Condor JC 501: O retorno do retorno! - Dúvidas sobre encordoamento e cordal

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12


    Pois é, quem tem acompanhado minha trajetória aqui no fórum sabe que está sendo uma verdadeira luta deixar essa guitarra nos tchãs.
    Seguinte: coloquei um encordoamento mais pesado (usava 0.9), dei uma regulada no tensor, e realmente melhorou muito. Mas....

    Mas esse encordoamento é meio duro pra mim. Meu negócio é 0.9 mesmo, tô me sentindo tocando em guitarra de jazz, mas se eu voltar, guitarra desafinada. Eu comparei com uma LP Gibson do meu amigo e o problema eu acho que está no instrumento: acho que a ponte foi colocada muito próxima do captador, então a corda não estica o suficiente.
    Aí eu vi uma guitarra com cordal e reparei que a corda estica até o fiofó do instrumento.

    A pergunta é: se eu instalar um cordal isso pode ajudar nesse lance das oitavas, ou eu tô viajando?
    Pergunta 2: falando sério, Gibson e encordoamento 0.9 não se dão bem mesmo? esse tipo de espessura é mais pra Strato, que tem aquela escala longa?
    E se eu mandasse um luthier fazer uma semiacústica o braço com o comprimento de uma Strato, mas mantendo o headstock e a largura do nut da semi, daria pra usar corda 0.9?

    E dou por encerrado os tópicos da minha querida Condor JC501. Está sendo muito divertido tocar num instrumento que não te atrapalha, tá ligado? É só essa questão da espessura da corda, mas nada que eu não possa fazer uma forcinha nos dedos.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Além do mais, estou quase desistindo de colocar uma Bigsby, já que o braço tem função vibrato "embutida".

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cara, acho que tu ta fazendo tempestade em copo d'agua
    a ponte deve estar no lugar correto (se não provavelmente a guitarra não regularia oitavas)
    acho que seria mais facil se acostumar com as cordas que esta usando, logo vc esquece cara
    já que o braço tem função vibrato "embutida".
    não entendi isso ai

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    acho que a ponte foi colocada muito próxima do captador
    Como assim?!
    O posicionamento da ponte NADA tem à ver com a posição do captador, mas sim com a medida da escala...
    então a corda não estica o suficiente
    Porque? Você toca em alguma afinação "alterada"? Se não, sua afirmação não faz nenhum sentido...
    A pergunta é: se eu instalar um cordal isso pode ajudar nesse lance das oitavas, ou eu tô viajando?
    Sim, pelos anéis de Saturno.....
    falando sério, Gibson e encordoamento 0.9 não se dão bem mesmo? esse tipo de espessura é mais pra Strato, que tem aquela escala longa?
    Isso não existe meu rapaz.
    O que existe é que um encordamento muito fino não dará, numa escala mais curta, um timbre mais encorpado e com mais sustentação...
    E se eu mandasse um luthier fazer uma semiacústica o braço com o comprimento de uma Strato, mas mantendo o headstock e a largura do nut da semi, daria pra usar corda 0.9?
    Simplesmente custaría uma fortuna, pois guitarras semi-sólidas não são fáceis de fazer...
    Teu problema com as cordas 0.10 e 0.11 tem duas origens: Guitarra mal regulada e preguiça da sua parte em desenvolver a "pegada" necessária...
    já que o braço tem função vibrato "embutida".
    Gostaría de saber qual foi o Mestre Luthier que inventou tal dispositivo, pois eu não o conheço.....

    edalko
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tópico para entrar nos anais do FCC.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    poxa Bertola, pega leve mano, aqui serve pra esclarecer dúvidas não é? foi o que eu fiz. vou ficar na minha pq vc já me ajudou pra cacete
    e quanto à tal da preguiça, velho, vai tentar dar bend de 1 1/2 numa mizinho 0.10, simplesmente não rola
    eu gosto de corda leve, e não me importa o que nego vier falar, eu vou estar sempre procurando informações a respeito, tenho dito

    The Man Who Sold The World
    vibrato função embutida é quando o braço é tão leve, mas tão leve, que quando vc faz uma forcinha ele afrouxa as cordas
    taí mais um motivo pra mim não querer colocar 0.11

