Tópico oficial de montagem de kits de guitarra

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12 · Editado por: SpectrosGuitarman


Decidi criar o tópico com esse nome porque com certeza mais pessoas vão querer entrar nessa também, hehehe

Vamos fazer aqui um canal de discussões, compartilhamento de idéias e sugestões, comentários gerais, etc.



É isso aí, meu kit chegou, e agora é hora de montá-lo.
Para quem quiser saber que kit é, aí vai o link:

"Do it youself - build a telecaster"

Aqui vão as fotos do kit em detalhes:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.311053262298917.71058.1000018 27380002&type=1

Como eu já previa, o kit vem com material barato e o que realmente importa é o corpo e o braço. O fabricante é a Cozart, porem se alguem quiser se aventurar nessa brincadeira também, sugiro que procure pelos kits Saga, pois pelo que andei pesquisando, eles tem uma qualidade melhor.

Vamos as madeiras:
Braço - Maple
Escala - Rosewood

A péssima surpresa:
Corpo - Basswood com uma folhinha de ash colada no top.

Não me levem a mal, sei que a fender tele japonesa é de basswood e várias outras boas guitarras também, apenas não esperava por isso. Agora eu terei que gastar mais no hardware pra compensar.

Estou com duas idéias para o acabamento; uma é tingir o corpo de vermelho escuro, e outra apenas encerará-lo.
Por favor me ajudem com sugestões para essa parte, e se possível, com instruções de como fazê-lo com material que eu ache no Brasil. Achei muita coisa na net, mas só com produtos gringos...

Eu iria fazer o corte do headstock hoje, mas com minha serra tico tico não é adequada para isso, preferi ir a uma marcenaria, e antes disso pedir ajuda ao meu amigo Agnus para traçar o desenho, pois os templates que achei na net não estão legais.

Quero acabar essa guitarra o mais breve possível, estou vidrado para saber como vai soar e tenho pouco tempo de férias, tenho que mandar ver logo.

É isso ae galera, me ajudem, opinem, vamos conversar

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


hiiii...deu merda

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
pior que eu to tentando editar e não vai nem por um cacet....

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


SpectrosGuitarman
talvez seu texto tenha ficado mto grande cara! Tenta enxuga-lo ou dividir em 2 posts!

The Man Who Sold The World
Veterano
# abr/12 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


SpectrosGuitarman
cara, acho esses projetos muito legais kkkkkk dao uma espectativa do cao para saber como vai ficar
se doa de corpo e alma que acho que no final vai valer a pena
talvez seria mais negocio colocar tarracha gotoh (sao mais em conta no ml) do que queimar tuas schaller hsuahsuahs (deixa pra uma guitarra mais top)
os captadores eu colocaria nacionais mesmo, mas manteria singles, no max eu colocaria texas special (da fender) pqp, aqueles iam ficar supimpa, ou se a carteira nao deixar procura a versao nacional deles www.captadores.com.br
meu sonho é ter uma teleca kkkkkk to na stratinha por enquanto
outra coisa que ia te sugerir era pintar de vermelho ferrari, igual a teleca do john fogerty aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=coK1b2L7UCc
abraços

fel123
Veterano
# abr/12
· votar


entao cara, eu acho melhor colocar só um vermelho bem sutil mesmo, deixando o ash a mostra entendeu?, acho q fica mais bonita.
Ahh, quanto vc peagou pelo kit, já vi esse kit antes, tava querendo pegar o kit da les paul ou da Sg.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


SpectrosGuitarman
e antes disso pedir ajuda ao meu amigo Agnus para traçar o desenho, pois os templates que achei na net não estão legais.

veja se isso te ajuda:
Plantas de guitarras

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


fel123
cara, saiu por R$592.80 com impostos.
A tele mais fuleira que eu tinha visto tava 900 pila, então ta dentro

Thyago_Trajano
ajuda sim cara, mas eu preciso de uma parada mais ou menos assim
Shape de headstock

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


cara...mas tem diferença?

