Como saber quando "tunar" uma guitarra?

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # jun/12


    Minha pergunta é simples:
    O pessoal diz que pra tunar uma guitarra (caps, ponte, etc) precisa ter madeira boa.
    O pessoal tambem diz que nao existe madeira boa, sao so madeiras pra estilos diferentes (nao é bem isso mas vcs sabem oq eu quero dizer).

    Entao quando é que vale a pena tunar uma guitarra mel dels?! xD

    Msess
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    éééé também não consigo entender.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    eh... todas as madeiras sao boas! Agumas que vem nas guitarra baratas sao muito boas pra fazer fogueira ! Brincadeiras a parte, essa madeira tem que ser cortada da forma correta, no tempo certo, trabalhada da forma correta pelo luthier (ou semi escravos chineses) entao nao eh bem assim , eh claro que a gente sabe que uma guitarra de 300 pila nao tem grandes chances de ficar 100 %. Tem que ter muita experiencia com varios instrumentos pra saber diagnosticar esse tipo de coisa. Iniciantes devem se preucupar em estudar e trocar so o que sentir necessario amadurecento ao longo do tempo. Essa e minha opiniao.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Velho, é complicado. Se vc tá começando a tocar agora n preocupa com isso n, o seu ouvido vai dizer a hora que vc precisa tunar. Mas é mais ou menos o seguinte: uma guitarra de 300 pila vc tem que: trocar as tarrachas, trocar o nut, trocar a ponte, trocar os captadores, trocar por exemplo os potenciometros e no final ela ainda vai ficar duvidosa devido a construção e madeira. uma de 900 vc troca por exemplo só as tarrachas e captadores e nut e ela fica bacaninha se a madeira for boa, a costrução for bacana. Agora, de um nivel pra cima ( as boas epiphones, squiers, gibsons, fenders, tal) vc ou nem meche, ou coloca os captadores da sua preferencia e ela fica foda. è por ai.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Head 2
    · votar


    Post duplo.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Head 2
    Vale ressaltar, que as Epiphones e Squiers têm séries consideradas de "entrada", ou seja, instrumentos de baixo custo direcionados ao público iniciante. Na maioria das vezes, comprovado por diversas fotos, a guitarra é muito mal feita e com um material de qualidade muito baixa.
    Acrescentando mais alguma informação, acredito que a partir da Squier Standart e Epiphone SG G400 e Epiphone Les Paul Standart, mexer na guitarra é vantagem, tendo em vista que guitarras vindas de fábrica com tudo top, custa mais caro que fazer ups no seu instrumentos. O valor de revenda raramente compensa, quase nunca, por isso pra upar uma guitarra, tem que ficar com ela por bastante tempo.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DouradoUK

    Sim, as Epiphones e Squiers são consideradas séries de entrada, mas esse comentário nunca deve vir desacompanhado do seu segundo comentário de que há instrumentos de alta qualidade dentro dessas marcas. Mando bem. Tenho uma G-400 faded. Puta guitarra. Toda top. Vale cada centavo. abç

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Head 2
    Eu tenho uma G400 normal e realmente, uma puta guitarra.

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Head 2
    El_DoradoUK

    Eu tenho uma Memphis MG32 e realmente, uma guitarra puta.

    Ok sem brincadeiras, eu não tunaria essa guitarra minha, mas ja uma G400 eu tunaria, entendeu cara? não vale a pena tunar uma guitarra se o preço das modificações ficar acima do valor da guitarra original, ou se o resultado não for bom o suficiente, que acabaria compensando pegar outra guitarra. É mais ou menos isso, é simples! mas difícil de explicar. . . .

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É que é o seguinte... Eu tenho uma Epiphone Les Paul Special 2. Mas queria uma guitarra com floyd, mas tambem nao queria vender minha primeira guitarra (valor sentimental xD).
    Aí vi algumas legais na loja por 1000, 1300. Abaixo desse valor pra mim acho que nao compensaria trocar de guitarra. Acontece que nao tenho esse dinheiro haushuahsuahsas.

    Entao meu pai me falo duma guitarra dele da decada de 70, da epoca que ele ainda era adolescente.
    É uma Giannini Fiber Serie.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425666244-guitarra-giannini-fib er-anos-80-_JM
    (nao é essa do link, é so pra vcs verem como ela é)

    Entao pensei em pegar ela pra mim e tunar.
    Ela ta com meu primo, acho que ela nem funciona mais, ta toda batida e regaçada. Seria a guitarra perfeita pra pintar e bordar, o que ajudaria tambem no meu aprendizado eu acho (na hora de tunar).

    Em compensaçao meu pai diz que ela nao era muito ruim nao... era HORRIVEL!

