Como saber o tom da musica? Por Mateus Starling

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


Galera, eu entendo o ponto de vista de todos.
Eu publico semanalmente no meu blog matérias sobre o estudo do instrumento, eu apenas venho aqui e coloco o link porque assim é mais simples, eu também colo o mesmo link na comunidade G&G no orkut ( a unica comunidade que eu participo no orkut e ja a muitos anos nesse mesmo formato). É complicado chegar aqui e ter que formatar dentro de uma padrão que eu nunca usei, aprender isso especificamente para postar no cifra e somente para cá.
Como já foi dito anteriormente, as pessoas postam propagandas explicitas de marcas, links para sites e blogs com material de estudo, mas quando eu linco ao meu blog pega mal, enfim, eu não estou fazendo propaganda de outro site eu apenas hospedei o conteudo no meu site porque é o único lugar que eu tenho para postar com as figuras, é simples e rápido, arrasto e colo, uma pessoa que não tem muito conhecimento como eu é uma mão na roda. O meu site é o meu acervo com dezenas de aulas que eu ja venho publicando desde a epoca que eu escrevia na cover guitarra.
Se o único inciso que fala sobre isso for o "3.4. Fazer propaganda de outros sites", eu definitivamente não me enquadro nesse artigo. A lei é objetiva mas a aplicação da mesma é subjetiva e o meu ponto de vista como o de muitos outros aqui é de que eu não estou propagandeando o meu site, apenas lincando. Se eu estivesse publicando aqui um link da licklibrary ou algum outro site de estudo alguem iria deletar o topico por causa disso?
O meu blog é 100% voltado ao estudo do instrumento.
Espero que possamos contonar isso de maneira sadia. A uns anos atrás algum moderador me excluiu do cifraclub, nunca soube porque, fiquei anos sem entrar aqui e a pouco menos de 1 ano retornei com o intuito de publicar essas materias que também faço em outros lugares e em todos os outros lugares eu simplesmente coloco o link. Inclusive eu publico lições no guitarbattle e tem la explicidamete o link do meu site que o proprio moderador do guitar battle colocou, coisa que eu não coloco aqui.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Conteúdo do site do Mateus Starling:

http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/140-como-saber-o-tom-da-music a

********************************************************************** *

Vou tentar ser o mais objetivo e organizado num assunto tão amplo.

Quando falamos de música radiofônica em geral (pop,rock e etc.) onde a maioria das músicas são compostas num contexto tonal e com pouca modulação, podemos dizer que em 90% dos casos o tom é entregue logo no primeiro acorde da melodia da música.

Nesse contexto musical podemos dizer que a música é maior ou menor. Na maioria dos casos, quando a música é maior, ela se refere ao primeiro grau do campo harmônico maior.

Maior:

Veja no Ex1 o campo harmônico maior:

http://i49.tinypic.com/ips7tl.png

OBS: Acima os graus foram escritos em tétrades (acordes com 4 notas) todos com a sétima, porém, é muito comum vermos as progressões formadas por tríades, ou seja, sem acréscimo da quarta nota, que normalmente é a sétima ou sexta.

A música começa com o acorde do primeiro grau e depois ela pode seguir outros caminhos dentro do campo harmônico algo do tipo:

http://i48.tinypic.com/wr2tu.png

Algumas vezes também vemos a música começar por um acorde maior, mas ela pode começar pelo quarto grau ou pelo quinto grau, o que é um pouco menos comum. Dessa maneira é importante conhecer o campo harmônico maior para poder matar essa charada.

Só existem 3 acordes maiores no campo harmônico maior que estão localizados no primeiro, quarto e quinto grau:

http://i49.tinypic.com/1j7vde.png

Portanto, você precisa ver o lugar que cada um desses acordes maiores ocupa e, dessa maneira, você automaticamente mata a charada da tonalidade.

http://i45.tinypic.com/2lxjx5k.png

No exemplo acima o Tom é C, mas o primeiro acorde é o de quarto grau. Quando possuímos uma progressão com 3 acordes maiores sendo que 2 deles estão separadas por 1 tom (No caso F e G), já temos 99% de chance de que esses acordes sejam o quarto e quinto grau da progressão. Só não será dessa maneira se a música usar algum mecanismo de modulação ou de empréstimo modal.