Se não tiver é só você pegar o headstock da planta e imprimir em escala 1:1...é mais garantido

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
vou tentar, amnaha vou na marcenaria

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


The Man Who Sold The World
é cara, to com dó de colocar as tarrachas dahoras la, é um set schaller com trava que eu tenho... rs
quanto aos caps, pensei nos malagoli. Tive um set traditional texas na minha strato, eles tem um clean maneiro e seguram um bom drive. Mas to meio indeciso quanto ao que espero dela, to entre a tele agressiva do cara do muse e a tele classica do Jimi Page

Valter Bergamo
Veterano
# abr/12
· votar


SpectrosGuitarman

Pessoal, como aprendizado e curtição é uma opção muito válida.
Muitas vezes não se acha uma guita razoável com preço mais baixo, geralmente com 600,00 não vai encontrar uma guita no meso nivel dessa montada.

Algumas raras vezes consegue ate melhor, porem teria outros gastos.

Mas saibam que não vai ser a mesma qualidade em se fabricar uma guitarra com um luthier responsavel.

O fato é, conforme a verba é muito bacana esses e outros kits. Mesmo para quem tenha uma grana a mais, é super legal vc montar sua guitarra.

Se caprixar o instrumento pode se valorizar em muito, chegando ai a um preço de venda posterior muito bom.

Agora o lance é o seguinte: Deve cuidar de alguns detalhes na montagem e regulagem, o acabamento etc...

Parabens e conte com a Nesher no que precisar.
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Valter Bergamo
Mas saibam que não vai ser a mesma qualidade em se fabricar uma guitarra com um luthier responsavel.
Concordo.
Abç

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Dizer que ela não vai ter a mesma qualidade que se fabricar uma guitarra em um bom luthier, é meio que chover no molhado...ehehhehe

Acho que o que tá mais em jogo é a satisfação em botar a mão na massa...

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


SpectrosGuitarman
Mauricio Luiz Bertola
Valter Bergamo


Eu estou quase na mesma onda que a sua, fuçando na net encontrei um braço de telecaster de maple no DHGate por U$ 8,26 com frete grátis(o vendedor deve ter anunciado errado, então não espere encontrar nada por esse preço lá pq ele atualizou o anuncio logo depois da minha compra e colocou o valor de U$ 82.60), depois que recebi bateu aquele GAS e acabei comprando todo o hardware restante no Ebay

- Tarraxas Washburn com trava (feitas pela Gotho) - U$26,00
- Ponte Wilkinson - U$29,99
- Control Plate (completo) - U$8.99
- Jack Oval - U$2,98
- Escudo preto 3 camadas - U$16,98
- Ferrules - U$5,19
- Captador Wilkinson (jogo) - U$36,00
- Neck Plate - "Free"... tenho um dando sopa

----------------------------------------------------------------------
--- Sub total - U$134,39 x 1,85 = R$248,62

O corpo a princípio eu mesmo vou tentar fazer em Freijó assim que estiver com pelo menos a ponte pra ter certeza que tudo vai casar 100%.
Apesar de já ter trabalhado com madeira, minha experiência é somente de fazer armários, prateleiras e baús etc, ou seja, cortes e ângulos retos, nunca fiz nada parecido com isso que exige mais atenção aos detalhes, portanto não farei sozinho, terei ajuda de uma pessoa mais experiente que já se colocou a disposição, vou imprimir a planta numa folha A3 ou plotter e usar o desenho para guiar os cortes e provavelmente deixar a madeira "ao natural" só com verniz pq pretendo transferir uma foto pra madeira...

Curioso? Olha o passo-a-passo
http://www.resumofotografico.com/2011/10/fotografia-em-madeira.html

P.S.: Bertola, como farei o corte do corpo em Niterói e bem capaz de procurar vc depois pra tentar corrigir as "cagadas" que eu venha a fazer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


fconde77
Bertola, como farei o corte do corpo em Niterói e bem capaz de procurar vc depois pra tentar corrigir as "cagadas" que eu venha a fazer.
Ok, sem problemas...
Abç

Bonnerfl
Veterano
# abr/12
· votar


pessoal esse "mahogany" do corpo da SG não está muito claro não?

