Ibanez Premium - alguém conhece?

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# mai/14
· votar


Já tive contato com a linha Premium da Indonésia e na minha opinião a Prestige ainda dá de lavada (espero que nunca deixem de fabricá-la no Japão).

E concordo com o post do miesso sobre as vantagens da Prestige sobre as Premium.

T+

jotamaia
Veterano
# jun/14
· votar


rafael_cpu

tocou em qual? RG 920? acho que vc esta exagerando um pouco não? essa linha premium apesar de ser feito na indonesia tem muita qualidade, e a ponte é uma das melhores da Ibanez.. pois estou me referindo a rg920 que eu comprei.. se a prestige é tão melhor que ela do jeito que você esta falando tiro meu chapeu pra ela, eu vi um video de uma RG870 e uma ibanez prestigie esqueci o modelo.. não vi diferença nenhuma no som das duas.. so perdeu pra J custom..

Rachmaninoff
Veterano
# jun/14
· votar


Há uns meses atrás, li a opinião do Rich Harris, que ele escreveu no fórum Jemsite. Ele é, possivelmente, o cara que mais entende de Ibanez no mundo. Segundo ele, as Premium são boas guitarras pelo custo delas (metade de uma Prestige), mas muitas unidades defeituosas passam pelo controle de qualidade. Ele citou um lote de 10 guitarras onde ele retornou 2, por defeito de fabricação. Entre as 8 que ficaram, 2 eram excepcionais, do mesmo nível (ou melhor) que uma Prestige.

Eu peguei numa Premium pela primeira vez ontem (sábado). Soube que numa loja aqui na minha cidade tinha uma Jem 70VSFG, fui lá e fiquei um bom tempo avaliando minuciosamente o instrumento. Achei a qualidade muito boa, pegada excelente, timbre de Jem, ferragens de boa qualidade... mas percebi um leve desalinhamento entre braço e corpo, que deixava a mizinha mais próxima da borda da escala do que deveria. Coisa de décimos de milímetro, que talvez a maioria nem notasse, mas eu percebi. Eles pediram R$ 6500 nela; eu não pagaria.

Pra quem não conhece, a Jem 70VSFG é essa:
http://guitars.blogmeyer.com/files/2012/01/c74d5__ibanezPremium_jem70v _sfg.jpg

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


jotamaia
"acho que vc esta exagerando um pouco não?"

Amigo J. Maia, eu acho que você é que exagerou... mas isso é questão de opinião, né? :)
Você acabou de pegar a guitarra e está empolgado.
É normal isso. Todos nós passamos por isso.

Talvez você não tenha tanta experiência ou seja iniciante.
Tanto é que postou isso no tópico da Edwards ainda ontem:

"Intao pessoal, comprei uma rg920 premium.. Mais o sustain da corda sol da minha antiga ibanez Gil 250 tá melhor, será que as cordas da guita tá velha? Pq era a última do estoque, e talvez ficava de amostra"

"as cordas mi, si e sol tem pontos pequenos de ferrujem, se eu trocar uma só as outras estando enferrujadas atrapalha no sustein da guitarra?"


Então... é assim mesmo.

Entretanto, se você conversar com o pessoal que tem ou teve um Prestige Team J. Craft vai entender que a maioria segue preferindo a linha made in Japan.
Não é melhor à toa. A mão-de-obra qualificada dos japoneses, em especial, desta fábrica, ainda faz a diferença. Fora os materiais que são selecionados.

Tenho 2 Ibanez em casa, uma produzida na Indonésia e outra pelo T. J. Craft japonesa.
As diferenças são grandes, são bem sensíveis.
Não estou dizendo, e não disse, que são ruins. Mas que não são iguais em qualidade, acabamento e materiais, como você disse.

No final das contas, acho que o miesso em seu post resumiu bem o porquê das vantagens de uma Prestige (ainda que usada em bom estado) em relação a uma Premium, principalmente com os atuais preços.

Abç
T+

jotamaia
Veterano
# jun/14
· votar


rafael_cpu

é realmente, foi a primeira guitarra que eu comprei nova na minha vida kkk, mais tinha prestigie na mesma faixa de preço que a premium, tanto que eu fiquei na duvida qual eu pegava.. mais ta bom, eu não toco em banda comprei porque gosto de postar uns video no youtube de vez em quando, eu tinha uma Ibanez grg250, e a diferença dela pra outra é enorme.. e realmente achei o sustain dela na corda sol fraco, não entendi porque.. ja vi um topico aqui tambem eu esqueci de quem foi, ele comprou uma prestigie e tbm achou o sustain dela pouco.. mais ta bom, ja comprei mesmo kkk só aproveitar, agora me diga em relação a os captadores dimarzio IBZ, são tão bons quanto os outros dimarzio? to com uma pedaleira zoom g2.1nu e to querendo comprar um pedal separado, não to gostando do som da Zoom.
Mais pra frente quem sabe eu pegue uma Prestigie, mais valeu..

