Guitarra Giannini Diamond distorcendo com facilidade em qq amp

    Autor Mensagem
    BrunoNadkarni
    Veterano
    # jul/12


    Boa tarde, pessoal.

    Esse é meu primeiro post aqui no Cifraclub mas, como todo músico amador, acompanho e já acompanhei várias discussões aqui do fórum , especialmente em relação a assuntos ligados a luthieria.

    Tenho uma Giannini Diamond 78/79 com os captadores P-90 originais, mas reenrolados - segundo a pessoa que me vendeu a guitarra. Tenho essa guitarra desde dez/2010 e sempre gostei muito do som que consigo tirar dela. No entanto, desde sempre noto que ela tem uma tendência a ficar distorcida quando toco um pouquinho mais forte, e indentifico uma relação da distorção especialmente com frequências mais graves.

    De início pensei que o problema pudesse ser o fato do meu ampinho de estudo Danelectro Dirty Thirty 1x8 não segurar a onda dos graves da guitarra, mas tenho tocado em amps de falantes bem maiores (Fender Performer 1x12, Marshall JCM-800 4x12, Giannini T-3 2x12) e o problema tem se repetido mesmo com o amp em volumes médios (12h) no amp. Quando há controle de pré-amp, sempre tento colocar o pré no mínimo possível pra ver se ajuda, mas isso só ajuda a diminuir o problema; não resolve.

    Não sou nenhum expert em elétrica de guitarras, mas meus primeiros palpites foram: 1. diminuir a distância entre cordas e captadores; 2. há algo de errado com a parte elétrica da minha guitarra; 3. há algo de errado com os meus captadores (o que, de certa forma é a mesma coisa que o 2., só que mais específico).

    Devo levá-la no Rodrigo Cotia aqui no Catete ou no Bertlola em Niterói, mas não queria chegar sem ter nenhuma idéia do que pode ser o problema. Agradeceria se o pessoal pudesse me ajudar a descobrir onde pode estar o problema.

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cara eu tbm sou musico amador, tbm ja toquei com uma giannini antiga num festival que tava fazendo a msm coisa.

    eu acho que os captadores da sua guitara e single e quando se toca com mais volume eles distorcem msm

    se nao for isso, espere agum membro mais experiente aparecer por aki.

    Valeu :)

    BrunoNadkarni
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Valeu, cara. Vou ficar no aguardo pra ver se alguém mais vai falar.

    ogner
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    BrunoNadkarni
    So posso dizer que nao é normal...como o amigo acima comentou...so gera drive se for amo valvulado e em volumes relativamentes altos..ainda mais se tratando de p90 q nao sao humbs de saida alta....realmente é a eletrica oi os caps ja eram....os 2 cpas ( tem chave pra selecionar essa guitarra?) se comportam da mesma forma?

    BrunoNadkarni
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ogner
    Vou verificar com mais calma se os dois captadores se comportam da mesma maneira, mas tenho a impressão de que isso só ocorre mesmo com o captador do braço, que dá bem mais graves mesmo. Acho que isso é mau sinal: se fosse um problema de fiação, se refletiria em ambos os captadores, mas sendo só com um, talvez ele tenha ido pro espaço. Mmmm. Se for esse o caso, só mandando reenrolar?

    stryker1
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tenho uma Giannini sonic X séries que faz isso tambem se eu ligar ela alto e tocar mais forte ela parece que tem um overdrive mais leve ligado nela, mas achei que talvez poderia ser coisa do meu amp.

    BrunoNadkarni
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Amigos, fiz um teste aqui: liguei minha interface M-Audio que, claro, não é valvulada. Pluguei a guitarra no canal left da interface e configurei o ganho pra ficar num nível em que o sinal não clipasse (me certificando assim de que o drive não seria de origem da interface). Pra se ter uma idéia, o knob de ganho ficou mais ou menos às 10h. No Sonar eu gravei duas faixas tocando bem forte na guitarra primeiro em um captador e depois no outro.

    Conclusão: nenhuma das duas faixas apresentou nenhum tipo de drive. Assim, me parece que a guitarra não tem nenhum problema elétrico intrínseco em relação a isso. Se essa conclusão não for precipitada, acho que é questão mesmo de saber dosar o ganho nos amps que uso.

    Que que vocês acham desse teste aí?

    ogner
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    BrunoNadkarni
    Que que vocês acham desse teste aí?
    Cara, sao varios controles de entrada/ganho se tratando de gravação digigital.

    na minha opinião o teste valido é num bom amp de verdade. Nao mande enrolar, compre novos P-90.

    wiskeria
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Estes captadores tem mais ganho que um single de strato por exemplo, como foram refeitos podem ter feito ainda mais fortes e isso facilita distorção nos amps... a culpa é misturada, um pouco o captador por ter mais ganho e um pouco os amps por não darem muito som limpo...
    dos amps que vc citou o giannini tremendão deveria manter o som limpo em altos volumes, porem é provavel que o tremendão esteja desregulado ou com valvulas velhas...

    BrunoNadkarni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Peço desculpas pela demora no retorno aqui, gente, mas resolvi o problema. Quando fiz o post eu já tinha tentado aumentar o distanciamento dos captadores sem sucesso. Levei a guitarra no cotia e percebemos que os parafusos usados não era compridos o bastante, por isso os captadores não se distanciavam o bastante. Trocamos os parafusos e pusemos os captadores na distância ideal. Ainda distorce o meu ampinho de estudos, mas em bons amps de verdade fica tudo certo. Valeu pela ajuda, gente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Giannini Diamond distorcendo com facilidade em qq amp