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


Bonnerfl
pessoal esse "mahogany" do corpo da SG não está muito claro não?

Cara acho que é essa cor mesmo. Mahogamy é tradução para Mogno e esse pode ter vária origens, africano, hondurengo, brasileiro etc, acredito que esse em questão seja o "Mogno Asiático" também conhecido como "Nato" que é mais claro...
Estive com uma Gibson chinesa supostamente de "Mogno" (Nato) em mãos e como o serial é em baixo relevo no Head dava pra ver a madeira clara como essa desse kit.
Mas como não um profundo conhecedor de madeiras deixo a palavra final para alguém mais experiente e gabaritado pra corrigir todas as bobagens que escrevi...rs

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


Bonnerfl
Sei la cara, as vezes é q nem a minha, que é uma folhinha só presanda

Bonnerfl
Veterano
# abr/12
· votar


perguntei pq a minha cort evl k4 é da mesma madeira e qndo eu desmontei a madeira parecia mais escura (envolta dos buracos dos parafusos, pq ela é pintada por dentro tbm...)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Bonnerfl
Parece mogno ou nato.
Abç

Valter Bergamo
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Thyago_Trajano

Realmente, a qualidade é uma caixa de supresa em partes, pode ser que venha muito bem cortado e alinhado o braço, mas a satisfaçao em montar é realmente incrível.

É algo tambem a se pensar, com isso o cara pode pegar gosto e partir posteriormente pra construções mesmo.

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Valter Bergamo
Mauricio Luiz Bertola
obrigado caras, vou precisar muito da ajuda de voces.
Que produto eu passo no corpo para tingi-lo?
O braço eu queria só proteger, o que se usa?

edit: o lance nessa guitarra é justamente esse, a curtição de montar, rs

Valter Bergamo
Veterano
# abr/12
· votar


SpectrosGuitarman

Olha, se vc nao tem equipamento de pintura, pode usar selador nitrocelulose pra passar tanto no corpo como no braço.

Se tiver, pode usar nitro tambem, ou PU, Sintetico, etc.. há varias opções.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal, me pergunto aqui, como o maple asiático é barato.

Tenho comprado algumas peças de violino e relamente são peças boas, ha bastante diferença sim entre o maple que costumo usar americano e canadense.

Mas ai me falem, sei que o flamed maple é caro pela raridade, mas como se consegue baixar tanto assim para um maple asiático.

Depois posto alguns numeros de valores por metro cubico, é absurdamente grande a diferença.

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


Valter Bergamo
queria fazer com nitrocelulose mesmo, acho em qualquer lugar?
Eu passo a nitrocelulose com uma boneca e só depois eu pinto a guita ou ao contrário?

Valter Bergamo
Veterano
# abr/12
· votar


SpectrosGuitarman

Se for usar boneca ou pincel, tem q tingir antes. Pra ficar mais uniforme, porem depois de tingir nao sai tao facil. Mas se nao tem pistola, nao tem como vc passar o selador e tingir depois.

Eu uso da marca Sayerlack, é a melhor que tem no mercado, seca muito bem e tem otimo acabamento.

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


Valter Bergamo
pra tingir, pode ser com anelina e alcool mesmo ou tem algum produto especial?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Valter Bergamo
maple asiático é produto de reflorestamento, e é barato pois os custos de produção da Asia são bem menores.
SpectrosGuitarman
Eu uso anilina ou vieaux-chenne para tingir, antes de passar seladora e o nitro ou o PU à pistola e depois polir.
Abçs

Jean_Strato
Veterano
# abr/12
· votar


Fala meu povo comprei um kit da sunsmile link aqui ai o que me dizem, quando ele chegar vou fazer um unboxing e um review dele para vocês, to querendo umas ideias sobre captação e pintura, dicas são bem vindas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial de montagem de kits de guitarra