Menor:

Quando encontramos uma música cujo primeiro acorde seja menor, na maioria dos casos o tom da música será menor eólio, ou seja, é o sexto grau do campo harmônico maior. Veja abaixo.

http://i50.tinypic.com/97701u.png

Dessa maneira contamos o sexto grau agora sendo o primeiro grau menor, mas a referencia dos acordes é a mesma, só muda o ponto de vista ou ponto de análise do mesmo. Se o tom for Am, vemos que o Am em questão é o relativo do acorde de C maior (primeiro grau)

http://i48.tinypic.com/2lne078.png

Veja a progressão abaixo:

http://i45.tinypic.com/5p1mxy.png

Percebemos que os 3 acordes maiores continuam na progressão, porém o primeiro acorde é o acorde menor. Vemos, também, que o acorde F e o acorde G estão da mesma maneira separados por 1 tom mesmo não aparecendo de maneira sequencial

Também vemos músicas começando pelo segundo grau menor, mas isso não quer dizer que a música seja menor, normalmente nesses casos o acorde menor precede o quinto grau que prepara para o primeiro grau maior, como por exemplo, na música Autumn Leaves. Esse tipo de progressão também aparece na música pop, porém muito mais no jazz e na música brasileira.

http://i45.tinypic.com/30jobrs.png

Continua em breve

Mateus Starling – www.mateusstarling.com.br (Mais de 50 video aulas diferentes)

leviribeiro
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling
ótima iniciativa, se der pra vc postar o texto aqui mesmo, com as imagens, seria legal, daí só coloca teu site como referencia em baixo!

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


mateusstarling
Espero que possamos contonar isso de maneira sadia

Não é o caso. Foi somente uma sugestão minha colar o assunto aqui. Não tem problema algum colocar o link do seu site como referência e de modo algum falamos nisso. Pelo contrário! Músicos como você devem ser conhecidos e divulgados, e nós como colegas temos que apoiá-lo nessa sua iniciativa.

Em outros ocasiões também acontecia o fato do cara criar um blog de interesse dos músicos, criar um tópico só com o link e deixar o assunto lá, no blog dele.

Não é complicado a formatação do fórum. Dá pra fazer tabela alinhada inclusive com a tag de tablatura. Tem centenas de postagens assim.

Também fiz um site há muitos anos. Um dos primeiros no Brasil a trazer a teoria e harmonia, com imagens, sons midis (naquela época nem o mp3 era popular). Eu era conhecido aqui por ter feito aquele site. No entanto os meus tópicos não indicava o site, salvo quando tinha mesmo alguma ilustração importante, relacionada ao assunto. O site chamava-se "bends & ligados" (e agora é bendesligado mesmo rsrsrsrs).

Esta regra sobre propagandas de outros sites existe pra trazer conteúdo ao fórum, pra dentro do fórum. Senão nem links com classificados de guitarra, pedais, reviews de outras fontes não seriam permitidas também, e todo mundo sabe que não é esse o caso.

Tem gente fazendo tempestade num copo d'água por causa de uma simples sugestão, querendo causar um caô. Só que são esses mesmos que acusam, denunciam, reclamam, ficam de mimimi, não colaboram; você me entende?!

--------------------------------

EDITADO:

Ficou feio, esquisito, o conteúdo que copiei do seu site e colei?

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


LeandroP

Também fiz um site há muitos anos. Um dos primeiros no Brasil a trazer a teoria e harmonia, com imagens, sons midis (naquela época nem o mp3 era popular). Eu era conhecido aqui por ter feito aquele site. No entanto os meus tópicos não indicava o site, salvo quando tinha mesmo alguma ilustração importante, relacionada ao assunto. O site chamava-se "bends & ligados"

Eu lembro, aliás, acessei muito esse site, hehehe. Época boa, hein!

