Como os astros pegavam as musicas antigamente?

Autor Mensagem
mindiamimbaba
Veterano
# jun/12 · Editado por: mindiamimbaba


Antes das tecnologias ,dos computadores que te permitem ter acesso a uma tablatura,ou cifra em um segundo, antes disso como é que os caras pegavam uma música? eu nao consigo imaginar..eles pegavam de ouvido ou com professores?e como os professores aprenderam?
Como será que numa epoca tão distante como a de B.B king , Chuck Berry e etc eles tiravam as musicas?pq com essa tecnologia atual tem neguinho que acaba desistindo de tocar por naum conseguir, então como era antigamente? O.O

monteiro.rj
Veterano
# jun/12
· votar


ouvido mesmo, não é tao dificil quanto parece

mindiamimbaba
Veterano
# jun/12
· votar


Ah intão todos eles tiravam as musicas de ouvido? O.O

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


pq com essa tecnologia atual tem neguinho que acaba desistindo de tocar por naum conseguir, então como era antigamente

Porque são preguiçosos.

Tiravam "de ouvido" e o que não conseguiam tirar, faziam do jeito deles, o que de certa forma acabou imprimindo sua personalidade, uma forma única, que tentamos imitar hoje.

Julian Altmeyer
Veterano
# jun/12 · Editado por: Julian Altmeyer
· votar


Na época deles, eles FAZIAM as músicas que hoje a gente tenta tirar com tabs, etc =D

mindiamimbaba
Veterano
# jun/12
· votar


mais mesmo musicas com vários efeitos da pra tirar de ouvido?

Victor Campana
Veterano
# jun/12
· votar




Victor Campana
Veterano
# jun/12
· votar




LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


mindiamimbaba

Claro que dá! É só tirar os efeitos (na mente).

carlcarl
Veterano
# jun/12 · Editado por: carlcarl
· votar


mindiamimbaba
estes citados não tiravam nada eles criavam o que tocavam.
não existiam escolas de musica popular,so de musica classica.
a escrita musical foi criada para que os compositores pudessem arquivar as suas obras musicais e claro para a comunicação e organização entre os musicos.nesta época nem o radio transmissor existia imagine gravador.
hoje,esta regra foi substituida(na musica popular)por gravadores,tablaturas,cifras,mp3 e outros.basta ver o que acontece neste nosso forum,trocamos arquivos de mp3 para que outros musicos participem de um projeto e na maioria das vezes nem o tom da musica é indicado.
é ouvidômetro mesmo.não quero incentivar ninguem a deixar de estudar leitura e teoria musical mas,o ouvido é importantissimo.
abç
Carl

mindiamimbaba
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl
intão eles só criavam suas musicas e ñ pegavam as dos outros pra tocar?

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


carlcarl
não quero incentivar ninguem a deixar de estudar leitura e teoria musical mas,o ouvido é importantissimo

Só complementando, estudar teoria é um caminho curto pra educar o ouvido.

Abixibarraba
Veterano
# jun/12
· votar


eles faziam um pacto com o capiroto, usavam uma maquina do tempo do capeta emprestada e viam para cá, o futuro, baixavam o Guitar Pro - 6 e tiravam as musicas.......massa né?

Lelo Mig
Membro
# jun/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


mindiamimbaba

Acho que sou o cara mais velhos do Guitarra (não de fórum...rs, de idade)...vamos lá.

Vinil na vitrola, guitarra na mão, ouvido nas caixas....na orelha cara!

Partes muito difíceis de perceber o que exatamente rolava, duas manhas eram utilizadas. Colocar o toca discos em rotação 45....isso fazia tudo ficar mais agudo (perto de 6 à 7 tons)...o baixo ficava mais audível para as pegar as tônicas....e a guitarra "pulava" de tão aguda, e para algumas passagens facilitava, contudo complicava na rapidez.

Partes muito rápidas, toca Discos na rotação 16.....ficava tudo muito grave, mas dava para pegar alguns desenhos de frases.

Bloco do lado, quem tinha escrita, escrevia a parti direto, ou escrevíamos a tab, ou só os acordes e algumas passagens.

Era dessa forma.

Lelo Mig
Membro
# jun/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Obs: Uma manhas a mais.......

- Fazíamos, às vezes, um freio com borracha escolar, colocado na beirada do vinil, pra conseguir uma rotação intermediária entre 16 e 33 rpm, já que não existia esta rotação nos toca discos...conseguiamos ouvir a m´sica uma terça mais ou menos abaixo...facilitava para alguns lances.

