Condor JC 501: O Retorno - Problemas nos carrinhos agora / Vale a pena trocar ponte?

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # abr/12


    Olá amigos, cá estou eu novamente apresentando mais um episódio de "tentando deixar minha condor legal".
    Da última vez eu juntei uma bela grana, comprei Gotoh c/ trava, mandei fazer nut novo, cordas Ernie Ball... para o luthier cagar minha guitarra, trastejando toda.

    Assisti uma série de tutoriais no YouTube e finalmente perdi o medo de regular minha própria guitarra. E consegui. Deixei as cordas na altura certa, arrumei o tensor.

    Mas agora o problema está nos carrinhos. Eu deixei a altura no mínimo antes de trastejar. As oitavas começaram a dar 15% acima. Então eu devo alongar a escala, correto? Empurrei os carrinhos até o máximo, e ainda assim as oitavas batem mais ou menos fora, dependendo da corda. Se eu abaixar mais a ponte, começa a trastejar.

    Outra coisa que vale citar: meus trastes estão precisando nivelar. O braço é colado (cópia da ES-335 Dot Studio).

    Como estou investindo nessa guitarra, já que as ferragens da Condor são uma merda, estive pensando em trocar a ponte. Isso pode ajudar? No que exatamente uma ponte mais cara muda de qualidade em relação a uma bostinha, vulgo Condor?
    E por fim, quais marcas vendem Tune-o-matic de qualidade, na linha da Gibson?

    Abraços galera!

    buddy guy
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Minha opinião: Levar a guitarra novamente para o Luthier(de preferência um que seja gabaritado),para que refaça o que for necessário e deixe à guitarra em perfeita ordem !! E se a ponte,carrinhos não prestar,troque !!

    EDIT

    Só para vc ter uma idéia:Tenho uma Tagima strat das antigas aqui,que bem dizer,acabou virando guitarra oficial do guitarrista de quarto aqui(por causa da pegada da mesma,que já me familiarizei).
    Troquei tudo da guitarra,que de original,só sobrou as madeiras !!

    Vai a lista:

    Tarraxas com trava passiva da Wilkinson.

    Captadores: Ponte-RL-LEGACY (da Malagoli...um puta de um captador legal,muito equilibrado para qualquer tipo de som e se comporta muito bem e vários tipos de madeiras)

    Meio e braço- Traditional Vintage(âmbos da Malagoli)

    Pots-Tudo da Gotoh .

    Ponte- Esta eu "botei pra ferrar",mesmo : Coloquei uma fender Americana(vintage) das de bloco grosso.

    E uma vez que alavanca não utilizo,uso 5 molas bem tensionadas,para manter tudo no seu devido lugar.

    Ou seja,se a guitarra é sua,vc está acostumado com a pegada e não pretende mudar de guitarra tão cedo,compensa investir na sua !!

    Abração !!

    Ant--
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Os carrinhos são chanfrados, o que permite que vc os vire para ganhar mais um pouco de recurso. Já fez isso?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ant--
    Cara, é a primeira vez que regulo então não sei dizer bem. A minha ponte é tune-o-matic e precisa apertar com chave de fenda. Eles estão no máximo já.

    A ponte é meia inclinada, e os carrinhos estão totalmente encostados no final, ambos os lados.

    felipelfln
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Ta com cordas velhas?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    felipelfln
    Ernie Ball 0.9 há cerca de mes e meio

    fconde77
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Não acho que a culpa seja da ponte e não vejo uma diferença de qualidade que justifique a troca da sua ponte, a não ser que esteja com folga devido a ferrugem ou desgaste nos carrinhos que prejudiquem a regulagem.

    Sei e concordo na maioria das vezes quando dizem estarem interessados em trocar suas pontes Tremolo ou Floyd "genéricas" por outras de qualidade superior, agora as pontes fixas o papel dela na guitarra é bem menor das que citei e acredito que devem ser substituídas apenas se apresentarem alguns dos problemas que citei acima por exemplo.

    P.S.: Não acho o hardware da Condor tão ruim assim como falou, acho até que bem razoável e cumpre seu papel sem muito comprometer.

    Faça como o buddy guy disse, leve-a para um luthier de confiança para que ele faça uma avaliação e regulagem.

    Ant--
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Ant--
    Cara, é a primeira vez que regulo então não sei dizer bem. A minha ponte é tune-o-matic e precisa apertar com chave de fenda. Eles estão no máximo já.


    Sim, todas são assim. Veja nesta foto e entenda o que estou querendo dizer. Veja como alguns carrinhos estão invertidos (Mi, La e Sol). Eles são fabricados chanfrados justamente para buscar mais recursos quando chegam ao fim, bastando para isso inverte-los.
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f7/Les_paul_tune -o-matic_stopbar.jpg/220px-Les_paul_tune-o-matic_stopbar.jpg

    Manubio
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Opa,

    Cara, vou com o buddy guy, acho que é realmente uma boa você levar sua guitarra em um bom luthier, ele vai deixar ela bem reguladinha, do jeito que você gostar, ai depois você faz a manutenção básica.

    Se você morar na zona norte de SP, levaria no Hangar Music, eu levo as minhas lá e ele sempre deixa elas bem arrumadas.

    Abraço.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    fconde77
    Olha, pelo menos nas guitarras mais baratas (como a minha) eu acho o hardware bem ruizinho. Já nas mais top o hardware muitas vezes nem é dela, já vi até tarraxa Grover.

    Ant--
    Ah sim, agora entendo. A minha tá toda no máximo, o jeito agora seria mexer no tensor, que eu prefiro deixar para um profissional.

    Manubio
    Valeu mano, estava procurando um luthier de verdade, então vou no seu conselho. Já entrei em contato e pedi orçamento inclusive pra outros trampos. Obrigado e um grande abraço!

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    É muito possível que uma ponte nova dê o mesmo problema... outra coisa é que a guitarra por natureza é um instrumento que não afina 100%... tente recomeçar o processo verificando as oitavas em toda a extensão do braço e não apenas com a corda solta e na 12° casa... afinando com as cordas soltas um nut mal colocado pode dar diferença...

    fconde77
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Mas como uma ponte fixa como a sua poderias influenciar nessa regulagem se não esta "quebrada", qual a vantagem de ter uma Tune-o-Matic da Gotho de R$80,00 para uma genérica de R$ 15,00 se fazem o mesmo trabalho?
    Continuo achando que o hardware Condor entre "Razoável e Bom", principalmente o que equipa essa sua guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor JC 501: O Retorno - Problemas nos carrinhos agora / Vale a pena trocar ponte?