Abs

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


renatocaster

Isso foi em 2000... Faz tempo pacas.

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix
Penso como você, aliás veja a semelhança do...

seu post:
Acho que aqui vale mesmo o direito romano: tratamento igual para os iguais e desigual para os desiguais. Creio que se isso serve pra guiar a constituição de quase todos os países democráticos do mundo, serve para guiar as regras do fórum também.
Não dá pra botar no mesmo saco o que o zezinhodas6cordas posta sobre um tema e o que mateusstarling posta sobre o mesmo tema, embora o tema seja o mesmo, não obedeçam parâmetros justos de comparação.


com o meu post anterior:
Se uma pessoa é multada na contra-mão de direção na cidade de Uruxum no meio da amazônia, em uma rua onde passam três veículos por mês, ele paga o mesmo valor de multa que um na Avenida Paulista, e não é a mesma infração com certeza! O Código de trânsito é cego nesses casos, mas o policial, com seu poder discricionário tem que ser inteligente e ver, enxergar o que está acontecendo...
O Cara na Paulista não pode dizer: Porque ele pode e eu não? Porque são infrações diferentes, embora o Código ache que não.


Starling
Penso como você, aliás veja a semelhança do...

Seu post:
Se o único inciso que fala sobre isso for o "3.4. Fazer propaganda de outros sites", eu definitivamente não me enquadro nesse artigo. A lei é objetiva mas a aplicação da mesma é subjetiva e o meu ponto de vista como o de muitos outros aqui é de que eu não estou propagandeando o meu site, apenas lincando. Se eu estivesse publicando aqui um link da licklibrary ou algum outro site de estudo alguem iria deletar o topico por causa disso?

Com o meu post anterior:
Bem voltando ao tópico (não estou falando do Mateus, mas de todo que usarem esses meios enfim) não vejo problema em postar sites aqui, não há divulgação explícita aqui e sim subjetiva... por exemplo, muita gente faz review de equipo que endorsa e etc... é uma propaganda "subjetiva"... nenhum usuário tá preocupado com isso... o pessoal quer é aprender sobre o equipo e tal... porque não tiram? Porque é altamente útil ao tópico, não causa mal e não há apelo pra se se tire! Quem esquenta a cabeça é o moderador, muitas vezes em detrimento de centenas de usuários que estão curtindo os tópicos!
Agora, vender explicitamente, não pode mesmo... se alguém posta um produto ou serviço com especificações e preços aí sim acho que deveria ser contido!


Acho que é preciso ter bom senso!!!

Bem, mas vopu parar por aqui nesse assunto, porque pode parecer que estou defendendo alguém, o que não é o caso, entendo o lado do Mateus e dos moderadores, só deixo minha opinião para registrar que às vezes ficamos infezados com tantas regras...

Acostumem-se moderadores e organizadores de Fóruns...
... os guitarristas são inconformados, protestam, querem se fazer ouvir... afinal isso é fórum de guitarristas ou de escaleta?
Se Raul Seixas, Hendrix e Keith Richards fossem membros do FCC já estariam banidos...


Valeeeeuuuuuuuu!

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP
Tem gente fazendo tempestade num copo d'água por causa de uma simples sugestão, querendo causar um caô.
Eeeeita... amigão... não é esse o caso, ninguém tá fazendo tempestade nem causando caô!
Simplesmente vc deu uma sugestão... e o pessoal através dela levantou muitas questões, que são pra organização, mas que perturbam o pessoal!
Ficou mais do que esclarecido que nenhum usuário viu nada de mal nos posts do cara até aqui (veja que até o nichendrix, usuário a quem respeito e aprendo neste fórum, fez um baita texto sobre a imparcialidade dos posts do Mateus)
.
Todos nós (e eu inclusive) entendemos o benefício gigante que vocês moderadores trazem para o site... essa semana mesmo você baniu um usuário que era tremendamente danoso para nossa boa conversação e para o equilíbrio do fórum!

