Faculdade de música

    Autor Mensagem
    ZWylde
    Veterano
    # jun/04


    alguem aí faz? eu tenho 21 anos sou vidrado em musica e tocava violao e baixo a alguns meses comprei uma guitarra e toco numa banda, sou formado em adm. estou pensando em largar isso pra fazer faculdade de musica.alguem aí faz? eh realmente bacana?

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pois eh ... eu também tava afim de fazer mas me informei e precisa faz um teste pratico pra entrar (tipo um vestibular c/ média) onde tens q tocar algumas obras e fazer outras provas, depois disso vem o vestibular normal ... he he !!! Isso na federal neh .... mas se tiverem mais informações postem ...

    giodalmas@hotmail.com --- MAIL+MESSENGER

    ZWylde
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu vou fazer na federal mesmo. vou me informar como eh e tudo mais

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Tenho uns LINKS aki, sou do RS ....

    Vou procurar e posto depois q não to achando ...

    DeFoDoN
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ZWylde
    depois posta..=)

    ZWylde
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    blz, pelo q andei ouvindo, vc precisa somente fazer um teste de aptidao, vc n vai ter q tocar nenhuma obra nao, vc vai aprender isso na faculdade. ehehhe vo legal a viola pro test e mandar os solos de mr crowley hehe n tem erro:D

    Zedin
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soube que tem um teste prático e teórico. No prático vc tem q ser capaz de tocar uma obra clássica lendo a partitura, tem q conhecer alguns clássicos e identificá-los e mais algumas coisas trabalhando o ouvido. No teórico dizem ser bem difícel, é exigido teoria geral aprofundada... Aé se vc conseguir passar por essa fase, faz o vestibular normal e ainda depois tem as específicas. Parece ser mt difícel!

    Errol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Eu já pensei em fazer na UNB porém mudei de idéia, vejam o que eu falei na époka sobre a prova de habilidades específicas de que o Giovani Dal Mas
    falou um pouquinho:
    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&topic=425 34&forum=9&page=-1

    Porém mudei de idéia graças a sugestão do meu professor de guitarra, em fazer um faculdade próxima a música como publicidade (criação de jingles e trilhas sonoras) ou jornalismo (direção de vídeo aulas, entre outros) e paralelo a isso ter aulas de guitarra com os "grandes" lá do Ig&T ou Souza Lima.

    Na UNB não tem o chamado curso de música popular (bateria, violão, guitarra, baixo) o que tem é o curso de música (regência, composição, e aqueles instrumentos tipo clarinete, saxofone, violão clássico e outros).

    Na Unicamp tem o chamado curso de música popular onde tem bateria, contra baixo e uotros, mas não tem guitarra.

    Fiz uma pesquisa não muito aprofundada mas acho que realmente nenhuma federal no brasil tem faculdade de guitarra, porém tem as particulares Faculdade de Música Carlos Gomes, O curso de Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e a já famosa Faculdade Internacional de Música Berklee / Souza Lima que este ano formou sua primeira turma.

    FMCG - http://www.fmcg.com.br - Rua Paula Nei, nº 521 - Vila Mariana - São Paulo - SP CEP: 04107-021 Próximo à estação Ana Rosa
    Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - http://www.musica.ufg.br/cursos.htm
    Conservatório Souzalima - http://www.souzalima.com.br/ e Berklee College of Music - http://www.berklee.edu/

    ps.: Todas as faculdades (perticulares e federais) pedem a prova específica porém sabe como é neh, particular é outra coisa :)

    ps2.: A faculdade da Souza Lima são 2 anos aki, dois anos nos EUA.

    ps3.: Existem também as escolas que dão diplomas de segundo grau, a maioria delas sçao do estado porém pagas, eu até hj só ví duas, uma numa cidadezinha aki perto de Marília (interior de sampa) e em São Luis do Maranhão, são acho que 4 anos de curso e você sai como aquele excelente mecânico porém sem diploma.

    ps4.: na minha opinião o que importa mesmo é conhecimento e prática (pelo menos nesse mundo de guitarristas acho que eh assim mesmo)

    Espero ter ajudado, e se você chegou até aki, parabéns! :P (pra nada eu escrevo isso, me empolguei, foi mal).

