Careta = Feeling?

Autor Mensagem
Tender Surrender
Veterano
# mai/12


A galera diz que guitarrista que não faz careta, não tem feeling.

Afinal, o que é feeling? É a arte de fazer caretas conforme a música? Não mesmo! O feeling é dado na harmonia dos solos e dos fills.

Sam Totman faz caretas terrivelmente horripilantes, no entanto, não tem nenhuma melodia em seus solos.

O que eu acho é:

Existem guitarristas que fazem careta, mas não tem feeling.
E existem guitarristas que não fazem careta, mas tem feeling.

Alguns guitarristas que tem o famigerado feeling, fazem caretas ridículas. É o caso de Steve Vai, Carlos Santana e outros. Mas isso não quer dizer que as duas coisas estão interligadas.

Isso é o que eu acho.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tender Surrender

Depende. Vide o mestre Robin Trower. Esse é puro feeling. Alguns é mais coisa de "poser". Aliás, tem uns "guitarristas circenses" que dá até vontade de rir, com todo o respeito.

Falou!

Tender Surrender
Veterano
# mai/12
· votar


Uma vez eu ri muito quando vi uma performance do Vai na música "Firewall".

Foi muito engraçado!

A propósito: Como faz pra pôr o nome em negrito?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tender Surrender: Como faz pra pôr o nome em negrito?

Marca o trecho do texto com o mouse e clica no "B", na barra de botões.

Falou!

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Não estão intrinsecamente conectadas, porque a via primordial de alcance é a música, o som, mas como o intérprete utiliza o seu corpo, influencia de certa forma nesse tal "feeling". De forma secundária, eu quero dizer.

A minha interpretação de "feeling" é algo que foge um pouco dessa padronização "esse tem feeling" "esse não tem", seja usando critério o número de notas, a velocidade, ou a quantidade de "bends". Acho que é uma coisa que depende muito do ouvinte também, o feeling - que é uma coisa, pra mim, um tanto quanto 'abstrata' - não está só em quem toca, mas se quem ouve tem as ferramentas necessárias para compreender e ser alterado pelo o que está ouvindo.
Por exemplo, não me agrada o som do Vai, um que você diz possuir o "tão famigerado feeling". Por que? Por que não tem? Ou porque a minha formação, a minha percepção, ferramentas, o que me agrada, me faz incapaz de sentir o que ele toca?
A mesma coisa com o Malmsteen, ou com Slash. Os exemplos clássicos do fórum.

Italo L
Veterano
# mai/12
· votar


Um Exemplo de guitarrista que não faz tanta careta e tem Feeling é o Slash

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Um Exemplo de guitarrista que não faz tanta careta e tem Feeling é o Slash

não precisa fazer careta, basta ser feio...

sendo queimado vivo na fogueira em 3, 2, 1...

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


^
não falei?

Como você pode saber se ele faz ou não careta, se nem ao menos podemos ver o rosto dele? hehe :P.
Mas falando sério, observe a postura da guitarra, o jogo do cabelo, a posição das pernas, tudo isso são maneiras de posicionar o corpo e utiliza-lo de forma que capte a atenção do ouvinte e ao mesmo tempo relacionando-se com o que toca. É uma outra forma de "extravazar" o "feeling" e alterar o ouvinte, mesmo que não seja por caretas.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
sendo queimado vivo na fogueira em 3, 2, 1...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

bom...a careta é a forma visual do feeling...ela pode influenciar psicologicamente a sua percepção do feeling...é um recurso da categoria "performance"

o Vai tem uma PUTA performance...o show dele é simplesmente FODA
quanto ao feeling propriamente dito...na musica, ouço mto feeling da parte dele...mas a performance é ainda mais presente

quanto ao Slash...bom dexa pra la...diferente do Thyago_Trajano, eu nao quero ser queimado aqui! kkkk

um exemplo de pouca careta/ performance e MUITO feeling é John Petrucci


Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


A minha interpretação de "feeling" é algo que foge um pouco dessa padronização "esse tem feeling" "esse não tem", seja usando critério o número de notas, a velocidade, ou a quantidade de "bends".

