SG 61 Satin de Londres: vale a pena? Duvidas!

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# jul/12 · Editado por: conandrade


Amigos,

Estou salivando com a possibilidade de meu irmão trazer uma Gibson SG 61 Reissue Satin lá de Londres, até o fim do mês. Achei por £1.099,00 na gak.co.uk e na guitarguitar.co.uk . É esse preço mesmo? Ou na web é diferente? Quanto menos trabalho meu irmão tiver, melhor. Pretendo passar tudo limpo para facilitar. Ele está em um bairro chamado Camden Town...

Queria ajuda com os cálculos pois sou péssimo nisso. Tem a questão da alfandega, do imposto, transporte... quaisquer relatos similares seriam úteis!

Andei pesquisando em tópicos mais antigos e, vi um montão de esquemas... notas duplas, notas com valor menor; trazendo como bagagem de mão; despachando; desmontando... etc... queria evitar problemas e não pagar imposto. Mas vou reservar o dinheiro pra evitar problemas.

Meu irmão não pretende trazer nada de valor. Foi para estudar e, a princípio, traria só a guitarra, que certamente excedem os US$500,00 da cota.

- Ela vem em um hardcase. Tem como trazer na mão?
- Se não tiver como trazer na mão, o hardcase "segura a pressão" do despacho?
- Se for parada na alfandega, como é o processo?
- Declaro antes, durante ou depois do vôo?
- Se não declarar a guitarra e ele for pego, são os mesmos impostos caso eu tivesse declarado à priori? Ou piora a situação?
- Se, dentro do case, não estiver os papéis originais, plásticos, etc, melhora meu "perfil" perante o fiscal (aparentando uso)?

Acho que é isso... dá pra ver que são várias as dúvidas!

Obrigadasso pela atenção!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


* Dependendo da companhia aérea, sim.

* Dependendo dos funcionários da companhia aérea, sim. Peça para colocar adesivo de frágil se for o caso.

* Vão conferir o valor na nota e vão dar um search no google.

* É um instrumento de uso pessoal e instrumento de trabalho, então não há necessidade de declarar, já que a guitarra é do seu irmão e ele sabe usá-la. (se ele souber). Caso contrário, é durante o voo que deve ser preenchido o formulário.

* Caso haja necessidade de declarar, pode ser que piore (obrigação de pagar o dobro dos impostos em produtos que não foram declarados). Mas, até onde me consta, instrumento trazido como bagagem de viagem por pessoa que sabe tocar, se encaixa na resposta anterior.

* Se o viajante souber usar e o instrumento apresentar marcas de uso, sim facilita, principalmente se seu irmão ficou lá durante um tempo.

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


gucrispim

Êpa, que beleza de resposta! Obrigado!

Primeira etapa é confirmar, então, a cia. aérea e como foi marcada a volta. Talvez eu consiga informações sobre espaços de bagagens de mão. Argumentar com aeromoça deve ser útil tambem.

Sim, ele sabe tocar, felizmente. É baixista mas leva um som no violão com fácilidade. Então, nesse caso, não há a necessidade de declarar, correto?

Esse argumento de que é "uso pessoal/instrumento de trabalho", se ele precisar usar, vai ser em qual etapa do processo? Na alfandega para tentar não pagar o imposto? É nesse momento em que a guitarra com cara de usada pesa na avaliação, correto?

Vc não tem noção de quanto ajudou gucrispim. Valeu mesmo!

Quanto a alterações na nota? Será que é válido?
SG, mesmo Gibson, tem umas a metade do preço!

Mais uma vez, muito agradecido!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade

Correto. Não tenho visto pessoas sendo paradas na alfândega por levarem instrumento musical como bagagem de mão.

Correto.

Dependendo de onde comprar, eles não fazem isso de alterar a nota. Caso façam, pode ser que ajude, desde que não abuse e coloque uma Gibson com um valor absurdamente baixo na nota. De qualquer maneira, caso seja tributado é sobre o valor que eles pensam que vale. Mas a nota facilita na argumentação para pagar imposto menor (justo, no caso).

