Tendencia da mesmice dos guitarristas!

Autor Mensagem
The Red Special
Veterano
# jul/12


Ando vendo no meio musical brasileiro, destes guitarristas patrocinados pela NIG, Eagle, Tagima, dentre outras marcas, ta uma mesmice horrorosa. Só nego querendo mandar licks rápidos, fritações, sweep picking, saltos de corda, com aquele velho gancho de anos 80, parece que não modernizam o instrumento. E vira aquela competição de técnica, que quase sempre cai num som monótono. E eu vejo isso aqui também, pois tirando o De Ros, o Zakka e um ou outro gato pingado, a maioria quer ir por esse caminho, bem sem graça na minha opinião. Crítica? Nenhuma. Cada um escolhe o seu caminho! Mas eu acho que a guitarra não é apenas isso, e que os músicos deveriam buscar inovar. Querem um bom exemplo? Faz um bom tempo eu assisto os vídeos de um tiozinho no youtube, o WeakEndProductions. Ele é simplesmente animal. Ele mistura muita coisa legal no timbre, e não fica fritando e simplesmente "enchendo linguiça" nas músicas, como eu vejo muitos por ai fazendo. Vale a pena conferir:



RuanbestXx
Veterano
# jul/12
· votar


Já abriram vários tópicos com o mesmo assunto e não faz muito tempo,podia ter ressucitado envez de criar outro .

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


RuanbestXx
Eu abri este porque ultimamente as coisas andam descambando pra uma "desconstrutividade" absurda. E especialmente vejo isso por aqui, dos novos "artistas" que aparecem internamente no fórum. Apenas um ou outro se diferenciam. Os outros que despontam com estes empresas acabam fazendo mais do mesmo, que uma porrada aí ta fazendo. E que eu saiba, não tem problema algum eu abrir um tópico à respeito disso, sendo que eu introduzi uma sugestão, assim como foi dada através do meu vídeo, para que o pessoal abrisse o leque em relação à musicalidade. E você é moderador cara? Não to vendo escrito embaixo do teu nick não.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


The Red Special

Não gosto muito do som de "guitarras midiadas", apesar de achar muito úteis em alguns momentos.

Mas a pegada do "tiozinho"...rs..é legal. Nitidamente ele faz uma coisa que eu sempre falo para os mais jovens...."tirem solos de saxofonistas, flautistas, violinistas, acordeonistas, pianistas e etc", porque eles têm outra leitura, caminham sobre outras pedras e você abre a cabeça e sai desta leitura/caminho padrão de guitarra.

Uma coisa que me incomoda um pouco nestes guitas mais jovens são seus timbre, todos iguais aos dos Satriani ou Vai...poucos sabem utilizar efeitos a favor da música e não apenas para timbrar seu instrumento. Exemplo que sempre cito: O delay de "another brick on the wall" do Gilmour. Ele não colocou "eco" na guitarra, o "eco" faz parte da música.

Mas, acho que tô ficando velho...rs

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Uma coisa que me incomoda um pouco nestes guitas mais jovens são seus timbre, todos iguais aos dos Satriani ou Vai...poucos sabem utilizar efeitos a favor da música e não apenas para timbrar seu instrumento. Exemplo que sempre cito: O delay de "another brick on the wall" do Gilmour. Ele não colocou "eco" na guitarra, o "eco" faz parte da música.


É aquela coisa pasteurizada de sempre. Aquele mesmo timbre higain genérico, aquelas mesmas escalas menores e modos "clichês" da guitarra instrumental. Alguns até usam aqueles timbres de bateria e etc vindos diretamente dos metal dos anos 80! Sei la, vendo uns caras bacanas assim que nem esse tiozinho, e este camarada aqui da Greg's Guitar:



Você vê que eles tem muito mais conteúdo à adicionar do que estes ai que só querem saber de músicas "demonstrações de técnica". Isso ai ta por fora, ninguém quer ouvir isso. EU faço música pro público em geral escutar e apreciar, sem essa "maça" toda que eu vejo nestes "virtuoses". O problema pra mim na verdade não é nem o cara ser um virtuose, mas sim achar que a música tem que estar em função de demonstrar que ele é bom, ao invés de usar o próprio talento pra incrementar a música. Um cara que é fera e não precisa dessas coisas?



Po, isso que é guitarra de verdade, se liguem ai.

