Giannini Diamond

    Autor Mensagem
    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05


    Galera, adquiri recentemente uma guitarra Giannini Diamond.
    Quem me vendeu falou que ela é de 68 mas não está escrito em lugar nenhum de forma q não posso precisar.
    Ela está toda original
    Alguém conhece essas guitarras e sabe os detalhes de fabricação, madeiras, captadores, etc?
    Alguém sabe como eu poderia descobrir o ano exato de fabricação?
    Os caps dela são bons?
    não sei nada de guitarra mas me apaixonei por ela qdo a vi e comprei
    tenho tb uma tagima tele q uso pra testar os pedais q fabrico
    pois minha área msm eh a eletrônica
    dizem q ela é uma cópia quase perfeita da gibson es-335
    Alguém aí pode me dar uma luz?
    acredito q o modelo seja bem antigo mesmo pois a chave que troca os captadores é uma chave made in italy
    achei estranho os pots de volume serem 1m log, geralmente são mais baixos, não?
    alguém sabe me explicar como funciona aquela chave que seria o "quinto" knob mais perto da ponte?
    Agradeço desde já
    Marcos Andersen

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Já foi no site da Giannini? Lá tem (pelo menos tinha) um monte de catálogos em PDF dos anos 60, 70, 80 e até um dos anos 50, onde mostram vários modelos de cada época, de guitarras, baixos, amps.

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bulldog
    Já fui cara, tem vários manuais
    mas falam mto por alto dela...
    :-(
    abraços e valeu :-)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    As Gianninis Diamond são boas guitarras, embora os captadores e tarrachas deixem à desejar. Existe também, como em qualquer Giannini dos anos 60 e 70 muita variação, mas de uma forma geral é boa sim. Troque esses ítens que eu falei e ela vai ficar bem legal. Ela nunca irá chegar perto de uma 335 Gibson, mas mesmo assim vale à pena um "up-grade". O pot. próximo à ponte é um volume master ou um balance (em alguns modelos). O ideal será a troca de toda a parte elétrica. Procure um luthier habilitado em sua cidade pra tal serviço.
    Abç

    John Johns
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    eu vi uma Giannini por 550 mango, eu gostei dela... vale a pena dar upgrades nela?

    Wasted Years
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    qual giannini? akela cor d madeira q vc viu nakela loja na teodoro John Johns?

    John Johns
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wasted Years

    isso cara... akela de corpo interico

    Wasted Years
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pra mim tava boa o suficiente, quantos captores eram mesmo?

    John Johns
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wasted Years
    3 single

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pois é...
    eu tenho um Dimarzio Fred aqui em casa
    vale a pena por nela?
    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    John Johns
    Marcos Andersen Saraiva
    Sim, sem dúvida.
    Mas insisto na troca de tarrachas, pois as das Gianninis antigas não eram boas, apenas regulares.
    Abç

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Eh, eu senti uma ligeira (enorme) falta de precisão nas tarrachas..
    Quanto aos captadores originais, que tipo eles são? p-90? eles parecem ser single... mas não olhei direito, desmontei a parte elétrica toda
    e... 1m log pra controle de volume não tá muito não?
    E em que posição seria melhor eu colocar o meu Fredinho?
    Abraços
    Marcos

    John Johns
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    se consertar esses erros, sao guitarras podem ser consideradas excelentes?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    John Johns
    Excelentes não, boas.
    Marcos Andersen Saraiva
    Eles são "inspirados" nos P90, nada mais.
    Coloque seu DiMarzio na ponte e compre um captador como Shadow ou Kent Armstrong ou Spanich para o braço.
    Como te disse, toda a parte elétrica deve ser trocada e os potenciômetros padrão para Hb's são os de 500K (podem ser usados os de 470, 330 ou 250K também, mas quanto mais baixo o valor mais se corta agudos).
    Abç

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Legal, mas onde eu vou achar os escudos pros captadores pra não ter q ficar furando/remendando a guitarra?
    e, pq não são Excelentes e só Boas?
    se eu trocar tarraxas e botar uns captadores bala não vai dar um puta som não? o tipo de som q eu curto eh Neil Young, Crosby Stills and Nash, essas coisas. Abraços

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ahhh e esses caps Shadow prestam mesmo? ou tem coisa melhor?
    os outros dois q vc me indicou eu não achei...
    Gozado eu achei mto bom o som do cap do braço...
    bem gordo o timbre e encorpado...
    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcos Andersen Saraiva
    Escudos p/ captadores HB's se acham em qualquer loja de instrumento e/ou lutiería. Os captadores Shadows são bons sim (são de fabricação norteamericana), não no mesmo nível de um DiMarzio ou Deymour Duncan, mas legais e muuuuuito mais baratos que esses. Se vc gostou do som do capt do braço... então não troque, deixe ele aí.
    Essas guitarras tinham um braço legal e o corpo feito de materiais de uma certa qualidade, mas que absolutamente não se comparam às Gibsons (ou mesmo às Epiphones semi-acústicas como a Sorrento por exemplo) de maneira nenhuma. Se vc fizer os "up-grades" ela vai ficar uma guitarra legal e com um bom som, mas é só.
    Abç

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendo, legal... Também... Nem adianta querer te o som de uma guita de 6.000 reais numa de 800, né?
    Mas enquanto eu sonho com a minha Gretsch White Falcon vou brincando com essa mesmo...
    Ah, q tarrachas vc recomenda pra ela? blindadas e acho q tem s ser de 2 parafusos como as originais? um modelo mais vintage pra não desvirtuar...
    Loja de luthieria... onde eu acho isso na net? eu tô no interior :-) Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcos Andersen Saraiva
    Tem várias que podem te enviar pelo reembolso postal, sedex ou correio comum. Contate a Vintage(SP) ou a Musicware(RJ), por exemplo.
    Vc não vai encontrar tarrachas, mesmo vintage no mesmo padrão dessas aí (se são as que estou pensando), e o fato de terem 2 parafuso não muda nada, as blindadas exigiriam um aumento do diâmetro dos buracos das tarrachas, e quanto aos furos, é só tapá-los.
    Abç

    marcelo.h
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E entre essa GIANNINI DIAMOND 68 e uma Shelter 335 com pontes e tarrachas GOTO e captadores Seymour Duncan, considerando o mesmo valor?
    Qual seria a melhor opção?

    Ed Gomes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu toquei em uma Diamond de um amigo meu em 1986. Ainda lembro da imponencia dela, mas també lembro dos apitos incontroláveis dela em um volume um pouco maior (isso sem dist). Não tive tempo de investigar melhor o instrumento, mas parecia ser feita de um laminado muito fino e pouco ressonante, o que transfere a responsa pelo feedback descontrolado para a qualidade dos captadores. Saída estereo (dois jaques p10). Acho que o corpo era maior que uma ES-335 e com um contorno mais alongado. Bonita ela era, mas timbrava um pouco estridente demais para uma semi-acustica (ou seria acustica, não me lembro, mas ela reagia aos bends, parecendo uma acustica).
    Adoraria ter uma para pendurar na parede.

    Guynho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se eu não me engano, o Humberto Gessinger da banda Engenheiros do Hawaii tocou durante muito tempo com uma guita desse modelo, lá no inicio da carreira, e disse que realmente é uma boa guitarra, mas ainda é uma guitarra antiga, irregular, e de baixo custo...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    marcelo.h
    Sem dúvida a Shelter.
    Abç

    marcelo.h
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Realmente a Giannini está mais para coleção do que para performance. Estou vendo uma Shelter 335 customizada e talvez fique com ela. Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini Diamond