Improviso de guitarra

    Autor Mensagem
    gustavo.guitar
    Veterano
    # mai/12




    buddy guy
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gustavo.guitar

    Bem massa,manolo !!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Legal! Cheio de energia esse improviso.

    akira_gmg
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gustavo.guitar
    Muito legal! Que belo timbre!

    speedoflight96
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    legal!!!!timbre muito legal dese ouvir!!!

    antonio.peba
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mandou bem.

    gustavo.guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Valeu galera! Abraco!

    g.wilhelms
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Visceral

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    É... Muito bom!!! Dinâmica bacana; técnica idem... Enfim, alto nível.

    Valeu!

    dr.rd
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Falam eu caros, estou com essa dúvida que nao consigo sanar.
    Na hora de compor/improvisar por ex:
    Eu aplico a escala de determinada harmonia no momento em que ela está acontecendo ou a escala só em função da tonalidade da musica?
    Supondo: Musica em C
    C C F G C G F

    Toquei o primeiro C, começo a improvisar ou compor uma melodia na escala e aplico a escala de C ou Am.
    Quando mudo pro acorde de Fá, a melodia e as notas da improvisação teria que ir para a escala de Fá maior ou sua relativa menor no caso? Ou eu continuo só improvisando ou melodiando na escala de C ou Lá menor ou nas terças e quintas da nota da tonalidade global da musica?

    Muito obrigado

    gustavo.guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Relativo ao que quer fzr cara, você pode trabalhar por exemplo nos modos gregos, e conforme a composiçao do acorde muda você muda o modo, ou escala, mas também pode ir pela tonalidade mesmo, ver as escalas relativas respectivas, vale sempre lembrar que a sonoridade é o mais importante, o uso de muitas escalas podem demonstrar grande conhecimento para quem nos vê, mas no entanto, olha o que o Dimebag Darrel fazia com as Pentatônicas...
    Particularmente procuro saber o que está sendo tocado de fundo, em um improviso isso é necessário caso venha dar uma boa navegada pelo braço do instrumento, mas o mais importante, o foco, os motivos, as intenções, simplesmente decorrer uma escala dentro do tom na música é algo muito mecânico, as vezes fora do convencional conseguimos dizer muitas mais coisas.
    Acho na minha ignorância, se queremos vasculhar todas as possibilidades melódicas, é interessante recorrer aos campos harmônicos e ver bem o que está sendo tocado no fundo, mas vc tem possibilidades muito além das melódicas...acho que o principal é reconhecer suas intenções e motivos com aquilo, para soar tudo o mais natural possível, mas se for por estudo vasculhe tudo o que puder.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quando mudo pro acorde de Fá, a melodia e as notas da improvisação teria que ir para a escala de Fá maior ou sua relativa menor no caso? Ou eu continuo só improvisando ou melodiando na escala de C ou Lá menor ou nas terças e quintas da nota da tonalidade global da musica?

    Todos acordes desta harmonia que você postou estão na tonalidade de C, então você pode usar a escola de C para improvisar por toda a progressão. No entanto se na hora que estiver rolando o Fá, você quiser improvisar sobre a escala de F, não haveria problema nenhum nisso. Existem muitas possibilidades, até mesmo sobre uma simples harmonia como essa.

    Ps: Se você estiver iniciando no estudo da improvisação agora, aconselho que improvise utilizando somente uma escala, até conseguir bastante fluência e só depois comece a brincar com as possibilidades.

    gustavo.guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sim, concordo com o que o Wil disse, pegar liberdade rítmica, fluência e técnicas em uma escala só é tão importante quanto o uso de milhões de escalas, poxa, numa pentatônica dá pra gente contar a maior história que o mundo já viu...assim nos mostrarão mtos bluseiros mundo a fora...

    Cara, ouve o que tá saindo da guita, se tá dentro de você aquele som, manda brasa, acho que o mais importante é a gente ser sincero com a gente mesmo...

    dr.rd
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Muito obrigado irmaos.
    Uma dúvida outra dúvida que surgiu.

    Quando se defini a tonalidade da música, o harmonização nao necessariamente tem que fazer parte do campo harmonico das 3 notas que compoem a triade da tonalidade global? Por ex, se a tonalidade da musica é C, a harmonizacao da musica so pode ser feita nos campos harmonicos de Dó Mi e Sol? Ou isso nao tem nada haver?

    g.wilhelms, Se eu saisse da tonalidade de C na musica na progressao, nao iria dissonar? Por exemplo numa musica com tonalidade C nao pode aparecer um acorde de Fá# por exemplo. ou tambem estou enganado?

    Obrigado e muita paz.
    forte abraço

    gustavo.guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é muito relativo, pois temos os chamados ''Outsides'', tudo depende da sonoridade que quer, afinal para notas de passagens o braço inteiro é bem vindo...tem haver sim, mas lembre dos tons relativos...voce pode estar emprestando notas de vários locais...não tem regra, depende das tensões que vc vai gerar em cima do acorde, eu acho que vai da criatividade e do gosto....quanto a composição...sei lá...acho que se prender num tom ou numa regra é restringir nossas capacidades, tem que se soltar e deixar a criatividade tomar conta, é no que eu acredito...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso de guitarra