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


Como vai funcionar o IOF? Eu vou transferir pra ele aqui no Brasil e ele saca de lá. Quanto a mais, eu teria de pôr?

abraços!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Hahah vou cobrar a consultoria.
Cara, IOF para saque de conta corrente no exterior, se não me engano, está em 0,38%. Fora isso, se não for uma conta premium, é costume cobrar uma taxa por cada saque (algo em torno de R$12 para c.c. no BB).
Além de disso, tem a cotação do banco do dia, que é o mais variável da brincadeira. Você pode ligar na agencia do seu banco responsável pelo câmbio na sua cidade e saber a cotação para correntista na hora.

Broderick
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade

Rapaz, ta sumido heim? Grava mais uns blues pra gente hehe

conandrade
Veterano
# jul/12 · Editado por: conandrade
· votar


gucrispim
Ta no Rio? Loirinha gelada, que tal? hehehe

Valeu mais uma vez!

Broderick
P-O-RR-AH! (hehehe)
To querendo! Mas ta dificil! Minha guitarra ta em Londres! :)

Abração brow!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
haha não to, mas uma hora dessas apareço por aí. rs

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


o nichendrix tem postado por aí?? ele teve uma normal (gloss finish) não teve?

Gostaria de uma boa opinião sobre esta guitarra...
Som; principalmente o captador do braço - não encontro muita coisa na internet...

E outra coisa... to meio preocupado com a pintura fosca. Será que terei algum tipo de problema com ela ao longo dos anos?

Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Fica esperto com a alfândega e esteja preparado pra pagar os impostos. Nego tá de olho em guitarra ultimamente...

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


Led Zé
Sim sim, to preparado. E rezando muito! heheh

Mas baseado em que vc diz isso? "Ultimamente"? Essa época é de férias né... pessoal viaja muito. Talvez isso seja uma coisa boa... fim do mes, os aeroportos, provavelmente estarão cheios. E com certeza, gente com muito mais coisa que ele. Enfim... se parar, parou.

http://www.youtube.com/watch?v=7JgZGk01SJg&list=UUqhXkEjUde1deFM7NOXmU 1A&index=8&feature=plcp

Coisa linda demais. É ela. Mas com outra pintura.
Será que Satin finishes são um problema?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Camden Town

Onde viveu/morreu a Amy Winehouse, não? hahaha

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


Broderick
Velho, vendi aquela Fender há um ano, exatamente. Tava tocando pouco, precisando do dinheiro... acabei vendendo pra fazer outras coisas - a Les Paul permanece, mas não sinto ela como se fosse a minha guitarra! Não sei se dá pra entender; meu pai é o dono original desde 1970, quando trouxe da Alemanha e ele praticamente não toca mais. Só de vez enquando pra "desenferrujar".

Voltando a SG...
Achei 2 usadas, "baratinhas", ta quase certo.

O problema (doce, por sinal) que ta me incomodando é o fato do meu irmão ter achado uma Fender Stratocaster American Vintage 57 (surf blue com braço em maple, lindaaaaa), praticamente 0km por £530,00. Isso é um GRANDE negócio... maior custo/benefício da história... mas to cismado com a SG 61. Duvida cruel... sempre fui um Stratomaniac e a 57 (2 color sunburst) sempre foi um alvo! E agora que fiquei sem... confesso que não tem feito tanta falta assim.

É foda... que nem com mulher: vc entra meio que "distraído" numa noitada... sai com 5. Se chega com "fome"... sai no zero a zero.

Ê laiááááá....

conandrade
Veterano
# jul/12 · Editado por: conandrade
· votar


Galerinha, ajuda rápida:

To negociando uma SG usada com um cara lá em Londres.

A priori, estarei depositando o dinheiro no Travel Card do meu irmão pra ele resolver pessoalmente.

Mas, e se fosse o caso de ter que resolver imediatamente, e resolvesse fazer uma transferência pra conta do cara lá em Londres??

Como é isso??

Abraços!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Se você tiver conta no país é fácil.
Se fizer transferência de uma conta brasileira para uma conta estrangeira é um porre de chato e com tarifas.
Seu irmão pode ir a uma agência bancária e fazer um depósito.

Lembre-se que não há segurança nenhuma, em questão do negócio, em qualquer um dos 3 métodos. Não queremos outro Slashfoda.

