Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Die Kunst der Fuge : Interessante seu desafio, mas foge da questão do vídeo, que na verdade fala sobre guitarristas brasileiros sendo famosos [i.e. tendo público] dentro do Brasil.

Então pq o Edu cita o Iron Maiden? Acho que o vídeo aborda algo mais complexo.

Abs

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Die Kunst der Fuge
MauricioBahia

Os do Japão eu arriscaria o Yasuhiro Sugihara, o Hideto Matsumoto e o Tomoaki Ishizuka do Japan X no metal, o o Satoshi Inoue e Hideaki Tokunaga no jazz, de cabeça e fodões só vou lembrar esses, tem muitos que eu gosto, mas numa praia mais pop, como o Masafumi Gotō e o Kensuke Kita do Asian Kung-Fu Generation, entre outros.

Agora do resto da lista se eu citar 1 ou 2 cito muito.

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


MauricioBahia

Alemanha
Michael Weikath - Helloween
Kai Hansen - Gamma Ray e Unisonic
Jens Ludwig - Edguy
André Olbrich - Blind Guardian
Rudolf Schenker - Scorpions
etc

Espanha
Carlitos - Mago de Oz
Frank - mago de Oz
Enrik Garcia - Dark Moor
Juan Valdivia - Héroes del Silencio

Itália
Luca Turilli - Ex Rhapsody e Atual Luca Turilli´s Rhapsody
Olaf Thorsen - Vision Divine
Cristiano Migliore - Lacuna Coil
Fabio Balducci - Ancient Bards
Roberto De Micheli - Rhapsody Of Fire

Japão
Syu - Galneryus

No Japão confesso que só conheço esse

Da Finlândia se for preciso cito 10

Os nomes que citei, quem gosta de Metal com certeza muitos vão conhecer.

Confesso que usei o Google, mas apenas pra ver como se escreve alguns nomes como Olaf Thorsen, Enrik Garcia e André Olbrich





Abraços

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


MauricioBahia
Então pq o Edu cita o Iron Maiden?

Como controle positivo para evidenciar, por meio de comparação, quão preteridos são os shows de guitarristas nacionais pelo público brasileiro.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto
O problema no Brasil em relação ao musico existe porém acho que vai mais além do que foi colocado até agora temos um exemplo agora do Michel teló que com aquela musica porcaria está conquistando continentes nesse caso então poderiamos dizer que envolve estilos tbm.

Eu nem entro no mérito do que está na moda, se for ver nos EUA é Eminen, Akkon, Bieber, Britney Spears, então se vacilar o Teló ainda é menos ruim em qualidade geral.

Agora o cara não é besta, ele foi produtor a vida quase toda, só se arriscou em carreira solo quando entendeu a manha pra ganhar o público.

Skapunk
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Excelente texto...

MauricioBahia

Na Europa idem, mas ainda há uma certa admiração pela música brasileira, mas não é o Rock ou similares que empolgam, mas Hermeto Pascoal e outros artistas brasileiros que tocam algo diferente dos que eles tem.

Perfeito, concordo plenamente...

Não sei quem conhece, mas Os Haxixins daqui da zona lest de Sampa (fazem um som psicodélico garage punk) fizeram turnê na Europa pra gringo ver!

E Os Mutantes? O Arnaldo Baptista é considerado gênio lá fora, mas aqui...

Até concordo com o que o Edu disse, mas o que a galera tá falando sobre comércio musical de um lado e essa coisa de guitarra virtuosa do outro faz todo sentido... E outra, o cara vai no show do Iron Maiden por que tem músicas que ele curte (eu nem gosto, já foi minha fase...), eles têm hits mundiais que o cara quer cantar... tanto que o maior sucesso do Dr. Sin, todo mundo conhece e vibra no show...

Quer lotar uma arena? Compõe o rock que o povo quer ouvir...

A galera aqui pode não curtir, mas o Los Hermanos tá lotando casas de shows nessa turnê fácil, fácil...

Abraço

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Black Horse Guitar
Os nomes que citei, quem gosta de Metal com certeza muitos vão conhecer.


Conhecer até que sim, mas lembrar de cabeça de qual banda é, só lembrei de Schenker.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Die Kunst der Fuge: Como controle positivo para evidenciar, por meio de comparação

É que eu tô fazendo cabeção! ;) O post é pra tentar demonstrar que os caras mais famosos, até pra gente que tá num fórum específico sobre o assunto, são os de países de lingua inglesa. Esse é o ponto da questão.

nichendrix
Black Horse Guitar

Só uma brincadeira pra evidenciar o quanto americanizados somos.