- Muita dúvida com relação a uma nota? Aumenta o volume do som, digita onde vc "suspeita" que seja em frente as caixas com volume no talo, quando o guitarrista der aquela nota, se você estiver na digitação exata "Tchanannn" sua nota vai soar e identificar exatamente qual é.

- A mesma manha valia para achar a afinação original.

Obs 2: Chuck Berry e etc, são anteriores ao tempo que descrevi....mas creio que além da observação, usavam métodos parecidos.

Quase todo guitarrista "pré" anos 80, aprendeu ouvindo os discos de seus mestres.

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


Como os astros pegavam as musicas antigamente?

Não pegavam, por isso eram originais, raramente faziam a versão de uma ou outra, mas a maioria tocava o que era seu mesmo.
Não haviam os guitarristas covers do Youtube!

Isso é muito interessante, hoje em dia, não tenho mais saco pra ver um vídeo de guitarra cover no Youtube. Prefiro ver novidades e coisas originais!

Um abraço!

Lelo Mig
Membro
# jun/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Leomju

Com exceção de bandas de baile, não era comum cover nessa época, principalmente de rock, que nem em rádio tocava...o grande público não conhecia. Vocês podem duvidar, mas tocar um Led Zeppelin ou Black Sabbath nesta época era furada, ninguém conhecia, só os poucos que curtiam rock.

Não tiravamos as músicas para fazer cover, e sim, para aprender, pegar macetes...não existiam métodos de guitarra nas escolas nessa época, todo guitarrista desse tempo, aprendeu harmonia e etc no violão....em meados de 70 começou a se ensinar alguma técnica de jazz, mas muito tímida.

Isso tudo pode soar estranho para vocês, mas é como era. Não havia ensino de licks, escalas de blues, power acordes, nada disso...aprendíamos violão clássico ou popular para desenvolver ritmo e harmonia, um pouco de jazz.

Tiravamos as músicas dos vinis, para "entender" na prática o que aquele guitarrista estava fazendo.....

Nós nunca víamos nossos guitarristas tocarem, não haviam vídeos, era só o som que tínhamos no vinil, as vezes um filme, um show, grupo nenhum vinha ao Brasil nessa época, mesmo assim, em show não há close de mão de guitarrista, não tínhamos esta referência...era SÓ o que tínhamos na bolacha...nada mais.

É dificil explicar para vocês aqui, outros tempos...outra forma de pensar a música.

Deco_ufrj
Veterano
# jun/12
· votar


nem precisa ir tão longe gente... quando eu comecei a tocar, 12 anos atrás, não existia guitar pro nem youtube... era musica de ouvido e songbook na mão...

Rednef2
Veterano
# jun/12
· votar


No ouvido mesmo cara!!

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Poxa, de fato tinha isso de tirar as músicas de LPs como o Lelo Mig disse. Mas isso era quando se arrumava o LP, mesmo assim se fosse emprestado tinha que gravar no K7 mesmo e se virar. E quando não se arrumava o LP, passava as tardes com o K7 engatilhado para gravar da rádio. Lembro de ficar com o gravador tardes inteiras atrás de sons do Queen, Led, Pink Floyd... Alguns aparelhos de fita K7 dava para fazer umas gambiarras de reduzir a velocidade, parecido com o que falaram do LP. Não só aprender as músicas era difícil, mas aprender a afinar sem auxílio da eletrônica também não era fácil não...

Mas o professor ou amigo mais experiente tinha um papel importante, se trocava muita informação.As vezes o amigo nem era mais experiente, mas tinha alguma informação para acrescentar. Tem um filme dos Beatles, inclusive disponível em DVD, que o Paul conta uma passagem nesse sentido. Eles estavam aprendendo, mas faltava o acorde de B. Daí souberam que tinha um cara longe, do outro lado da cidade, que sabia o acorde perdido e fizeram uma viagem até encontrar o cara, que mostrou aquele acorde de B7 (sem pestana) e solucionou o problema do acorde misterioso que faltava. É muito mais legal ouvir o Paul contando isso, a garotada iria achar curiosíssimo e hilário. De toda forma, essa troca de informação e contato inter-pessoal era muito importante.

