onde os professores estudam

Autor Mensagem
fernandofaria
Veterano
# jan/04


onde os professores de guita e violão estudam ?

o que e onde o cara tem que estudar para poder dar aulas?

macs
Veterano
# jan/04
· votar


Provavelmente eles fazem faculdade de música, se forem professores mesmo, profissionais...mas a maioria fez algum curso e começou a ensinar por conta própria, além de aprenderem a tocar o instrumento com certeza eles aprenderam teoria musical... um bom exemplo é a Faculdade de Música na UFRJ ou a Escola de Música Vila-Lobos ambas no Rio...

fernandofaria
Veterano
# jan/04
· votar


mas tipo não existe um curso especifico para o instrumento

na facu de musica aborda o que ?tipo quais as materias vamos dizer assim
o cara tem que aprender outros instrumentos?

Paul Gilbert
Veterano
# jan/04
· votar


cara, até onde eu saiba, vc faz por exemplo:
Música - Violão
Música - Flauta

entende, vc não faz tudo..
deve ter um curso mais foda, pra maestro talvez q eh bem foda... ele sabe tocar tudo, o mattos é Maestro... ele manda até na batera(q foi o q eu vi tocando no show... Ace of Spades - Motörhead e For Whom the Bell Tolls - Metallica)

fernandofaria
Veterano
# jan/04
· votar


quanto tempo duram esse cursos de facu de música?
há muitos diferentes?
quais tem aqui em são paulo?

Daniel_Barreto
Veterano
# jan/04
· votar


Os cursos superiores na área de música tem durações diferentes, por exemplo regência deve ter uns 6 anos de duração, composição, ou formação no instrumento, esse cursos ficam numa média de 4 a 6 anos.

maggie
Veterana
# jan/04
· votar


Os meus professores até hoje eram virtuoses, tocavam muito. E não tinham faculdade de música.

Kirk
Veterano
# jan/04
· votar


mas onde o andre mattos fez esse curso de MAESTRO?? tem no Brasil?? ou eh soh fora.....

naka
Veterano
# jan/04
· votar


maioria dos professores q eu ja tive e n tive aula n tem diploma de facul, tocam bem pra caralho mas n tem diploma
pq tiveram q comeca da aula mto cedo

piratarix
Veterano
# jan/04
· votar


soh existe uma faculdade no Brasil de guitarra.....e soh sei q ela eh particular

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Nao necessariamente precisam ter um curso em faculdade, nem em escola. Nao sao requisitos. Mas eh mais provavel q tenham cursado escola ou faculdade.

o vern fez aula 3 anos, e tem conhecimento suficiente pra dar aula(e dá). Qualquer um que seja didático, e tenha uma conhecimento muito grande do instrumento(nao precisa ser virtuoso) e souber lidar com os alunos pacientemente(tem muita gente q sente cocera soh de ver a pessoa errando um Mi menor)..etc, pode ser um professor.

fernandofaria
Veterano
# jan/04
· votar


piratarix

qual é essa no brasil?

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


piratarix

Não existe mais. Existia um curso na Estácio de Sá. Meu ex-professor foi da última turma.

Fiz Vila Lobos e 3 anos de aulas de guitarra e 1 de violão. E sempre estudo, não existe uma maneira para saber se você quer dar aula ou não. Eu tenho conheçimento suficiente para poder passar para os outros. Por isso começei a dar aulas, e outra coisa, eu quero que os outros tenham oportunidades que não tive de tirar vícios conheçer outras coisas e tal.

Mais ou menos isso. Não só pelo dinheiro e sim pelo conhecimento.

naka
Veterano
# jan/04
· votar


facul do souza lima e a unica do brasil q é reconhecida por berklee.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Vicio é foda vern, enche o saco, to conseguindo me livrar, to tocando blues e to variando mais.

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


naka

Souza Lima é Facul mesmo ? Ou é Graduação ? Ou Politécnico ? Porque 3° grau não tem mesmo saca.

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


Creio que no MEC não esteja regularizado Faculdade de "Guitarra" saca. Deve ser outra parada o Souza Lima. Lá não é conservatório ???

angus junior
Veterano
# jan/04
· votar


o meu ja ate completou a unicamp depois achuq q o mec

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


angus junior

MEC não é faculdade o sabichão.

MEC = Ministerio da Educação e Cultura.