Abs

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
só se arriscou em carreira solo quando entendeu a manha pra ganhar o público.
Essa talvez seja a chave que todo músico procura faz até lembrar um ditado romano onde diz que o povo gosta de pão e circo.
O que vejo em geral é que para o músico conseguir VIVER e não sobreviver de música tendo que mendingar patrocinio em equipamentos e baixos caches ele tem que ter talento para enovação ou o exemplo acima dar o circo para as pessoas.
Temos que reconhecer que Talento com "T" poucos tem e os muitos que aparecem hoje infelizmente já não é novidade.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
É que eu tô fazendo cabeção! ;) O post é pra tentar demonstrar que os caras mais famosos, até pra gente que tá num fórum específico sobre o assunto, são os de países de lingua inglesa. Esse é o ponto da questão.

Não é, nota só a questão:

O Edu reclama no vídeo de guitarristas Brasileiros que não possuem público nacional suficiente para competir com as bandas Estrangeiras mais famosas quando vem tocar aqui.

A proposta análoga correta seria perguntar, por exemplo, guitarristas alemães que, na Alemanha, são famosos o suficiente para concorrer com as bandas mundialmente famosas quando vão tocar lá.

O que é diferente de perguntar guitarristas Alemães que são famosos mundialmente.

Deu pra sacar?

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Não tem pra onde, tirando Dodô e Osmar, que comprovadamente fizéram um dos primeiros experimentos em guitarras sólidas, foram os americanos que inventaram a parada, é como perguntar quem toca violão melhor, de cara a maioria dos nomes vão ser espanhois, alemães e ingleses, eventualmente um italiano, países que há séculos são referência na fabricação desses instrumentos.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Die Kunst der Fuge: Deu pra sacar?

Saquei! Mas se eu perguntasse isso, não haveria resposta pois desconheço no fórum quem mora ou morou em todos esses países ou tem conhecimento para responder com propriedade. A única forma de criar uma base comparativa é fazer um pegunta que dê algum resultado!

nichendrix: foram os americanos que inventaram a parada

Por aí que eu penso. Pra mudar uma visão sobre isso precisaríamos modificar culturalmente e conseguir enraizar de forma popular a guitarra elétrica. É o caso do futebol inventado pelos ingleses e mesmo a samba, que se não me engano vem da África.

Skapunk: E Os Mutantes? O Arnaldo Baptista é considerado gênio lá fora, mas aqui...

O Eike Batista é bem mais famoso aqui... hehe

Abs

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


nichendrix

Eu editei, coloquei o nome das bandas

MauricioBahia

Posso citar vários nacionais também. Mas o caso é que eu gosto mais das bandas européias, porque o som tem mais a ver com meu gosto. Bandas nacionais de metal, tem tendências fortes de misturar muito progressivo e não gosto muito, além do fato da baixo auto-estima, pois muitas bandas nacionais fazem somente o básico com medo de alguma coisa e não se arriscam em fazer algo mais elaborado e quando fazem como o Angra por exemplo e também o Almah, além de misturar progressivo misturam também rítmos brasileiros e eu não suporto (meu gosto) e quando fazem algo bem elaborado parece que pensam mais na demonstração de técnicas do que no "feeling" das músicas

Mas tem bandas nacionais muito boas no estilo que eu gosto e não tem nada a perder para as de fora, bandas como Wizards, Abstract Shadows, Hellish War, Soulspell, Pastore, etc

Pergunta se já fui no Shows dessas bandas? Poucas vezes, porque pra mim elas não são prioridades e por que não são? Porque não sinto algo de profissional nelas, aquele compromisso de que a banda vai existir por um bom tempo, muitas bandas nacionais, justamente pela falta de profissionalismo, não vão em frente ou param por problemas diversos. Tirando o Angra que está aí a um bom tempo, essas outras que citei não sinto confiança que o proejto vá em frente, pois os próprios músicos não passam tal confiança, estão sempre se envolvendo em vários projetos e não se dedicam de forma séria em pelo menos um deles

Abraços

Skapunk
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Pra vc ver.. heheh

abraço

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
A única forma de criar uma base comparativa é fazer um pegunta que dê algum resultado!

Mas essa resposta que você obteve não responde a questão que você queria obter a resposta, responde uma outra.

