Como regular uma telecaster?

    Autor Mensagem
    The Red Special
    Veterano
    # jul/12


    Então galera, eu sempre fui acostumado com guitarras de Floyd Rose, ou les Pauls ou Stratos. Mas agora com a minha telecaster é a primeira vez que tenho que regular a bicha, porque nas oitavas, a mizinha ta mais de meio som fora de afinação.

    Eu tentei mexer no parafuso do ultimo carrinho (saddle) ponte que é preso por uma mola. Apertei ao máximo e afrouxei ao máximo, e não deu mudança alguma nessa nota. Ainda não mexi na altura do saddle,e nem no tensor. São neles que eu tenho que mexer pra regular as oitavas da minha telecaster?

    Também não mexi nos abaixadores de corda. Tirei todas as cordas dela porque vou instalar um Dimarzio Super Distortion nela essa semana, e aproveitarei pra regular ela também, mas primeiro quero pegar dicas com a rapaziada!

    Abraços!

    PS - Busquei no fórum, mas nenhum tópico fala especificamente à respeito da regulagem da ponte de telecaster, que apesar de ser tão simples, ainda não sei como regula-la corretamente.

    Spect
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    As cordas são novas?

    Curly
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não tem nenhum tópico porque o princípio é o mesmo da ponte de strat, regular a altura e as oitavas. Deveria ser evidente o que deve ser feito, se vc está em dúvida melhor não tentar fazer pois não é a ponte somente que deve ser regulada e sim a guitarra como um todo. Mas tem videos no y2b mostrando.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/12 · Editado por: brunoepronto
    · votar


    The Red Special
    Levaria num luthier se fosse vc.

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Curly
    brunoepronto
    Olha só, eu regulo minhas guitarras tem tempos. Amigões, se eu regulo ponte de Floyd Rose, sei regular os saddles, o trussrod, fine tune das oitavas, deixar com uma ação bem baixa sem trastejo com as oitavas batendo, e faço isso com stratos também, porque não saberia fazer numa telecaster?

    Esse é o problema deste fórum, se tem algo novo pra você, você não pode fazer uma pergunta que já te julgam de antemão ao invés de ter ajudarem. Custava falar se o ajuste necessário é nos carrinhos da ponte, ou no trussrod, ou nos abaixadores, ou na altura dos saddles ao invés de taxar os outros como amadores? Seria bem mais fácil e evitaria discussões fúteis e me faria perder menos tempo no "tweaking" do negócio.

    Mas, se não tiver sucesso no meu pedido de ajuda, eu mexo e mais cedo ou mais tarde, deixo minha guitarra nos trinques, com as oitavas batendo, com a ação baixíssima e sem trastejos, como de costume de todos meus outros instrumentos.

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Spect
    Elas envelheceram bem, mas eu comprei um jogo novo para repor, só não coloquei ainda pois ainda limparei a escala, polirei os trastes e instalarei o DiMarzio Super Distortion na ponte, e colocar um potenciometro Alpha de 500k! Dai pretendo fazer tudo isto de uma vez só, por isso a pergunta de como eu posso regular com mais facilidade as oitavas do instrumento. Pois quando regulo na minha strato ou ESP, apenas mudo o posicionamento dos carrinhos, mas neste caso com a telecaster, não tive sucesso fazendo este procedimento.

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então pessoal, eu resolvi este problema trocando as cordas da Telecaster, mas mais que isso, mudando a altura dos carrinhos e re-lubrificando eles, pois eles estavam meio agarrados na ponte, e ainda por cima, estavam baixos demais, dai qualquer ajuste ali nas oitavas não tava surtindo efeito, porque o carrinho estava baixo demais pra afetar qualquer coisa nas cordas, estava apenas encostado levemente.

    Mas agora está perfeita a guitarra, especialmente agora que instalei um DiMarzio Super Distortion na ponte da mesma.

    Jim Marshall
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Red Special

    Qual a marca e modelo da sua Telecaster?

    Mas agora está perfeita a guitarra, especialmente agora que instalei um DiMarzio Super Distortion na ponte da mesma.

    Esse captador é muito legal né? Coloquei ele na Squier Deluxe, ficou muito bom.


    Abraço,
    See ya!

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Jim Marshall
    Então cara, é uma Squier california. Já tive uma Fender MIM Deluxe, tenho uma strato aqui, uma ESP, mas essa telequinha tem alguma coisa que me deixa doido nela. Ando gostando muito da Squier de uns tempos pra cá. Tanto que caso eu pegue mais uma strato, será a standard da Squier.

    Po, é show demais esse captador! Melhor stack que já toquei na minha vida. Antes quando tive um JB jr, fiquei muito desapontado com o captador, mas este Dimarzio é perfeito!

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    The Red Special
    bom, pelo visto voce ja solucionou, mas é isso mesmo.

    a teleca é a mais simples que existe, é tudo muito intuitivo.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    The Red Special
    Mas agora está perfeita a guitarra, especialmente agora que instalei um DiMarzio Super Distortion na ponte da mesma.

    Eu tenho esse captador na ponte da minha strato. Maravilhoso o timbre, tanto limpo quanto distorcido.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    The Red Special

    Sobre o problema da regulagem, que bom que conseguiu solucionar.

    Tanto que caso eu pegue mais uma strato, será a standard da Squier.

    Sei que o tópico não é exatamente sobre isso, mas já que vc falou sobre as Squiers, eu sempre fui meio cismado com elas, mas agora estou com uma quedinha pela Classic Vibe 50's.

    http://www.fender.com/en-BR/products/search.php/?partno=0303029550

    Sinto que a próxima guitarra que eu vou pegar será uma Telecaster, mas não agora. Como será a médio-longo prazo, estou pesquisando algumas opções mais econômicas, já que não tenho muito dinheiro pra investir nisso agora. E essa Classic Vibe 50's me parece ser uma boa opção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como regular uma telecaster?