    Buja
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Velho, nao existe regra de cordas de calibre diferente em guitarra diferente. Bem reguladas uma strato aceita 0.13 e uma semi acustica aceita 0.8, isso tanto faz, o gosto é seu. Eu tinha uma condor jc 501 tambem, tambem tin ha um poquinho de problemas com afinacao nas tarraxas, (acho que conversamos sobre isso num outro topico), e esse negocio de problemas com cordas de calibre diferente ser preguiça da tua parte, entao nao é so voce o preguiçoso, porque até artistas por ai afora tem signatures deles e nao acho dificil algum deles ter uma signature calibre 0.9. Deve ser um preguiçoso do inferno.
    Acho que voce deve focar sim em tocar bem, com o equipo que voce tem, e os de sua preferencia pessoal, que se adapte melhor ao seu estilo e conforto, e resolver os problemas mesmo da guitarra no luthier. Aqui no forum é bom pra tirar umas duvidaszinhas mas nada como um profissional qualificado para acabar com o problema de vez. (Que nao seja aquele luthier maluco que conseguiu fazer as suas tarraxas gotoh com trava desafinarem 1 tom a cada bend rsrsrs)
    Isso ai.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Buja
    Pô, valeu a força cara. Você já tocou na JC501, então sabe como essa guita é embaçada. Quando eu pego na Lespa do meu amigo é outro mundo, uma guitarra que te ajuda a tocar.
    Mas eu prometi a mim mesmo que não vou ficar refém de luthier, vou aprender o que eu puder e levar só em casos extremos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Na boa Renan... Sem ofensas, mas... releia o que vc escreveu e o que eu escreví depois. Tu achas que eu "peguei pesado"? Em se tratando de um veterano como vc? Sinceramente acho que não....
    De qualquer forma, um abraço...

    gucrispim
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Cara, se você quer aprender, leve a um bom luthier e tente absorver o máximo do cara.
    Use as cordas que quiser, 009, 008 ou 007.

    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, em alguns vídeos com o roadie e com o próprio Billy Gibbons, ele mostra as cordas 008 e 007 que usa em suas guitarras, sendo a 008 para as guitarras que costuma usar slide e depois mostra os equipamentos que dão todo o peso característico do som do ZZ Top e ainda sobre a equalização, como bass no maximo e treble no minimo no amp. Acha que assim talvez seja possível? E quanto a sustentação e altura das cordas, que te parece?

    Dudurlz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bertola matou a pau.
    Sem mais.

    Grimc
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Grimc
    · votar


    e quanto à tal da preguiça, velho, vai tentar dar bend de 1 1/2 numa mizinho 0.10, simplesmente não rola
    eu gosto de corda leve, e não me importa o que nego vier falar, eu vou estar sempre procurando informações a respeito, tenho dito


    Eu dou bend de 2 tons, talvez até 2 tons e meio numa 0.10 tranquilamente, e minha tecnica nem é boa. É só acostumar.
    Agora, quanto à estabilidade da afinação, isso não tem nada a ver com o que você disse. Se a 0.09 não tá segurando bem, considere a instalação de tarrachas com trava. E leve sua guitarra num bom luthier, ele vai apresentar a solução pro seu problema.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gucrispim
    Billy Gibbons: Estamos falando de um profissional experiente, com equipos de altíssima qualidade e alto ganho.....
    Entendeu o quero dizer agora?
    Abç

    Buja
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Grimc
    Se a 0.09 não tá segurando bem, considere a instalação de tarrachas com trava.
    Velho, o cara tem tarraxas gotoh com trava e foram instaladas em luthier (nao sabemos se é bem gabaritado rsrs).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Buja
    Cara, tenho constatado em todos os anos de trabalho com luthiería que a maioría dos caras que reclamam que as tarrachas (mesmo que não sejam Schaller, Gotoh, Sperzel, etc) não estão "segurando a afinação" simplesmente NUNCA apertaram os parafusos e procas de suas tarrachas, nem colocam as cordas corretamente, nem fazem os procedimentos prévios de estabilização de afinação...
    Daí chegam na minha oficina e fala: "...Bertola, eessas tarrachas não prestam...não seguram a afinação... Vou comprar um jôgo de Gotoh com trava..." Esquecendo do básico que falei acima e sem perceber que, sem isso, até mesmo a mais cara tarracha, com a trava mais poderosa SIMPLESMENTE VAI DESAFINAR....