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


gucrispim
Não pretendo depositar na conta dele não! Muita burocracia. E mais importante: É MUITO arriscado pra mim. Eu fiquei curioso a respeito dos impostos por isso perguntei. Não é fácil achar informações claras a esse respeito na internet.

Vou depositar no Travel Card. Daí ele saca e negocia pessoalmente. Achei uma Gibson SG 61 Reissue usada por £800,00. Pelas fotos parece em ótimas condições, nota 9/10. Apenas dois 'dings' na parte de trás. Meu irmão vai julgar pessoalmente. E é essa que estou negociando.

Se o cara não esperar e meu tempo se esgotar, vou na Fender Stratocaster American Vintage 57 semi-nova, em uma loja, por £530,00. Daí, se for o caso, uso como moeda de troca aqui no Brasil... ou fico com a guitarra mesmo.

A GAS na SG ta de doer!!! hahah

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Entendi! Posta aí o desenrolar da história!!!

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


Até agora tudo certo!
Comprei a Gibson SG usada! :)

Agora só falta trazer. Assim que eu tiver notícias eu posto aqui!
Ele chega no domingo de madrugada. Segunda estarei postando aqui o resultado com alfandega.

Ô ansiedade, cara... nossa senhora...

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
ah cara nao passa vontade mesmo nao! kkkk

viu, um amigo meu luthier foi pros eua (faz uns 5 anos isso). comprou uma fender strato standard com o case...ralou ela ("relicou") enfiou no case e levou DENTRO do avião sem despachar...rodou a bahiana lá falando q era o isntrumento de trabalho dele, assim como os notebooks q todo mundo leva...tiveram q deixar ele levar o case com ele no avião!!
loucura, mas saiu beeeeeeeeeeeeeeeeem barato...na epoca o dolar tava 1,60 e poucos! saiu algo em torno de 1800 reais a guitarra pra ele! ai chegando aqui no Brasil ele refez a pintura, gastou alguma coisa de insumos e mão de obra (entende-se, tempo...ja q ele é luthier e ele mesmo fez) e pronto!

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
boa sorte cara!!! espero que de tudo certo pra essa guitar chegar, tudo certinho, sem problemas

conandrade
Veterano
# jul/12 · Editado por: conandrade
· votar


ALF is back
The Man Who Sold The World

Putz! hahah pra que ele fez isso? Só pq curte? Nesse caso...
Mas não creio que precise tanto para demonstrar que é usada!

Meu irmão ta com medo de não caber no avião e talz, mas ele é grandinho e sabe se virar se precisar argumentar.

Essa SG é usada. Eu vi como ela está e parece bem novinha. Tem um arranhão no truss-rod cover (besteirassa) e 'roubaram' um knob de Tone, coisa que é tranquilíssimo de resolver. A parte a isso, o case está com aparencia de usado tambem, o que ajudará muito numa hipotetica argumentação. Claramente é uma guitarra usada e como não declara-se nada na ida.....

Obrigadasso pelas boas energias! É tudo o que preciso!
Abraços! Volto para dar notícias!

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


http://tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=45a326d02e2da210VgnVCM 1000009508020aRCRD

Olha que maravilha!
5kg + Artigo Pessoal*

São considerados artigos pessoais:
10) Instrumento Musical

VAI NA MÃO :) Uhul!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Depende cara. Quando voei de Tam (nacional), a minha guitarra poderia ir como bagagem de mão, caso eu a trouxesse em um bg. Porém, como trazia no case, tive que despachar.

Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Cara, trazer guitarra depende de uma série de fatores. Pode ser que deixem entrar como bagagem de mão pode ser que não. Isso varia até na mesma empresa. Depende do funcionário. Esteja preparado par despachar no case. Na alfândega a mesma coisa. Depende do fiscal. Tem cara que leva de boa se falar que é usada e instrumento de trabalho. Tem fiscal que encrespa, pede nota (sim, mesmo usada), fala que você devia ter declarado na ida, bla bla bla...Auditor Fiscal da Receita não é burro, muito pelo contrário, os caras passaram num dos concursos mais fodas do país. Eles estão carecas de saber que brasileiro tenta entrar com produto usado como se fosse de uso pessoal. Resumindo, esteja preparado para as duas coisas. Tanto para despachar quanto para pagar impostos.

