Como comportar-se como um bom guitarrista

Autor Mensagem
SuperSucata
Veterano
# jun/12 · Editado por: SuperSucata


Como comportar-se como um bom guitarrista

Não vou ensinar aqui como tocar, trocar cordas, etc. As dicas dadas aqui são puramente comportamentais.
Em primeiro lugar vem o visual. Não há dúvidas que deixar a guitarra meio baixa deixa o seu visual bem melhor. Mas não se engane: se você deixar a guitarra na altura do joelho, tendo que tocar meio corcunda, você, certamente, parecerá um idiota.
Por outro lado, guitarra completamente acima da linha da cintura deixa você com cara de “viola, minha viola”. Existem apenas us poucos caras que têm direito a isso, que são os guitarristas super-excelentes-ou-profissionais. Se você não é um super-excelente-ou-profissional, não faça isso. Agora, se você é bom mesmo, (mas tem que ser bom mesmo) então pode tocar do jeito que quiser (eu tenho um amigo que toca bem tipo “viola”, mesmo, mas, em compensação, apavora na guita!).

A própria guitarra já representa metade do visual. Se você vai tocar numa igreja, não compre uma flying-V ou aquelas guitarras loucas estilo KISS. E, se você vai tocar heavy metal, saiba que metade dos ouvintes é guitarrista, e poucos são os que ainda se impressionam com o visual duma guitarra assim (visual bom, som tosco). Guitarrista gosta de som. Entretanto, uma Telecaster, nesse último caso, nem pensar.
Na dúvida, Strato e Les Paul resolvem 90% dos seus problemas. E é por isso que eu sou fã das Paul Reed Smith: é como se elas fossem uma mistura das duas.

E quando você que, assim como eu, é bem mediano, encontrar com um guitarrista muito bom? O que fazer? Primeiro: não se desespere. O outro cara não vai tirar sarro de você e sair falado para o mundo que você é um incompetente. Palavra de guitarrista não convence nenhum leigo que admira vocês dois (ou até admira muito mais você - tudo depende da sua simpatia).
Segundo: não pire. Você nunca vai conseguir executar aquela maluquice que viu não sei em que revista assim, de repente. Teu negócio é solar na escala menor? Beleza, faz isso. Faça o que você faz bem, nem que você toque uma nota por segundo. Não fique fazendo bends onde não precisa, nem tentando encher de frescura. Nessa hora, menos é mais.
Terceiro: não fique pedindo desculpas como se tivesse feito algo absolutamente besta. É o que você sabe fazer, e tem muita gente que não consegue, e outro tanto de gente que dá um coro em você e no tal guitarrista-super-parrudo.
Quarto: tente se divertir. Eu toco guitarra por isso mesmo. Procure fazer uma base bacana para o outro solar e fique curtindo, depois peça uma base e brinque um pouco. Curta a oportunidade! (Dica: aprenda a fazer um blues de 12 compassos, e sua vida está salva!)

E se você é o power-guitarrista e encontra um cara médião? Ora, vale o mesmo conselho: divirta-se. E não tente ajudar seu colega, a não ser que ele lhe peça. O momento já é tenso o suficiente para ele, e não é necessário ficar dizendo “olha, sem querer ser chato, mas você anda errando a altura dos bends”. Acredite, você estará sendo chato.

Outra dica importantíssima é essa: se você não for apavorar, então fique quieto nas “coxias”. Enquanto espera o evento começar ou durante os intervalos, só “abra a boca” se for falar algo que preste (falar = fazer a guitarra falar). Se você só quer brincar um pouco e se aquecer, então deixe o volume baixo, só para você ouvir. Isso porque, se as pessoas não ficarem simplesmente estupefatas (o que, geralmente, requer muita habilidade da sua parte), elas, com certeza, vão achar extremamente entediante ficar te ouvindo.
Na verdade, “silêncio nas coxias” deveria ser a primeira regra na cabeça de qualquer músico. Já imaginou se o baterista não parasse de tocar durante os intervalos?

Enquanto estiver tocando, se o ambiente for novo ou você estiver meio nervoso, cuide com os vibratos. Eu mesmo já sofri disso, e já vi muitos guitarristas fazerem o mesmo. Eles ficam fazendo vibratos em todas as notas mais longas, principalmente nas partes das músicas em que a guitarra fica meio abafada. Certeza: excesso de vibração na mão esquerda é feio e é sinal de nervosismo. Cuidado!

