Envelhecimento da guitarra

Autor Mensagem
MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09


Bom dia!
Hoje, tocando com minha strato desplugada, no silêncio total da manhã, comecei a reparar que a sonoridade dele teve uma alteração considerável de 2 anos pra cá (quando eu comprei ela nova).
Percebo, entre algumas coisas, que as notas estão com mais sustentação, sinto mais a vibração das notas no próprio braço, e também uma alteração no próprio timbre pra cada nota.

Venho gostando muito disso, acho que ela esta ficando mais especial a cada dia rsrs...

Trata-se de uma fender am. Standard de 2007, comprada nova em jan. de 2008, e utilizada praticamente todos os dias.

Minha dúvida aqui é a seguinte.. Será que em apenas 2 anos de uso uma guitarra pode ter uma alteração tão evidente no timbre e na dinâmica, ou por algum motivo é minha percepção que mudou? (acho isso improvavel pois já toco guitarra a bastante tempo).

Abraços

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


E ae!

Olha meu Jovem, a minha guitarra passa pela mesma situação. Geralmente recomendam a troca das cordas, pois uma vez, navegando em alguns outros fórums, disseram que se a corda estiver "danificada" ou com algum tipo de alteração, pode afetar as trastes no braço da guitarra.

A minha está com as cordas escuras e já percebo que não soa o mesmo som de antes, então vou levar a uma loja onde um rapaz vai fazer a manutenção completa (trocar cordas e limpar) por R$ 40.00.

Não seria uma boa idéia trocar as cordas para ter um som melhor ainda? ;)

Abração!

Benden
Veterano
# nov/09 · Editado por: Benden
· votar


vi em um topico ai, mitos da lutheria que isso é um mito de quanto mais velha a guitarra o som fica mais vintage, muda muito...
lá falava que braço colado tem menos sustain que braço parafusado :O

tuas cordas ainda são originais? pode ser isso, perdeu o brilho de quando era novinha e o timbre mudo

edit: haha Sr F falo oq eu ia falar

Prometherion
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
cara o que isso tem haver? Ele disse que o timbre da guitarra tá melhorando.
É claro que cordas velhas mudam o timbre... cada uma.

Sioux
Veterano
# nov/09
· votar


São apenas seus ouvidos ;)

Bruno Floyd
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

acho que de 2 anos pra ca, quem melhorou foi vc!

não existe isso da guitarra ter melhorado o timbre sem ter mudado nenhum componente!

e obviamente se em doi anos vc tocou ela todos os dias, com certeza deve ter se acostumado e consequentemente melhorado

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
Conhecendo você desse fórum e com sua afirmação que tem anos de experiência, não vou levar em consideração a troca de cordas como citaram aqui, porque se fosse isso era para voltar para a primeira aula de violão/guitarra que um sujeito deve ter na vida.
Acho um pouco estranho sua afirmação. Dois anos para uma transformação intensa no timbre e resposta da sua guitarra é pouco, na minha opinião. Reluto pensar que a Fender colocou madeira "verde" na fabricação de uma guitarra como a sua, não quero acreditar. Daí daria uma resposta rápida, mas não deve ser o caso. Também não considero mito o fato do envelhecimento das madeiras da guitarra, não dá para acreditar em tudo o que se lê na internet...
Que eu saiba, o spruce (pinho europeu) e outras madeiras tem células lotadas de resina. Com o envelhecimento, esta resina seca de fora para dentro, sendo adsorvida (com d, mesmo) pela parede da célula, gerando milhares de câmaras duras e ocas, o que é muito melhor para o som, esses espaços reverberariam mais. Note que muitas madeiras de instrumentos são de árvores cheias de resinas, ou mesmo variações de pinhos, como maple, ash, alder... Após algumas centenas de anos, o processo começa a quebrar os plasmodesmos, pontes que levam a seiva entre as células, gerando câmaras disformes, o que embola o som. Diz-se então que o instrumento está fatigado. Assim, alguns violinos Stradivarius estão fatigados . Um dos motivos pelos quais tampos de violões muito finos são enganosos, este processo é acelerado e fadiga rápido. Esse processo de "câmaras" varia de madeira para madeira, o jacarandá da bahia é bem longo, outras madeiras formam rapidamente, assim como o tempo de vida antes de fatigar varia também.
Desculpe se falei, falei, mas não disse nada. Na verdade, sua dúvida me deixou intrigado. Aguardo respostas dos mais experientes. Quem sabe se perguntasse ao Bertola...

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Ah, para quem não acredita. Toque em instrumentos vintage de verdade, década de 60, que são mais fáceis de achar. De preferência acústicos, porque se elimina a questão dos captadores envelhecidos também. Existe sim diferença sonora na madeira...

Bruno Floyd
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
Ah, para quem não acredita. Toque em instrumentos vintage de verdade, década de 60, que são mais fáceis de achar. De preferência acústicos, porque se elimina a questão dos captadores envelhecidos também. Existe sim diferença sonora na madeira

cara isso com certeza, mas a guitarra dele é de 2007 e ele a comprou NOVA no inicio de 2008

é obvio que não ia dar tempo de mudar o timbre, quem melhorou foi ele, pois é evidente que a maneira de tocar afeta o timbre final!

encosto
Veterano
# nov/09
· votar


cara... toco ha uns 7 anos e posso dizer q tenha certa experiencia...