    Buja
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mauricio, agora surgiu uma duvida pequena.
    Eu nao tenho tarraxas especiais, vindas de outra dimensao dos anies de saturno nem nada disso, sao comuns e normais, mas coloco as cordas na maneira normal (duas ou tres voltas, retira a sobra, afina normal). Sempre aperto os parafusos até que fiquem dificeis de afinar de tao firmes que ficam, até aqui ok.

    Sem mais firulas, a duvida:
    Mas vejo que algumas pessoas tem por habito apos afinar tudo, puxar as cordas e solta-las, como se fosse arco-flecha, fazendo a corda chocar-estalar contra a escala. Logico, que ela desafina toda (entendo eu que puxando assim voce estaria "soltando a corda da tarracha a força"). Porem, as pessoas (muitos nao-profissionais) dizem que fazendo assim voce estira a corda pra ela se estabilizar, como se ela fosse elastica (aço é elastico?)

    Pois bem, isso é conversa pra boi dormir ou é verdade mesmo, este procedimento ajuda a estabilizar a afinacao?

    Desde já agradeço a ajuda mestre.

    Grimc
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Buja
    Não sou o Bertola, mas a explicação para isso é que as cordas tendem a ceder normalmente e desafinar com o tempo. Esse procedimento só acelera esse processo. Comigo sempre funcionou, esperemos a opinião do perito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Buja
    Sim, é pra fazer isso (exceto soltar a corda abruptamente), pelo menos umas 3 vezes em cada corda...
    Abç

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Buja
    Eu já contei essa história aqui no fórum. É Gotoh Magnum Lock. O luthier ligou pra mim dizendo que nunca tinha visto esse tipo de tarraxa e eu fui lá ensinar pra ele.
    Eu só não tinha mexido ainda porque é meu instrumento favorito, queria um profissional que zelasse. A guitarra voltou trastejando e sem bater a afinação. Depois disso perdi o medo e comecei a fuçar no instrumento.
    Desafinava muito. O puto não instalou direito e nem apertou as travas até o fim. Foda.

    Mauricio Luiz Bertola
    Sem ressentimentos, mano. Aprendi muito com você, e esse tópico foi um belo e necessário aprendizado.
    Mas vem cá: O que são esses procedimentos prévios de estabilização da afinação que você citou?


    Grimc
    2 tons e meio?! Vixi maria, já estourei muito mizinho tentando dar 1 e 1/2. Como vc consegue esse feito? Que modelo é tua guitarra?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Renan Gonçalves Flores
    po mas na minha les paul nao tem condições de usar 0.9...com 010 eu ja tive q inverter os carrinhos das 3 primeiras...uso encordamento 0.10 ~ 0.52...os bordões ficam com os sadles legais...mais ou menos no meio do espaço...mas as primeiras tem q inverter os sadles...na verdade, a mizinha até da pra afinar a oitava normalmente com o sadle virado pra frente, mas a B e a G (principalmente a G) só invertendo mesmo...sendo q o sadle da G fica no talo e invertido! 0.9 nela vai dar meio tom de diferença nas oitavas!
    a escala dela é de 24,3/4”

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Obrigado por sua compreensão cara.
    Bem, além de manter parafusos e porcas das tarrachas apertados e os sulcos da pestana lubrificados com grafite em pó, bem como a corda colocada corretamente na tarracha (laceada e com poucas voltas na haste), vc deve afinar a corda (com o seu afinador) e depois puxá-la, reafinando. Vc tem que repetir esse procedimento até que a afinação estabilize, e deve fazê-lo em todas as cordas, sempre antes de tocar...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor JC 501: O retorno do retorno! - Dúvidas sobre encordoamento e cordal