Customizar guitarra de 8 cordas

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Andrei.


    fala aew

    decidi customizar uma guitarra de 8 cordas. tenho consciencia de
    q isso vai ser bem caro mas nao tem problema, pq vou juntar dinheiro por uns dois anos antes de montar a banda enquanto termino meu curso.

    tenho três perguntas

    1. Como adquirir a guitarra?
    o shape que eu quero é o Iceman, e tb quero colocar inscrição no braço. tenho 3 alternativas:

    a) importar dos EUA uma Ibanez RGA 8 por cerca de R$ 1600 (eBay) e levar a um luthier de sp para ele fazer um corpo iceman e raspar as bolinhas do braço pra colocar a inscrição q eu quero

    b) encomendar a guitarra por um luthier autorizado da Ibanez dos EUA e pagar os olhos da cara

    c) pedir pra um luthier de SP construir a guitarra toda

    qual vcs acham melhor?

    2. Qual amplificador usar?
    eu nao quero usar a guitarra com a afinação padrão. vou afinar assim (do grave pro agudo: G# C# F# B E A C# F#). assim parece q é a afinação padrão um tom acima, mas na verdade nao. esse G# da 8ª corda seria como uma corda B de baixo afinada 1½tom abaixo. sei q parece grave demais, mas tem como sim - eu já vi uma guitarra de 10 cordas chamada [url=a href="http://www.haloguitars.com/store/images/D/d-16133.jpg]Halo XSI[/url] em q a 10ª corda é afinada em A, só vou descer meio tom. o bagulho é saber q amplificador usar.

    o amplificador que o Meshuggah usa custa 11000, nao quero gastar essa grana toda em amplificador entao pensei em colocar a guitarra num amp de baixo. sera q fica bom?

    3. Vale a pena customizar cordas?
    se eu colocar corda de baixo na guitarra, até a corda F# (que seria corda A do baixo) soa legal, mas a C# e a G# vao ficar espessas de mais (.100 e .130) e o som vai ficar muito embolado qd eu fizer power chords. normalmente essas bandas nao fazem power chords na 8ª corda, mas eu quero fazer pq se os meus riffs da 8ª corda forem só notas tonicas, vai soar igual Meshuggah, e eu nao quero ser imitador deles. por isso pensei em customizar cordas NIG com medidas bem menores (0.15 ao 0.85). o melhor mesmo seria Elixir, mas se a padrão é 45 conto, imagina custom...

    me dá um help aew

    abçs

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    o_O

    Gui SILLEN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o_O [2]

    YuriXD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Juro que eu nem sabia que existia guitarra de oito cordas.


    ...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Juro que eu nem sabia que existia guitarra de oito cordas.
    huahuahuhauha

    Achei uma de 9 cardas o_O

    Gui SILLEN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    pelo q o Andrei. falou ali existe até de 10 cordas oO
    digitem "Halo XSI" no google imagens

    YuriXD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Toco mal pra caramba com 6 imagina com 8~9

    Oo

    joabfarias
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.

    Cara, parabéns pelo seu espírito inovador. Mas devo lhe avisar que misturar jogos de cordas não é tão fácil. O que acontece muito é a mudança de timbre e volume entre os jogos diferentes. Uma maneira de minimizar a mudança de volume é usar um captador que possua parafusos independentes para cada corda, e ir ajustando um por um. Já a mudança de timbre, você vai ter que ir experimentando até achar uma mistura ideal.
    Um abraço!

    Stargazer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    Peça para um luthier construir a guitarra inteira.

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    c) pedir pra um luthier de SP construir a guitarra toda (2)

    Doggy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Doggy
    · votar


    Já pensou em importar uma Agile?

    Falam muito bem delas, e são por um preço "pequeno".

    Mas se quiser MESMO uma Iceman, aí complica :p

    EDIT: Esqueci o link da loja deles: http://www.rondomusic.com/8StringGuitars.html

    Michel Top
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    Olá amigo, tudo certo? Vou colocar aqui meu ponto de vista e espero que lhe ajude de alguma forma:

    1. Como adquirir a guitarra?
    Esta é uma questão um tanto complicada e se você não pensar cuidadosamente, pode gastar dinheiro a toa. Você está pensando em adquirir uma guitarra de luthier? Esta parece uma idéia um tanto interessante, mas gera uma nova questão. Será que a guitarra irá ficar exatamente como eu imagino? Pois é, a resposta para esta questão não existe, pelo menos não até a sua guitarra ficar pronta e você fazer o test drive. Se você tiver como testar algum instrumento semelhante feito pelo mesmo luthier antes de você encomendar a sua, perfeito. Aconselho que pesquise qual guitarra os seus "ídolos" utilizam e tente adquirir a mesma, pois será, com certeza, um tiro mais certeiro.