Causaria um caô, se alguém escrevesse assim: " O Mateus está certo e os moderadores estão errados, ou vice-versa, mas não é o caso"

São apenas opiniões...

Se não pudermos expressá-las num fórum (que é criado realmente pra isso!), onde nos expressaremos?

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Leomju

Não me referi a você, ao mateusstarling e nem ao nichendrix.

A ideia do fórum é essa mesmo. Expressarmos, como tive a liberdade de sugerir na primeira postagem.

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP
Blz velhão... desculpa qualquer mal entendido!
Acho que tudo isso acabou sendo benéfico de alguma forma!

Valeu!

Segue o tópico sobre o assunto:
Tirar o tom, sempre usei somente o recurso do ouvido, por isso me extrepei algumas vezes... hehe... bom saber que existem esses certos macetes!
Muito boa a explanação!

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP

Uma opção é criar uma categoria de membro chamada colaborador, esse tipo de membro poderia, pelas regras, ter algumas liberdades a mais.

Não estou contra e nem a favor de ninguém, só acho que ao longo dos anos a realidade do fórum foi mudando, talvez seja hora de mudar um pouco.

Eu sei que nem você e nem o Bahia tem a autonomia pra decidir isso, sei também que aqui se esta sugerindo muito, mas como eu nunca tive retorno das sugestões que tive pro fórum, acho mais simples trocar essas ideias com os moderadores.

clebergf
Veterano
# mai/12 · Editado por: clebergf
· votar


LeandroP
Tem gente fazendo tempestade num copo d'água por causa de uma simples sugestão, querendo causar um caô.

Não sei se vc se referiu as minhas sugestões, caso tenha sido, essa não foi a minha intenção, eu só falei algo que eu penso desde que comecei a frequentar o fórum e que não tinha falado antes pelo fato de eu não ter visto nenhum tópico abordando e não tinha a intenção de criar ou ficar procurando tópico somente para isso...

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Entao blz...td certo e nada resolvido =P

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/12
· votar


Muita discussão, e a discussão importante não foi discutida. Que beleza...

Dr Jivago
Veterano
# mai/12
· votar


Na minha modesta opinião, sugiro ao forum rever suas regras quanto a esse caso porque se levar a risca, postar videos do Youtube seria também irregular, afinal é propaganda de outro site (Youtube).

Seria mais interessante sugerir ao usuário que deseja postar link para algum site próprio que, em contrapartida, coloque um link do cifraclub no seu site.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ALF is back: Entao blz...td certo e nada resolvido =P
Dr Jivago: Seria mais interessante sugerir ao usuário que deseja postar link para algum site próprio que, em contrapartida, coloque um link do cifraclub no seu site.

A questão já foi resolvida: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/286114/p1#8278438

E foi APENAS isso que o LeandroP sugeriu logo em sua primeira postagem! Pelo amor de Deus, há algum problema em postar o conteúdo no fórum?

Abs

ps. agora "fui" mesmo! :)

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


Vamos lá, se não for problema exponho os fatos.
A minha vida como musico profissional é basicamente dar aulas de guitarra presenciais e online, ensaiar e cuidar da venda do meu material didatico, cds e etc. Sou casado e tenho 3 filhos, sei que todos também possuem suas respecivas obrigações mas....
Pedindo a sincera compreensão visto a minha ignorancia para me enquadrar nessa formatação e a falta de tempo disponivel para isso, seria possivel que eu continuasse a postar o meu link e em seguida alguém generosamente poderia vir aqui e formatar no padrão proposto? Ou então, alguém abrir um link especifico (fixo) aqui no cifra para os meus posts, como fora sugerido pelos amigos, para que eu posso colocar somente os links e dar uma atenção especificas para as pessoas interessadas.
Seria possivel?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mateusstarling

Não há problema algum!

