Envelhecimento e secagem de madeira (não relic) - duvidas.

Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12

Salve galera FCC, lá vou eu novamente com tópicos malucos.

É o seguinte, comprei um kit desses:

http://www.ebay.com/itm/DIY-PROJECT-ELECTRIC-GUITAR-BUILDER-KIT-YOU-PI CK-TELE-SG-LP-STYLES-/330643766365?pt=Guitar&var=&hash=item7dbd68c919

Se ele passar pela alfândega e chegar inteiro, terei a missão de montá-lo.

Executei a compra ontem, vamos ver quando chega.

As madeiras são (ou pelo menos é o que ta no anuncio):
    Corpo: Burl ash Veneer (seja lá que p*®®@ seja isso)
    Braço: Maple com escala em rosewood

Escala de 24,75" com 22 trastes

Só que eu não sei em que estado estão essas madeiras e mesmo se as medidas estiverem corretas, eu não acredito que estejam completamente secas.

Aqui vão as minhas duvidas:

1) Se por uma infelicidade, as madeiras estiverem verdes, como eu faço pra secá-las? Boto elas embrulhadas em plástico dentro duma lata com umalâmpada?

2) Entendo que madeira seca é diferente de madeira envelhecida. Está correto?

3) A linha road worn da Fender tem um tal de "distressed body" que imagino ser uma madeira que aceleraram o processo de ação do tempo nela. Andei pesquisando e vi alguns processos de envelhecimento. Um é lavar ela com acido muriático e outro por irradiação ultravioleta. Porém estavam todos aplicados a madeira de mobília, e não instrumentos.

Senhores mestres e gurus, me ajudem por favor!

Pretendo dar o acabamento nesse instrumento com nitrocelulose (ou similar)

Curly
    Veterano
    # mar/12
    · votar

SpectrosGuitarman

as peças devem vir secas. Como já estão usinadas, não podem ser de madeira verde, senão encolhem e as dimensões mudam. Se isso acontecer, melhor é devolver ao vendedor. Mas pouco provável de isso acontecer, quem costuma usar madeira verde são certos fabricantes brasileiros...

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Curly
    Nem me fale cara.... Hehhehe
    Mas e esse lance de envelhecimento?

Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar

Curly
    SpectrosGuitarman

A madeira quando cortada tem resina e uma alta umidade, com a secagem seja por estufa ou natural deve-se chegar num teor de umidade ideal, entre 10 a 15 por cento.

Mesmo aparentemente secas essa umidade pode estar acima dos 20% e com o tempo ocorrer aparecimendo de rachaduras e empenamentos.

Creio eu tambem que nao estejam com umidade acima disso.
    O processo de secagem ai vai ser natural com o tempo mesmo.

Algo a se resaltar é como manter a umidade estável apos atingir o ponto ideal. A pintura em alguns casos sela a madeira de tal foma que com o tempo a madeira resseca.

A pintura nitrocelulose por nao ser impermeável como outros materiais tem o principio de manter a madeira mais vulnerável a ressecamentos caso não tenha um cuidado na armazenagem, porem tambem é mais facil de manter a umidade estavel e evitar ressecamento. Isso tudo a longo prazo, nada que em 5 anos vá aparentar.

Respondendo uma pergunta sua, madeira pode secar em 2 anos ou ate em 20 anos. o tempo que ele demrar para atingir a umidade ideal é variável.

Cada vez mais empresas deixam secar em estufa, acelerando a secagem, porem quanto mais rapido fizer isso mais instavel ela será no futuro, repondendo a diferenças de temperatura e umidade do ar de forma mais visivel que uma madeira seca naturalmente.

Chegando o instrumento, faça acabamento em nitrocelulose, acho lindo e poucas empresas e luthiers usam nitro.
    Na minha linha de instrumentos 100% do acabamento é em nitro, precisando de alguma dica é só pedir.

Parabens pela aquisição!

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Valter Bergamo
    Opa, vou pedir dicas sim. Muito obrigado!
    Vai demorar uns 3 meses pra chegar, levando em consideração a agilidade dos correios.

Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar

SpectrosGuitarman
    Vai demorar uns 3 meses pra chegar, levando em consideração a agilidade dos correios.

Que isso...rs eu sou programador, e sempre compro livros no site da Amazon (não sei se isso faz diferença), mas costuma demorar uns 20 dias pra chegar aqui!

Cara...deixa ver se eu entendi! Vem a guitarra completa por apenas US $135!?

