Musicos que não sabem ler cifras

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


De Ros

Ué, C/D e F/G eu uso bastante!

Eu tava com medo disso, hehehe.

Desculpe minha ignorância, é que eu só aprendi o básico, inversão de acordes nas 3as, 5as e 7as. Nesses dois casos temos inversões na 2ª (ou 9ª). Nessa cifragem não diz que esses acordes são "sus2 ou sus9".

Entendo simplesmente que aí temos um Dó maior "comum" com o baixo em Ré. O "certo" não seria Dó com baixo em Mi (primeira inversão)?

Curly
Veterano
# mai/12 · Editado por: Curly
· votar


renatocaster

Ué, C/D e F/G eu uso bastante!

Depende, isso pode ser duas tríades tocadas ao mesmo tempo, pianista consegue, hehe !

Mas não também vejo problema com essa notação (americanos chamam de slash chords) indicando a tríade e o baixo, olha só, vamos supor que vc quer indicar uma linha móvel do baixo sobre um tríade constante, tipo: D, D/C, D/B, D/Bb, não tem um significado de intenção harmônica, não vejo melhor maneira de cifrar isso, mas também só estudei o básico, hehe !

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


Curly

Pô, vcs são chatões...Do nada tiram um coelho da cartola, hehehe.

Mas não também vejo problema com essa notação (americanos chamam de slash chords)

¬¬

Então tá explicado porque está "errado"...Slash Chords...

Calma gente, é brincadeirinha...amigo, amigo! :)

olha só, vamos supor que vc quer indicar uma linha móvel do baixo sobre um tríade constante, tipo: D, D/C, D/B, D/Bb, não tem um significado de intenção harmônica,

Aí sim, esse é um caso parecido com aquela música Trac-Trac dos Paralamas do Sucesso com Fito Paez. Tem um acorde tríade constante, como se fosse um "pedal" e o baixo seguindo esa linha móvel. Aí sim!

Abs

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Músico = pessoa que faz ou interpreta música
Sachiko M não toca instrumento algum, mas é uma puta musicista.

Agora, acho que para um músico que trabalha com música tradicional de qualquer tipo ajudaria muito o conhecimento de partituras, mas o de cifras é mesmo para músicos populares.

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Na prática eu vejo desta forma (C/D, F/G), mas em teoria vejo como um acorde suspenso mesmo (D9sus4, G9sus4), justamente por causa do que o renatocaster postou sobre inversão.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Já conheci gente assim, e sem querer generalizar, acho que em alguns casos rola um pouco de preguiça em estudar. Dei aula de violão para um cara um tempo, o cara tirava um monte de coisa de ouvido, só que ele tocava quase tudo em bicorde. Eu ia passar uma música para ele, e ele queria tocar tudo do jeito dele, e ele tinha um certo descaso com teoria também. Se o cara vai fazer aula, é para aprender. Era um cara que tinha uma boa percepção, se fosse mais dedicado daria bons frutos.

blackclarinet
Veterano
# mai/12
· votar


eu tbm n sou bom em cifra eu uso partituras

Metallover1000
Veterano
# mai/12
· votar


Conheço dois musicos que nao leem nada (nem partitura nem cifra:
1- Guitarrista- toca super bem, mas nao sabe ler nen tabs, tira tudo de ouvido, ate um peido se voce pedir pra ele tirar ele tira kkkk, ta com 15 anos de musica.
2- toca acordeon, esse ai tem uns 70 a 80 anos, aprendeu so olhando o instrumento do irmao mais velho aos seus 8 anos de idade. tambem nao ler nada, mostrei a ele uma vez a cifra de Cappim Guine do Raul, eele me perguntou para que serviam aquelas letras.

carnisa1
Veterano
# mai/12
· votar


Putz, não sei ler cifra, prefiro a tablatura e a partitura(uso bastante nas para passar as músicas do bach para a guitarra).

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


Ler uma cifra é algo tão simplorio que ninguem deveria se esquivar de aprender. Quando digo ninguem me refiro ao musico profissional ou quem almeja largos passos na musica. Cifra é uma forma de comunicação, faz parte da escrita musical, é mais demorado se comunicar com outros musicos quando a linguagem de cifra não pode ser usada, a cifragem agiliza o processo.
Quantas vezes chego num lugar para tocar e simplesmente o cara passa a partitura com a cifra e conta 1,2,3 valendo. No Brasil ninguem espera que vc vai ler uma partitura a primeira vista com fluencia, a não ser que vc seja um musico erudito, mas com certeza no ambito da musica popular as pessoas esperam que vc leia cifra com fluencia. Antes que me crucifiquem, eu me refiro ao ambito profissional.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/12
· votar


sanabria
Isso é mt comum, mtos alunos q me procurar tem essa deficiência: tocam bem mas n tem noção de leitura de cifras e outras notações básicas do instrumento.

