Falta de Criatividade na hora do Improviso

    Autor Mensagem
    vinieilers97
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: vinieilers97


    Galera, pesquisei mas nao achei algo que fale exatamente da minha duvida, apenas coisas mais superficiais. Entao é o seguinte:

    Na hora de improviso sempre acabo tocando a mesma coisa, repetindo liks e tal. Nao consigo criar algo decente ou que nao repita. Um improviso sempre começa do mesmo jeito do outro e mantem o mesmo padrão.

    Como melhoro isso? Que escalas seria bom saber ( modos gregos? ) Como isso iria melhorar minha criatividade?

    Abss

    Jube
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acho que são vicios, de certa forma pode ser "positivo" alguem ouve o seu som e logo reconhece seus traços nele. Mas eu acho que da pra quebrar um pouco criando novos licks ou até tirando alguma musica que você goste e aprendendo um lickzinho esperto ali.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara, a improvisação é um dos mais (se não for o mais) complexos, campos da didática musical. Eu já tive situações de ficar bem desanimado com minha improvisação, mas o segredo é focar no que você tem de melhor, e melhorar o que você tem de pior.
    Busque conhecer o braço da guitarra como se fosse a palma da tua mão, isto é, estude e tenha decorado os intervalos de "cada" nota , pois eles vão ser importantes na hora de você obter a sonoridade que deseja. Estude para conseguir saber o nome de cada nota (não acorde, nota), por toda a extensão do braço. Fora isso, improvise bastante, mas não fique desanimado se o resultado não for o que deseja. Tire solos, ou frases que te agradam, mas tente tirar "de ouvido", msm que demore mais e não saia perfeito, com o tempo melhora. Estude arpejos, todos os dias, te aconselho o livro Acordes, escalas e arpejos do Nelson Faria. Os arpejos são tão importantes quantas as escalas. Estude muita harmonia.

    Ps: Essas dicas tem funcionado comigo.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ai um vídeo deu improvisando: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/283330/
    Não é nada de mais, mas já esteve bem pior.

    VitorH
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: VitorH
    · votar


    Cara se eu nao me engano na aula de, ''escala maior'' do cifra club
    Phillipe Lobo fala uma coisa que acho que pode ser seu problema.
    Tipo vc pode sim repetir o inicio do seu improviso mais sempre tente
    termina ele com algo especial, nao precisa tooooda hora fazer uma coisa diferente aproveite sempre seu som amigo e treine oque o g.wilhelms disse
    Pentâtonica é uma escala que da ate prazer de improvisar. fica a dica
    Nessa video aula ensina Pentatonica menor e penta blues veja que vai te ajudar
    http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/799/

    vinieilers97
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    VitorH

    asudhausdh estava vendo o video na hora em que voce me passou

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    g.wilhelms

    Fala mais ae sobre o livro, como são representadas as digitações? Porque se for com partitura arrebenta, porque não sei ler ¬¬, achei ele na saraiva por 54 dinheiros, mas ta indisponível...

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Rafael.Guitar.YwT

    As digitações são representadas em tablaturas, mesmo onde tem algum desenho em partitura, tem a tablatura embaixo. É bem explicado, e ainda tem alguns exercícios, bem simples de se entender. Eu uso mais para estudar os arpejos, mas também tem boas informações para quem quer estudar Acordes e Escalas. Recomendo.
    Abraço e bons estudos.

    vinieilers97
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    g.wilhelms

    Bah valeu a dica do livro. Essa semana vou ver se compro. Pela descriçao parece bom.

    Abss

    Msess
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    voce tem que saber mais sobre cada nota do braço, e saber as combinaçoes das notas,tirar bastatnte musica ajuda muito

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    vinieilers97

    Não tem de que, o livro é realmente bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falta de Criatividade na hora do Improviso