Sem criatividade na hora de criar solos

    Autor Mensagem
    RSKD
    Veterano
    # mar/10


    saem horriveis,nunca fica na melodia,repetitivo e coisas do genero,eu queria umas dicas,comofas?Minhas influencias são Jonny Greenwood(Radiohead),Kiko Loureiro(Angra),David Gilmour(Pink Floyd),Slash(na época do Guns),Steve Vai e Zakk Wylde(Ozzy)

    blink 182 edu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Acontece a msm coisa cmg!

    Maltars
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tipo tenta pegar licks deles e aplicar em várias tonalidades depois você se acostuma e começa a criar os seus licks

    Morva
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    RSKD

    1- decora todos os desenhos de escala do tom q vc tiver tocando.
    2- decora tb os arpejos e modos gregos relativos a este tom.
    3- num fique só no tom da musica pra tocar, use cromatismos, intenção blues, tons anti-relativos etc.
    4- treine tecnicas como bends, vibratos, harmonicos, tapping, ligados, sweep etc.
    5- estude bastante campo harmonico, intervalos.. enfim teoria musical.
    6- tente ir improvisando em cima de alguma base sua (gravada no pc, pedal de looper ou com alguem tocando com vc) ou algum playback no estilo q vc quiser, assim fica mais facil das ideias aparecer, melhor q tocar sozinho.
    7- apesar de ser importante saber bem a teoria, nao se prenda mto a ela, toca ate vc achar algo q te agrade.
    8- nao crie compromissos do tipo: "agora vo cria um solo". qdo tiver tocando vai fazendo uns improvisos, brincando com a guitarra e deixa a inspiração vir.
    9- treine tocar em varios tons diferentes ex: primeiro Am, depois B, depois D# etc.

    e por ultimo o principal:

    10- ouça bastante musica dos guitarristas q vc gosta, é uma otima forma de pegar inspiração. alem disso escute estilos diferentes, pq isso é uma forma de aumentar o seu vocabulario musical ex: nao escute apenas rock, ouça tb blues e jazz por exemplo, procure saber algumas tecnicas e modos de se tocar este estilo e treine improvisando eles.

    com essas dicas vc vai ver q vai melhorar bastante a sua inspiração na hora de compor, nao q vc vai sair compondo riffs e solos a toda hora, mais vai melhorar bastante.

    qualquer coisa é só perguntar..

    Prog-metal
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Prog-metal
    · votar


    RSKD
    arranja um professor .

    CabeçaChataRocker
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Faça o que eu faço, grava a base e fica escutando, com a guitarra guardadinha, sem compromisso.

    Aih fica imaginando um solo, uma hora sai e tu passa pra guitarra.

    se souber escalas ajuda bastante na hora de passar da cabeça pra guitarra.

    jazzerblue
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ouça musica com mais atençao,estude lento e va aumentando a velocidade!
    toque para a musica e nao para voce...

    onetwonotes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    RSKD

    Isso é realmente um problema recorrente, acontece comigo e acho que com todos. mesmo estudando os desenhos das escalas e licks tem hora que é só repetição. Me impressiona os caras que conseguem improvisar.

    Leandro X
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    RSKD

    Rapaz, só tem uma solução pra isso:

    Pratique, Pratique e Pratique.
    Ouça coisas que você curti, tente tirar coisas de ouvido, tente improvisar. não se limite as escalas tradicionais... crie licks e de novo: pratique...
    tudo vem com a pratica.

    Abs

    tomitaeuro
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minha humilde opinião

    Treine muito seus ouvidos (também não sei como se faz, acredito que seja tentando tirar as musicas) pois quando estiver com os ouvidos bem treinados, você vai saber passar as coisas para guitarra a qualquer horas.

    Acredito que seu problema não seja a criatividade, acredito que seja o mesmo que o me. As vezes estou tocando ou ouvindo a musica me vem um solo na cabeça, mas o problema e passar esse solo, melodia, riff e etc, para a guitarra.

    Abraço

    power-melodico
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    comigo sempre acontece isso...

    marcos.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    um problema que nunca acontece comigo é problema no improviso
    apesar de no meio jogar bastante nota
    se eu deixar gravando por um bom tempo e depois escolher os melhores licks fica legalzinho

    o meu problema é que eu não consigo afinar a guitarra de ouvido .-.

    FAP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    CabeçaChataRocker
    Faça o que eu faço, grava a base e fica escutando, com a guitarra guardadinha, sem compromisso.

    Aih fica imaginando um solo, uma hora sai e tu passa pra guitarra.


    Concordo com esse comentário. Essa é uma boa maneira de treinar o ouvido musical. Outra vantagem é que você não se prende a licks repetitivos que costuma tocar na guitarra.
    Enquanto eu to no trabalho, às vezes escuto umas backing tracks e crio solinhos sobre elas. O problema é se lembrar dos solos depois hehehe

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    RSKD

    Olha companheiro !

    É o seguinte. A maioria dos guitarristas sofrem do mesmo mal, contudo muito poucos assumem. O uso de licks e escalas não representa um solo de guitarra, mas sim demonstração de tecnica, o que acaba enganando muita gente.
    Componha solos baseados em frases dentro de uma harmonia, foda-se as escalas, se coube na música valeu.
    Aí você vai perceber que criar na guitarra é bem mais difícil do que tocar. Esta é a diferença de gênios como Gilmour, Page, Blackmore entre muitos outros e os guitarristas velozes e furiosos.

    DINO EK
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    RSKD
    Isso ocorre com qualquer um no começo, corra atras de um profesor que te ensine teoria da guitarra (MODOS GREGOS, ESCALAS, LICKS), e se vc estiver com a grana curta ou sem vontade de pegar profesor, corra atras de videos (youtube) e varios tutoriais na net, eu parendi pela net, e o mais importante pra mim foi os modos gregos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sem criatividade na hora de criar solos