Modificar/ Customizar guitarra: Qual a sua opinião sobre isso?

Autor Mensagem
Kaah_lol
Veterano
# jul/12


Fala galera... Andei pesquisando sobre muitos guitarristas e baixistas de muitos estilos musicais... Muitos tem várias guitarras customizadas (por exemplo: Taylor York. Aqui tem um vídeo falando das guitarras dele, as que ele customizou, etc.) outros tem poucas (podemos levar o exemplo de Kurt Cobain, que mandou fazer uma Jaguar com humbuckers, uma chave seletora diferente, etc.) e outros nem tem guitarras customizadas nem nada. Me veio uma pergunta na cabeça para fazer a todos do FCC: Qual a opinião de vocês sobre customização ou modificação de guitarras?
Abraços!

Obs.: utilizei a busca, encontrei resultados parecidos como 'customizar a guitarra' mas não queria uma ajuda, queria opiniões sobre quem gosta, apoia ou não.

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Kaah_lol

Se eu tivesse grana compraria uma super strato, mas não tinha e comprei uma strato mais simples e aos poucos fui transformando ela no que eu queria.

Nem sempre os fabricantes fazem uma guitarra perfeita pra você. Aí você pega as características que te interessa e muda o que não te agrada.

Acho que se não tá legal, e dá pra mudar, por que não?!

STRONGHOLD
Veterano
# jul/12
· votar


Eu acho legal, você fazer algo legal em algo que você goste... Mas o problema que eu acho é: criar um tópico aqui perguntando se vai ficar legal ou não... claro que podem ter sugestões, mas eu acho que é algo bem pessoal mesmo e não se importar com o valor/qualidade da guitarra(não vejo o porque de não customizar uma guitarra de R$200,00 , se você realmente gosta dela).

Resumindo: Eu acho muito bom, da um gostinho a mais na hora de tocar na sua guitarra totalmente do jeitinho que você sempre sonhou(mesmo que customize aos poucos).

PS: O importante é fazer em uma guitarra especial, tipo a sua primeira guitarra que você nunca irá vender(para não se arrepender depois).

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


LeandroP
STRONGHOLD


Pois é. Até esqueci de colocar ali que não consigo ficar com uma guita sem customizar algo. Não penso muito na venda dps (até pq eu demoro 300 anos pra comprar a guita, mas compro uma que realmente queira), e nas minhas duas guitas que tenho, estão customizadas. Claro que ainda não estão como quero, mas estão 'à caminho' kkk
To pilhadão em comprar uma Fender Blacktop tb, e já to pensando o que vou customizar nela kkk
Virou vício, tipo, n fico muito tempo com a guitarra do jeito que comprei, quero ela, tipo, unicamente minha e do meu jeito.
Acho esses bags irados
Abraços

Continuem dando opiniões ae galera. Quem apoia ou não...
Vlw

Ramsay
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol

Na minha opinião, customizar uma guitarra, só vale a pena se vc gosta do som dela antes da customização.
Porque se o som original da guitarra for ruim, não vai haver customização que resolva, simples assim.

Daniel_rsf
Veterano
# jul/12
· votar


Ramsay

Nada a ver, as vezes tudo que falta pra uma guitarra soar bem é uma troca de parte elétrica, potenciômetro, captadores e ponte, mas a madeira e a construção são boas e vale a pena investir nela.

Daniel_rsf
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol

Cara eu só sou contra o que algumas pessoas fazem... pegar uma guitarra vintage, e mexer na construção dela, fazer coisas irreversíveis, tipo escalopar, abrir cavidade de floyd rose, adicionar captadores e potenciometros. Se for uma guitarra nova que vende por aí tudo bem faça o que bem entender porque qualquer coisa é só comprar outra, mas quando tu mexe com uma vintage ela não pode mais ser substituída, é menos uma no mundo.

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


pois é... Alguma guitarra vintage, claro, n se mexe... Tipo, raridades tb não se mexe. São os 'dois lados da moeda'... Customizar pra ser mais 'unica' e não customizar alguma por ser rara. Mas a guita, por ser rara, já é uma coisa meio unica, sabe...

Matheus Ultra
Veterano
# jul/12
· votar


Pra quem tem uma grana sobrando, acho bem legal fazer um instrumento custumizado, próprio pra vc. Um cara que usa um instrumento personalizado bem legal é o Tim Commerford, baixista do Rage Against the Machine. Ele deu um jeito de fazer o baixo (com um som fraquinho, não me lembro o modelo) soar muito bem..

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


existem luthiers tb, tão aí pra fazer instrumentos únicos do jeito que a gente gosta e com uma qualidade incrível!!!

ainda sonho com minha guitarra de luthier, assimq ue tiver a grana eu peço ela, ja tenho ela pronta na minha cabeça. aiai . . . . sonhos . . .