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tem a USP, q vc precisa fazer a prova específica, q entre outras coisas vc vai ter q tocar duas peças, uma de sua escolha e outra q eles escolhem. No caso de violão erudito, a peça do ano passado era uma do Villa Lobos

    ZWylde
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ae Errol valeu mesmo pelas suas informacoes. bem depois dessa acho q vou desistir tb, n tenho toda essa técnica, vou tentar entrar numa escola de musica, aprender guitarra, e ver oq posso fazer com issso, mas qualquer novidade, posto aki, valeu mesmo cara.

    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Na unicamp tem dois cursos de música, um é erudito e outro é sobre produção musical, no qaul você pode se especializar em qualquer instrumento. Primeiro você precisa passar na prova de aptidão para depois poder prestar o vestibular pra música. Estude muita teoria, componha uma obra(não uma fuleira, é claro) e estude muito solfejo. A mãe do baterista da minha banda é formada em música, e ela disse que é muito legal o curso(você aprende tudo sobre música, inclusive história e etc), e ela tem um ouvido muito bem treinado, e disse que nas provas ela ficava umas 4 horas numa sala, compondo uma música sem auxílio de instrumento, ou seja, ela tinha que saber exatamente o que ela estava passando para a partitura(o que não é nada fácil).

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MacCa
    mas essa prova especifica é tanto para o curso de musica erudita qto para o curso de produção musical?

    e a composição vc naum pode levar pronta? tem q escrever lá?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ae, olha o q tem no site da Unicamp:

    Ensino e Pesquisa - Área de Artes - Música Popular



    Da velha, da nova e da música do futuro


    Em 1988, Pedro Paulo Ribeiro D' Elia levava uma vida bastante agitada. Durante a semana, freqüentava as aulas no curso de Ciências Sociais da Unicamp. À noite e nos finais de semana, dedicava-se à música. Como baterista, integrante das bandas Bandarra, Matitita-Perê e Navalha de Macaco, Pedro se apresentava em vários points da cidade e atuava também como músico freelancer tocando em casamentos, recepções e festas.

    Até que seis meses depois de ter ingressado no curso de Ciências Sociais, Pedro se deu conta de que talvez sua escolha tivesse sido equivocada. Embora tivesse muita vontade de seguir com seus estudos em nível superior, ele trancou matrícula e desistiu da carreira de cientista social para continuar se dedicando à música, sua verdadeira vocação.

    O que ele não poderia imaginar é que menos de um ano depois estaria de volta à Unicamp, desta vez como integrante da primeira turma do recém-criado curso de Música Popular. Apesar das dificuldades iniciais, o músico ressalta que o curso foi muito bom. "Como pontos extremamente positivos destaco a iniciativa das pessoas que implantaram e levaram adiante a idéia de se criar um curso de Música Popular, compensando com esforço e criatividade as deficiências estruturais daquele momento", diz. "Outro ponto muito importante foi conhecer, conviver e tocar com alguns grandes músicos".

    Hoje, com uma carreira já consolidada em São Paulo, o baterista Pepa, como é mais conhecido no meio artístico, atua em três frentes de trabalho: é professor, músico de estúdio e músico em shows. "Porém, é nesta última que concentro esforços", destaca.

    Pepa já tocou e gravou com vários artistas célebres, como Baden Powell, Paulinho da Viola, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Ulisses Rocha, Marco Pereira, Sílvia Góes, Proveta, Dominguinhos e Márcio Montarroyos. "Durante todos estes anos tive a sorte de tocar com alguns ídolos, pessoas a quem eu admirava e que se tornaram companheiros de palco", diz Pepa.


    O curso

    Pioneiro na área de Música Popular no país, o curso da Unicamp é ministrado em período integral e realizado em no mínimo oito semestres. Segundo os professores, um equívoco muito comum em relação ao curso de Música Popular oferecido pela Unicamp é o candidato pensar que irá estudar apenas a Música Popular Brasileira. "Música popular, entretanto, é uma técnica, uma linguagem", ressalta o coordenador de graduação, Claudiney Carrasco. "Integram essa linguagem não apenas a música brasileira mas também o jazz, o rock ou a música caribenha, por exemplo".

    Uma das grandes preocupações do curso é oferecer ao aluno as ferramentas necessárias para sua atuação no mercado em todas as especialidades possíveis da música popular, seja como instrumentista, arranjador ou produtor musical. Por esse motivo, o Departamento de Música conta com uma infraestrutura importante de laboratórios, como o de informática, onde os estudantes estão sempre em contato com o que há de mais novo em relação a material didático, equipamentos e softwares e onde se pode trabalhar com todas as vertentes da informática aplicada à música.

    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    no manual da unicamp são 2 provas específicas diferentes, uma para cada curso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de música