Vocês também tocam diferente dependendo da guitarra que estão usando?

    Autor Mensagem
    guizimm
    Veterano
    # mai/12


    Eu reparei isso um tempo atras, dependendo do modelo da guitarra, do timbre ou da pegada o que eu toco é diferente.
    Se eu toco numa strato, por exemplo, eu toco com mais ''leveza'', do mais enfaze nas sutilezas, toco com mais swing e tal, acho que a pegada e o timbre me influenciam.
    Já numa les paul ou Sg, eu toco com mais ''firmeza''(não achei uma palavra para descrever melhor), mais agressividade.
    Dei esses exemplos porque é mais facil de explicar, mas mesmo em modelos mais parecidos minha tocabilidade muda de acordo com a guitarra.

    Isso acontece só comigo ou alguem mais ja percebeu isso?

    eu sei que o jeito que eu descrevi e as palavras que eu usei fizera parecer clichê, mas não é frescurinha de gente que se prende a sensos comuns(no que se refere a guitarra), eu sinto isso mesmo, queria compartilhar

    André Perucci
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Isso acontece só comigo ou alguem mais ja percebeu isso?

    acontece com todo mundo bicho.

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    André Perucci
    legal, achei que eu fosse o unico

    gmoraes.sv
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    Acontece com quem tem versatilidade. Sei que existe muito guitarrista metaleiro que não consegue tocar em outra guitarra se não for uma Jackson, Esp e outras do gênero com ponte floyd rose. Eu gosto de muitas coisas, já tive muita guitarra diferente e hoje tenho uma Les Paul e uma Ibanez RG. Acho que o que faz vc ter esse lance da variação tem muito haver com tipos de músicas que vc ouve e eu acho isso muito bom.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Acho que acontece com a maioria.

    Se eu pego numa guitarra diferente sinto um pouco de dificuldade em alguns sentidos. A minha tem o braço muito fino e cordas mais baixas possíveis. Uma strato é o oposto, daí complica.

    Eu tenho um "problema" a mais. Se o timbre tá legal, eu sinto que toco melhor do que em um timbre que não gosto. Bem psicológico mesmo...

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gmoraes.sv
    acho que eu não chego ao extremo de não conseguir tocar determinado estilo em certa guitarra, mas a vibe da guitarra influencia minha vibe ta ligado(é, to falando escrotamente mesmo, foda-se)

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    GuitarHouse
    A minha tem o braço muito fino
    Uma strato é o oposto
    strato tem braço fininho tbm(mas nem tanto), aliás uma coisa que eu não curto em strato é isso, apesar de gostar do resto
    Se o timbre tá legal, eu sinto que toco melhor do que em um timbre que não gosto. Bem psicológico mesmo...
    nem tanto, um timbre bom faz a música ficar melhor, na minha opinião

    Led Zé
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu pego de acordo com o tipo de música e não o instrumento. É claro que a guitarra muda o jeito de pegar e é por isso que eu não gosto de strato. Bração e cordas mais altas, sem contar aquele cap do meio fdp que dá vontade de arrancar de tanto que eu encosto com a palheta.

    Buja
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu tambem toco meio diferente nas minha guitarras. Mas acho que é so por questao da grossura do braco e da espessura das cordas. Nada mais.
    Vou uma hora fazer um teste cego la em casa e ver se toco mesmo diferente dependendo da guitarra que pego.
    É so colocar um tapa olho e pedir pra alguem ir pegando as guitarras e mandando voce tocar a mesma musica sem ficar apalpando a guitarra, é so colocar no colo e tocar.

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Buja
    Mas acho que é so por questao da grossura do braco e da espessura das cordas. Nada mais
    então, a pegada do instrumento
    vc não é aquele que tem um monte de superstrato?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Cada guitarra é uma guitarra e isso independe do modelo...

    Doggy
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu mudo minha pegada dependendo da música, não da guitarra!