Prepare-se, também, para ser um herói. É, tipo “guitar-hero” mesmo. Não importa quão boa seja a banda, se você é o guitarrista solo, você será o herói dela. O único que pode, talvez, fazer mais sucesso, é o vocalista. Isso tudo entre os leigos, claro, pois os bateristas e os baixistas… bem, você já imagina quem eles vão admirar ou odiar.
Conseguir o posto de herói é automático, e mantê-lo é muito simples. Em primeiro lugar, você deve, sempre, fazer alguma coisa. Seja uma frasezinha no fim dos versos, uma intro para o refrão, ou um solinho para acabar, você sempre tem que ter sua hora. Não precisa encarnar o Joe Satriani nessas horas. Você só precisa fazer o que sabe (ou enganar todo mundo muito bem).
Mas nem pense em ficar o tempo todo “falando”. O silêncio é muito bem vindo. Você precisa, alguma hora, parar para pensar, e o povo tem que ter um tempo para pensar “o que será que ele vai fazer agora?”.
E, já que você, provavelmente vai virar um herói, seja simpático. Fale com as pessoas, sorria para as crianças chatas, pergunte e lembre o nome das meninas, e dê abraços carinhosos nas velhinhas.

Ah, e, depois da melhor apresentação da sua vida, não espere que alguém venha lhe dizer que essa foi a melhor apresentação da sua vida. Se esse alguém aparecer, é como um bônus inesperado. Então, nem espere por isso. Aprenda a curtir, você mesmo, suas vitórias. O que para você é ótimo, para outros pode não ser grande coisa. A vida é assim.

Bom, para terminar, vale lembrar que tocar bem não significa ser um Eddie Van Hallen ou um Satriani. Tocar bem significa fazer o melhor possível sempre e, com isso, criar boa música. Você já fez aqueles exercícios de solar com apenas quatro notas? Não percebeu que, escolhendo bem, você consegue solos lindos, só com aquelas quatro notinhas? Pois é isso o que vale. Busque melhorar sempre, mas saiba que ser bom no que faz não quer dizer ser o melhor, e que sempre haverá alguém melhor e alguém pior que você. O que importa é a música que você faz.

Obs: Não fui eu quem fez esse tutorial, peguei deste site e achei muito bacana, então resolvi postar aqui. Espero que tenham gostado e que ele tenha ajudado-os bastante.

sidguitar1
Veterano
# jun/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


SuperSucata
nao curto texto ideologicos, mais tem bastante gente daqui q curte, entao ta valendo,deu uma lida e muita coisa eu achei furada, o lance da guita pra cada estilo pra mim e uma coisa q ja era a muito tempo, so pra citar q o cara falo q metal nao rola tocar com uma teleca, vc te o kotzen destruir tanto no mr,big, quanto carreira solo e nas video aulas dele com telecaster( a mais nao e metal... e hard rock... e pesado o som do cara, pronto), entao, acho q nao tem regras, tom morello e outro exemplo disso ne,a parte q vibrato demais e sinal de nervosismo(zakk deve tocar muito nervoso hehe),vibrato mal feito e sinal de falta de estudo,ou errar pode ser de nervosismo, a parte q fala q o guitarrista e o guitar hero , achei palha demais, vc tem q ser natural na minha opiniao, nao seguir um manual de instruçoes pq nao funciona, falo pros meus alunos pra eles fazerem banda pq tem coisas q so se aprende na estrada mesmo, inclusive como se comportar, e tambem a parte de performace, acho q deve ser moldada com o passar do tempo e da tua experiencia tocando, a unica coisa q concordo desse texto e q nao se deve ficar tocando entre uma musica e outra num show, ou mesmo em um ensaio, isso irrita, e e falta de profissionalismo(mas na primeira banda ou gig com musicos melhores q o cara for tocar, tenha certeza q vao corrigir esse erro na cara dura hehe), mas sao coisas q como falei, vc aprende na estrada , enfim, cada um q de sua opiniao ai e se ajudar alguem ta valendo,abraço

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


E se você é o power-guitarrista e encontra um cara médião? Ora, vale o mesmo conselho: divirta-se. E não tente ajudar seu colega, a não ser que ele lhe peça. O momento já é tenso o suficiente para ele, e não é necessário ficar dizendo “olha, sem querer ser chato, mas você anda errando a altura dos bends”. Acredite, você estará sendo chato.