    Entao eu nao sei se tuno essa guitarra ou se compro uma nova :)
    A nova que estou falando seria uma Ibanez GIO da serie GRG, ou uma Cort X6 (nao achei pra comprar a Cort X6), coisas assim.

    krek71
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    renatoff
    Amigo, como a galera já citou acima, a casos e caso de instrumentos bons para tunar ou não. Pelo que entendi tu já tem a guitarra a tá querendo melhorar ela certo!? É Iniciante também (esse tipo de questionamento é típico de quem é iniciante...)!? Caso positivo as perguntas, seria melhor tu pegar a sua Giannini Fiber levar a um bom Luthier, dar uma geral na guitarra e desenvolver-se no instrumento. Com o tempo tu vai sentir a necessidade de coisas melhores e terá noção do que precisas no instrumento para continuar melhorando.
    Se for comprar...
    Teu Pai deve ter +ou- a minha idade para ter tocado em uma Fiber, então posso ter garantir que ele está certo e que há coisas muito melhores por 500,00 reais no mercado.

    Um Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Quando algo na sua guitarra não te agrada e é possível modificar, aí eu pensaria numa modificação. De um modo geral eu não procuro mudar nada.

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Entendi. Acho que vo ficar com a minha LP Special 2 e juntar dinheiro pra comprar uma nova com Floyd... nao vai valer a pena mexer na fiber...

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    renatoff Essa "gana" por floyd no começo só vai te atrapalhar, cara, se foca aí nos exercicios, tira bastante musica, debulha na tua guitarra. Depois se for o caso, tu pega uma com floyd pra experimentar... pra usar floyd legal ja tem que ter uma precisão mais fina, pra dar aqueles harmonicos legais, ou fazer bends bem afinados, etc.

    Abç!

    chiock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Como saber quando "tunar" uma guitarra?

    Quando tu sentir a necessidade ou a falta de alguma coisa que não esta no teu som e não porque um cara disse que a tua guitarra não presta.
    Flw.

    Itamarwjr
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É tudo muito complicado de analisar, como foi dito há caso e casos, é tudo relativo, por ex: eu tenho uma mg32 esculachada no FCC, mas ja vi tagimas muito inferiores em detalhes, mal construidas do que a minha, digo que dei sorte. Dai tens que ver se a madeira vale a pena, se foi bem tratada e tal, pra entao resolver tunar. Claro que se vc qr fazer coisa pequena na guita, tipo o cap não ta soando como vc queria, compra um melhor, qlqr coisa na próxima guita vc pode por ele. Eu fiz isso, pus um hot blade da malagoli na minha mg32 e ficou muito bom, claro por enquanto meu ouvido recebem bem o som.
    Mas é isso ai, troca de pessas quem manda é o ouvido, mas tem que ter bom senso pra saber se "vale" fazer a troca!

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Velho, conselho: fica com a sua e estuda, tal, mas se tá te incomodando e vc n consegue tirar isso da kbeça e perdeu o tesão pela sua guitarra troca sim, se vai te fazer feliz troca de guitarra e pega uma com floyd. a gente fica feliz mesmo é tocando na guitarra que a gente quer, seja iniciante ou avançado. Se seu ouvido tá pedindo troca. mas n perde a linha no estudo pra fazer coisa mal feita n.

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sabe, eu toco praticamente SÓ Avenged Sevenfold,o timbre que consigo com minha guitarra atual + meu amplitube 3 pra mim ta mais do que perfeito, consigo deixar o som da minha guita praticamente igual ao do synyster gates (guitarrista do avenged). So me faltava um floyd pra dar uma brincada.
    Toco guitarra há 4 anos. Sei la nao vejo problemas em trocar por uma guitarra melhor se eu tiver grana, mas ja vi que trocar de guita só pelo floyd eu nao preciso.

    Entao vo fica com meu equipamento atual ate poder ter um amp e uma pedaleira de verdade aqui. Na verdade eu tenho 2 caixas de 15 e um amp mas nao tenho pedaleira e moro em apartamento.... entao ja sabe, caixas potentes em apartamentos nao valem de nada.

    Acontece que minha guitarra ta distorcendo o som quando ligo ela no amplitube 3... agora eu nao sei se isso é da guitarra, dos caps ou do amplitube... alguem saberia responder essa pergunta? pq ai sim eu pensaria em investir! maldiçao! nao consigo um som limpo de jeito nenhum! so diminuindo o ganho pra 3 e o volume pra 3 e tambem diminuindo um pouco o volume na guitarra e aumentando a caixa de som... é normal? acontece com alguem? ja tentei abaixar os caps ai distorce menos mas ainda distorce, e se abaixar de mais os caps o som sai bem baixo e praticamente sem sustain, ou seja nao dura 2 segundos cada nota...

    (desculpem pela biblia que acabei de escrever xD)

    gustavo132ish
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    juninholiveira
    Eu tenho uma Memphis MG32 e realmente, uma guitarra puta.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu tinha uma mg 37ss e realmente é uma guitarra puta!! tinha ate pensado em tuna-la mais meu prof falou q n valia o gasto pq ela n é bem feita!! e tbm eu queria uma guitarra com floyd rose!! entao comprei uma cort x11 q é otima pra tunar futuramente!!!

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    puts resolvi o que vou fazer na minha guitarra!
    to ate feliz pela decisao!

    vou splitar os 2 humbuckers (se tiver 2 fios ai fico put...) acho que ai sim vai ficar bom!

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gustavo132ish

    cara to acompanhando teu tópico lah tb, to correndo atraw da X11, em breve eu pego ela, só aguarde hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber quando "tunar" uma guitarra?