Qual a diferença do captador sem capa para o captador com capa (além da estética é claro)?

    Autor Mensagem
    matheusmaxg
    Veterano
    # jun/12


    Gostaria de que me informassem se muda o som. E se os meus captadores não tiverem capa e eu quizer colocar(questão estética), vai mudar o som por ele não ter na sua configuração original a capa? ?

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    boa pergunta..
    eu tbm queria saber

    Drinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    matheusmaxg

    Cara eu acredito cegamente que é só questão estética e ficaria muito surpreso se mudasse algo no som....

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    matheusmaxg

    Não só estética como a proteção da bobina também.

    A mão que transpira, a pele que se deposita nos cantos da guitarra, a umidade relativa do ar, ferrugem das cordas, entre outras coisas; tudo isso prejudica o captador se ele não estiver bem protegido.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    matheusmaxg

    Muda sim. Acho até meio óbvio, porque de certa forma muda o campo magnético.





    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Algum entendido

    Humbucker sem capa é mais barulhento pelo fato de não ser parafinado?

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    Nada a ver. Ele pode ser ou não ser parafinado tendo capa ou não. São coisas independentes.

    Os não parafinados podem dar mais microfonia. Mas um humbucker bem feito e não parafinado, como o Seymour Seth Lover não dá tanta microfonia não.

    matheusmaxg
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Então deixa eu ver se entendí: Ele(captadores que não tinha a capa e passam a ter) com a capa é mlhor por causa da proteção das bobinas, mas a melhora do som é quase irrelevante.

    Correto?

    STRONGHOLD
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Minha washburn veio com HSH, todos sem capa, minha mão suava muito e os polos acabaram enferrujando... coloquei um blackout na ponte e depois coloquei um cover preto(plástico) no neck e outro no single por estética... 0% de mudança no som.

    Kaah_lol
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O som muda, mas é coisa que não se percebe. Meu luthier me deu o seguinte exemplo: 'Se um captador sem capa dá um som de 13,5 Db, com a capinha, ele passa a ter us 13 Db redondo. Baixa cerca de 0,5 DB, no máximo mesmo 1,0 Db. Nada que interfira no som da guitarra. Não tem mirabolância de 'transformar' o som nem coisa de melhorar o som da guita se colocar ou não colocar a capinha. O som vai continuar o mesmo. Nem mudança de volume vc vai perceber com ou sem capa.
    Eu coloquei capinhas na minha Squier Jaguar e não deu diferença nenhuma.
    Abraços

    Motorbreath
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Motorbreath
    · votar


    Aproveitando o tópico: No Mercado Livre tem capas de metal para Humbuckers a R$75,00. É um bom preço? Em lojas físicas eu sei que por aqui (Santos-Guarujá) não tem, os lojistas até desconhecem isso como produtos para se comprar separadamente (tipo, "já vem de fábrica com a guitarra", etc.). Existe essa capa feita de plástico? Se sim, ela tem alguma desvantagem em relação a capa de metal?

    Link do ML:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658650048-capa-para-captador-hu mbucker-standard-les-paul-spirit-_JM

    E outra coisa: meu Humbucker é (±) assim (porque na verdade esses "pólos-núcleos" (não sei o nome ao certo) têm sulcos em forma de espiral-alvo, não são lisos como na foto), e os que eu vejo pela internet que estão com essa capa têm um lado do captador (lado "norte", pelo que vi) só com as peças marcadas, para se parafusar (acho), tipo esse (o lado de cima do Humbucker). Isso tem algo a ver, ou tanto faz o tipo de "pólo-núcleo"? Desculpem pela ignorância, mas além de não entender coisa alguma sobre esses negócios, até ontem eu não fazia ideia disso (dessa capa para compra). Sexta eu comprei uma moldura para humbucker (a última das lojas de Santos), tava achando que ia ficar "encaixada" no captador, mas ela fica (logicamente) em volta do vão do escudo, o que eu não queria...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Motorbreath
    (porque na verdade esses "pólos-núcleos" (não sei o nome ao certo)

    Esses são os pinos do captador. Os polos são dois: positivo e negativo.

