não compraria a mesma hehehe
O segredo é saber(?) "filtrar" alguns comentários, levando em consideração o próprio objetivo, dinheiro disponível e principalmente as próprias habilidades, senão é a mesma coisa que um piloto de kart, querer comprar uma máquina de F1 para "brincar" no pátio de casa hehe
|
kiki Moderador |
# jul/12
· votar
Lelo Mig Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk quem não tem paciencia pra ler um textinho de 15 minutos também não vai longe no instrumento.
estudar exige paciencia e dedicação, principalmente pra quem vai pelo caminho "por conta própria". Suas colaborações são muito bem vindas, se ajudar algum iniciante já foi mais que válido!
|
ALF is back Veterano
|
# jul/12
· votar
Lelo Mig mto bom topico cara!
esse esquema de "pagar mais pra eu usar" é muito interessante...de fato isso influencia mto a galera, e nao é só os iniciantes nao! os fan boys do Petrucci ficaram tao desapontados quando ele "parou de usar" ibanez e foi pra music man! tem gente até hj juntando moeda pra poder "atualizar" a sua guitarra do Petrucci! kkkkkkk
|
Del-Rei Veterano |
# jul/12 · Editado por: Del-Rei
· votar
Lelo Mig não ter a miníma idéia do que pretende, e pedir para um "guitarrista virtual" te orientar.
Pois é... Comentei aqui isso várias vezes. Por incrível que pareça tem gente que cria tópico do tipo "Tenho o pedal X e queria saber se ele é bom pra tocar ACDC".
Por mais que você tente ser educado, o cara merece um puxão de orelha: Cara, o equipamento é teu, senta a bunda e testa. Sempre aparece um monte de Zé Ruela que nunca tocou em equipamento igual ao teu e mesmo assim vai ficar dando um monte de opiniões baseadas em outras opiniões que leram em algum fórum na internet, e ficam reproduzindo como se fossem verdades absolutas.
Mas quando eu falo isso, acham que eu sou cricri.
Me explique, com base sólida, porque aquela "lata", feita pelo conceituado handmade Fulano de Tal é melhor?
Mais uma vez: "um monte de opiniões baseadas em outras opiniões que leram em algum fórum na internet, e ficam reproduzindo como se fossem verdades absolutas"
E o pior, é que depois de tocar, o cara vai achar que a lata do Fulano é FOD@ mesmo!!!
Outra coisa é o camarada que acaba de comprar um equipamento novo e a primeira coisa que faz quando chega em casa é abrir um tópico "Review do equipamento X". Só que o cara testou no quarto, com o amp no volume 2 (ou no Guitar Rig). Não fez shows, não levou pro ensaio, não aumentou o volume do amp... E sai dizendo que o equipamento é um espetáculo.... E outros candangos lêem o 'Review' e vão reproduzindo....
Um aceno de longe!!!
EDIT: Ok, sou chato mesmo, hehehehehe.
|
mjcmello Veterano |
# jul/12
· votar
Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk
Eu li. Muito bom. Penso da mesma forma.
|
sebber Veterano |
# jul/12
· votar
Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk
Lê, e tem mais, quando são dessa qualidade o nível da discussão é outro, as pessoas envolvidas tem outra maturidade, comparado aos tópicos médios.
Voltando ao assunto do tópico, realmente é preciso filtrar bastante, porque se o cara for besta ele troca a pedaleira que acabou de comprar por um set de pedais pra tocar metal (sem nem gostar de metal). Só um exemplo...
|
andrecoelho Veterano |
# jul/12
· votar
Gostei do seu texto. Parabéns!
|
edumartins Veterano |
# jul/12
· votar
Raramente escrevo aqui, mas leio todo dia. O negócio é saber MUITO BEM filtrar o que você lê e pode absorver. Não só aqui, mas em qualquer lugar, principalmente na internet.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
Pô galera....
Obrigado pelos elogios, de verdade!
Achei que ia ser massacrado...hehehe...
|
renatocaster Moderador
|
# jul/12
· votar
Lelo Mig
Boa letra! Sem querer ser pessimista, mas quem deveria ler esse tópico por umas 20 vezes seguidas para memorizar bem o que vc escreveu, vai acabar não lendo.
Eles (iniciantes dessa "era virtual") acham tudo isso muito chato, é tudo muito "boring" pra eles. Querem saber apenas da resposta que vc tem a dar, se aquela guitarra, ou aquele pedal, ou aquele amp é bom pra ele poder comprar. E quer saber rápido, pois eles "não tem tempo a perder". Tem que ser bem rápido, porque o Facebook, Orkut, MSN, Twitter, etc, estão lá esperando por eles!
É a geração "fast food", quer tudo prontinho e rápido, na mãozinha. Quantas das vezes eu cansei de ver em nesses tantos anos de forum o moleque abrir um tópico perguntando se a Cort X Series (e muitas outras, é só um exemplo) é uma guitarra boa e coisa de 5 minutos depois ele dar um "up" no mesmo tópico para acelerar o processo na resposta que ele quer obter?