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


jotamaia

Mais pra frente quem sabe eu pegue uma Prestigie, mais valeu..

Então, amigo Maia, não me referi às diferenças de qualidade, construção, acabamento, materiais, etc., porque haja necessidade de trocar a Premium pela Prestige. Nem no futuro... Se você for adquirir outra guitarra, pode escolher outro tipo (strato, Les Paul, Tele, etc.). A Premium é uma baita guitarra e cumpre bem o papel.

Só dei a minha opinião em razão de futuras buscas de outros usuários. Mais para registro, troca de info, opinião, etc.

T+

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Galera essa linha "Premium" da Ibanez são legais ou são muito caras pro que entregam? Elas são muito abaixo da prestige? Apareceu oportunidade de pegar uma usada em estado de nova praticamente, e não sei se vale a pena. Abç

krixzy
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Ouvi dizer que ainda ta longe das prestige, o preço de uma nova vc pega uma Jackson Pro made in indonésia, agora usada, pode ser que seja um bom negocio dependendo do valor, testa e ver se te agrada.

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Gente....

Aibaniz é dificil viu, eu não testei mas to acreditando que essa japa que eles fizeram pro kiko deve ser legal, mas também não boto minha mão no fogo....

Achar uma cabeluda é bem improvável, eu me lembro de apenas uma aibaniz que eu tinha tocado que eu achei do cacete, era uma RG 500 e nao lembro quantos de 88, basicamente ela tinha o braço um pouquinho mais robusto que as atuais e tinha um top de flamed maple, aquela tava adequada, versátil sem ser enganosa, mesmo as prestiges são meio salafrárias para o que custam...

Elas normalmente me lembram aquelas lions que o jovem compra um par de seymour duncan e turbina a guitarra sabe... tipo fica um som legalzinho, mas nada maudoso....

Se vocês gostam desse estilo de guitarra (superstrato) e podem gastar ou vocês procuram um luthier da elite ou vocês vão para as suhrs e andersons da vida que ai a casa cai.....

Do contrario fiquem nas corts da vida e mexam nela que tá de bom tamanho para o investimento...

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


krixzy
Já ouvi das duas coisas, que são tão boas quanto, e que não são como as Prestige mas são muito boa. Que estão longe ainda não tinha ouvido.

Drinho
Cara não tenho como fazer guitarra com Luthier agora, tive um problema com minha outra guitarra e preciso pegar uma nova agora.

Você acha então que compensaria mais pegar uma RG 480 Japonesa com captadores dimarzio paf pro, ponte e tarraxas Gotoh, do que uma RG 1570 prestige 1300 reais mais cara?

Abç

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Você comparou as guitarras?

Quais são os preços delas?

No meu ponto de vista abismo sonoro e qualitativo de guitarra está em instrumentos que normalmente são muito caros.....

do ponto de vista de investimento eu penso em normalmente 3 categorias de instrumento....

(nao acredito em instrumento ruim ou inutilizável nos dias de hoje) então penso nos econômicos, os profissionais e os diferenciados que são detalhados, com alta personalidade, confiabilidade e blá blá.....

Um instrumento economico normalmente é todo simples
O instrumento profissional normalmente é o economico com melhora nas peças (ferragens gotoh, captação duncan, dimarzio e etc) aqui entram fenders americanas, ibanez, gibsons standards e por ai vai....
E o diferenciado é o de luthieria com todas as frescuras possíveis...

Pelas minhas experiências como um grande curioso que sou....

Acredito que NÃO SE GASTA mais de 1000 reais em instrumento economico e NÃO SE GASTA mais de 2500/3000 reais em instrumento profissional...

No diferenciado fique a vontade para gastar o quanto quiser pois a questão de valor se torna gigantescamente subjetiva......lembrando que o instrumento profissional importado passa disso numa loja no brasil pois é o brasil e brasil não é mercado parâmetro para nada....

Espero que essa linha de raciocinio te de um norte....