Hum, não concordo com isso não. Não tentar ajudar? Se isso virar moda, todo mundo que toca um pouco mais vai se sentir acima do bem e do mal, e vai esquecer que é apenas um bom guitarrista, nada além disso.

Prepare-se, também, para ser um herói. É, tipo “guitar-hero” mesmo. Não importa quão boa seja a banda, se você é o guitarrista solo, você será o herói dela. O único que pode, talvez, fazer mais sucesso, é o vocalista. Isso tudo entre os leigos, claro, pois os bateristas e os baixistas… bem, você já imagina quem eles vão admirar ou odiar.
Conseguir o posto de herói é automático, e mantê-lo é muito simples. Em primeiro lugar, você deve, sempre, fazer alguma coisa. Seja uma frasezinha no fim dos versos, uma intro para o refrão, ou um solinho para acabar, você sempre tem que ter sua hora. Não precisa encarnar o Joe Satriani nessas horas. Você só precisa fazer o que sabe (ou enganar todo mundo muito bem).


Estou tentando achar um grau de ridicularidade para esse trecho, mas até agora não consegui. Sem comentários essa passagem, pensamento completamente furado, imaturo, infantil...

Enfim, tirando o último parágrafo desse texto, que foi o único momento que o autor escreveu algo relevante, o texto todo é pura conversa fiada e papo furado. E além do mais, ninguém define o comportamento de ninguém, não existe a "receita de bolo" para isso. Existe sim a dedicação, a inteligencia, o bom senso, a humildade...Todos esses elementos vão te levar a ter um comportamento mais adequado.

Curly
Veterano
# jun/12
· votar


Engraçado como as pessoas gostam de colocar regras...

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


pergunte e lembre o nome das meninas - Bah, essa é fácil!
dê abraços carinhosos nas velhinhas. - Ok, farei isto.
sorria para as crianças chatas - Afff, essa é chata.
Fale com as pessoas

sidguitar1
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster
assino em baixo, enquanto alguem faz um texto desse num blog da vida pra tirar moral de guitarrista experiente, tem gente estudando, mas mesmo assim, mesmo pra quem gosta de textos ideologicos(odeio), esse ta bem fraquinho

Curly
Veterano
# jun/12
· votar


Esse aqui nunca seguiu nada disso...

Thyago_Trajano
Veterano
# jun/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar


é um "blablabla" dos mais chatos...

Annoying_Guitar
Veterano
# jun/12 · Editado por: Annoying_Guitar
· votar


Como comportar-se como um bom guitarrista

Como assim?

Isso é ridiculo, onde esta a personalidade de cada um?

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Curly
quem é esse noob metido a guitarrista? é o melhor guitarrista da historia por acaso ? U.U .

JJJ
Veterano
# jun/12 · Editado por: JJJ
· votar


Curly
Engraçado como as pessoas gostam de colocar regras...

Isso que é o primeiro tópico do cara... e ja vem cag... digo, ditando regras... kkkkkkk

Ô Super, seja bem-vindo, não esquenta com as brincadeiras, hein.

Curly
Veterano
# jun/12
· votar


hehe !

Doggy
Veterano
# jun/12
· votar


Comporte-se como um bom guitarrista:
Toque sua música!

vinicius000
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que quem escreveu esse texto na verdade nem nunca tocou guitarra na vida, e fica dando uma de sabidão achando que esses seus "conselhos" serão proveitosos.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Esse texto é pra rir ou chorar?

tomcykman
Veterano
# jun/12
· votar


lendo esse tipo de coisa nem tenho vontade de falar que "sou guitarrista". prefiro dizer que toco guitarra...

Dragonlokker
Veterano
# jun/12
· votar


Não dá pra ensinar um guitarrista como se comportar, cada pessoa tem uma personalidade diferente, um jeito diferente de agir.
Pega o Yngwie Malmsteen por exemplo, ele é mó metido pra carai, se acha o fodão pq é um fritador (não querendo desmerecer ele, ele toca pra carai). Mesmo assim ele faz sucesso por causa do estilo dele e das suas composições .
Ou pega o Steve Vai, ele faz akela cara dramatica em cada bend, as vezes parece q ele ta fazendo amor com a sua guitarra. E ele tambem faz sucesso por causa do estilo dele.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Como comportar-se como um bom guitarrista ? tentando ensinar como um guitarrista deve agir ?
Puts,daqui a pouco vão querer ensinar o papa a rezar a missa .