Espero de coração que esse tópico não passe em branco, aliás seus tópicos são sempre muito bons. É o tipo de informação passada por quem já vivenciou "n" coisas no meio da música e fora desse meio também. Espero também que vc com o tempo não fique de saco cheio do forum e se mande, como vários outros fizeram, hehehe.
Abs
|
Jeps Veterano |
# jul/12
· votar
Eu acho que devemos entender a situação também. Normalmente, quem faz um tópico do tipo "meu ampli é bom pra tocar guns?" é muito garoto e tá começando agora. Não tem noção de ajustagem e ouvido preparado o suficiente. Claro, isso é muito chato, mas é a internet. Quem não suporta isso deve passar longe de foruns e afins.
O problema são os mané que já tem tempo de instrumento e ainda tem esse tipo de comportamento. Esses merecem levar uma surra de gato morto hehe.
Mas o texto é ótimo. É mais uma afirmação que devemos sair da frente do computador e estudar o próprio equipo. Mas uma boa parte prefere ler sobre música do que escutar...
|
Electric Eye Veterano |
# jul/12
· votar
Lelo Mig
Ótimo texto como sempre. Sempre achei que pra qualquer pessoa que queira aprender e tocar um instrumento, tem que ter a mente aberta, tanto para ouvir opiniões de outros músicos, tanto quanto para suas próprias opiniões e seus gostos.
Tem que ouvir muita música, outros estilos, espelhar-se em seus ídolos é importante, mas querer imitá-los a qualquer custo é falta de personalidade, e assim você nunca será reconhecido.
Não há muito segredo no mundo do música, o segredo é dedicação, paciência, e pra mim principalmente o que disse, é ter uma mente aberta.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
Uma observação, que quero deixar claro aqui.
Quando eu digo: - A que paga mais prá eu usar!, estou insinuando que "endorsser" é enganador?
NÃO!!
Tenho amigos endorsser, temos endorsser aqui no FCC. E o endorsser sério, faz sua função, de divulgar um equipo para uma empresa. Um endorsse sério, testa e conhece o que usa, extrai o melhor do equipo que representa e só "vende a imagem do produto" se ele mesmo acredita nela.
Ele é um profissional, faz sua obrigação, e se honesto, faz sem enganar ninguém.
Então não confundam, por favor, endorsser são úteis e necessários, através do trabalho deles, temos maior proximidade com os equipos, porque a maioria deles "é como nós" e fala nossa língua.
Apenas aprenda a diferença de aprender com o endorsser, ou comprar porque ele falou!
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
renatocaster Valeu brother!!
Jeps Minha "falação" não é para espantar o chatos...rs, muito pelo contrário, a intenção é ajuda-los.
Electric Eye Mente e ouvidos abertos!....valeu!
|
Joe cover Veterano |
# jul/12
· votar
Cara eu tbm fico revoltado quando um "Muleke que acha que é guitarrista e faz videozinho e coloca no youtube" vem e pergunta: Meu pedal X ou amplificador X é bom pra tocar isso ou aquilo?
Ah vá pro inferno! Ao invés de tentar imitar sua banda favorita e se quiser sr um guitarrista de verdade, vai estudar guitarra, vai se aperfeiçoar, compor músicas de verdade, ter seu estilo próprio.
Po eu já me espelhei muito no Juninho Afram, Joe Satriani e etc, mas hoje eu tenho meu próprio jeito de tocar. Comecei uma uma Guitarra Groovin, um Wah Shelter EW-1 e um Ampli Meteoro Atomic Drive, quando era chamado pra tocar era isso que eu tinha e pronto, não vinha aqui pro fórum(ou qualquer outro, além do mais na minha época internet não era tanto acessível assim.) pra ficar perguntando se esse equipamento ia servir pra isso ou aqui.
ESTUDEM "GUITARRISTAS VIRTUAIS"
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/12
· votar
Lelo Mig
Bom texto!
É cara, tem muita gente que coloca o equipo na frente de tudo e, se for de marca, aí a coisa piora.
Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk
E são justamente esses que não leram os que mais precisam. hehehe
Valeu!
|
MMI Veterano
|
# jul/12
· votar
Lelo Mig
Hoje, feliz e voltando, dou de cara com um novo conceito de guitarristas, "criados no mundo virtual".
Pois é... É super complicado comentar as coisas aqui, esse mundo virtual é um absurdo de rápido e um comentário vira lenda virtual num instante. Eu vejo uma galerinha querendo pular etapas, ir para "o melhor" de cara, especialistas em "Custom Shop" formados pelo Youtube e por aí vai. Geralmente são essas que dizem por exemplo que a melhor Gibson é a goldtop e a melhor Fender é a relic sunburst. Quer dizer que a melhor guitarra na opinião do cara é simplesmente uma pintura...
