Como solar em uma harmonia que "decresce" de forma cromática?

    Autor Mensagem
    leolmx
    Veterano
    # nov/08


    É uma pergunta meio estranha, mas não sei o melhor jeito de apresentá-la, vou dar um exemplo:

    Estou em C maior, faço a seguinte harmonia: CM, BØ , A#Ø e Am

    Eu sei que posso solar na escala de C à vontade, porque a música está em C Jônio, mas e esse A# ae???

    Serek
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Serek
    · votar


    então, se eu estiver falando MUITA merda vcs me matem mas
    tirando as minhas conclusões a escala de C seria simplesmente
    C, D, E, F, G, A, B, C
    que seriam respectivamente
    Tônica,
    Segunda Maior
    Terça Maior
    Quarta Justa
    Quinta Justa
    Sexta Maior
    Sétima Aumentada
    e Oitava,
    ou seja é essa escala que você iria tocar...
    (ja aviso isso que vou fala vem da minhas próprias conclusões de noob, idiota.)
    Ouvi falar que o Kirk Hammit ficou famoso, além de por toca MUITOOOO, por usar se não me engano a quinta aumentada nas escalas (não sei se alem disso ele usava a quinta justa mais axo que era só pra mudar de vez em quando.
    E sendo o A# uma sétima, você deveria colocala na escala como um alteração, bom eu nao tentei toca algo parecido só fui inventando babosera e escrevendo.
    Mas tb pode c uma simples mudança de tom (ou alguem toco errado, ZUERAAAA)

    Minow
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Serek
    E sendo o A# uma sétima
    Sétima Aumentada

    ??????
    Falou, falou e não disse nada...


    leolmx
    Por que não usa o arpejo do acorde? Ou então pense em F#7, que seria A#° tríade sem a tônica (F), ou pensando em tétrade F#7(b9).
    Só uma idéia pra ser um pouco fora do padrão.

    Edit: Ops, agora que eu vi que era meio diminuto, foi mal.

    .Raphael.
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    agora vejho q nao sei nadaa sobre tonica,etc....[teorico]

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tem certeza que ele é meio diminuto e não diminuto???

    como é a duração do acorde?? quantos compassos ele dura?

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Vou deixar essa tua harmonia com um som mais agradável, para não complicar :).

    A harmonia (C7+ B1/2dim Bb7+ Am) tem um baixo que se movimenta cromaticamente, vc quer dizer.

    Como vc disse, dá pra mandar ver na escala de C. Quando chegar na parte do Bb7+, o mais aconselhável seria mandar um modo mais próximo de C Jônio, para tocar mais pensando no TOM. Eu aconselho o Bb Lídio, onde só muda uma nota... justamente troca o B por Bb.
    (Bb C D E F G A)

    Vc pode tratar esse Bb7+ com outros modos, como o Jônio. Aconselhei o outro pq é mais simples e combina melhor com a harmonia, pensando nela como um conjunto de coisas que combinam, e não isolando acorde por acorde.

    Caso seja um movimento cromático mesmo (C7+ B1/2dim Bb1/2dim Am), o mais certo é meter ficha no arpejo do acorde, enfeitando ele com tensões do modo.

    No caso de Bb1/2dim, vamos escolher o Lócrio, por ex :

    (Bb B C# D# E F# G#) a tensão legal seria usar a 9b, B (que pertence à escala de C tb)

    Vc pode então fazer um arpejo de Bb1/2dim com 9b.

    Guitar_L
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Você pode Usar A# Lócrio ou, se quiser pensar assim, B maior. mas eu usaria as notas do arpejo+cromatismo, já que a passagem já é cromática. Outras opções: penta menor de C# e de D#.
    Abraços

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Guitar_Luppi
    Eu tive de editar pq faltou uma parte do texto eheheh saca lá agora.

    Guitar_L
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Ahh, saquei ;D Entendi o que vc quis mostrar o/ Mas axo que a idéia dele é soar torto mesmo, com o maldito Bb 1/2dim uhaehaehuae
    Abraços

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Opa, agora que eu vi que era meio diminuto, foi mal.

    leolmx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vlw pelas explicações mas o importante aqui é saber como solar numa harmonia cromática, as dissonâncias nem importam muito hehehehe, aquilo foi apenas um exemplo.

    Rei Arthur Pendragon

    Realmente essa harmonia sua parece mais "certinha" que a minha. No meu exemplo, os acordes BØ e A#Ø, eu usei apenas a tônica, 5- e 8. Então resolvi fazer do jeito "tradicional", adicinando a terça menor e a 7... ficou bem "torto", como o Guitar_Luppi falou.

    Acho que vou experimentar usar arpejos e uns cromatismos mesmo, gostei da idéia de usar Bb lídio tb, vlw pela ajuda.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Na verdade só existem 3 acordes diminutos,B,C E Db;o resto são desdobramentos ou inversões desses três;

    olha cara,dá pra usar muita coisa aí,como o minow disse,tenta os arpejos,ou se quiser arriscar pensa em cada acorde uma escola.

    Liga os arpejos,se vira hehe

    Abraço

    Thio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Guitar_Luppi

    Só a penta de E, já era.

    Guitar_L
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Thio
    Ficar preso a 5 notas só é ruim. Sempre é melhor ter várias opções man ;D
    Abraços

    Thio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O cara pode usar a penta E, a penta F#, a penta B, a C tons-inteiros, a B maior, a C# menor melódica, a Bb dim-dom, vários arpejos... mas o ponto não é este.
    O ponto é que, de acordo com a dúvida dele, por ora a penta E é o suficiente, principalmente se o tal acorde não durar muito tempo. Sinto que pelo fato de que o próximo acorde é um Am, mesmo que o Bb não seja diminuto pode ser pensado como tendo função de dominante, no fim das contas, mas isto é so o que penso. Se estiver correto, então ele pode usar até a F menor harmônica ali.

    Thio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ou a B menor melódica.
    =)

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    arpeggio :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como solar em uma harmonia que "decresce" de forma cromática?