Troca do braço de uma Tagima 635 antiga

    Autor Mensagem
    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12


    Amigos, tenho uma Tagima 635 de 2002 com a inscrição handmade cujo braço de escala clara já me cansou... Ela foi revisada na semana passada por um luthier, mas o som que eu busco ainda não está sendo possível... Ela tem um som muito limpo e aberto, tal qual é o normal desse braço... Quero algo mais fechado... Estou buscando alguém interessado em trocar por um braço de rosewood. Há alguém interessado?

    buddy guy
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    moisespteixeira

    Conselho que dou,é descolar outra guita com a escala escura.E se não quiser se desfazer desta sua,deixe-a quietinha por aí.Pois este lance de trocar braço,por braço de outra guitarra,acho difícil que as medidas batam tudo certinho(em um intercâmbio do braço de uma para outra). Numa segunda hipótese,fazer um braço de luthier,com escala escura que vc deseja,creio que seria o mais recomendável para este caso.Claro,caso queira que as medidas se dêem todas numa perfeita ordem !!

    Boa sorte !!

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O problema é que já gastei demais e não tava pretendendo nem comprar um braço novo nem tampouco outra guitarra... Acha que mesmo sendo duas guitarras do mesmo modelo e marca podem haver diferenças consideráveis?

    buddy guy
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    moisespteixeira

    O problema é que já gastei demais e não tava pretendendo nem comprar um braço novo nem tampouco outra guitarra... Acha que mesmo sendo duas guitarras do mesmo modelo e marca podem haver diferenças consideráveis?

    Creio que isto aí vai ser "meio que loteria". Pode dar certo,como não !!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara...eu tava justamente procurando um braço com escala clara! QUal é o modelo da mão da sua guitarra?

    Eu tenho uma Fender Southern Cross com braço Giannini antigo, e eu quero um som mais limpo e estalado, mas o som não sai taaaao do jeito que eu busco!!!!

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    manda trocar só a escala

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara q complicado isso...sei la acho q se eu quisesse fechar o timbre nao trocaria a escala nao....investiria em algo mais notavel...a diferença de timbre entre escala clara e escura nao e tao consideravel a ponto de valer a pena correr esse risco...eu pegaria outra guita...uma strato HSS de escala escura por exemplo...menos risco e dependendo da ocasiao sai por um preço mto proximo ao q vc pagaria pra trocar a escala num bom luthier...mesmo tendo trocado a escala com alguem, a mao de obra do luthier sairia cara...ele tem q tirar o braço...a escala, acho q os trastes da escala nova tbm pra poder prensar a escala com cola no braço dps...com trastes imagino q nao teria como fazer isso sem zoa-los...dpa de tudo feito e o braço recolocado, alem do trampo ter q ter sido bem feito, ainda vem a recolocaçao dos trastes e regulagem...pode por uns 800 pau ai de mao de obra, nao? O Bertola podia ajudar melhor...
    Mas com esse preço e o risco de nao ficar bom...eu ja mudaria de ideia!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    guizimm
    manda trocar só a escala

    Geralmente o braço é inteiriço...pra escavar e colar a escala escura sai mais caro que fazer outro braço!!!

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    nã tinha pensado nisso

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Exatamente, a escala clara já é o braço... Não tem mais nada em cima. Por isso queria desaparafusar e trocar o braço todo, mas precisa ser o mesmo modelo pra não ter diferença na instalação, furação, tamanho e etc... E há diferenças notáveis sim entre escala clara e escala escura no som. Visualmente prefiro as claras, mas em termos de som prefiro as escuras. Aqui tem uma comparação: http://www.youtube.com/watch?v=VH9o9AvAsCM

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    moisespteixeira
    então cara mas isso é relativo...tem bastante diferença mas vc tem q considerar os riscos...ja tentou trocar os caps? veja o malmsteen...ele tira um som pesado from hell com as fenders cremes dele e braço mais claro q papel...ele usa captadores dimarzio stacks...talvez fazendo como ele vc consegue um timbre mais fechado q te agrade sem mexer na construção da guita....acho mais seguro e as vezes mais barato, a menos q vc de fato consiga trocar o braço com alguém...vc nao terá custo com peças...só com mão de obra...ai sai barato mais ainda tem os riscos...quando estiver em casa vejo o video!
    abraço!

    edit: consegue um timbre pesado e ainda com influencia da madeira clara....isso dará um toque diferente no seu timbre, inclusive

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    ah velho, a escala muda bastante o som, não acho que trocar os caps seria a mesma coisa

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: moisespteixeira
    · votar


    A questão é que não estou a procura de peso! Conheço o som do Malmsteen, conheço o som do Gilmour, mas estou mais em busca do som do Frusciante. Essa guitarra foi pro luthier justamente pra trocar de captador e voltou ainda de forma que não me satisfaz. Agora só restou o braço... Acredite, eu já troquei saddles, captação, ponte, esquema elétrico e continuo não estando 100% satisfeito. Depois gravo um vídeo com ela e mostro porque não tenho como simplesmente vendê-la e pegar outra com escala escura (ela está com o corpo todo queimado). Um visu da bichinha: http://desmond.imageshack.us/Himg17/scaled.php?server=17&filename=fr50 .jpg&res=medium