Emogotic
Veterano
# jul/12 · Editado por: Emogotic
· votar


The Red Special

Concordo com você. Eu também penso assim.
Acho que está sobrando técnica e faltando essência.

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


The Red Special

Uma pequena estorinha:

Nos início dos anos 80, fui colocar umas guitas para um trabalho num estúdio, haviam 3 ou 4 guitarristas para o mesmo propósito. Levei o que tinha de melhor e na época eu tinha um puta equipo.

Após alguns takes, o produtor falou: cara, gostei das linhas de guita, das harmonias, arpeggios e solos que você "climatizou"...gostei de sua proposta, vou querer você para este trabalho...mas têm uma coisa, os timbres tão uma merda! Daqui 15 dias faremos prá valer, mas traga melhores propostas timbrais, porque isso aí é bosta!

Fiquei arrasado!...."Cabelão até a bunda, só ouvia rock´n´roll, blues e jazz"...o produtor sacou meu estilo e ao me ver cabisbaixo, falou: Quer um conselho? Ouça música Pop prá aprender a timbrar!....Me espantei, e retruquei: Mas a maioria é muito ruim!

Ele respondeu: Os caras podem não tocar tanto quanto seus "mestres" do rock, mas te garanto que sabem o triplo sobre técnicas de estúdio...amigo, acredite, este pessoal da música Pop é tudo rato de estúdio, a preocupação deles com timbres e sons é imensamente maior do que o de uma banda de rock.

Resultado: Segui o conselho, abri a cabeça, tive o trabalho elogiado e ganhei uma graninha boa!

Obs: Vale lembrar que os Pops dos 80 eram caras do naipe de: Peter Gabriel, Sting, Tears for Fears, Human League, Phill Collins, Eurythimics, Kate Bush e etc.

Aprendi muito ouvindo estes "pops" e as sonoridades que eles conseguiam, não só nas guitas, mas baixo, bateria e tudo mais.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
cara , aqui mesmo no forum tem varios guitarristas que fojem disso , olha o ogner la por exemplo , vivemos em um momento que essa coisa steve vai ,kiko loureiro realmente é mais predominante , mas isso não significa que o outro tipo de musica tenha morrido . um video ai dos improvisos da minha banda , que por mais que seja de solos , foje bastante a essa tendencia shred dos anos 80



Jim Marshall
Veterano
# jul/12 · Editado por: Jim Marshall
· votar


Lelo Mig


O timbre do Daryl Stuermer, guitarrista do Phil Collins, é MUITO foda...rs


The Red Special

Ouço de tudo...e quando digo tudo é tudo mesmo!

Tem dias que quero ouvir apenas músicas mais tranquilas, sem solos pirotécnicos, porém tem dias que somente escuto 500 bilhões de notas por segundo.

Não sou contra o cara querer tocar guitarra no estilo anos 80, com notas rápidas, etc.

Cada um ouve o que gosta e tem MUITA coisa fora do que você vê apenas na Guitar Player acontecendo.

A diversidade no meio guitarrístico é muito grande, mesmo que o foco da mídia seja para os que tocam notas na velocidade da luz.

Eu adoro Queen e toco guitarra por causa do Brian May, porém também curto demais os guitarristas que usam notas rápidas para se expressarem.

Vira e mexe aparece um tópico criticando os que tocam rápido e para ser sincero não curto nada isso.

Gosto não se discute.

Porém o seu tópico foi útil para mostrar um guitarrista que faz algo diferenciado, isso eu acho bacana.

Abraço !!!

See ya!

* nick bacana o seu...kkk

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


rhoadsvsvai

Vi que você têm 19 anos...novinho, então posso imaginar que sua banda nesta apresentação estava iniciando ao vivo, sem muita experiência, certo?

Só prá dizer, que por incrível que pareça, você não imagina como acho legal ver bandas iniciantes e a "magia" que paira neste tipo de apresentação....muito legal sua banda!

O que eu, e acredito o Red estamos querendo dizer, é que o problema não é o quanto o cara toca, mas quando ele, com a experiência, deixa esta magia ir embora, entende?

Preste atenção nisso, e mantenha esta "magia no laço"!

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special

Po velho, fiquei tri feliz com o teu elogio! Acho que essa "mesmice" acontece porque tem muitos estudantes fazendo videos (o que eu acho ótimo). E quando tu está estudando algo, acaba incorporando aquilo na música. Normal!

E novamente, brigadão pelo elogio!

