Coluna: Como "tirar" um solo e/ou canção de forma eficaz.

    Autor Mensagem
    sherminnador
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: sherminnador


    No mundo paralelo da magia dos solos e arranjos de guitarra vivem os guitarristas, e seja qual for o seu nível ou estilo musical, sempre haverá aquela peça em que se almeja tocar, porém, ainda sente que necessita de conhecimentos técnicos, agilidade ou qualquer outro item que impeça a execução da musica.

    Vamos listar algumas dicas que desenvolvi com alguma experiência, que podem facilitar, e muito a vida de guitarristas, principalmente das vertentes do rock, que exigem muita memória, técnica, agilidade e dedicação.


    1. Tenha em mente e saiba identificar se a música em questão se encontra em um nível de dificuldade que está em seu "alcance", tenha auto-crítica, saiba que deve praticar muito pra começar tocar solos "virtuosos" demais, para isso:

    a) Escute-a e reconheça técnicas como arpejos, tapping, harmônicos artificiais, salto de cordas entre outros, assim como a velocidade que é executada, a qual dificulta o emprego das técnicas com perfeição e clareza.

    b) Preste atenção também quanto aos acordes dissonantes, ou seja, acordes que muitas vezes são de difícil execução com grande abertura de dedos da mão esquerda;

    c) Note também o ritmo executado pela mão direita, como cavalgada e palhetada alternada, Palm-mute (abafado), muito comuns nos gêneros Heavy Metal, Thrash Metal entre outros. Há a possibilidade de encontrar dedilhados, palhetada híbrida, etc...


    2.
    Caso tenha dificuldade em reconhecer as técnicas, procure a tablatura, a qual pode ajudar muito na pesquisa, tenha em mente que nem toda musica rápida é difícil, e nem toda musica lenta é fácil, você pode encontrar frases rápidas, porém fáceis, com algum tempo de pratica fica perfeita.

    Feito a identificação, é hora de dar uma praticada nos pontos em que você se encontra em dificuldade, algumas dicas para:

    a) Tappings: Procure executar de maneira gradual, se possível com ajuda de um metrônomo, como sugestão execute a 65bpm em semicolcheias (4 notas por batida) é claro os bpms vão depender de seu nível, mas comece devagar pois assim não aprenderá errado, o que é difícil pra desfazer mais tarde. Existem varias vídeo aulas no youtube que ajudarão a desenvolver.

    b) Salto de cordas e Palhetada alternada: Bom, é a história do bom e velho cromatismo, só que com um detalhe, não limite-se ao "1 2 3 4", pois o seu cérebro acaba viciando nesse movimento de 4 notas por corda, principalmente a mão direita, o que cria uma dificuldade mais tarde para a execução de solos com 3 notas por corda, presente em grande parte das frases e escalas que você aprenderá ou já aprendeu, sugestões:

    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^

    E--------------------------------------------------------------------- 1-2-3-4---
    B-------------------------------------------------------1-2-3-4------- ----------
    G-----------------------------------------1-2-3-4--------------------- ----------
    D----------------------------1-2-3-4---------------------------------- ----------
    A---------------1-2-3-4----------------------------------------------- ----------
    E--1-2-3-4------------------------------------------------------------ ----------

    Continuação, sempre avançando uma casa a cada vez que sobe a escala...
    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
    E-5-4-3-2------------------------------------------------------------- --------------
    B--------------5-4-3-2------------------------------------------------ --------------
    G---------------------------5-4-3-2----------------------------------- --------------
    D-----------------------------------------5-4-3-2--------------------- --------------
    A-------------------------------------------------------5-4-3-2------- ---------------
    E--------------------------------------------------------------------- 5-4-3-2---etc--

    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
    E--------------------------------------------------------------------- 1-3-4-----
    B-------------------------------------------------------1-2-4--------- ----------
    G-----------------------------------------1-3-4----------------------- -----------
    D----------------------------1-2-4------------------------------------ -----------
    A---------------1-3-4------------------------------------------------- -----------
    E--1-2-4-------------------------------------------------------------- ------------

    Continuação, sempre avançando uma casa a cada vez que sobe a escala...
    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
    E-5-3-2--------------------------------------------------------------------------------
    B--------------5-4-2-------------------------------------------------------------------
    G---------------------------5-3-2------------------------------------------------------
    D-----------------------------------------5-4-2----------------------------------------
    A-------------------------------------------------------5-3-2--------------------------
    E---------------------------------------------------------------------5-4-2--------etc-

    Palhetada alternada sem digitação, apenas abafando com a palma da mão esquerda, ótimo para encontrar os defeitos da palhetada, note bem sua mão direita, e execute também em 3 notas por corda, tercina:

    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
    E--------------------------------------------------------------------- x-x-x-x---
    B-------------------------------------------------------x-x-x-x------- ----------
    G-----------------------------------------x-x-x-x--------------------- ----------
    D----------------------------x-x-x-x---------------------------------- ----------
    A---------------x-x-x-x----------------------------------------------- ----------
    E--x-x-x-x------------------------------------------------------------ ----------

    V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^

    E---------------------------------------------------------------------
    B--------------------------------------------------------------------- -------------
    G------------------------------------------------------------------1-2-3-4----------
    D---------------------------------------1-2-3-4-------------------------------------
    A---------------1-2-3-4-------------------------------------------------------------
    E--1-2-3-4----------------1-2-3-4----------------1-2-3-4-------------------1-2-3-4-



    c) Ritmo em cavalgada, ou palhetada alternada para bases, o remédio é o exercício também, nesse caso concentre-se em manter a mão direita abafando de forma correta e na medida certa (é claro, quando for abafado), pois geralmente essa técnica exige muita resistência, e deve ser praticada de forma gradual com o metrônomo.

    d) Para dedilhados ou palhetada hibrida procure também usar os dedos 3 e 4 da mão direita, muitas vezes esquecidos pelos guitarristas, quanto a exercícios, uma busca no google ajudará..

    e) Harmônicos Artificiais: Pra quem já pesquisou sobre essa técnica sabe como ela funciona, então o exercício agora é achar os pontos nas cordas onde estão localizados os harmônicos desejados presentes na musica.

    f) Arpejos/sweep: Um arpejo/sweep bom é um arpejo/sweep limpo, a dica sobre isso é a seguinte: Acompanhe a mão esquerda com a lateral da mão direita, ou seja, deve-se abafar o som das cordas que não estão sendo tocadas com a mão direita, só assim conseguira um som perfeito.

    g) Video aula ozielzinho:
    http://www.youtube.com/watch?v=FtXa3McmuEM



    3. O grande lance em "tirar" um solo ou musica é que devemos estar conscientes de que quem "tira" é seu cérebro, e não suas mãos, suas mãos devem estar aquecidas e com músculos preparados, mas todo o processo de exercícios falado anteriormente é pra treinar o cérebro com os movimentos, consequentemente as mãos; Com essas informações em mente temos algumas dicas que podem ser seguidas:

    a) Ouça a música uma vez, duas, três, cem vezes, a música/solo deve estar presente na sua memória permanente, se você começar direto com a tablatura você até pode decorar, mas tem o risco de chegar na hora do ensaio de sua banda, ou mesmo depois de algumas semanas passadas, e não mais vai lembrar como tocá-la. A insegurança que às vezes se sente ao executar uma musica se deve por não ter ouvido um numero de vezes suficiente. O processo de ouvir é a parte mais importante, fica a dica, e considerando que algumas orquestras decoram sinfonias de 1 hora ou mais, uma musica de até 10 minutos não é nada.

    b) Estimule também a memória visual, como a região do braço que tal frase é executada, a corda, o shape da escala entre outros, a memória auditiva+visual é uma ótima combinação pra não esquecer nunca mais tal frase.

    c) Divída a musica em riffs, estrofe, refrão e solos, se possível crie uma linha do tempo das partes da musica, é um outro tipo de memória que facilita, faço isso com meus alunos, é muito eficaz.

    d) Assim como a música, o solo também deve ser dividido em frases, tanto para fins de memorização do geral, quanto para aprendizado das partes mais complicadas. É importante saber identificar as frases, como fazer isso? Bom, uma das formas é dividir entre os pequenos espaços de tempo entre uma parte e outra do solo, mas às vezes temos partes meio longas que devem ser divididas, é meio complicado explicar, talvez em outro tópico, use sua criatividade.

    e) Como ferramenta para decorar as frases dos solos pode-se usar algum programa de edição de áudio, no meu caso eu uso o Audacity, que é leve e fácil de usar, principalmente quando não se tem a tablatura da música, com ele você coloca o cursor no ponto desejado da linha da musica, pausando e tocando apertando somente o espaço.

    f) Na maioria das vezes você vai encontrar tablaturas que estão erradas em algum ponto, então treine seu ouvido "tirando" as partes fáceis sem tablatura, recorra a ela somente quando houver uma frase realmente rápida, os programas de edição de áudio também tem ferramentas que reduzem o tempo/velocidade da musica sem alterar o tom, então aproveite para tocar o solo o mais fiel possível.

    g) Aprenda teoria, é importantíssimo pra tudo, improvisar, tocar com outros músicos, tirar musicas e solos, assim como disse anteriormente, você pode ligar os solos aos Shapes de escalas, facilitando a memorização, além de facilitar e muito na hora de aprender os solos, pois você limita o braço da guitarra em possíveis regiões que a melodia poderá se encontrar, com o tempo você conhecera o estilo e as escalas que cada guitarrista mais usa, e a teoria trabalhará ainda mais a seu favor.

    h) Escalas que devem estar em seu repertorio por ordem de importância: Maior (e menor relativa), Pentatônica, Menor Harmônica, Menor Melódica. Também deve-se ter o conhecimento das Triades ao longo do braço.