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MauricioBahia
    eu pensava isso
    mas eu toquei em duas stratos do mesmo modelo(a unica coisa que mudava era a cor), e as duas pareceram exatamente a mesma coisa
    se bem que eu toquei bem pouco nas duas, mas do que eu toquei eu percebi isso
    Doggy
    eu tambem, mas mesmo dentro de uma musica dá pra vc dar seu toque, é isso que muda pra mim

    nichendrix
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm

    Isso aí é normal, tu não dirige um celta e uma ferrari do mesmo jeito.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    isso é bem estranho, e é vero.

    quando eu fazia aulas, usava de inicio uma Ibanez JEM; braço finíssimo e cordas 0.09.
    Era uma delicia de tocar, tudo saía mais rápido e a execução melhorava bastante.

    Depois fiz com uma Gibson Les Paul, cordas 0.11.
    Minha pegada ficou muito mais agressiva, e o metal saía muito melhor nela....
    sentia um pouco mais de dificuldade em solos, mas as bases....

    depois passei a fazer com uma Fender Strato MIA; cordas 0.10 bem altas...
    parecia que eu melhorava os vibratos, embora minha pegada parecesse mais fraca...
    eu tinha a impressão de que os bends saíam mais afinados tbm...

    e a minha flying V me dá uma pegada bem firme, mas não tenho menos velocidade que a Ibanez, e vibrato menos expressivos que com a strato...

    Eu sinto bastante a diferença entre as guitarras...

    Doggy
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu tambem, mas mesmo dentro de uma musica dá pra vc dar seu toque, é isso que muda pra mim

    Exato! Mas o que quis dizer, é que independente da guitarra, meu toque será o mesmo, rs...

    Isso, claro, falando a grosso modo... Eu não consigo tocar blues da mesma forma numa guitarra com ponte fixa e em outra com floyd, por causa das "mecânicas" diferentes de cada ponte, a floyd tente a "desafinar" double-stops, o que pede que o guitarrista compense a leve mudança de pitch (tom?) nas notas.

    Mas, tirando esta excessão, realmente não consigo pensar em outra coisa que me faça tocar diferente em uma guitarra ou outra, rs.


    Abç!

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Doggy
    sei, eu não consigo manter a mesma vibe independentemente de com o que eu toco
    strinbergshredder
    vc faz aulas com umas guitas daora eim

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu quando toco em strats, les paul, sg ou es, me sinto muito a vontade e exploro bastante.
    Em flying v's, explorers, bc richs, e outras vassouras de corda, eu toco fogo, porque é uma bosta de tocar.

    kurt hendrix
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Doggy
    Eu mudo minha pegada dependendo da música, não da guitarra!

    Cara então vc é muito foda.vai me falar que vc consegue tocar umas musicas mais agitadas do SOAD com uma strato?! (Eu axo meio complexo demais!)

    Buja
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    então, a pegada do instrumento
    é cara, acho que a gente toca diferente dependendo da pegada da guitarra, igual na minha flying V minha pegada é muito diferente da strato comum.

    vc não é aquele que tem um monte de superstrato?
    kkk...nem tantas...agora preciso de guitarras mais gibson style...les paul, sg, explorer, hehehe, a GAS nunca para!
    Ainda to tentando transformar minha ggx 1hh em uma quase Jim Root Signature, ja que ela é uma strato com dois humbuckers, ou seja, nao é strato ne, strato de verdade tem singles, ela é uma superstrato disfarçada de strato.

    Renan Gonçalves Flores
    Em flying v's, explorers, bc richs, e outras vassouras de corda, eu toco fogo, porque é uma bosta de tocar.
    Que isso cara...rsrs....essas é que sao guitarras de verdade!
    Imagina o trio jackson-esp-bc rich em casa.....que loucura!
    hehe, to brincando cara....stratos (quando sao boas de verdade, lespas e até as telecas tambem sao guitarraças)

    kurt hendrix
    Eu mudo minha pegada dependendo da música, não da guitarra!
    Cara então vc é muito foda.vai me falar que vc consegue tocar umas musicas mais agitadas do SOAD com uma strato?! (Eu axo meio complexo demais!)