RuanbestXx
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Pelomenos pra mim isso é normal,quem nunca estudou guitarra acha que Shredd é tudo que na guitarra tudo se trata de velocidade,mais se a pessoa começa a estudar música ela ve que não é bem assim .

TatoPetry
Veterano
# jul/12
· votar


Acho que são propostas diferentes.
Muita gente usa essa desculpa de "os caras não se preocupam com a musica, só querem saber de técnica" como desculpa pra não se aprofundar nos estudos.
Enquanto tem caras que são verdadeiros atletas, acho que essa é a melhor definição pq as musicas são quase como arenas desportivas onde eles demonstram técnicas e limites.
Temos publico para os dois tipos, como o ja citado pepeu gomes ja disse "o fodah de tocar rapido e que quando abre a porta do camarim só tem macho." e o publico que interessa a essas marcas, bem, são os machos que o pepeu se referiu acredito eu. Por isso talvez a quantidade de gente desse tipo patrocinado por essas marcas.
O interessante é estudar como os atletas, mas na hora de tocar ouvir e tocar como os musicos, pensar no som que vc quer e usar as técnicas que aprendeu em pro de por isso em pratica.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


TatoPetry

"o fodah de tocar rapido e que quando abre a porta do camarim só tem macho."

Cara, essa frase é um épico! ela é muito boa!...kkkkk...só podia ser do Pepeu.

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


Olha um guitarrista que frita, mas frita com musicalidade, e tem um timbrão mesmo, isso sim é guitarrista:



juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


relacionando mais ao tópico, por isso que tem gente que me olha com cara estranha e até me zoa, só pq digo que gosto de musica erudita.

Ouço Mozart, Beethoven, Edvard Grieg, Bach, entre outros.

Pq?

pq eles fizeram música. . . . . . Eles não tentaram impressionar com a sua velocidade, com sua técnica, eles se preocuparam em impressionar com suas composições musicais super bem compostas e arranjadas.

Hansen
Veterano
# jul/12
· votar


Porisso eu nunca assisto vídeos de demonstração de endorser. Só se eu estiver com insônia e precisar dormir.

Texugo
Veterano
# jul/12 · Editado por: Texugo
· votar


Realmente,estão aparecendo muitos desabafos anti-fritadores por aqui ultimamente...
Nunca me envolvi em nenhum tópico desses,mas também não me agrada ouvir fritações.O pior é que ultimamente a maioria dos guitarristas ( não só brasileiros ) são fritadores,tem os que se diferenciam,mas os mais "reconhecidos" são os fritadores.Os caras tocam bem,mas chegam a ter uma overdose de técnica.

Tem até um fritadores que não aceitam outras coisas,só querem saber de 4891 notas por segundo...Eu mesmo já fui criticado por apreciar o trabalho do Jack White como guitarrista,falavam que ele não tocava direito,que as músicas eram muito simples,que ele usava qualquer guitarra,etc...Mas eu acho que o cara tem uma pegada única,ele consegue fazer coisas incríveis com poucos recursos e sem colocar técnica atrás de técnica.

Pro cara tocar bem ele não precisa tocar do jeito mais difícil possível,ele só preciso tocar,de um jeito ou de outro,do jeito dele.

Só uma opinião a mais...Abraço



Jube
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Que mega som cara! porra gostei pra caramba vo corre atrás dum timbrão assim.

Sou obrigado a concordar, as vezes vejo videos de concursos, de 10 videos, 11,5 estão fazendo malabarismo com a guitarra, e musicalidade que é bom nada. Eu como guitarrista fico impressionado e admirado com a precisão dos participantes, mas como ouvinte fico desejando ouvir uma musica.
Vão me pegar na saida, mas o video postado do Guthrie Govan, é um bom exemplo, a fritação do cara é boa, bonita, mas o cara não sai disso, parece um loop.
Mas isso é gosto pessoal, tem gente que gosta outros não

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
po muito obrigado , nós vamos sim fazer de tudo pra não deixar essa quimica ir embora.

Bigtransa
Veterano
# jul/12
· votar


TatoPetry
Lelo Mig

"o fodah de tocar rapido e que quando abre a porta do camarim só tem macho."

Isso é ruim? depende do ponto de vista... onde um pessimista vê 10 machos um otimista vê 10 bundas...

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


O que importa, na minha opinião, é a música que acontece nas ruas, músico de quarto conta muito pouco. Ultimamente tenho tido a oportunidade de ver muitos bons músicos tocando na noite.