Educar o ouvido, aprender nuances leva tempo, custa grana e tende a ir para um lado pessoal, afinal o que eu gosto não necessariamente é o que outro gosta. Num início não se percebe diferenças entre um equipamento baratinho e outro super exclusivo e caro (talvez nunca se perceba mesmo). Mas o lance é tentar ouvir, estudar e caminhar com as próprias pernas, é isso que faz evoluir.
Hoje mesmo conversava sobre algo muito próximo disso com um luthier muito conceituado daqui de Sampa. Isso porque eu comentava com ele que semana passada estive com o Sr. Rudy Pensa, vendo suas guitarras, escolhendo instrumentos, ouvindo conselhos principalmente. É absolutamente normal que se pegue uma guitarra exclusivíssima e cara dessas e não se note muita diferença, a não ser visual, quando se toca em comparação a uma chinesa baratinha. Isso numa época da vida, não desmerece ninguém e ninguém precisa um dia tocar numa dessas ou mesmo notar as diferenças. Eu conversava com o luthier brasileiro que me mostrou uma ponte especial para tele, de um cara (americano - não vou falar a marca para não criar mais uma lenda aqui, já citei o Pensa e me arrependi um pouco) que monta a ponte especificamente para a determinada guitarra e suas madeiras, onde pode ser que um carrinho seja de latão, outro de aço e outro de alumínio, por exemplo. A ponte custa no mínimo 3 pontes Fender originais (o que é mais que muita guitarra barata que o pessoal tem), equilibra as frequências e faz ressonar muito bem a guitarra. Porém, duvido que alguém aqui notaria a diferença com a guitarra isolada, talvez mesmo tocando pessoalmente. Só que eu mesmo vi que é bacana, mas não saberia dizer se valeria a pena.
O que eu quero dizer aqui é que existem diferenças sim, nem tudo é uma jogada mercadológica onde o melhor é o que paga mais para o ídolo "x" falar que é bom. Mas nem sempre essas diferenças são notadas, nem sempre as diferenças fazem sentido, nem sempre a gente está pronto para fazer valer essas diferenças. Ninguém é menos que outro se não ver diferença ou não poder pagar para essas (caras) difenças sutis. O grande segredo é procurar conseguir o melhor com o que se tem na mão, pode acontecer que algo bem humilde consiga um som excelente que um equipamento caro não faz. Para isso, é preciso educar os ouvidos e técnicas. Eu mesmo, já até contei aqui no fórum, já vi uma Gibson chinesa falsificada tirar um som lindo que nenhuma das minhas originais, nem Custom Shop, tiram.
Moral da história: não vai nessa que o caro e exclusivo é muito melhor sempre.
Abç
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/12
· votar
MMI: É super complicado comentar as coisas aqui, esse mundo virtual é um absurdo de rápido e um comentário vira lenda virtual num instante.
Aqui a coisa é frenética! :) E claro, o efeito placebo reina! Sem contar com a astúcia dos duendes...
;)
|
Rednef2 Veterano |
# jul/12
· votar
Falou tudo cara, eu não tiro uma virgula. Penso da mesma forma.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/12
· votar
MMI
"O que eu quero dizer aqui é que existem diferenças sim, nem tudo é uma jogada mercadológica onde o melhor é o que paga mais para o ídolo "x" falar que é bom."
Sem dúvida, concordo plenamente.
Ambos sabemos, por exemplo, que um Carvin Legacy VL 100 é um baita ampli. E ambos sabemos que se o Vai trocar por um Marshall JCM 800, vai continuar tocando muito... tenho certeza que ele faz um baita som até num "Teodoro"... que é indiscutivelmente inferior.
Ambos sabemos... mas têm muita gente que não sabe... esse é o problema!
|
Bigtransa Veterano |
# ago/12
· votar
Lelo Mig Seu texto foi muito bem feito, mas infelizmente (como já disseram) não vai surtir efeito em quem deveria ... Tem uma molecada aqui que viaja forte.... Eu acho engraçado quando alguém pergunta se seria interessante "investir" na guitarra "X" pois viu em outros tópicos que ela proporciona um bom "custo-benefício em timbre"....
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# ago/12
· votar
Lelo Mig ehuehuheue pensei a mesma coisa. Hoje poucos passam o que muitos passaram na época de equipamentos toscos e falta de informação, como quem começou a tocar da década de 90 pra traz. Nesta época tinha no máximo umas revistinhas com cifras do legião e Raul, giannini usada, tonante , amplificadores bem simples e pouco $. Isso forçou a tirar muita coisa de ouvido, mexer muito no que tinha e fazer malabarismo pra tocar em palcos toscos por ai. O lado bom foi treinar o ouvido e reclamar menos. Hoje esses kits são filé comparado ao que tinha e vejo gente reclamar. E o que me chamou a atenção aqui é essa reverencia ao "true bypass" que não é nada mais que uma chave mecânica ao invés de uma chave eletrônica. Não se pode falar que uma é melhor que a outra, são diferentes apenas e carinha brisa na bagaça.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/12
· votar
Luiz_RibeiroSP
Esse vídeo é foda...kkkk
|