Daniel_rsf
Veterano
# jul/12
· votar


Não sou contra customizar vintage, desde que seja algo reversível, tipo troca de captadores, mas eu guardaria o original

Daniel_rsf
Veterano
# jul/12
· votar


Sou louco pra mandar fazer também... eu tenho aqui o braço de uma kramer coreana antiga que pra mim, é o braço ideal, nunca toquei em guitarra com braço melhor. Quando tiver dindin vo me livrar do corpo de compensado e mandar fazer um corpo novo do jeito que eu quero

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


juninholiveira
Daniel_rsf


Penso em fazer uma Jazzmaster branca... Tb penso certinho como ela vai ser... Cara, cada um tem um sonho desses, acho. Acho que todo guitarrista tem o sonho de fazer uma guitarra com sua própria assinatura no Headstock...

Penta_Blues
Moderador
# jul/12
· votar


Bom dia!!!

Kaah_lol
Cara, sou fã de customizar minhas guitarras, mas existem certos limites pra isso.
Acho que não vale a pena mexer na construção, consequentemente só acho legal customizar guitarras que tenham sido bem construídas. Pintura, Hardware, captação, ligação tá valendo.
Outra coisa que não faço é alterar uma guitarra clássica.

Valeu!!!

Ric_Rock_78
Veterano
# jul/12
· votar


Pessoal:

Eu acho válido, entretanto de tempos em tempos leio umas bizarrices do tipo o cara que comprou uma guitarra reconhecidamente ruim por 300, colocou os captadores da Fender por 700 e trocou tarrachas e ponte somando mais 300, fora o valor do luthier.

Era melhor ter comprado uma guitarra de 1300 e mantido original.

Outra coisa engraçada é que o cara gasta uma grana customizando (trocando captador, ponte, tarracha...) e acha caro pagar 150 reais para dar um setup completo na guitarra... vai entender...

Um abraço
Ricardo

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


Ric_Rock_78

Depende. As vezes o valor sentimental na guitarra conta também. Esses dias eu tava conversando com o luthier que sempre levo minhas guitas, daí chegou um cara querendo dar uma renovada num cavaquinho todo surrado. O cavaco tinha cara de 100 reais (novo, pq do jeito que tava n valia nem 50). O Luthier falou que ele ia ter gasto de 250 reais, quase 3 vezes mais que o valor original do bagulho, e o luthier ainda falou que gastaria bem mais do que comprar um novo, ou o preço original dele. E o cara aceitou fazer isso. Eu to dando um up na minha Giannini strato ... Se fosse tudo de uma vez, daria uns 1100. Umas trezentas vezes o valor de uma nova kk
Abraços!

Ric_Rock_78
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol
É mesmo... tinha esquecido essa possibilidade.

Grande abraço
Ricardo

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Eu penso em modificar o tempo todo, penso até em modificar guitarras que eu nem tenho hahaha.

Acho que o bacana é transformar a guitarra em algo melhor, moldá-la para as suas necessidades, e deixá-la ela única, essa é a graça.

Acho que a única guitarra que eu não modificaria seria uma Gibson Les Paul, porque nela eu só trocaria os caps, mas como os da minha Epiphone já são Seymour, os da Gibson eu deixaria original.

E a que eu mexeria muito seria numa Fender Strato...

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Tenho mil planos pra minha Les Paul. Por enquanto foi só os captadores, mas ainda quero mexer na ponte e em algumas partes da pintura dela...

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Pra mim, quem compra uma guita e deixa ela exatamente como é (que não seja alguma replica daquelas guitas que existem só 50 no mundo todo sabe kk), não deve entender muito de guitas, pois, pelo que vejo, a maioria dos guitarristas muda, pelo menos, os captadores... É o que eu faço. Acho o máximo ter a guitarra feita especialmente do seu jeito, nem que vc compre ela de um jeito e vá customizando...
Ainda vou comprar uma Fender Jazzmaster Blacktop e customizar o braço. Colocarei marcação em blocos... Vai ficar irada!
Mas esta é a única guitarra que nunca customizaria...
Que raridade!
Abraços!

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol
Pra mim, quem compra uma guita e deixa ela exatamente como é (que não seja alguma replica daquelas guitas que existem só 50 no mundo todo sabe kk), não deve entender muito de guitas, pois, pelo que vejo, a maioria dos guitarristas muda, pelo menos, os captadores...