    Pra mim é tipo assim: a necessidade faz o ladrao. Eu sempre toquei red hot e sempre escutei children of bodom. Minha primeira guitarra foi uma flying V, e pela dificuldade tecnica de se tocar COB eu tocava muito mais RHCP. Mas RHCP numa flying V? É uai, so tinha ela! E eu tocava até bem com ela. É meio tenso, mas tambem nao é um bicho de 7 cabeças tocar soad com strato ou red hot com flying V. Depende do que voce, guitarrista, faz com a guitarra.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    kkkkkkkkkkkkkkk, eu fazia aula nesse estúdio aqui (olha as fotos no perfil do estudio no facebook)

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002743467332&ref=ts

    sem contar os amps brabos; eu ficava maluco lá...kkkkkkkkk

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    Acho que cada guitarra nos faz pensar de maneiras diferentes, eu por exemplo, com minha CLP II(Les Paul) sou um Jimmy page in a box, hehehe, mas quando pego uma stratocaster meu pensamento é outro, não consigo imaginar outra coisa senão uma base funkeada quando pego uma strato e sinto o timbre estalado dela, ou um Blues bem SRV, entende ?
    A sonoridade de cada guitarra nos lembra determinado estilo, logo, pensamos em função deste, acho que é por aí...
    Abçs

    guizimm
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: guizimm
    · votar


    Buja
    é cara, acho que a gente toca diferente dependendo da pegada da guitarra, igual na minha flying V minha pegada é muito diferente da strato comum
    exatamente, se eu for toca um um jimi hendrix numa explorer eu não ia ficar tão a vontade, por exemplo
    comigo é pior mesmo
    agora preciso de guitarras mais gibson style
    se livre de algumas superstratos rsrs

    strinbergshredder
    daora véi

    Felippe Rosa
    comigo é quase isso mesmo

    renatocaster
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Acho que é possível o guitarrista imprimir seu estilo e pegada mesmo tocando em guitarras distintas, mas é óbvio que a diferença de um modelo pro outro é sentida.

    Eu tenho uma LP e uma superstrat, a diferença é gritante. Uma tem o braço mais fino que a outra, escalas diferentes (ébano x rosewood), comprimentos de escalas diferentes (24.75" x 25.5"), pontes diferentes (fixa x floyd rose), calibres de cordas diferentes (0.10 x 0.09). Enfim, são muitas diferenças entre um modelo e outro para não serem sentidas.

    Eu só acho que quando eu estou tocando com a LP eu pego mais "pesado" por causa das cordas mais grossas, mas isso não chega a me instigar em gostar mais de tocar um estilo do que outro só porque são guitarras diferentes.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    renatocaster
    Não acho que seja só questão das diferenças físicas entre elas, como eu disse antes, acho que muda nosso modo de pensar, muda tudo, na verdade...
    Abçs

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    strinbergshredder

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002743467332&ref=ts


    PQP....

    André Perucci
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Em flying v's, explorers, bc richs, e outras vassouras de corda, eu toco fogo, porque é uma bosta de tocar.

    seria comico se não fosse trágico

    Cauê Brisolla
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Tem guitarra que eu pego e acabo me sentindo um idiota por completo ao tocá-la, porém isso não depende apenas do modelo da guita, depende muito também das suas regulagens.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Felippe Rosa

    acho que muda nosso modo de pensar, muda tudo, na verdade...

    Comigo não acontece isso. Não consigo sentir essa diferença "psicológica", apenas a física mesmo. Eu não penso em tocar de maneira diferente porque são guitarras diferentes.

    Abs

    00H2
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Isso acontece só comigo ou alguem mais ja percebeu isso?

    acontece com todo mundo bicho.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês também tocam diferente dependendo da guitarra que estão usando?