Rapaz se só manda bola fora em. Deus me livre.

boSS
Veterano
# jan/04
· votar


e TATUI, é famosa tbm, acho q é uma faculdade de música, naum sei ao certo, só tem nego fudido

Jimmy Page
Veterano
# jan/04
· votar


Kirk não sei cara, só sei que ele toca tudo e é maestro... tem q ver numa biografia dele.. sei lá..
(eu sou o Paul Gilbert hehe)

GrungeMan
Veterano
# jan/04
· votar


usp aki de ribeirao é 1 por vaga... mas ñ deve ser mto bom ! hehe

John Andrade
Veterano
# jan/04
· votar


os professores fizeram aulas aasim como nós
nem todos fizeram faculdade (ex: Edu Ardanuy, Faiska, etc)
começaram a dar aula no momento em que sentiram que esse era o caminho deles. é isso.

guschard
Veterano
# jan/04
· votar


tem a ULM

Satch
Veterano
# jan/04
· votar


usp aki de ribeirao é 1 por vaga... mas ñ deve ser mto bom ! hehe
Tem nd ver isso nao, geralmente curso de musica é assim com vaga baixa e se brinca boa parte nao é aprovada.

Daredevil
Veterano
# jan/04
· votar


po galera alguem aki q jah tenha feito aula na villa lobos?
Vern
tu fez neh? oq tem q fazer pra entrar?

KrazyGuitar
Veterano
# jan/04 · Editado por: KrazyGuitar
· votar


qta bobagem... ate na USP tem facu de musica (quem disse q eh so particular?) e quem faz isso quer ser regente ou maestro, nd a ver com tocar guita, e maestro n toca tods instrumentos, ele tem q se especializar em 8 (classicos, como violino... nd de guita), se vc quer ser vai se preparando pq cada especialização eh 1 ano, fora os 6 de facu normal (por isso os maestros sao tdos velhos???!!! daaaaaa)... p ser professor vc so tem q entender mto de teoria e tocar mto tbm... n importa onde vc vai aprender, mas logico q qto melhor a escola de musica q vc estudar mais rapido vc vai atingir um nivel bom, mas isso depende de vc principalmente e n da escola

naka
Veterano
# jan/04
· votar


naka

Souza Lima é Facul mesmo ? Ou é Graduação ? Ou Politécnico ? Porque 3° grau não tem mesmo saca.

sei la ^^ chama faculdade souza lima.

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


Daredevil

São 2 níveis, básico e tecnico. Básico 2 materias por semana ou as 2 no sabado depende da sua classificação na prova que é bem fácil. Ténico já é voltado para o que você quer. A prova é bem mais difícil, onde se é analisado tudo, desde teoria até técnica, dinâmica tudo no seu instrumento. Aulas todos os dias. Ambos tem duração de 2 e mais anos.

Juneca
Veterano
# jan/04
· votar


Galera, vocês estão confundindo as coisas. O Conservatório Souza Lima, como o próprio nome diz, é conservatório e não faculdade. Existem várias faculdades de música no Brasil, como USP, UNICAMP, FAAM, Santa Marcelina, etc., (todas que eu citei são em São Paulo). Esses cursos equivalem a um curso superior sim (3º grau). Na USP por exemplo, é feito um avaliação prática e teórica (pente fino) designada por eles para selecionar alunos que já tem um certo conhecimento musical, inclusive o de leitura de partitura. Depois, somente os aprovados prestam vestibular pela fuvest para disputar as vagas.
Para o cara entrar numa faculdade ele deve ter conhecimento musical um pouco adiantado, para que ele possa acompanhar o andamento do curso. Um cara não pode entrar na faculdade se ele estiver na 5ª série, pois ele não vai ter idéia de nada que estará se falando no curso.

Agora não é um pré requisito ser um virtuose para dar aula, ou ser um cara de faculdade. O cara tem que ter um conhecimento maior do que o de seu aluno e conhecer teoria, escalas, campo harmonico, harmonização, formação de acordes, ritmos, leitura de partitura, intervalos, etc., que eu garanto que é muito mais difícil do que ter velocidade na menor harmônica.

O problema é que a maioria dos professores são somente "tiradores de música", e ficam subindo e descendo sobre desenhos de escalas, ficam rápidos é obvio, e impressionam (geralmente) os iniciantes por serem rápidos.
E esses caras muitas vezes não estão preparados para dar aula, pois não procuraram se aperfeiçoar, conhecer música de verdade. Vejam o Vern, está dando aula mas sempre estudou e continua estudando para se aprimorar e é claro que ele tem conhecimento para dar aula.

Desculpe o tamanho do texto, mas espero que leiam

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a onde os professores estudam