Isso não tem nada a ver. Na verdade uma guita de qualidade razoável na maioria das vezes não precisa de up nos pups. Eu mesmo tenho uma Condor CLP DLX que segundo o Bertola chega perto da Epiphone Black Beauty. É uma guitarra de mil reais que não necessita da up nos captadores, que cumprem muito bem a função. Outro exemplo é Gibson 60s, meu irmão comprou uma esse ano, pagou 3 conto, ou seja, uma guita de preço razoavel, mediana e que não precisa trocar os captadores também. Na verdade acho o oposto, quanto menos o cara entende, quanto mais iniciante mais vidrado ele fica pra trocar os captadores. Só ver aqui no FCC, cara iniciante que nem comprou a guitarra ainda e já quer saber qual captador comprar.

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


d.u.n.h.a.

Na verdade acho o oposto, quanto menos o cara entende, quanto mais iniciante mais vidrado ele fica pra trocar os captadores

Isso tb depende. Muito guitarrista de tempos aí vai achar seu timbre 'ideal' com ajuda dos captadores. Ao menos que vc use um EQ no seu set de pedais..
Iniciante n sabe muito de captador, ele acha que tem guitarras ideais pra cada estilo musical. Isso, ao meu ver, não está certo. Claro que vc não vai tocar metal com uma Gibson ES 335 né. Mas os captadores vão te dar som muito diferente ai. Coloca o set EMG 81/85 numa Les Paul e veja o som. Depois coloque o set 59' da Seymour Duncan na mesma Les Paul. Timbre totalmente diferente. Captadores são um baita diferencial pra quem quer dar um 'up' na guita e arrumar um som mais único.
Abraços!

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


up pros guitas de plantão! :D

Jim Marshall
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol

Minha opinião sobre o assunto :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/289663/


Abraço,
See ya!

steel_guitar
Veterano
# jul/12 · Editado por: steel_guitar
· votar


Já tinha visto o tópico do Jim Marshall....! Sua guita fico animal, irmão! Parabens!


Kaah_lol
E ae, véio!!!
Bom... sou meio suspeito pra falar, pq eu vivo pesquisando, lendo e tentando aprender sobre modificações de guitarras!
Como alguns já disseram acima, não existem regras do que pode ou não pode ser feito numa guita, tendo em vista melhorar a resposta dela, bem como o desempenho de sua técnica sobre ela.
Geralmente, as guitarras seguem modelos padrão, e nem sempre se enquadram no que cada musico busca ou espera do instrumento... É por isso que existe "o mundo" das modificações!
Uma guitarra rara ou antiguissima, eu tbm não modificaria, tenha ctz! Nem tão pouco faria recortes ou cavidades irreversiveis!
Mas não consigo deixar de modificar meus instrumentos!
Minhas teles, por exemplo, são TODAS tunadas.... E bota tunada nisso!
hehe!

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


Jim Marshall

cara, tua guita ficou demais! Meus parabens! Bah, fiquei de boca aberta vendo a mudança da guita velho.. Nem parece a mesma!

Abraços!

steel_guitar

Somos dois! To sempre pesquisando o que posso fazer nas guitas, o que posso mudar e talz. To vendo a próxima guita que vou comprar e já to vendo o que posso mudar nela kkk
To sempre assim. Guita que para na minha mão tem que ser modificada (e n sou desses que vende a guitarra dps kk), tipo, tem que ser única pra mim, entende? Sempre fui louco assim k

Abraços!!

Jim Marshall
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol

cara, tua guita ficou demais! Meus parabens! Bah, fiquei de boca aberta vendo a mudança da guita velho.. Nem parece a mesma!

Ficou bem diferente mesmo ! Legal que você curtiu as mudanças também...rs.


Abraço,
See ya!

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


Jim Marshall

E quanto ao som da guita? Deve ter ficado muito bom né? Tem algum vídeo?

Abraços!

Jim Marshall
Veterano
# jul/12
· votar


Kaah_lol

E quanto ao som da guita? Deve ter ficado muito bom né? Tem algum vídeo?

Ficou ótimo !!! Maravilhoso, para o meu gosto !

Ainda não gravei nenhum vídeo, eu e um amigo estamos bolando algumas idéias para o próximo vídeo no qual a usarei.

Assim que gravar algo posto por aqui, pode deixar !


Abraço,
See ya!

Will Bejar
Veterano
# jul/12
· votar


LeandroP
Nem sempre os fabricantes fazem uma guitarra perfeita pra você. Aí você pega as características que te interessa e muda o que não te agrada
Boa!!!

Eu modifiquei:
Fender - coloquei tarraxas do tipo Kluson Vintage, tirei os captadores cerâmicos e coloquei de alnico estilo vintage, tirei a ponte xexelente e coloquei uma bem melhor no lugar e a parte elétrica refiz toda!!!

Gambiarrocaster - essa eu montei como eu queria, hardtail, 2 captadores single alnico, braço 22 trastes e tarraxas vintage tipo Kluson. Só não consegui o headstock tipo CBS grandão... mas tô feliz com ela!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modificar/ Customizar guitarra: Qual a sua opinião sobre isso?