Os pioneiros do blues aprenderam dessa forma. O BB King comprou um violãozinho que veio com um pequeno livreto com acordes, mas ele teve contato com vários caras que deram dicas. O Blues nasceu assim, muita gente credita que nasceu em Dockery Farms, uma grande plantation de algodão na cidade de Cleveland, Mississipi. Eu visitei esse lugar e postei no meu blog que fiz a pedido do pessoal do fórum. Um ensinava ao outro e faziam seus progressos meio que em conjunto.

monteiro.rj
Veterano
# jul/12
· votar


"Ah intão todos eles tiravam as musicas de ouvido? O.O"

uée, que mal há nisso? assim que se formaram excelentes musicos, e por isso hj em dia ta foda surgir gente foda de verdade.. de qqr forma tirar musica de ouvido realmente não é tao dificil,, quem nao tem opção acaba desenvolvendo com o que dá

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


mindiamimbaba
a hora q a agua bate na bunda vc da um jeito de fazer com o q tem...o recurso q eles tinham na epoca eram usados ao extremo...simplesmente tiravam, certo ou errado.
A tecnologia traz facilidade, e com ela a preguiça...são quase sinonimos...isso gera tantas mudanças...vemos ai o Van Halen lançando CD exatamente como era a decadas atras...um MITO da guitarra, acabou nao chamando mto atenção dos guitarristas de hj simplesmente pq todos ja o copiaram, agora ele nao é mais novidade

maspn
Veterano
# jul/12
· votar




não é atoa que o mestre,
mesmo sem recursos, continua sendo o melhor.



;)

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
Leo Mig

Sou mais novo que vocês, mas esse papo sobre LP e K7 me lembrou uma boa época, me dá saudade.

Ficar com a fita K7 no micro-sistem esperando a rádio tocar determinadas músicas... E quando conseguíamos, na maioria das vezes ela ficava com a vinheta da rádio nela, hehehehe. Colocar bolinhas de papel na trava da fita pra poder gravar, fitas embolando no deck.... Às vezes tentava gravar a música, mas ficava pela metade porque a fita acabava, e tentava virar rápido de lado pra tentar gravar o restante do outro lado, hehe.

A molecada sempre na rua....

Bons tempos.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei

Tinha sua graça, hein? kkkkkkk

Claro que hoje é muito mais fácil. Mas naquela época muitas vezes se pegava a essência e se dava um jeito nos detalhes, o que acabava por ajudar a colocar um estilo próprio. E acontecia de se tirar uma música, achar que estava tocando certinho, de repente descobria que apesar de soar bem, tinha outras notas e outras formas de tocar a música. Eu acho legal isso...

Lodi
Veterano
# jul/12
· votar


Queria ter vivido nessa época! Sou da era da internet e ela estraga todo o meu ser.

Melquib2
Veterano
# jul/12
· votar


Pode-se comparar isso com a ciência!
Antigamente que se estudava desenvolver as fórmulas teorias; Hoje só pegamos tudo mastigado deles que pesquisaram....; Com a guitarra não é muito diferente: Os caras que não tinham os recursos que se pode ter hoje, faziam do jeito que achavam que soaria bem, com isso vieram a criação das técnicas: O mestre fazia de uma forma difícil e complicada de se fazer e os alunos criaram a técnica. E nós criamos, quer dizer, outros criaram... e nós aproveitamos de: Guitar Pros, Desaceleradores de músicas... ... ... Enfim...

mindiamimbaba
Veterano
# jul/12 · Editado por: mindiamimbaba
· votar


Sabe em sempre tive interesse de ñ pegar as musicas dos outros para gravar um cover mais para aprender técnicas..sou auto didata , nao sei nada de teoria mais sei tirar algumas musicas, acho que vou estudar algumas técnicas por exemplo aquele começo da musica Johny be good do Chuck berry ou aquelas introduçoes das musicas de Surf super rápidas mas simples, o jeito que o Jimi hendrix usava o wah wah e etc.. acho que vou começar a fazer isso pq eu quero ter musicas originais..pegando um pouco que cada fazia , tentando fazer som como antigamente..

Adler3x3
Veterano
# jul/12
· votar


Existiam muitas revistas com cifras, e os solos eram indicados por números.
Solos mais simplificados usados normalmente nas introduções.
Mas a maioria tirava de ouvido mesmo escutando rádio.
Músicas que eram lançadas nos EUA na Europa escutavam pelo rádio e tiravam de ouvido.
Depois surgiu o mercado das revistas mais populares com preços acessíveis.
Mas as partituras custavam muito caro, e por este motivo as Cifras se desenvolveram.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Vejo que fez seu cadastro recentemente, já criou tópicos interessantes e pela sua participação, vai somar muito com a gente.
Bem vindo ao Fórum!

MMI
Rapaz, dei uma viajada aqui com as fotos do Blog. Muito legal!
Sobre tirar a essência da música, era assim mesmo né!
Depois de um tempo é que se ia corrigindo os detalhes!

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como os astros pegavam as musicas antigamente?