    Espero que tenha ajudado de alguma forma pessoal. Abraço!

    Lex Rodrigo..

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Creio que ficou um pouco comprido. :/

    Jim Marshall
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    sherminnador

    Posta um "oi" para eu poder positivar o tópico !

    Vai ajudar bastante a galera. Eu costumava seguir essa linha com os meus alunos.

    Edit.: Agora sim...+1...rs

    Abraço,
    See ya!

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    oi?!

    R.Bass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    de boa. thanks.

    Santinhow
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Santinhow
    · votar


    po, merece virar fixo isso! muito bom, parabéns

    e é bem como eu penso, antes de tirar uma coisa sempre escuto pra ver que técnica o cara utilizou, vejo muita gente por exemplo usando ligados numa coisa que é palhetada alternada, e fica diferente.. tem que parar e prestar atenção na música!

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Muito bom, tenho certeza que vai ser de muita ajuda aqui no fórum! No meu caso, eu boto na velocidade 0,50 no guitar pro e vou indo até chegar na 1,0!

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    STICK!!!!!!!!!!!!!

    Ps.: +1 no "oi" dele gente ^^

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Que bom que gostaram pessoal, as vezes deixo de postar algo por achar q todo mundo ja saca... Vou postar mais futuramente, alguem sempre aprende..

    herikguitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sherminnador

    Nossa amigo, belo tópico, belo tópico... Me deu uma noção geral, principalmente de perceber as técnicas na música.

    Gostei tanto, que positivei cada Post seu :D!

    Abç!

    tecladista Herick
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ótimo tópico cara, vai parar de ter tópicos sobre "como eu tiro esse solo".

    clebergf
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sherminnador

    Cara belo tópico.
    Por mais que alguns possam achar o tema batido sempre ajuda alguém, afinal sempre tem alguém começando a tocar e essas dicas são preciosas.

    Duas coisas que vc falou que eu acho essencial são as Tríades ao longo do braço e ouvir a música que irá tocar...
    As Tríades são a base de tudo, formam os acordes e estão dentro das escalas...estou estudando muito isso e só irei parar quando souber todas as inversões nas 12 tonalidades.
    E sobre ouvir música...não é só ouvir a guitarra isolada ignorando os outros instrumentos...escute a msm música várias vezes prestando atenção em todos os instrumentos.

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: sherminnador
    · votar


    Santinhow

    po, merece virar fixo isso! muito bom, parabéns

    Seria uma honra!
    Mas acho que postei a video aula errada, é só tirar..

    vejo muita gente por exemplo usando ligados numa coisa que é palhetada alternada, e fica diferente..

    Pois é, alguns executam com técnicas diferentes por não terem dominado ainda a outra técnica, que talvez seja mais dificil; outros, como voce disse, poderiam economizar palhetadas usando ligados, deixando a musica mais fácil e fiel. :)

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Jim Marshall
    R.Bass
    carnisa1
    juninholiveira
    tecladista Herick
    Valew galera!

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    clebergf
    As Tríades são a base de tudo, formam os acordes e estão dentro das escalas...estou estudando muito isso e só irei parar quando souber todas as inversões nas 12 tonalidades.

    Tem razão, estou estudando a mesma coisa com a apostila do Mozart Mello, triades fechadas e abertas ao longo do braço.


    E sobre ouvir música...não é só ouvir a guitarra isolada ignorando os outros instrumentos...escute a msm música várias vezes prestando atenção em todos os instrumentos.

    Exato! Os outros instrumentos dão a deixa para entradas da guitarra, assim como são a base/chão dos instrumentos solo...

    Night_Rider
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sherminnador
    post muito bom cara,eu já consigo tirar solos com velocidade média, com um pouco de conhecimento em pentatonicas e meu ouvido ajuda um pouco tbm heehe

    sherminnador
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Night_Rider
    Isso! A pratica ajuda muito, mas quem traz mesmo a pegada e verdadeira velocidade é o tempo, experiência..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Coluna: Como "tirar" um solo e/ou canção de forma eficaz.