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


LeandroP

Na prática eu vejo desta forma (C/D, F/G), mas em teoria vejo como um acorde suspenso mesmo (D9sus4, G9sus4), justamente por causa do que o renatocaster postou sobre inversão.

Então, eu vejo na prática quando é o caso que o Curly citou. O problema é que nessas revistinhas que estávamos falando, volta e meia aparecia um "C/D" desses largado no meio da música. Aí, nesse caso, acho que é erro de cifragem mesmo, não sei.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


renatocaster

Se existe uma melodia no baixo, aí sim, faz sentido. Senão é suspenso mesmo.

pOkiz
Veterano
# mai/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Meu pai é músico desde os 12, aprendeu tocar violao sozinho, ja ganhou festivais que tinham maestros vindos de São Paulo, apareceu no jornal, ja teve estúdio, compõe umas melodias que muitos famosos nem sequer chegam aos pés, e se eu falar pra ele o que é pentatônica ou um D9 ele não sabe o que é.

Me orgulho do pai que tenho.

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Meu pai é músico desde os 12, aprendeu tocar violao sozinho, ja ganhou festivais que tinham maestros vindos de São Paulo, apareceu no jornal, ja teve estúdio, compõe umas melodias que muitos famosos nem sequer chegam aos pés, e se eu falar pra ele o que é pentatônica ou um D9 ele não sabe o que é.

Me orgulho do pai que tenho.


Existem muitos assim meu caro, parabéns pelo seu pai.

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


mateusstarling

Disse tudo! Acho que são raras as exceções de um músico que não lê ou escreve alguma coisa "se dar bem" profissionalmente. E nesses casos são pessoas geniais, músico nato mesmo (sei lá de onde vem isso). Voltando à nossa realidade, saber ler e escrever pelo menos cifra, acrescenta muito não só no âmbito profissional como na relação com outros músicos só por mera diversão; pois como você disse é uma forma de comunicação e agiliza o processo.

Parece que a cifra amarra o músico, prende o músico em uma regra absoluta, mas é justamente o contrário, dá liberdade. Se você vai tocar uma música que nunca ouviu e tem a cifra na sua frente, mesmo que não conheça os arranjos, terá na sua frente a liberdade de improvisar.

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar


LeandroP
mateusstarling

Eu tbm concordo com vcs, as cifras ajudam bastante, acho que é a notação musical mais "a toque de caixa" que existe. Por exemplo, como descrever isso de uma maneira mais simples se não for com as cifras?

4/4 || D | G | Em7 | % | C9 ||

LeandroP

Se existe uma melodia no baixo, aí sim, faz sentido. Senão é suspenso mesmo.

Panucci, andei lendo mais sobre o assunto:

Jazz sus chord - A jazz sus chord[4][6] or dominant 9sus4 chord is a seventh chord on the fifth scale degree of the key with a suspended fourth and an added ninth. Functionally, it can be written as V9sus4 or V7sus9.

The dominant 9sus4 has a perfect fourth rather than a major third and is called a sus4 chord rather than an 11th, though it may also be called a slash chord (A9sus4 = G/A).[7] [A9sus4 = ADEGB = G/A = AGBD] Chord factors include 1-♭7-9-11 or 1-4-♭7-9, not 1-4-5 (a sus4 chord with no third).[8] Although the suspended fourth is not always resolved down to a third, the note is still not usually notated as an eleventh because of the chord's function as a cadence point.


Olha o tal do "Slash Chord" aí, hehehe.

Abs

NoIdeaS
Veterano
# mai/12 · Editado por: NoIdeaS
· votar


Shapu
, que dedicaram anos luz da sua vida lendo livros
vish.... =D

Tender Surrender
Você tem que fazer aulas e praticar diariamente se quiser realmente aprender.
Não.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


renatocaster

Não conhecia bem este termo "slash chord". Só tinha ouvido falar dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musicos que não sabem ler cifras