Autor |
Mensagem |
BrunoNadkarni Veterano |
# jul/12
Boa tarde, pessoal.
Esse é meu primeiro post aqui no Cifraclub mas, como todo músico amador, acompanho e já acompanhei várias discussões aqui do fórum , especialmente em relação a assuntos ligados a luthieria.
Tenho uma Giannini Diamond 78/79 com os captadores P-90 originais, mas reenrolados - segundo a pessoa que me vendeu a guitarra. Tenho essa guitarra desde dez/2010 e sempre gostei muito do som que consigo tirar dela. No entanto, desde sempre noto que ela tem uma tendência a ficar distorcida quando toco um pouquinho mais forte, e indentifico uma relação da distorção especialmente com frequências mais graves.
De início pensei que o problema pudesse ser o fato do meu ampinho de estudo Danelectro Dirty Thirty 1x8 não segurar a onda dos graves da guitarra, mas tenho tocado em amps de falantes bem maiores (Fender Performer 1x12, Marshall JCM-800 4x12, Giannini T-3 2x12) e o problema tem se repetido mesmo com o amp em volumes médios (12h) no amp. Quando há controle de pré-amp, sempre tento colocar o pré no mínimo possível pra ver se ajuda, mas isso só ajuda a diminuir o problema; não resolve.
Não sou nenhum expert em elétrica de guitarras, mas meus primeiros palpites foram: 1. diminuir a distância entre cordas e captadores; 2. há algo de errado com a parte elétrica da minha guitarra; 3. há algo de errado com os meus captadores (o que, de certa forma é a mesma coisa que o 2., só que mais específico).
Devo levá-la no Rodrigo Cotia aqui no Catete ou no Bertlola em Niterói, mas não queria chegar sem ter nenhuma idéia do que pode ser o problema. Agradeceria se o pessoal pudesse me ajudar a descobrir onde pode estar o problema.
|
tchedovollosky Veterano |
# jul/12
· votar
cara eu tbm sou musico amador, tbm ja toquei com uma giannini antiga num festival que tava fazendo a msm coisa.
eu acho que os captadores da sua guitara e single e quando se toca com mais volume eles distorcem msm
se nao for isso, espere agum membro mais experiente aparecer por aki.
Valeu :)
|
BrunoNadkarni Veterano |
# jul/12
· votar
Valeu, cara. Vou ficar no aguardo pra ver se alguém mais vai falar.
|
ogner Veterano
|
# jul/12
· votar
BrunoNadkarni So posso dizer que nao é normal...como o amigo acima comentou...so gera drive se for amo valvulado e em volumes relativamentes altos..ainda mais se tratando de p90 q nao sao humbs de saida alta....realmente é a eletrica oi os caps ja eram....os 2 cpas ( tem chave pra selecionar essa guitarra?) se comportam da mesma forma?
|
BrunoNadkarni Veterano |
# jul/12
· votar
ogner Vou verificar com mais calma se os dois captadores se comportam da mesma maneira, mas tenho a impressão de que isso só ocorre mesmo com o captador do braço, que dá bem mais graves mesmo. Acho que isso é mau sinal: se fosse um problema de fiação, se refletiria em ambos os captadores, mas sendo só com um, talvez ele tenha ido pro espaço. Mmmm. Se for esse o caso, só mandando reenrolar?
|
stryker1 Veterano |
# jul/12
· votar
Tenho uma Giannini sonic X séries que faz isso tambem se eu ligar ela alto e tocar mais forte ela parece que tem um overdrive mais leve ligado nela, mas achei que talvez poderia ser coisa do meu amp.
|
BrunoNadkarni Veterano |
# jul/12
· votar
Amigos, fiz um teste aqui: liguei minha interface M-Audio que, claro, não é valvulada. Pluguei a guitarra no canal left da interface e configurei o ganho pra ficar num nível em que o sinal não clipasse (me certificando assim de que o drive não seria de origem da interface). Pra se ter uma idéia, o knob de ganho ficou mais ou menos às 10h. No Sonar eu gravei duas faixas tocando bem forte na guitarra primeiro em um captador e depois no outro.
Conclusão: nenhuma das duas faixas apresentou nenhum tipo de drive. Assim, me parece que a guitarra não tem nenhum problema elétrico intrínseco em relação a isso. Se essa conclusão não for precipitada, acho que é questão mesmo de saber dosar o ganho nos amps que uso.
Que que vocês acham desse teste aí?
|
ogner Veterano
|
# jul/12
· votar
BrunoNadkarni Que que vocês acham desse teste aí? Cara, sao varios controles de entrada/ganho se tratando de gravação digigital.
na minha opinião o teste valido é num bom amp de verdade. Nao mande enrolar, compre novos P-90.
|
wiskeria Veterano |
# ago/12
· votar
Estes captadores tem mais ganho que um single de strato por exemplo, como foram refeitos podem ter feito ainda mais fortes e isso facilita distorção nos amps... a culpa é misturada, um pouco o captador por ter mais ganho e um pouco os amps por não darem muito som limpo... dos amps que vc citou o giannini tremendão deveria manter o som limpo em altos volumes, porem é provavel que o tremendão esteja desregulado ou com valvulas velhas...
|
BrunoNadkarni Veterano |
# nov/12
· votar
Peço desculpas pela demora no retorno aqui, gente, mas resolvi o problema. Quando fiz o post eu já tinha tentado aumentar o distanciamento dos captadores sem sucesso. Levei a guitarra no cotia e percebemos que os parafusos usados não era compridos o bastante, por isso os captadores não se distanciavam o bastante. Trocamos os parafusos e pusemos os captadores na distância ideal. Ainda distorce o meu ampinho de estudos, mas em bons amps de verdade fica tudo certo. Valeu pela ajuda, gente!
|