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Não é só no mundo da guitarra que existe este tipo de situação. Pega a escalação do teu time e se pergunta onde esta o diferencial. Faça essa pergunta em qualquer ambiente e perceberá que são poucos que buscam algo a mais. Não gostamos de mudanças, preferimos o padrão do que tentar e ser julgado. Reclamar tambem é uma posição confortavel da qual devemos transcender.

Ismah
Veterano
# jul/12
· votar


Eu estou começando na guitarra e nunca me agradei de solos rápidos... Nem na guitarra, nem to teclado... Vamos olhar para um grande nome da guitarra, que com certeza marcou uma geração com essa música:

Slash, com Sweet Child O'Mine é nada mais que um arpeggio nos acordes com 5, o mesmo vale para Gnockin on Heavens Door (tenho a impressão que errei a escrita >.< ), um arpeggio simples... MAS BONITO... Acho que pessoas como eu e muitos outros devemos ter em mente que muitas vezes menos, é mais!

AndersonMatos
Veterano
# jul/12
· votar


Jim Marshall
O timbre do Daryl Stuermer, guitarrista do Phil Collins, é MUITO foda...rs

Fui atrás



ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


a verdade é q cada um gosta de uma coisa e quer impor isso nas pessoas...como vazer o malmsteen entender q ele deve se expressar usando menos notas por segundo? como explicar pro Neymar q é melhor tocar a bola do q passar por mais um marcador? como fazer um cara de sítio entender q é melhor comprar uma franquia do mc donalds na cidade do q exportar café?
como explicar pro manolo do sertanejo universitario q nao precisa encher a cara pra xavecar mulher?

TatoPetry
Veterano
# jul/12
· votar


Ja que tem tanta gente citando, vai ai um cara que na minha opinião sabe fritar. A musica tem temas, melodias, motivos. Não é apenas um sobe e desce de escala com notas cravadas no time. John 5

Fora esse nuno bettencourt é outro que tem muita tecnica e aplica muito bem sem perder a musicalidade. Um guitarrista brasileiro que eu to vendo essa característica atualmente é o Gustavo di Padua.

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Porisso eu nunca assisto vídeos de demonstração de endorser. Só se eu estiver com insônia e precisar dormir.
Jube
Pois é cara, ai que ta... porque as empresas procuram apenas endorsers assim? Tu não vê caras com uma musicalidade diferenciada normalmente, caras que tocam uma outra onda de som, sem fritar, fazendo algo diferente. Acho que dos poucos que diferenciam é o nosso grande De Ros mesmo. E bicho, eu tiro o chapeu pra vc, vc mesmo tendo uma PUTA técnica, não precisa demonstrar isso de uma forma tão "necessitada" como os outros fazem, ela simplesmente flue através da tua musicalidade. Curto demais acompanhar teus vídeos por causa disso!

Assim como eu vejo no Pepeu e outros caras, que pegam a guitarra, e fazem a guitarra soar bonita na música, não fazer a música em função da guitarra. Eu acho isso muito importante, a gente saber que a nossa guitarra é uma parte do todo, e não que o todo foi feito para a nossa guitarra. Eu acho que as melhores composições que eu fiz foi nessa idéia. E apesar de ter uma técnica legal e ter possibilidades de executar tais feitos, eu acabo me vendo fascinado pelo "diferenciamento" que a simplicidade e o inesperado acabo nos causando. E o que eu apontei como "defeito" é o que eu vejo que falta inovar, que o cara se prende muito naquilo e esquece de que a música tem mais!

Desculpem se eu ofendi alguém, mas é que realmente eu pensei que essa era uma questão interessante de abordagem!

Guitar_Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Algo que vai na contramão disso tudo, na minha opinião é algo assim:



lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


Por isso que caras como John Frusciante e Tom Morello se destacaram. Apesar de terem a capacidade de tocarem como "guitar heros", preferiram dar enfase a inovação e a melodia principalmente. Morello entao, principalmente, pois é um cara que mostrou que a guitarra não possui limites sonoros, e que ta muito longe de possuir. Chega uma hora em que é preciso inovar !



Eddie inovou, e foi o que foi na epoca, rapidamente ganhou destaque...e parece que o meio guitarristico ja ta ficando saturado dessa mesmisse como ja foi dita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendencia da mesmice dos guitarristas!