É positivo meu amigo!

na realidade essa padronização antiquada de feeling só existe aqui no fcc acho....

que quem toca devagar tem e quem toca rapido nao hehehehe

com relação as caretas.... pode ser uma forma do cara expressar o que ele esta sentindo ao tocar.... eu adoro fazer caretas!

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


Tender Surrender
Existem guitarristas que fazem careta, mas não tem feeling.
E existem guitarristas que não fazem careta, mas tem feeling.
Existem guitarristas que fazem careta e tem feeling
Existem guitarristas que nao fazem careta e nao tem feeling

pronto,pode fechar o topico hehe

maspn
Veterano
# mai/12
· votar


kkkkk, a qualidade dos tópicos hoje em dia é lamentável...
que nem o clapton, ele nao faz careta, ele apenas fecha os olhos.

afinal, quem faz careta é quem chupa limão.

Italo L
Veterano
# mai/12 · Editado por: Italo L
· votar


Thyago_Trajano
sendo queimado vivo na fogueira em 3, 2, 1... hehehehehe...

não foi dessa vez q vc foi trucidado pelos fãs.



O que eu quis dizer foi q o slash não ''extravasa'' tanto Como alguns guitarristas...mesmo assim na MINHA OPINIÃO ele demonstra sentimento e feeling quando toca

londrer
Veterano
# mai/12
· votar


O "feeling" não ta na cara, ta no som.
Dá pra ouvir uma música sem olhar o guitarrista e, pela pegada, pela execução, pela intensão nos ataques, da pra dizer se o cara tem "feeling" tbm.

Não adianta fritar uma vaca inteira e fazer caretas que não vai ter "feeling" só pq ta fazendo careta.

O tão famoso "feeling" é aquela sutileza do guitarrista q coloca significado na execução, q entende o significado da melodia e às vezes nem é 100% preciso na execução, mas a interpreta de forma intensa.

pOkiz
Veterano
# mai/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Quer falar em feeling, automaticamente se fala em SRV.

Ta pra nascer um guitarrista que tem mais feeling que ele. Esse, definitivamente, se entrega e coloca toda sua alma nos dedos, pqp.

Até cantando ele expressa todo sentimento que a música propõe, porém feeling guitarristico é no solo dpois dos 2:00, nossa senhora... rs



Tender Surrender
Veterano
# mai/12
· votar


londrer

Você tem toda a razão. O feeling tá na música, não na lata.

Drinho
ROo

Entendi o que vocês disseram e concordo. As caretas e a performance são formas de expressar o que ele tá sentindo.

Mas o que eu tô dizendo é: Só porque ele faz caretas, não quer dizer que tem feeling.

Como eu já disse, Sam Totman e outros fritadores fazem careta, mas melodia que é bom, eles não tem.

Eu acho que feeling não é questão de opinião. Quem tem, tem; Quem não tem, não tem.

Me corrijam se eu estiver errado.

Raskólhnikov
Veterano
# mai/12
· votar


Acho que a careta num tem nada a ver. Eu mesmo tenho a mania de morder o lábio toda vez que faço um bend, e isso acontece sempre, não importa se eu tiver tocando uma musica que gosto muito ou se eu tiver só fazendo algum exercicio chato pra caralh......

londrer
O "feeling" não ta na cara, ta no som.
Dá pra ouvir uma música sem olhar o guitarrista e, pela pegada, pela execução, pela intensão nos ataques, da pra dizer se o cara tem "feeling" tbm.


Também acho isso.

Cristhyano
Veterano
# mai/12
· votar


Quando vejo esse tipo de tópico me pergunto se realmente é sério.

Junior AJNB
Veterano
# mai/12
· votar


Os guitarristas fazem careta quando tocam porque tocar guitarra machuca as mãos, ninguem percebeu isso?

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Mas o que eu tô dizendo é: Só porque ele faz caretas, não quer dizer que tem feeling.

Mas isso é óbvio.

Eu acho que feeling não é questão de opinião. Quem tem, tem; Quem não tem, não tem.