Caraaaaaaaaaaaca...que legal cara! Vou ficar acompanhando teu tópico! Se a parada for boa, já sei onde vou comprar minha Telecaster...eu estava pensando em comprar uma Tele da GBS, apesar de falarem que não é lá muito boa!

Mas como estou investindo na minha Giannini/Fender, a Telecaster é mais para eu sentir a guitarra.

um abraço e parabens pela aquisição...

Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Thyago_Trajano
    Que isso! Esse forum so tenho musico programador....vixe! Até o luthier é bacharel em sistemas! Cruz credoooo!

PS: To falando d+, deixa eu voltar pros meus codigos aki!

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Thyago_Trajano
    Buja
    Não to mto longe de vcs. Sou engenheiro eletrico. Hehehe

Mas é isso mesmo. A guita toda por esse preço. E o mais legal: tem de todos modelos. Se der certo com essa, vou fazer uma semi acustica e uma lp depois heeehehe

Deu mais 65 dolares de frete. Mas as minhas coisas tem demorado bastante. Pedi uns pots ja faz 1 mes e nada. Geralmente as coisas da china chegam mais rapido que dos EUA. E livro passa direto na alfandega.

Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar

SpectrosGuitarman
    cara...ja comprou alguma coisa da warmoth? Sou louco pra comprar um braço guitarra e um de baixo deles mas nao faço nem ideia de como comprar.

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar

Buja
    cara, eles mandam pro Brasil, mas tem um depoimento de um cara lá que tomou um ferro fudido com alfadega. Isso pode acontecer com qualquer um.

http://www.warmoth.com/Ordering/InternationalShipping.aspx?c=BR

Lindos instrumentos, cara, se tivesse visto isso antes, teria feito uma loucura ainda maior

edit: se resolver comprar essa bagaça, mande vir por USPS (E NAO CONFUNDA COM UPS!!!).

USPS = correio comum, sedex. tem chances de não parar na alfadega.

UPS = transportadora. vai chegar bem mais rápido (comprei um amp 4x12 e chegou em 3 dias!!!), mas é 100% de certeza de parar na alfandega. Se mesmo assim optar pela ups, eles tem um serviço de despachante alfandegário, e liberam bem mais rápido que FEDEX.

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Entrou pra alfandega, acho que mais umas 2 semanas e ta em casa, tem que esperar liberar lá agora.
    Com certeza vão me taxar, entrou pelo RJ.... merda, se tivesse entrado por guarulhos, com certeza passava batido.

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

puta merda, a parada ta no correio da minha cidade e eu to desesperado pra pegar!!! nao consegui ir la retirar hoje.... merda!!!!!!
    ansiedade que me mata

Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar

po cara...já passou pela alfandega...agora é só partir para o abraço!!! ehehehe

Mas eu sei como é...é foda mesmo a ansiedade!

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Thyago_Trajano
    ah veio, mas eu tava com a grana ja pa pagar o imposto, saí de férias no final do dia hoje... era pra eu pegar e ja começar a montar, mas fiquei preso no trampo por uma pendencias.
    E pra ajudar amanha é feriado e como as pendencias não se resolveram, eu vou ter que ir lá.... tomara que os correios abram no sábado, aí eu ja começo a montar a danada.

Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Thyago_Trajano
    · votar

ahahha...pendências + trabalho + ter que trabalhar feriado + ter que trabalhar no primeiro dia de férias...

deixa eu adivinhar...

Trabalha com TI? hahahaha

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Thyago_Trajano
    Não... Com projeto. Mas foi um cara de TI que me fodeu. Rs

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

ok, ta em casa, to carregando as fotos no facebook e ja vou iniciar o tópico de construção dela

Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar

OPA..posta fotos aí cara pra gente!

Gostou do material? Faz um review com fotos, eu to afim de montar uma Tele para mim, e essa aí é uma boa pedida..

abnraços

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Thyago_Trajano
    heheheh to fazendo aqui, descrevendo nas fotos, vou deixar no facebook mesmo que meu photobucket nem sei se funciona mais

Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Beleza...mas..você vai postar o link do FB depois? ehhehehe

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Thyago_Trajano
    sim sim, e farei um tópico especifico, ja to acabando aqui

SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Thyago_Trajano
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/284696/

ta ai cara, mas por alguma razão ta saindo tudo em branco

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Envelhecimento e secagem de madeira (não relic) - duvidas.