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Drinho
Fala cara, gostei do seu ponto de vista. Mas infelizmente eu não tenho como testar os dois instrumentos para compara-los, a não ser que eu vá com a ideia de comprar mesmo, e só não compre caso a guitarra em questão esteja com algum problema, ou eu realmente não goste dela. Acontece que os dois são vendedores do MercadoLivre (e com boa reputação, sendo um um estúdio aqui de São Paulo com milhões de vendas já no ML, e outro acredito ser um usuário comum, mas com 100% de reputação e 10 anos de MercadoLivre), enfim.

A Ibanez RG 480 Japonesa (não encontrei muito sobre esse modelo), é uma guitarra que por ser japonesa, e ter saído da FujiGen, seja uma guitarra com um cuidado um pouco maior que as RG da Indonesia, Coreia e tudo mais. Ela é uma guitarra do ano 2000, e está equipada com captadores Dimarzio (Paf Pro) na ponte e braço, Floyd GOTOH, e tarraxas Gotoh (no caso as tarraxas já vieram de fábrica com esse modelo). Segundo o estúdio ela foi repitanda a pouco tempo, e regulada, e o traste estão ótimos e o braço retinho, isso só vou saber indo lá testar. O estúdio está pedindo inicialmente R$2000,00 por ela, mas acredito que chorando consigo um desconto, ainda mais se eu pagar a vista, ainda não tentei.

A Ibanez 1570 Prestige, é de um outro vendedor que está pedindo inicialmente R$3200,00, mas estou chorando lá para ver o quanto eu consigo de desconto, principalmente se eu for dar a vista. Ela é uma guitarra japonesa, e toda original, mas por ser Prestige, possuem ferragens de qualidade, e captadores que são melhores que os originais das RG, mas que acredito eu não ser tão bons quanto Dimarzios e afins, mas isso também não posso afimar pois nunca usei, ela é de 2006.

Apareceu também uma RG550 Japonesa (essa eu sei poucos detalhes ainda), mas sei que ela está com Seymour 59' no braço e o Dimarzio Fred na ponte, e acompanha hardcase. Ele está pedindo R$2500,00, mas também ainda não chorei pra ver se consigo um valor menor.

Bom não sei se a diferença entre elas são tão gritantes para terem preços que inicialmente (sem o choro ainda rsrs) vai de R$2000,00 em uma guitarra tunada com ferragens e captadores tops, para R$2500,00 em uma RG550 que acredito que seja um pouco melhor que a RG480, e também está com captadores tops, e acho que esses modelos vinham com pontes legais da própria Ibanez (Japonesa), e a Prestige, que é bem mais cara, mas tem toda aquela coisa que é uma linha mais caprichada da Ibanez, com um controle de qualidade melhor, madeiras melhores e blá blá blá.

Meu único medo é das histórias que rolaram no passado, que algumas RG's da Ibanez estavam sendo fabricadas em MDF, e acredito que isso só tenha acontecido na linha RG normal e não Prestige, enfim.

Eu não vou conseguir testar as três lado a lado para compara-las, infelizmente. E guitarras novas estão carissimas em? Nunca imaginei ver aquelas Ibanez GRG nas lojas por R$1800,00, isso é palhaçada.

Da pra pegar também http://gangmusic.com.br/p/cordas/guitarras/guitarra-ibanez-rg450m/5835 /, que eu acredito ser uma guitarra inferior as três citadas, e feitas na Indonesia. Mas que vem com uma ponte muito bacana pelo menos.

Confusão em?

Edit
O vendedor da Prestige 1570 fez por R$3000,00, e talvez aceite uma guitarra parada minha aqui como parte do pagamento, vamos ver.
Abç

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar


GuitarHome

ah deu pra ter uma idéia.....
vejamos....

eu não acredito que uma dessas guitarras se sobreponham a outra em sonoridade, se for creio em algo discreto a ponto de boas mãos resolverem definitvamente o problema.....
mas há pontos a serem levados em consideração....

1 - o estado delas.... se elas tiverem pedindo manutenção tem que haver muito cuidado, uma troca de trastes hoje é um serviço caro, fora outras questões.... mas vamos pensar que as duas tão ok....

e a Prestige, que é bem mais cara, mas tem toda aquela coisa que é uma linha mais caprichada da Ibanez, com um controle de qualidade melhor, madeiras melhores e blá blá blá.

quanto a isso fique tranquilo que a ibanez nunca foi conhecida como a senhora do capricho na linha de produção, é uma boa fábrica, nada além disso...