Responde: Quais são os guitarristas alemães mundialmente famosos?

Não responde: Quais são os guitarristas alemães, famosos na Alemanha a ponto de concorrer com as bandas estrangeiras quando tocam lá?

Eu sei responder para um caso específico: Tenho certeza que na Finlândia os artistas de Heavy Metal de lá competem de igual para igual [ou até com vantagem] com os artistas estrangeiros mundialmente famosos.

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


Todo mundo levantando várias questões e vários indicativos porém ainda faltou um que é importante a se destacar.
O Eduardo reclama do Brasil provavelmente porque gostaria de ganhar mais dinheiro com a musica e ter um prestigio musical maior o que é o sonho de todo músico, só que tem um detalhe será que alguns músicos que idolatramos ou que pelo menos para alguns são como Deuses conseguem viver da música.
A pouco tempo vi uma guitarra do guitarrista do Exodus sendo vendida por ele mesmo no ebay e esse cara para muitos é um Deus.
Uma certeza que tenho é que a musica não é facil para ninguém independente de nacionalidade. A arte em si é uma das coisas mais dificeis para se ter sucesso.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Die Kunst der Fuge: Mas essa resposta que você obteve não responde a questão que você queria obter a resposta, responde uma outra.

Cara, o objetivo da pergunta eu expliquei aqui: "Só uma brincadeira pra evidenciar o quanto americanizados somos." Entendeu?

;)

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu sei responder para um caso específico: Tenho certeza que na Finlândia os artistas de Heavy Metal de lá competem de igual para igual [ou até com vantagem] com os artistas estrangeiros mundialmente famosos.

Cara, chegou no ponto da questão. É isso mesmo que acontece lá e em outros países europeus. Os músicos de lá são muito respeitados pelo próprio povo. Mas é questão de cultura mesmo, por exemplo na Finlândia, o metal é tão popular quanto qualquer outro estilo, lá tem músicas infantis no estilo como a banda Hevisaurus e em programas tipo Hebe deles, frequentemente músicos de metal estão sendo convidados pra participar.

O problema aqui da América do Sul é a americanização mesmo, pra quem está fora do mundo do metal, as referências sempre são em maioria algum artista americano ou no máximo inglês, é como se fora do Brasil, a área musical se limitasse aos EUA e Inglaterra, quando na verdade a Europa num todo é riquíssima nesse assunto. Na música clássica mesmo, os mais famosos expoentes do estilo não são americanos e nem ingleses. No Brasil mesmo temos ótimas referências tanto no clássico, metal, jazz, etc mas outro ponto em questão, a profissionalização do músico, aqui não é nem profissão regulamentada na prática, pois nem um piso salarial existe. Isso e muitos outros fatores contribuem para o "menosprezo" pelo músico brasileiro. Inclusive artistas famosos como um tal de sertanejo aí também sofrerá esse menosprezo, pois como seu público alvo é o "povão" esse público é extremamente infiel, pois daqui uns 3 ou 4 anos não quer mais saber desse artista e se voltará pra outro artista que a mídia cria

Abraços

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


O que quis dizer é que se o seu produto não está vendendo, definitivamente, a culpa não é do cliente!

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Tem algumas coisas que minha ignorância não tem respostas...

Dizem que o Angra tem um sucesso esplendoroso no Japão. O que significa esse "sucesso"? Tenho certeza que não é mesmo que por exemplo, o U2. Seria vender uns CDs a mais e algumas casas cheias, mas podendo, por exemplo, andar na rua sossegadamente?

Eu conheço uns músicos com passagem pelo Angra e com outras bandas "dissidentes". Um dos caras diz muito claramente, o André Matos é um chato de marca maior, mas é quem faz acontecer. O cara é extremamente profissional, exige alto profissionalismo de todos os envolvidos (por isso é chato) e sabe como ninguém fazer a coisa virar. Palavras do cara, eu não conheço o André Matos pessoalmente para falar alguma coisa.


MauricioBahia

O samba, como o blues, tem um pé na Africa, mas são frutos nascidos nas Américas. A questão é que o blues, o rock e o metal são frutos de língua inglesa, tanto é que grande parte dessas bandas européias e asiáticas fazem músicas em inglês também. Nem é questão de ser "americanizado", eles são os pais da criança, e a criança tem sotaque.