Na minha opinião podem ser 2 coisas..
1 - Como o Bruno Floyd disse acima, quem melhorou foi vc... a pegada e precisão influencia muito no som.....

2 - O captador pode ter dado uma desmagnetizada gerando um timbre mais vintage.... (acho essa hipótese pouco provavel)

quanto a mudança devido ao envelhecimento da madeira isso não é possivel.... demora décadas pra se notar diferença no timbre devido a envelhecimento da madeira....

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Prometherion

Uai, então se está bom para ele, tudo certo. Fechado!

Eu ouvi dizer que danifica a traste quando a corda não está mais "prestando", mas se você está dizendo que nada tem haver, tudo bem, não irei entrar em discussão com você.

Eu não me arrisco em deixar as cordas por dois anos na guitarra.

Bruno Floyd
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
cara ele não falou nada sobre cordas, e é obvio que ele não ia deixar as cordas por dois anos na guitarra

ele esta falando que o som melhorou, MELHOROU!

encosto
Veterano
# nov/09
· votar


putz... o cara tem uma Fender Am, toca quase todo dia e vcs acham q ele usa as mesmas cordas há 2 anos....

kkkkk

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F

Cara, não é corda rsrs...
troco as cordas sistematicamente a cada 2 no máximo 3 meses... sei as cordas q uso, e não mudei recentemente NADA na minha guitarra...

MMI
Bruno Floyd
encosto

será q eu melhorei? rsrs
não sei cara.. tive uma washburn N2 por 4 anos.. e nunca senti uma mudança tão aparente... sei lá cara, pode ser.. ouvido, influencia...

sei q madeira não é, como falei.. "2 anos de uso".. é muito pouco..

o importante é q to gostando mais do timbre dela... seja por mim ou seja por ela.. tá bacana rsrs

essa de captador eu não sabia...

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

Putz! Entendi errado então =\

Desculpa aii Companheiro

Flw

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Bruno Floyd

Entendi errado.

Pode escrever em caixa baixa. Posso ser novato aqui, mas leio bastante sobre as coisas. Eu assumo que entendi errado, pensei que era uma coisa e era outra.

Bruno Floyd
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

bicho, eu tenho pra mim que guitas como essa que vc citou (washburn n2), ou superstrats em geral tem uma outra proposta, são guitarras mais destinadas ao virtuosismo, tem regulagens mais especificas, braço e demais componentes que favorecem a execução.

quando a gente fala de guitarras mais classicas como stratos, teles, les pauls, a proposta não é a de ser um instrumento para virtuoses (não que vc não possa ser com essas guitarras) e sim para sons mais vintage.

então acho que vc deve ter sentido bastante diferença na ergonomia e pegada comparando com a N2, logo, deve ter demorado um pouco pra se adaptar completamente a strato (mesmo que vc não tenha percebido)

e como vc a tocou por 2 anos todos os dias, deve ter melhorado sim

(minha opinião)

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
Parabéns, cara, não se arrisque mesmo a deixar a mesma corda por 2 anos, assim como acho que ninguém aqui deixa. O cara já toca há anos, está falando de madeiras envelhecidas que melhoram o timbre, você vem falar de cordas com 2 anos de uso? kkkkkkkk

Bruno Floyd
Se você prestasse atenção no tópico, eu me referi que madeira antiga, instrumentos vintage, tem sim o timbre diferente, ao contrário do cara que afirmou que isso é mito ali em cima. Mas daria tempo da madeira mudar sim, desde que se usasse madeira verde, como algumas Ibanez vagabundas que tem por aí, por exemplo. Mas a maior chance realmente é que em 2 anos, tocando todos os dias, como ele descreveu, a técnica tenha melhorado e bastante. E com uma técnica boa, até Tonante fica legal.

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Bom,neste caso,eu só reforço o que o camarada MMI falou. Realmente instrumentos antigos tendem a ter uma sonoridade "melhor",por conta de seu madeiramento estar mais seco e tals. Vide os violinos Stradivarius.

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


MMI

É, eu entendi errado.

Desculpa =\

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


MMI

Estou tão frisurado com este lance de corda, porque a minha guitarra está meio ruizinha quanto a som das notas. Eu nunca troquei as minhas cordas e por isso estou dizendo isso. Eu falhei em não ter feito manutenção adequada nela.