Jg Destroyer
Veterano
# jun/12
· votar


Como se comportar como um bom guitarrista?
que tal ser um bom guitarrista primeiro?

00H2
Veterano
# jun/12
· votar


Como tem gente nesse forum q gosta de reclamar...
Li o texto e levei na esportiva, tem umas besteiras que relevei, mas tem
boas dicas tb.

punkderile
Veterano
# jun/12
· votar


Como comportar-se como um bom guitarrista
Sendo humilde e sendo você mesmo ^^.

JC_Junior
Veterano
# jun/12 · Editado por: JC_Junior
· votar


Como se comportar como um bom guitarrista?

Se preocupando unica e exclusivamente com a música.


Na boa, nunca li tanta me#$@ num post só. Se você tá se preocupando mais com a aparência, ou vira estilista ou vai tocar Restart.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Minha mae falou q pra um guitarrista se comportar bem, tem q comer bastante e nao falar palavroes, fazer liçao de casa e etc...nao sei mais em quem eu acredito

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Complementando o ALF, e comer de boca fechada, não emitir gases, guardar o dia do senhor, e ajudar velhinhas a atravessarem a rua, e ser caridoso, andar limpinho...
Tá f... o nível deste FCC...
Agora tem até código de ética para punh... uma guitarra!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Keith Richards aprova este tópico!


http://www.youtube.com/watch?v=AJ_P1vfZYo4

Tamehiro
Veterano
# jun/12
· votar


SuperSucata
Na boa, meu camarada, cada um faz o que quiser. O que quiser mesmo. No palco, com o dedo nas cordas não é diferente. Sendo assim, tanto tocando ou fazendo qualquer outra coisa, bom senso é fundamental.

Assim como você acha chato o cara mais experiente reparar nos seus bends, muita gente acha chato você falar da altura da correia. Se eu gosto de tocar com a guitarra acima da altura dos Beatles ou abaixo da do Nuno Bettencourt,
quem é você pra me falar algo?

Zakk Wylde chega a dar bends de 3 tons só no vibrato, não significa que ele tá nervoso. E se tiver, que mal tem isso? Jim Root toca metal com uma tele. E aí?

Quando você se encontra com um guitarrista 'acima do seu nível', não vejo mal nenhum em pedir algum conselho, alguma dica que professor nenhum dá. Se o cara tiver bagagem pode te ensinar muita coisa. Se você já é mais rodado, pode dar um toque se o cara tá errando o bend e achando certo.


O último parágrafo, entretanto, tá muito bom. Você acabou o texto, porém, se contradizendo, já que passou a receita de como se comportar e acabou o texto com a frase mais importante, que foi contra tudo o que você falou: O que importa é a música que você faz.

PS: se você acha que o guitarrista solo geralmente é mais importante que um vocalista, e que ele vai ser guitar hero you're gonna have a bad time

g.wilhelms
Veterano
# jun/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


SuperSucata
Em primeiro lugar vem o visual. Não há dúvidas que deixar a guitarra meio baixa deixa o seu visual bem melhor. Mas não se engane: se você deixar a guitarra na altura do joelho, tendo que tocar meio corcunda, você, certamente, parecerá um idiota.

Certas coisas que escrevemos, também podem nos fazer parecer idiotas...

[i]Por outro lado, guitarra completamente acima da linha da cintura deixa você com cara de “viola, minha viola”. Existem apenas us poucos caras que têm direito a isso, que são os guitarristas super-excelentes-ou-profissionais. Se você não é um super-excelente-ou-profissional, não faça isso. Agora, se você é bom mesmo, (mas tem que ser bom mesmo) então pode tocar do jeito que quiser (eu tenho um amigo que toca bem tipo “viola”, mesmo, mas, em compensação, apavora na guita!).


Ah saquei, então enquanto eu estiver num nível iniciante ou intermediário, eu tenho que tocar com a guitarra sem estar acima da cintura, e só depois que eu me tornar um guitarrista profissional, vou poder tocar com ela como eu quiser? Baseado nisso, então é de se esperar que "você" ainda não toque com a guitarra do jeito que quiser.

AceFrehley
Veterano
# jun/12
· votar


hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

sr. das caravelas
Veterano
# jun/12
· votar


Kkkkkkkkkkkkkkk, é para levar a sério? Que fuleiragem meu Deus, aueiaehiuaheiauehaeuea.

De Ros
Veterano
# jun/12 · Editado por: De Ros
· votar


...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como comportar-se como um bom guitarrista