    *editado para corrigir o link

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    guizimm
    e o q to dizendo...muda sim o som...mas tem mais riscos trocar a escala ou mesmo o braço do q trocar outras coisas q tbm mudam o timbre...pode nao ser a mesma coisa....pode ficar melhor ou pior...mas ja ouvi mto som pesado de strato com escala clara e telecasters...os monstrinhos la do slipknot metem uns emgs ativos nas teleca de escala clara e desse o pau...o malmsteen como ja falei tbm...iron maiden entao nem se fala...paul gilbert ja vi usando tbm...mas o q ha em comum em todos eles fora a madeira da escala ser clara? Os caps de alto ganho...seja ativo ou passivo....agora...se o cara encano em trocar a cor da escala por outros motivos, como a estetica, ai n tem jeito...
    Pessoalmente eu tb acho a escala clara mais bonita...e por isso mesmo eu usaria em uma strto HSH com slip de captaçao...vc teria um timbre bem exotico, fechado e cheio de ganho, podendo ainda tirar um timbre de SSS...alternatuvas nao faltam

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Os motivos não são estéticos, garanto. Se fosse por motivo estético eu não manteria a guitarra queimada comigo. É a sonoridade do rosewood mesmo que sinto falta. Já toquei em guitarra de compensado com escala de rosewood cujo som me agradava mais do que o da minha.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    moisespteixeira
    e nesse caso tem q ser no braço mesmo...pq o corpo ta queimado? Po bem bonita a guita cara...nesse caso, vc tem a opçao de levar pra um luthier fazer...ficaria sob medida sem riscos...ou vc troca por alguem q tem uma tagima similar!

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Minha intenção real era a de trocar com alguém que tenha exatamente o mesmo modelo de guitarra, Tagima 635 do começo de 2000 (a minha é de 2002) handmade in Brasil. A troca seria apenas do braço, que no meu caso está intacto e regulado. Pelo que o psiquiatra falou, tive uma crise de Hendrix. hahahaha

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    moisespteixeira
    bom...apesar de ser dificil vc achar alguem com uma guita dessa, vc tem a vantagem de ter um braço menos comum...pior seria se vc tivesse com rosewood querendo trocar...rs...
    A troca seria economicamente vantajosa...mas se nao conseguir, talvez a soluçao seja um luthier de muita confiança! Sera q anunciar a troca no mercado livre da futuro?

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não faço idéia, amigo! Mas agradeço a sugestão! Achei que por aqui encontraria mais gente... Até tem um amigo que demonstrou interesse ali em cima, mas infelizmente não temos o mesmo modelo de guitarra.

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    entendi
    mas a escala escura deixa o som mais quente, e a escala clara da mais clareza ao som, pelo que eu pude perceber nas stratos que eu toquei, e acho difícil mascarar essas características da madeira na equalização
    mas realmente dá pra tocar pesado nas duas, outro exemplo bom são as wolfgang do eddie van halen, que são superroqueiras e tem escala clara(e caps próprios, como vc falou)

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acabei concluindo que a madeira da escala acaba influenciando mais que a madeira do próprio corpo da guita... Ou não teria ficado satisfeito com a Squier do meu amigo com braço de rosewood cujo corpo é de compensado. Parece absurdo, mas não é =S

    ssantoss
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    cara mudando um pouco o foco vc poderia tentar trocar o captador da ponte, por um single fechado como essaaqui

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu agradeço a sugestão, amigo! Mas não é o caso... Eu costumo usar mais o captador do braço e braço/meio. Com a captação estou até razoavelmente satisfeito.

    moisespteixeira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ninguém?

    junior26061996
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    moisespteixeira
    cara, aproveitando a ocasião, queria te fazer umas perguntas sobre essa guitarra. to querendo comprar uma guita igual a essa tua. 635, ano 2002, braço claro e com os caps originais. queria saber se essas 635 antigas são boas ou melhores que essas mais novas. alguém pode me ajudar? abraço

    Drinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    moisespteixeira

    esse braço me interessa

    deixa teu msn ae

    Drinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ESQUECEEE.. NEM VI A DATA...

    Drinho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    junior26061996

    eu tenho uma dessas to precisando trocar o braço que o meu tá sem escala, pra colocar outra compensa arrumar outro braço.... ou sei lá, vou ver ainda o que vou fazer...

    a guitarra é legal veio... não acredito que seja melhor nem pior que as atuais... mas elas são mais bonitas né...

    esses headstocks de hoje tão um horror

    Curly
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    junior26061996

    cara, aproveitando a ocasião, queria te fazer umas perguntas sobre essa guitarra. to querendo comprar uma guita igual a essa tua. 635, ano 2002, braço claro e com os caps originais. queria saber se essas 635 antigas são boas ou melhores que essas mais novas. alguém pode me ajudar? abraço


    Não são. Muitas dessas antigas tinham problemas com braço feita com madeira verde, os captadores eram um lixo. A ponte, no entanto, era boa. As novas são melhores e vêm com caps de alnico. Mas vai ter gente que vai falar que não, afinal, eram "dasboa", "dasantiga", "dasprimeira'...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca do braço de uma Tagima 635 antiga