Alguma ajuda, dica ou idéia para criação de um solo =)

    Autor Mensagem
    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10


    Bom crianças, a muito tempo não posto no forum de guitarra, mas preciso recorrer aos meus velhos amigos daqui.
    Bom, ultimamente to sem idéias, criatividade, felling e tudo mais, principalmente para a criação de solos. Estou tendo uma dificuldade enorme para criar um solo para uma base simples que postarei a seguir. É para uma musica de minha banda.
    Preciso renovar meu repertório de frases, escalas, e tudo que me ajude nesse quesito.
    A base é a seguinte
    Afinada em Drop D

    (D// D#//E// F... 3x - D//D#//E//D...) 2x
    (D// B// Bb// A) 4x
    (D/ E/F/G) 2x

    Escutem a base, mal gravada com bateria eletrônica, apenas para ter uma idéia:
    http://www.4shared.com/file/233581221/dbc0ae85/Base_Solo_2010.html

    Então, qualquer dica de frase, escala e tudo mais que eu possa usar nessa base, qualquer idéia seria de grande ajuda. Preciso recuperar um pouco da minha criatividade, mas isso é pegando pesado na guitarra mesmo!
    Desde já agradeço!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Bom cara as vezes é massa pegar a escala que tem na musica e dar umas invertidas nos acordes, acho que essa distorção ficou muito pesada tem que colocar uma distorção mais aguda e com sustenido maior das notas, mas completando não da pra solar fugindo do tom da musica, o guitarra da equipe de louvor e eu já tentamos criar isso mais quando acabava a musica tinha que entrar no mesmo tom e ficava muito estranho...

    Usa afinada em SOL sustenido...

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    teclado_mania
    Então velho, na verdade, como na banda tem uma guitarra só, essa base vai ser feita pelo baixo saca. Nessa ultima parte, eu testei algo que ficou interessante, como são 4 notas de repouso, D/E/F/G, eu fiz umas notas diferentes, usando o tritono, tipo, D/G#/G//F/G. Quando a base batia a nota E, eu pegava a Nota G, acredito que, por serem relativas, não saiu do tom, e deu um clima interessante.

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Algumas musicas da banda

    www.myspace.com/bandacaveras

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bom as vezes quando a banda ta fazendo um acorde (observar o teclado) tipo do pode sim fazer notas como sol,mi fica bem legal, mas sair meio do tom (colocar si enquanto a banda puxa do sustenido) não fica legal não...

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    =/
    mais alguma idéia??

    nicida
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara, muda essa base que solar em cima dela não tá fácil mesmo.... ´da uma variada, faz o baixo trocar entre dois acordes, sei lá, e põe mais pegada nessa bateria.... marca no crash, algo do tipo.

    aí você frita.

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nicida
    cara, muda essa base que solar em cima dela não tá fácil mesmo....
    Mas tipo, eu sei que ta dificil, mas não queria desistir dela por ser uma base dificil!
    Agora já é pessoal, onde ja se viu, fazer uma base e nem dar conta de solar! =P

    da uma variada, faz o baixo trocar entre dois acordes, sei lá, e põe mais pegada nessa bateria.... marca no crash, algo do tipo.

    Cara, a batera é só pra marcar o tempo mesmo, fiz no pc, mas ela não é assim, o baterista da banda que vai fazer!

    aí você frita.
    \m/
    Malmisti! =PPP

    Ontem no ensaio, tive umas idéias interessantes, mas ainda falta um "tchan" sabe! hehehe

    André Bonnano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Qual é o tom da música?

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    André Bonnano
    D menor.

    folha_nunes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mermaum ve se coloca ela mais modal ai fica blz

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    solo grande, heim cara... quando chegar em casa eu vejo.. aqui no trabalho nao abre o 4shared

    felipe missali
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    escute jazz, abre um pouco a cabeça e desperta a criatividade

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    folha_nunes
    Ma oE??

    Del-Rei
    Sim, tem quase 1 minuto.

    felipe missali
    Ok, escutarei!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Luis Guitar

    Eu tinha ficado de postar algum help aqui...

    Então, é complicado. Eu curti as bases, principalmente as duas primeiras! Tão ligeiramente óbvias, mas legais, assim que é bão! A primeira ficou legal também porque ela é subindo, normalmente fazem esse caminho cromático descendo e voltando até a nota central. Só não curti muito a introzinha...

    Nesse começo, além da óbvia pentatônica menor de D, pode tentar a de F ( menor, mesmo sabendo que a relativa seria a maior ). F ( tem na penta de D ), Ab ( blue note da penta de D ), Bb ( tá na menor de D ), C ( tá na penta de D ) e Eb ( essa seria a mais estranha, mas ela entra em um acorde, mesmo que pareça um acorde mais fraco, meio de passagem )...

    Tenta mandar também: D E F G Ab B C. Que é o Dórico, mas trocando o A, pela blue note...

    É tanta coisa, acho que qualquer nota cabe nessa parte...

    Tenta pensar assim também: Desmembrando em duas partes. Uma parte em D, e outra em F...

    Detalhe importante: Eu experimentei pouco fazer o que eu disse, e ainda fiz no violão, então confere aí, haha!!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ou cromatiza e repousa em alguma nota da escala que esteja usando ( ou não, haha, mas com base nos acordes )...

    Luis Guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    james_the_bronson
    Vlw pelas dicas, vão ser muito úteis, to com umas idéias legais, quando gravar a musica eu te mando!
    E aquela pequena intro é parte da musica, só uma marcação que coloquei pra saber onde começa o solo!! =)

    Vlw mesmo!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguma ajuda, dica ou idéia para criação de um solo =)