Uma coisa eu observei quando morei lá na gringa, não me refiro à música, mas serve a analogia. Se você é melhor que o produto americano, terá seu espaço e reconhecimento. Se for igual ou pior, é lixo e tem mais é que voltar para sua terra.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Paradas de Sucesso no Brasil:

A "Era" do Rock:
1985
ps. vale a pena ver os anos seguintes da década de 80!

10 anos Depois - O Rock tá sumindo...
1995

20 Anos Depois - Já "era" o Rock...
http://www.hot100brasil.com/yearendpage2005.html

Hoje em dia:
http://www.hot100brasil.com/yearendpage2011.html

fonte: http://www.hot100brasil.com/timemachinemain.html

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Nem é questão de ser "americanizado", eles são os pais da criança, e a criança tem sotaque.

Se você é melhor que o produto americano, terá seu espaço e reconhecimento. Se for igual ou pior, é lixo e tem mais é que voltar para sua terra.

É isso aí!!

:)

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu sei responder para um caso específico: Tenho certeza que na Finlândia os artistas de Heavy Metal de lá competem de igual para igual [ou até com vantagem] com os artistas estrangeiros mundialmente famosos.

Sei não, alguns amigos meus que moran na Suécia sempre falam que o povo dá valor ao que é de lá, mas shows realmente grandes é sempre o Main Stream, ou seja, Metal Americano ou Inglês.

É até uma coisa engraçada aqui no Brasil, aqui cidade na faixa de 500mil habitantes é considerada pequena, se tu vai na Alemanha se tiver 5 cidades com mais habitantes que isso. Das 100 maiores cidades de lá só 37 tem 200mil habitantes ou mais e menos de 80 tem mais de 100mil. Isso de um total de quase pouco menos de 2600 municípios. Ou seja tem pouco menos da metade da quantidade de munícios do Brasil, pouco menos da metade do número de habitantes daqui.

Shows, mesmo de bandas grandes na Europa e nos EUA, raramente vão muito além de 10mil pagantes, quando muito 25mil. O Show médio de metal vai ter pouco mais de 5mil pagantes, com esse número de pagantes dá pro cara fazer show em qualquer budega da Alemã que daria pra encher.

A diferença é essa, nego aqui não se adequa a essa realidade, show de 10-15mil habitantes aqui é show pequeno, cidade de 100mil habitantes aqui é cidade pequena do interior. Enfim trabalhamos com proporções que a maioria dos caras da Finlândia ou da Suêcia, ou da Alemanha, nunca nem sequer imaginou. Mesmo bandas de main stream tem públicos que nunca imaginaram, pode olhar maior público da história do Iron é no Brasil, maior público do Rush é no Brasil, Metallica embora o maior público não tenha sido aqui, teve alguns dos maiores shows da carreira aqui e por aí vai.

Tem um documentário do Rush que o Geddy Lee conta que até o primeiro show no Brasil nunca tinha feito um show pra mais de 30mil pessoas que tenham pago para ver somente o Rush (se não me engano esse show foi para 67mil pessoas).

Mesmo saindo do Metal, Rolling Stones e U2 que são bandas que botam muita gente em estádio, numa turnê americana ou europeia vão ter 4 ou 5 shows pra mais de 15mil pessoas, na maioria desses países os maiores estádios ficam na faixa de 50mil pessoas, o Brasil é o único país do mundo que tem mais de 10 estádios com capacidade acima dos 50mil.

Se começar a se comparar as bandas nacionais com os equivalentes de fora, tu vai começar a ver que show de 5mil pessoas, no máximo 10mil, pros Dr. Sin da vida, é o razoável, é o que uma banda da mesma estatura fora estaria fazendo na maior parte do tempo, com picos muito eventuais de até 30mil pessoas, via de regra em festivais.

Entenda, não estou diminuindo as bandas nacionais, só estou dizendo que a realidade que eles vivem, não é tão distante da realidade que as bandas gringas, salvo raríssimas exceções, vivem em seus países.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Dizem que o Angra tem um sucesso esplendoroso no Japão. O que significa esse "sucesso"? Tenho certeza que não é mesmo que por exemplo, o U2. Seria vender uns CDs a mais e algumas casas cheias, mas podendo, por exemplo, andar na rua sossegadamente?

A primeira ida aos EUA eu pensei que ia ligar o radio e ouvir Rock and Roll 24h por dia, acho que só depois de umas 10 estações de radio tocando hip hop é que achei uma tocando rock, e não era Pantera, era U2, Green Day e afins. Acho massa o documentário do Rush que passa vez por outra no GNT, porque estão entrevistando o Geddy Lee e o Alex Liferson numa lanchonete de bairro, próxima ao estúdio deles, coisa que eles frequentam todo dia.