Não é uma questão puramente de opinião, tão simplória assim. O que eu quis dizer é que o feeling não é algo que se é atribuído alguém apenas por um critério de avaliação sobre aquele que toca, mas também na relação com o ouvinte, no que o ouvinte carrega consigo para ser capaz de ser alterado, emocionado, instigado pelo o que ouve.
Por isso a determinação de "este tem feeling" é simplória, porque desconsidera a outra parte fundamental, aquele que ouve. Nessa avaliação só a atribuição de um predicado e não a relação.
Ou melhor, essa relação está escondida, tomar como importante estes mecanismos de percepção e de "afeição" do ouvinte, estão escondidos, esquece-se disso ao proclamar "esse tem feeling".

Por exemplo, o amigo que postou o Petrucci. É universal? Já ouvi muitos dizendo que acham o Petrucci um pé no saco e é uma debulhação de notas sem feeling. Mas por que? Porque na construção auditiva, cultural, perceptiva do ouvinte, as coisas que o Petrucci faz não são assimiláveis, não causam alteração ou atenção. Em outros sim. Por isso eu disse que atribuir "este tem" e "este não tem" é simplificar demais uma coisa que tem trocentas variáveis e que não é tão facilmente "perceptível" como a boa execução de um padrão de notas.

Bach tem feeling? Talvez a maioria diga que sim, pra mim tem. Mas por que? Vamos desconsiderar que o cara é um marco na formação do sistema tonal, música que representa a cultura ocidental de vários séculos, que nossos ouvidos foram acostumados a ouvir isso culturalmente pra simplesmente afirmar "esse tem feeling"? Levemos ele a alguém formado culturalmente num sistema apenas modal e de pentatônicas... seria compreensível? Tão facilmente percebido este feeling "tão claro"?
Bach pode ter feeling, mas o ouvinte tem que ter os mecanismos para ser "tocado", para ter relação com quem executa.

A mesma coisa Slash, Malmsteen, Petrucci, Vai, Steve Ray Vaughan e etc.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Esse negócio de "feeling" é tão tosco, porque não "sentimento? Tamo no Brasil.

Junior AJNB
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms


Esse negócio de "feeling" é tão tosco, porque não "sentimento? Tamo no Brasil.

"Feeling" parece que fica mais bonito, parece que sao coisas diferentes até:

-Tal guitarrista tem sentimento
-Tal guitarrista tem feeling

Parece que feeling é alguma coisa relacionada a guitarra, já que sentimento pode ser qualquer coisa (felicidade, tristeza, etc)

Tender Surrender
Veterano
# mai/12
· votar


ROo

Tá, acho que entendi.

Junior AJNB

Sente dor?!?!?

O_o

Junior AJNB
Veterano
# mai/12
· votar


Tender Surrender

Sente dor?!?!?

Se o encordoamento é pesado e os dedos tao cortados, te garanto que sim

Deiab
Veterano
# mai/12
· votar


Aos 2:43 min, veja o feeling vazando!




Tender Surrender
Veterano
# mai/12
· votar


Junior AJNB

Já ouvi falar sobre isso, mas não acontece comigo.

Junior AJNB
Veterano
# mai/12
· votar


Tender Surrender

Já ouvi falar sobre isso, mas não acontece comigo.

Sorte tua cara, porque nao tem pior coisa quando a mizinha entra num corte no dedo durante um bend

Dói só de pensar

Tender Surrender
Veterano
# mai/12
· votar


Junior AJNB

Eu pensei e doeu. =(

Mas o cara tem que ser muito louco pra tocar com um corte no dedo.

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Deiab
Aos 2:43 min, veja o feeling vazando!

se ele tivesse colocado em um potinho, tipo de exame de fezes, poderia leiloar...ahhahahhahaaha...e GARANTO que teria comprador...

tpgslash
Veterano
# mai/12
· votar


se ele tivesse colocado em um potinho, tipo de exame de fezes, poderia leiloar...ahhahahhahaaha...e GARANTO que teria comprador...
(2)

se careta é igual a feelin não sei mas de vez enquando eu faço umas caretas medonhas oauoaeuoaueaoea

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Careta = Feeling?