Faculdade de música: Qual?

    Autor Mensagem
    lipe_2104
    Veterano
    # mar/12


    Fala pessoal, me decidi por fazer faculdade de música e gostaria de saber dos mais experientes (De Ros, Mateus Starling, etc.) Qual a facul de música que indicariam. Eu gostaria muito de fazer a Berklee ou o Musicians institute, só que a bolsa é de no máximo 13 mil dólares e a faculdade custa 13 mil dólares o semestre =( . Alguém saberia me explicar se é isso mesmo, ou como fazer pra ganhar bolsa no musicians institute ou algo assim?
    E as faculdades federais do Rio, valem á pena?
    Gostei dos cursos do Souza Lima, principalmente o de Jazz me atraiu, mas lá é faculdade privada né?
    Como me preparar pro vestibular?
    Valeu!
    Abraços

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Também tenho interesse em saber. Planejo quem sabe um dia ir para uma Berklee por exemplo.

    frP
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    lipe_2104
    Fala velho!
    Antes de ir morar para Curitiba, eu também havia começado a me preparar aqui na minha cidade natal... Mas acabei me mudando para lá e desistindo temporariamente devido a correria do trabalho...

    A minha antiga professora formada em regência era quem estava me 'trilhando' pelo caminho, mas eu estava ainda no início dos estudos... Sequer havia me decidido exatamente para qual curso/instrumento eu iria prestar... Assim sendo, comecei a estudar violino e teclado(já que não havia aulas acessíveis de piano por aqui) também...

    Não lembro exatamente quais os pontos certos para estudo... Mas eu comecei com MUITA partitura, acho que o básico para pensar em ingressar na faculdade é ler fluentemente e executar algumas peças que possam estar presentes na avaliação.

    PS: possa ser que eu tenha falado alguma coisa de errado, não cheguei a pesquisar algo profundamente sobre os cursos para não confundir ainda mais a minha cabeça na época... hehe

    Por enquanto minha resposta serve como um UP para o tópico, pois é um assunto que me interessa também... Afinal de contas, eu ainda não desisti de um dia, quem sabe, ingressar também em uma faculdade de música.

    Um abraço!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: mateusstarling
    · votar


    Eu estudei na Berklee, então eu posso falar bem da Berklee, já o MIT e Lama eu posso falar baseado na experiência de amigos.
    A Berklee não precisa nem de propaganda a historia ja diz por si só.
    MIT também é valido, se o seu foco for mais rock e pop e foco em tocar talvez o MIT te atenda melhor, o LAMA é a menor delas.
    A Berklee é faculdade, você é obrigado a estudar arranjo, percepção, harmonia e etc.
    Quanto a bolsa, você pode ganhar até 100% só depende do seu nível.

    lipe_2104
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    frP

    Entendi, vou conversar com meu professor sobre isso, espero que ele me indique alguém bom pra estudar pro vestibular.

    mateusstarling

    Meu foco seria tocar rock, mas queria me aprofundar e ter uma faculdade e colocar influências de outros estilos em cima do rock, entende?
    Mateus, você dá aulas exclusivo pra alguém que pensa em ir pra Berklee com uma boa bolsa ou algo assim?
    Poxa, muito obrigado pela resposta.
    Abraços, fica com Deus.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: g.wilhelms
    · votar


    mateusstarling

    Penso em tentar a Berklee algum dia, mas primeiro preciso aprender inglês, heh

    Quanto a bolsa, você pode ganhar até 100% só depende do seu nível

    Nossa, se eu ganhasse uma bolsa assim na Berklee, ia ter que me preocupar só com a comida e moradia, porque o resto do tempo ia ficar só tocando e estudando.

    lipe_2104
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu vi no site do Souza Lima que vc tb pode fazer dois anos lá e dois anos nos EUA, o Souza Lima é tão caro quanto a Berklee? hauaha.
    Tem Bolsa?

    De Ros
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu não posso te ajudar nessa, nunca fiz um curso formal de música.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    nunca fiz um curso formal de música

    Agora eu vi que ainda nos resta esperança terráqueos, hsuhas

    guizimm
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: guizimm
    · votar


    mateusstarling
    Eu estudei na Berklee
    que moral

    De Ros
    então onde vc aprendeu a tocar, os bang de teoria tal...?

    De Ros
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    guizimm

    Com professores particulares.

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    g.wilhelms

    Ele nunca fez curso formal, mas vai ver o que o cara ralou nesses anos de estrada... :D

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu nunca escrevi abertamente sobre isso aqui, mas por 3 anos eu toquei na banca examinadora da escola. Pelo fato de ter ganhando uma bolsa, eu era obrigado a estar disponivel para a faculdade para tocar em eventos e por 3 anos eu fiquei tocando na banda onde havia essa avaliação de nível.
    Engraçado que até mesmo eu era avaliado por essa banca examinadora para poder evoluir em minhas notas de prática, portanto eu tocava com a banca e derrepente meu nome tamb estava ali na lista para ser avaliado e eu ja engatava direto.
    Eu cheguei até a anotar a ordem das musicas que eles pediam por nível porque quando vc toca a sua peça eles te dão uma nota e vc vai tocar uma musica com o nivel correspondente.
    O interessante disso é que eu puder compreender bem qual o interesse deles. Eles analisam basicamente 3 questios. O mais importante é a improvisação, principalmente sobre modulações, depois leitura e percepção.
    Eu preparo pessoas para bolsa, através de video aulas e suporte online, portanto se alguém tiver interesse basta me procurar, o suporte é todo feito online e o envio das video aulas através do correio ou email.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Boa noite!!!

    lipe_2104
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/283523/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de música: Qual?