Vlw

Daniel_MV
Veterano
# nov/09
· votar


Tem uma galera ai precisando voltar pra escola para estudar interpretação de texto hein, tá loco, o cara falando que a guitarra mudou pra melhor e nego falando pra trocar corda, captação, etc sendo que o cara falou que tava tocando desplugado ehehehehehheh

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Daniel_MV

Muito engraçado! Mijei de Ri! \o/

Iversonfr
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F

vou entrar de gaiato na conversa pra fazer um parenteses: rapaz, voce troca as cordas só quando elas ficam escuras?????? vc vai ferrar a sua guita! dependendo da corda que voce usa, ela ainda dura 1 mes e meio talvez, uso elixir que dura mais, mas por favor, ficar com uma corda normal mais de 2, 3 meses na guita é pedir pra estragar ela!

fora a ferrugem que a corda acumula, perde a sonoridade, "come" todos os trastes, num faz isso nao! corda é um gasto mensal pra quem nao é profissional, e semanal pra quem é... abs

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Iversonfr

Eu sei Jovem!

É que na verdade as pessoas são meio ignorantes sabe. Não sei por qual motivo elas gostam de ser assim. Eu li uma mensagem e confundi com outro assunto; acho que eu tenho direito de errar certo? Eu achei, na sinceridade, que o assunto era em relação a qualidade de som da guitarra; acabei falando de corda e tudo mais, então chegou algumas pessoas e usaram suas habilidades como ignorantes e respondem ou dizem coisas sem noção.

Agradeço pelo seu post. Sobre as cordas eu sei que tem que sempre fazer a troca das cordas, isso é fundamental; foi exatamente isso q eu falei, mas pelo visto não era o lance em questão.

Mas ta tudo certo.

Obrigado! ;)

Prometherion
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
Cara não se ofenda com isso. O melhor do fórum é curtir com o povo, aproveite.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Bruno Floyd
Fala aí Bruno!

vc deve ter sentido bastante diferença na ergonomia e pegada comparando com a N2

Realmente isto aconteceu! Concordo com vc quando diz que a proposta de cada uma dessas guitarras é diferente, e acho que até por isso que hoje eu não troco strato e tele por nada.. combina muito mais com meu estilo e com o som que levo normalmente (classic rock, blues, country). E isso veio com muito "amadurecimento" como músico "amador".

O engraçado nessa história toda é justamente vc pegar uma guitarra que já toca a 2 anos, sempre plugada, em vários sets diferentes (tendo em vista que quem tem banda tá sempre em estúdio daqui, dali, amplizinho daqui e dali) e já se julgar "acostumado" com ela... certo dia tu acorda, pega ela desplugada e começa fazer alguns licks sem objetivo... e sacar que certamente a resposta da guitarra é outra.... tá mais na vibração do que em qualquer outra coisa... sei lá

as vezes chego a comparar com um carro..
compro um carro novo... bonitinho, cheirinho de "novo", mas dirigindo ainda meio durão... passam se alguns milhares de km e o mesmo carro perdeu esse cheiro de novo mas já tá te respondendo como deveria... independente do envelhecimento da "lataria" (kkk).
Assumo que me adaptei muito bem com a guitarra... mas ... será que pode acontecer com uma guitarra de ela se "adaptar" a vc? Independente de envelhecimento de madeira, teorias mirabolantes ou coisas assim.... simplesmente ter "amaciado" ???

fica aí a pergunta!!

Prometherion
assino embaixo...

Sr F
relaxa carinha! abraços!

Anderson Grant
Veterano
# nov/09
· votar


você trocou de palheta??

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Anderson Grant

não cara rsrs.. nda nda

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
Assumo que me adaptei muito bem com a guitarra... mas ... será que pode acontecer com uma guitarra de ela se "adaptar" a vc? Independente de envelhecimento de madeira, teorias mirabolantes ou coisas assim.... simplesmente ter "amaciado" ???
Acho que é mais ou menos isso aí. Tocando diariamente por 2 anos, ou você é uma ameba ou melhorou muito sua técnica! Hehehehehe (brincadeira, é um elogio poque você deve ter melhorado).
A strato e a tele são suas únicas guitarras? Pergunto isso porque com o uso constante, acho que o que ocorre é que você interage melhor com a guitarra e sim, a guitarra interage melhor com você. Você deve ter chegado a um ponto em que sabe exatamente a relação força da palhetada/resposta da guitarra, seus dedos sabem os caminhos dela, você sabe exatamente a altura das cordas, a "pegada" dela. E isso tudo te dá uma interação com o instrumento melhor.
Não deve ter sido do envelhecimento da madeira ou dos captadores, nem do desgaste dos trastes. Mas, voltando na questão do envelhecimento da madeira e formação das câmaras, num instrumento a vibração acelera esse processo, ou seja um instrumento realmente tocado e usado tem esse processo acelerado em relação a um instrumento guardado simplesmente. Interessante que na nova guitarra Wolfgang do Eddie Van Halen que a Fender está produzindo, foi deixado a cavidade da eletrônica e captadores sem nenhum acabamento para a madeira respirar e envelhecer. Segundo o Eddie essa diferença é vital para a guitarra. E o cara entende da coisa, tem uma reportagem muito legal da construção e pesquisa dela. O Eddie teve a capacidade de, ao tocar uma guitarra teste, percebeu e acertou as madeiras que ela era feita (com acabamento e tudo, sem olhar para a madeira).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Envelhecimento da guitarra