Por gentileza, solicite na Central de Ajuda. A Moderação não pode fazer algo "extra classe" sem que a Administração avalie antes e esteja devidamente documentado no Painel da Moderação/Administração. Basta colar o texto acima! Esse é o link: http://forum.cifraclub.com.br/?action=ajuda&modo=msg

Obrigado!

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


mateusstarling

Ok... Fechado! Pode contar com a nossa ajuda!

clebergf

Também não foi referente a você. Pode ficar tranquilo ;)

nichendrix

Sua ideia é ótima!

Dr Jivago

As regras do fórum foram criadas no decorrer dos tempos, e foram criadas desta maneira, com discussões, sugestões, para o bem comum. Com relação a regra de não fazer propaganda de outros sites é justamente pra inibir spamers, ou fazer do fórum uma mera ferramenta de redirecionamento. Eu mesmo já indiquei vários outros sites, porque fazia parte do contexto.

**********************************

Acredito que tudo ficou resolvido.

mateusstarling

Peço desculpas a você por, sem querer, desvirtuar o assunto do seu tópico. Se quiser, pode fazer outro tópico sobre o mesmo assunto e a gente deixa tudo formatado. Abraço e continue sempre postando, compartilhando conosco as suas experiências, conhecimentos, dando dicas pro pessoal, etc. Particularmente eu gosto muito do seu trabalho e desde que frequento aqui eu torço por tópicos como os que você cria.

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP

Ah, blz... :)

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP

Assino embaixo seu post e:

Ok... Fechado! Pode contar com a nossa ajuda! (2)

Abs

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
LeandroP
OBrigado moderadores por terem compreendido.
Apartir do proximo eu posto aqui e vocês dão o jeitinho profissional, hehe
Meu proposito é postar de 10 em 10 dias.
Fiquem com Deus.

Rednef2
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Muito esclarecedor e didatico o texto, essa é uma duvida muito comum entre a galera que estuda musica.

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


Ehhhhhhhh!

Que bom, foi tudo resolvido de maneira bem legal... parabéns a todos!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju: Que bom, foi tudo resolvido de maneira bem legal... parabéns a todos!!!

Então... Mas aí "perdeu a graça"... Ser educado tá fora de moda (plim, plim). hehe Tem uma galera do FCC que curte um barraco!

;)

Abs

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Gosto do Método do matheus, poucas aulas são tão didáticas. Estou a bastante tempo sem ver teoria, com isso preciso me reciclar e usarei o Mateus para tanto hehe. Abraço e continue com o bom trabalho fera.

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


Shapu Obrigado parceiro, vou estar sempre por aqui enquanto for amado por alguns, hahahahaha.

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Shapu Obrigado parceiro, vou estar sempre por aqui enquanto for amado por alguns, hahahahaha.

uhahuhuahahauhahu pode deixar :D.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mateusstarling: vou estar sempre por aqui enquanto for amado por alguns, hahahahaha.

Velho, é um privilégio ter você aqui no fórum, assim como tantos outros que só enriquecem e enobrecem o FCC, tão carente de profissionais gabaritados. E é justamente por isso que me ofereci pra te ajudar nas postagens, até pq estarei lendo e aprendendo contigo. hehe

O que fiz aqui foi apenas meu papel de moderador, ponderando e refletindo pra chegar numa solução legal pra todo mundo. :)

Thanks!

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Velho, é um privilégio ter você aqui no fórum, assim como tantos outros que só enriquecem e enobrecem o FCC, tão carente de profissionais gabaritados. E é justamente por isso que me ofereci pra te ajudar nas postagens, até pq estarei lendo e aprendendo contigo. hehe


UHuhauhuha depois de tantos elogios merecemos uns video aulas gratis eim :P uhauhauhauhahauha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber o tom da musica? Por Mateus Starling