Pensando no valor do "patrimonio" fico com a prestige, existe uma certa hype com a série prestige da ibanez, 3000,00 é justo para um instrumento profissional, confiável, tenho certeza que ela não é significativamente melhor, mas o valor de mercado é mais interessante....

não tem nada de especial em ser prestige no fim das contas, isso é papo de internet, antigamente eles davam o nome como numeros, hoje eles chamam de prestige, premium, para nomear o que é japones, coreano ou nada pro que é china ou indonésia....


Agora as prestiges tem duas coisas que eu acho interessantes, por serem releituras modernas das antigas rgs alem do valor do produto, que são o tremolo edge, que é uma PUTA DUMA PONTE e as longarinas do braço que segundo alguns luthieres é um mecanismo muito legal que torna o braço bem confiável.....
eu sei qual o cap, é aquele v6, v8 nem lembro mais....
Não é ruim não, é tipo seymour.....

como mil reais nao resolve a vida de ninguém e de fato o instrumento traz beneficios em varios campos e qualquer coisa significamente melhor que isso custaria pelo menos 3 vezes mais, tipo tom anderson como eu havia dito.....

fique com a prestige, provavelmente quando você for vender poderá pedir até o que pagou se cuidar bem dela....

Lembrando estou indicando este instrumento porque possui características e faixa de preço coerente ao que disse....

Uma prestige numa loja deve sair por tranquilamente 6, 7 mil... neste caso jamais faça isso.

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Drinho
Valeu pelas dicas cara, to tendendo a comprar a Prestige mesmo. To negociando com o cara.

Se mais alguém quiser dizer a respeito da Prestige RG 1570, vi que tinha um pessoal que tinha ela aqui do fórum, mas não sei se eles ainda postam por aqui.

A diferença delas pra uma RG "popular" ou até mesmo RG 480 Japa por exemplo, que diria ser uma "RG popular" feita no Japão, é grande?

Abç

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome

A rg que eu mais gostei foi a que citei, era uma guitarra de 88, quando a produção era bem menos sofisticada do que hoje.....

A diferença vai estar nas peças em guitarras de linha, se a ferragem é gotoh o que pode nao ser satisfatorio ou menos satisfatorio é o captador, que hoje se resolve com pouquissimo dinheiro, há captadores nacionais falando no idioma de suhr e lindy fralin por 200 reais....

Então eu realmente não acredito muito em diferenças consideráveis em guitarras de linha, aposto na prestige nem tanto pelo instrumento em si, mas sim pelo valor de mercado....

Como eu uso mais strato, teve um tempo que pesquisei e testei muitas fenders e cheguei a conclusao que nas guitarras de linha era mais conversa fiada do que guitarra em si sabe e no fim das contas linha de produção se busca mais agregar valor do que entregar algo efetivamente superior em uma categoria acima....

Era tipo assim, A squier começa com um instrumento simples, a melhor squier tinha captadores duncan designed e ela soa melhor do que a primeira squier, depois da squier vem a guitarra mexicana que é praticamente a mesma coisa da melhor squier por uns 2 mil reais a mais, ai depois vinham as mexicanas com captadores americanos que soam mais strato de verdade tipo a road worn mas sem grandes surpresas, ai vinham as primeiras americanas (american standard e american special ou american highway) que sao fenders mexicanas tops feitas nos estados unidos ai vinham as series american vintage e american deluxe que é o que a fender tem de melhor que de maneira nenhuma sao significativamente melhor do que as melhores mexicanas, são mais legais (a deluxe eu nao gosto masa vintage é legal, ela tem um feeling de guitarra mais robusta, com um som mais legal, mas nada de oh meu deus vale pagar 6 mil a mais)

ai vem as fender custom shop....

ai da diferença, aparecem umas com som de banjo, kenny wayne.....

só que aí é 4 mil dólar.....

Industria não tem muito isso aí não.... fica na prestige porque da pra vender por quanto voce pagou .... a molecada chora nessa guitarra.....

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Drinho
Cara seguindo suas dicas, intuição e vontades acabei ficando com a Prestige mesmo. Alias muito obrigado pelos textos, que me ajudaram bastante a pensar.

Acabei de pegar a guitarra, to tocando com ela há 1 hora ou menos ainda. Guitarra ta novinha, sem nenhuma lasquinha, o case também veio tudo bonitinho, com manual, chaves, no saquinho e tudo mais. Com o tempo posso até fazer um review e fazer um "comparativo" com minha Schecter que infelizmente está em coma grave rs...

Abç

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Legal cara, tomara que ela faça boas canções!
Abraço...

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Drinho
tomara que ela faça boas canções!

Agora é treinar muito para que isso aconteça rs!!!

Valeu mesmo cara.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez Premium - alguém conhece?