    2. Qual amplificador usar?
    Com muito menos de 11 mil reais, lhe garanto que você conseguirá adquirir um amp MUITO bom e, provavelmente, MUITO melhor que o amp citado. Já que se trata de sons pesados (8 cordas é para isto, não é?), um Mesa/Boogie Single Rectifier deve estar custando metade deste valor ou menos e lhe garanto, ele soa MUITO GRANDE. Diversas bandas "pesadas" utilizam amps Mesa/Boogie. Ex: Dream Theater, Metallica, Creed, etc.

    3. Vale a pena customizar cordas?
    Assim como já comentaram anteriormente, diferentes tipos e marcas de corda geram timbres, volumes e brilho diferenciados. É aconselhável utilizar apenas um modelo/marca de cordas com tensão adequada para esta ocasião.

    Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço e boa sorte!

    two
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    a) importar dos EUA uma Ibanez RGA 8
    por cerca de R$ 1600 (eBay) e levar a um luthier de sp para ele fazer um corpo iceman e raspar as bolinhas do braço pra colocar a inscrição q eu quero



    Juro que foi a coisa mais idiota que eu já vi alguém pensar em fazer. Desculpe, mas tive que falar....


    c) pedir pra um luthier de SP construir a guitarra toda
    è a melhor opção!!!b) encomendar a guitarra por um luthier autorizado da Ibanez dos EUA e pagar os olhos da cara

    POrque dos EUA, temos Luthier "autorizado" pela Ibanez aqui.



    Agora porque 8 cordas? Desculpe a franqueza, mas não sei pra que uma guitarra fazendo som de baixo!!!

    Andrei.
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    joabfarias

    vlw cara

    Michel Top

    vlwzao cara ajudou bastante

    two
    Juro que foi a coisa mais idiota que eu já vi alguém pensar em fazer. Desculpe, mas tive que falar....

    ta ligado, agora eu me toquei disso rsrs

    Agora porque 8 cordas? Desculpe a franqueza, mas não sei pra que uma guitarra fazendo som de baixo!!!

    na verdade vai ficar tao grave qto o do baixo mas nao vai ficar igualzinho pq o calibre das cordas é bem menor pra nao embolar

    sei q pra musica ser pesada nao precisa ter afinação baixa, mas com essa corda bem baixa fica mais pesado e vai dar a sonoridade obscura q eu quero.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    Eu sinceramente não entendo dessas coisas (7 e 8 cordas) mas uma 7 cordas afinada uns 3 ou 4 tons abaixo já não seria o suficiente?

    Andrei.
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    YuriXD


    Toco mal pra caramba com 6 imagina com 8~9

    nos primeiros dias qd eu pegar nela acho q tb vou me atrapalhar pra tocar sem acertar nas outras cordas, o dedo vai fazer bolha qd eu tocar nas cordas mais graves, a escala é bem maior (27" contra 25" da guitarra de 6 cordas), mas é só uma questão de costume.


    Jg Destroyer
    ia ser bom, mas eu pensei: quero ir além rsrs

    Nednada
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pra mim, guitarra de 8 cordas é mais desnecessária do que baixo de 6... mas se vc quer uma, vai em frente... e boa sorte com a mistura das cordas.

    ghb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ...mais desnecessária do que baixo de 6..
    Nisso eu discordo, pois acho util pra caramba. Quanto a guitarras de 8 cordas, acho mais interessante explorar elas colocando uma A aguda que uma F# grave, ou usar alá Gismonti comseu violão de 10 cordas hehe - http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/209856/#6031578 -

    Nednada
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ghb
    Vai de cada um... os baixistas que mais gosto usam baixos com 4 cordas... Além do que, já vi várias gravações em que são usados baixos com 5, ou 6 cordas (vide Tommy the Cat), e ao vivo o músico consegue tocar sem muitos problemas com um de 4.
    EU, particularmente, não gosto de baixo com mais que 4 cordas, mas aí é pessoal. (ps: eu tenho e toco baixo tb)

    ghb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Nednada

    Minha referencia maior de contrabaixista é o Nico Assumpção, e a grande maioria dos baixistas que eu vi tocar ao vivo e realmente me "prendeu os ouvidos" estavam com 6 cordas (caras groovados e que exploravam muito as 6 cordas). Talvez seja questão de estilo.... Mas como você disse,vai de cada um. [ ]'s!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    Antes de mais nada, seria interessante você saber como é uma guitarra de 8 cordas, correto? Uma sugestão: compre uma entry level como esta Agile para fazer um test drive. Note que, mesmo sendo entry level, não é barato; mas é menos caro que a Ibanez, por exemplo.

    Ian Anderson
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pq tão surpresos com uma de 8, 9 ou 10... vc nunca ouviram falar das de 12. @.@

    8P (as cordas soh q são pareadas)

    http://rfrocks.com/guitars/1966ElectricXII12stringLakePlacidBlue.jpg

    Ian Anderson
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.

    1. Como adquirir a guitarra?
    Luhier eh mais barato

    2. Qual amplificador usar?
    Tem uns Fender / Marshall pela metado preço,

    3. Vale a pena customizar cordas?
    Compra um conjunto normal de 8 cordas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Customizar guitarra de 8 cordas