    Até onde eu sei é necessário preencher com parafina os espaços entre o captador e a capa. Mas eu não sei te dizer o porquê disso. Entendo que a capa só influencia esteticamente.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    A parafina é pra travar totalmete a capa, porque se ela vibrar, sendo metalica, vai dar microfonia, aquele apito.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    A parafina é pra travar totalmete a capa, porque se ela vibrar, sendo metalica, vai dar microfonia

    Obrigado pelo esclarecimento ;)

    Motorbreath
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Esses são os pinos do captador
    Ah, bom, valeu!


    A parafina é pra travar totalmete a capa, porque se ela vibrar, sendo metalica, vai dar microfonia, aquele apito.

    Mas tem como a capa não vibrar? Tipo, ela ficar bem justa ao captador? Ou com todas as capas acontece isso, se não parafiná-las?

    E esse preço de 75 reais tá bom? Pelas medidas que o vendedor mostrou, ele serve certinho no meu captador.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Motorbreath

    Só as metálicas. Elas estimulam o captador, como uma corda.

    Motorbreath
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Motorbreath
    · votar


    Ismah
    E existe mesmo as plásticas? Se sim, elas têm alguma desvantagem?

    ogner
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Motorbreath
    Tem q parafinar...

    Acho caro pra dedeu....pq vc acha vendendo no ml humbucker
    Epiphone com a capa por 90,00..100,00...
    Prefiro comprar o captador todo..testar..se nao gostar, tiro a capa..hehehehe

    Motorbreath
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Motorbreath
    · votar


    vc acha vendendo no ml humbucker
    Epiphone com a capa por 90,00..100,00...


    Tem o link dele(s)?

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Não sei se alguém falou aí, mas CUIDADO com as dimensões! Nem toda capa encaixa em todo hb... e há diferença na distância entre pólos de ponte/braço.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    No aliexpress tem muitas capas legais a preço de banana, agora se enferrujam com o tempo eu nao sei kkk

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Motorbreath
    E existe mesmo as plásticas? Se sim, elas têm alguma desvantagem?

    Estética. Alguns dizem que a capa metálica melhora o som geral por aumentar a área dos polos, somando-os.

    Em teoria isso deveria aumentar uma pouca coisa (<5%) da saída, principalmente com som de cordas individuais, já que com os polos conectados, se teria uma barra maior.

    Nada relevante.

    Motorbreath
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Obrigado à todos, esclareceu bastante! Nos vídeos que eu vi, quando colocado a capa, o som fica um pouco (pouco mesmo) abafado/fechado, "aveludado", que nem nas Gibsons (acho eu). Uns dizem que não é bom pra quem quer muita distorção, mas eu achei bom o som com distorção, soou menos estridente, sei lá. Enfim, vou dar uma olhada, talvez compre, tanto a de plástico (se achar) como de metal, porque meu motivo de comprar isso é pra proteger os captadores e o interior da guitarra contra poeira, lãs, etc.

    silvagt
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Existe capa pra P90? Ou só humbucker mesmo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    silvagt
    Não.
    Porém existem versões do P90 com capa de metal ou no tamanho e configuração de moldura dos HB's comuns.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Motorbreath

    Por que você não entra em contato com a Malagoli Captadores? Como eles fabricam captadores customizados, pode ser que eles "customizem" o seu, colocando a capa metálica ou de plástico (como preferir), nas medidas certas, e já parafina eles pra você. Pode ser também que já possuam esta peça em plástico, já que eles mesmo fabricam (possuem moldes e máquina injetora). Nesse caso eu acho que o plástico é o ABS, que no meu pouco entendimento acredito que é o mais indicado pra cumprir esta função.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Recentemente eu coloquei capas metálicas no humbucker da minha PRS Custom 24, comprei no Mercado Livre e um luthier colocou para mim. Como já foi dito, a parafina impede que a capa vibre, o que tornaria o captador microfônico. Eu coloquei apenas para fins estéticos, mas sei que influencia no timbre sim.

    Vejam este vídeo (coincidentemente, a PRS do cara quase igual à minha):



    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Galera, é uma questão de opinião, mas acho a diferença de timbre insignificante

    Mas é opinião! ! Hehe

    Ou as vezes meu ouvido nao capta bem essa diferenca, se for isso, nunca vou saber hehe

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Rachmaninoff

    É gritante a diferença pelo que ouvi no vídeo que você postou. O timbre me pareceu mais aberto, porém, menos dinâmico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença do captador sem capa para o captador com capa (além da estética é claro)?