Só quando viu a equipe de filmagem que a garçonete que atendia eles durante, soube que eles eram o Rush, que a banda era famosa e mesmo assim ela só reconheceu o Geddy Lee, ele até brinca ei vai pedir autografo pra ele não? Ele quem é o chefe da banda. E ela diz, que só tinha ouvido falar dele porque o sobrinho era fã da banda e tinha visto pelos óculos que era a mesma pessoa.

No documentário do a Place Back in Time, o Steve Harris comenta que todo dia vai pros mesmos lugares que sempre foi e fora os amigos ninguém sabe quem ele é, eventualmente um turista desavisado reconhece, o Bruce já disse várias vezes que quando ele está no outro trabalho dele, como piloto de aviões da Astraeus Airlines, raramente é reconhecido pelos clientes. Mesmo caras fora do metal e mais Main Stream como o Clapton hoje em dia diz que não é reconhecido frequentemente pela rua, quando anda por Londres ou New York.

Acho que se cria uma fantasia de que lá fora Metal é música de main stream, mas salvo um Metallica ou outro da vida, a maioria não entra em Hit Parade, a maioria não é conhecida do grande público, apenas dos que gostam desses estilos específicos, que são uma minoria e a maioria não é reconhecida na rua, vive uma vida normal.

Aliás essa foi uma das reclamações do Steve Harris sobre as turnês na América Latina, aqui não tem espaço pra eles conhecerem a cidade, passearem, etc, porque são rapidamente reconhecidos.

Endurance
Veterano
# abr/12
· votar


Antes fossem só os brasileiros atingidos por isso:

Stanley Jordan faz Show para 17 pessoas em SP
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/222912/

Infelizmente o link da notícia não existe mais, mas na época eu lembro de ter visto as fotos e foi realmente triste. Aliás, era DE GRAÇA o show.
Isso só demonstra o quanto a divulgação de eventos culturais no Brasil é pífia e quanto o povo realmente não tem acesso a esse tipo de coisa...os governantes querem MESMO ter um povo burro e extremamente manipulado.

Calime
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Isso daí é no mundo todo, todo lugar que tu for que tiver uma música "ambiente" a negada passa como se não fosse nada.

Fato. Infelizmente é assim mesmo. Em geral as pessoas fazem isso mesmo, mas eu não consigo, não mesmo. Impossível não admirar uma parada dessas (a não ser qdo vc esteja fazendo algo urgente, que demande uma pressa e talz...mesmo assim passo "bisolhando"). Isso é questão de valorização de arte e cultura, tão em falta em nossos dias.

Drinho

Quando acontece isso, o cara termina a música, se eu estou perto eu aplaudo na frente do cara... As vezes até me sinto um idiota né 10 mil pessoas passando e eu aplaudindo, mas eu faço questão....


Véio, vou ter que te positivar outra vez, rs....faço a mesmíssima coisa qdo rola, as vezes faço sozinho, as vezes tem uns dois, três gatos pingados que tbm o fazem (aplaudem ao fim de cada música). Dou valor kra, sei como é difícil a vida da maioria dos músicos aqui no Brasil. Já comprei qse todos cds desse kra por exemplo, uns 5.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Uma coisa que eu pensei aqui é a tal comparação com o Iron Maiden. Ele falou sobre preço de ingressos e que mesmo assim lota. Pô, mas o Iron Maiden é o Iron Maiden! O pessoal paga pelo que acha valer a pena...

Como citou bem o Endurance, a divulgação de eventos também parece ser bem "timida". Por isso que criarmos tópicos sobre um evento X ou Y pode contribuir.

Abs

De Ros
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Falando em criar tópicos sobre eventos, dia 03 de maio toco no Souza Lima! Depois junto as informações e faço um tópico, hehehe!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


De Ros: Falando em criar tópicos sobre eventos, dia 03 de maio toco no Souza Lima! Depois junto as informações e faço um tópico, hehehe!!!

Acho pertinente!

Abs

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


De Ros
Falando em criar tópicos sobre eventos, dia 03 de maio toco no Souza Lima! Depois junto as informações e faço um tópico, hehehe!!!

Por gentileza, crie com uma certa antecedência para q eu possa me programar para ir... xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.