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


gucrispim
É. rs

Sem contar que não encherguei que tambem depende de caber nas medidas do bagageiro, que tem no máximo 1.15m.

Em todo caso, 2 amigos meus que são músicos, disseram que sempre dá para argumentar e que, em um caso, a aeromoça o guardou em um compartimento na primeira classe.

Bah whatever... eu olho as fotos dela aqui e não to nem aí. Se despachar, beleza tambem... desafina um tom... embrulha ela direitinho e manda ver.

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


gucrispim
Agora que vi que o link não funcionou. É na sessão Serviços, da home page, depois Bagagem e Bagagem de Mão. Tem um quadro com tudo!

Led Zé
Sempre! Mas mudaram algumas regras recentemente, e parece mesmo, que as coisas andam um pouco diferentes com instrumento musical (ao contrário de pedais e amps, por exemplo).

Ele, neste caso, não teve que declarar nada na ida, por exemplo. Certamente vai chorar, dizendo que entrou no UK com a guitarra. Sem contar que ele toca e canta ao mesmo tempo com facilidade. É fácil mostrar que tem capacidade de ganhar dinheiro com isso. Felizmente é um cara de futuro e está se formando em Direito... tenho certeza de que ele vai adorar argumentar. Ele está com a Lei "debaixo do braço".

O forro do hardcase, perto da parte em que abriga o headstock, está descolado. O lado de fora com algumas marcas de uso. A guitarra em si teve um Tone pot cover roubado; tem um arranhãozinho no truss-rod cover e 2 'dings' atrás, no corpo. É usada, de fato. As cordas estão velhas!

Sinceramente, acho MUITO difícil ter problemas mesmo se ele for parado. Mas se tiver, paciencia, me viro...

Eu fiquei com medo é de ter que pagar mais uma taxa de peso excedente. Mas já vi que não! Uma mala e uma mochila. Nunca chegará nos 32kg do despacho.

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
\o/ Oremos!

conandrade
Veterano
# jul/12
· votar


CHEGOU! :)

Antes de mais nada, gucrispim, muito obrigado pela atenção. Vc foi, de todos que questionei a respeito, tanto virtualmente quanto pessoalmente, o que mais me ajudou nesta questão toda. Vi seriedade nas suas respostas e confiei plenamente. Sério, quando tiver pelo Rio, não passe desapercebido, pois te devo uma Eisenbahn do ártico hehe.
-

Meu brow chegou hoje cedo. Teve que despachar a guitarra, no fim das contas. Parece que o vôo estava lotado, só conversei com ele por telefone.

Quanto a guitarra, ele a enrolou dentro do case com roupas (rs) e mais roupas amassadas, de modo que não balançasse dentro do mesmo. Adesivou e foi-se. Não sei muito dos detalhes. Diz ele que abriu e tava intacta. Só acredito vendo! rs

Não teve nada para se preocupar no que diz respeito a alfandega.

Investimento total de £850,00 numa Gibson SG 61' Reissue. Paguei R$3,42 na libra. Quanto está uma dessa por aqui? A mais barata que vi, no RJ, está na Barra da Tijuca por R$7.015,00. Paguei R$2.907,00 em uma usada. Menos da metade.

Com fim de utilidade pública para os músicos e pseudo-musicistas (rs) que pensam em adquirir um instrumento musical profissional, deixo aqui, meu caso, meu relato e minha conclusão. Nesse momento (07/2012), é uma boa oportunidade.

Valeu a pena. Assim que pegá-la de fato, posto fotos ou, quem sabe, um vídeozinho! :)

AHHHHHH!!!!!

gucrispim
Veterano
# jul/12
· votar


conandrade
Que coisa linda!! Uma quantia justa de dinheiro, não esses absurdos que as vezes somos obrigados a pagar!!
Que bom que deu tudo certo!!

Agora tenho mais um motivo para ir ao Rio!!! Quando estiver por aí a gente toma uma, seguro!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SG 61 Satin de Londres: vale a pena? Duvidas!