De Ros - Canção Costeira - Guarânia na guitarra solo.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# jan/13


Canção Costeira, de Valdir Verona, é uma "guarânia". Provavelmente a primeira música desse gênero gravada nessa formato (guitarra com drive e sem acompanhamento).

Guarânia é um gênero musical de origem paraguaia, em andamento lento, geralmente em tom menor. Foi criada em Assunção pelo músico José Asunción Flores, em 1925.

Primórdios
Flores fez uso de ritmos e melodias lentos e melancólicos para as canções. Em algumas delas, se deduz a natureza heróica do povo paraguaio.

A primeira foi guarânia uma versão lenta da polca paraguaia Ma'erápa Reikuaase.
Desde a sua criação, a Guarânia tornou-se o mais importante fenômeno musical do Paraguai no século XX através de temas como Índia, Ne rendápe aju, Panambi Vera, Paraguaýpe, Jejuí, Kerasy, Arribeño Resay, o que gerou imediata aceitação e afeto. O gênero seduz especialmente as populações urbanas. Isto é devido, provavelmente, ao interesse destas pessoas por estilos mais rápidos como a Polca paraguaia o purahéi.
Há canções criadas em modo sinfônico, baseadas em poemas orquestrais, têm acompanhamento sinfônico.

Introdução no Brasil
Acredita-se que a Guarânia tenha sido introduzida no Brasil pelos próprios paraguaios, especialmente na divisa com o Mato Grosso do Sul, quando vieram para o Brasil a trabalho, durante o Ciclo da Erva Mate. Há naquele Estado traços predominantes na música folclórica, que se enquadram perfeitamente à harmonia da Guarânia.
A Guarânia foi introduzida na música popular brasileira através do trabalho de pesquisa realizado por Raul Torres, Ariovaldo Pires, Mário Zan e Nhô Pai, em sucessivas viagens ao Paraguai. Torres foi responsável por uma das guarânias de maior sucesso no Brasil, "Colcha de Retalhos", gravada por Cascatinha e Inhana. A mesma dupla fez um mega-sucesso com outra guarânia, "Índia", de José Asunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero, em versão de José Fortuna. A partir da década de 1940 tornou-se um dos gêneros mais utilizados pelos compositores da música sertaneja como mais uma forma de fazer sucesso. Ganhou mais popularidade a partir da gravação, em 1951, do disco 78 rpm "Índia" (de José Asunsión Flores e Manoel Ortiz Guerrero), que trazia como segunda música a canção também paraguaia "Meu Primeiro Amor" ("Lejanía"), ambas com versão de José Fortuna. Milionário e José Rico também fincaram o ritmo no Brasil, onde a maioria de suas canções são no ritmo de guarânias e huapango, ritmo também latino com influências indígenas. Na biblioteca do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, de São José do Rio Preto-SP, há uma dissertação de mestrado, "Cascatinha e Inhana: uma história contada às falas e mídia", de autoria de Alaor Ignácio dos Santos Júnior, cujo tema é abordado com propriedade.

Fonte - wikipédia



mateus_schaffer
Veterano
# jan/13
· votar


Olha, tchê!! Gostei! hahahahaha
Confesso que fiquei apreensivo... sou catarinense mas adoro as coisas do RS, inclusive as mulheres pois sou casado com uma há 16 anos. ela me mostrou muitas coisas daí, como boa gaúcha que é não tem vergonha das tradições. Ela também me apresentou bandas de rock daí dos anos 80 e 90, cidadão Quem, Bandaliera, TNT, etc...

Parabéns De ros! Muito legal!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


mateus_schaffer

Valeu velho!!! Eu pensei bastante antes de gravar e me dei conta que nada poderia fazer mais sucesso no mundo do que uma guarânia tocada na guitarra sem acompanhamento!

Agora só estou aguardando o telefone tocar com os produtores enlouquecidos querendo me pagar milhôes para eu tocar essa guarânia pelo mundo, e o Clapton me pedindo para eu dar umas dicas de como tocar esse ritmo, enfim, o sucesso absoluto é questão de minutos!!

Só que não. Putz!!!

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


De Ros

Gostei pra caramba, bem legal!

Parabéns!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Valeu velho, brigadão!!! Espero que o restante do fórum deixe de bundamolagem e pelo escutem, nem que seja para achar uma merda!

Mas que escutem, pois talvez um ou dois comecem a ver que, assim como eu, não é que amam o rock - eles amam é guitarra!!!

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


De Ros

Espero que o restante do fórum deixe de bundamolagem

Hauheuhahueuha!

Mas que escutem, pois talvez um ou dois comecem a ver que, assim como eu, não é que amam o rock - eles amam é guitarra!!!

Tá certo! Sabe, eu até tenho achado que esses ritmos sulistas são mais apropriados para se tocar guitarra rock (som de guitarra com drive, melhor dizendo). Nada contra os outros ritmos brasileiros, até curto bastante outros ritmos nordestinos, "sudestinos", etc. Mas realmente eu fico com essa sensação. Talvez vc seja o maior responsável por isso, hehehehe.

Continua mandando essas paradas aí, eu acho bacana demais!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Velho, eu to elaborando uma rancheira aqui que olha, não é para me gavá, mas vou suar os bigode para tocar direito esse troço!

EduBluesMan
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros
Também curti bastante o ritmo dos pampas
hehehehehe
ficou legal

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/13 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


De Ros
Pára tudo, velho...
Quando eu acho que você já chegou onde tinha que chegar você aparece com mais surpresas. Até hoje não consegui "digerir" totalmente o "Peças de Bravura" como ele merece de tão bom e diferente que ficou (porra, estamos falando de Eder + De Ros) e você novamente se reinventa.

Parabéns por não ser mais um guitarrista e sim um músico.

Obs. 1.: se você tivesse tocado essa canção ao invés de cantar aquela música xoxa na toca do Bilbo vocês teriam matado o Smaug já no primeiro filme do Hobbit e não seria necessária a parte dois, já que os anões estariam muito mais inspirados.

Obs.: 2: cara, "bundamolagem" foi épica, está anotado aqui, peço autorização para usar esse termo em futuras reuniões de amigos e família, kuakuakuakua.

Abração, mestre!


Kleber Blacklock

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


EduBluesMan

Valeu velhão, fiquei tri feliz que tu curtiu!

Kleber Blacklock

Uuhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahauhauhauhauhauhauahuahuahau hauhauhauhauha!!!

Valeu amigo, teu comentário foi animal!!! Abaixo a bundamolagem do fórum, e viva la revolucion! É a indiada doida peleando ao som da guarania, uhauhauhauha!!!

gadantas
Veterano
# jan/13
· votar


Parabéns, De Ros! Mais uma vez ajudando a molecada (e os não tão moleques assim) a olhar/escutar com atenção as muitas possibilidades musicais de um país (ou uma região, mania nossa de dar as costas para a A. Latina) extremamente rica culturalmente.

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


gadantas

Valeu amigo, fico tri feliz de contribuir com algo para a galera!!

e_merson
Veterano
# jan/13
· votar


Não conhecia Guarânia, gostei do "feeling" desse negócio! Bom trabalho!
Outra coisa legal também é contar um pouco da história do estilo, como foi feito no post, isso é bem legal e cultura é sempre bem-vinda.

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros
Legal pra caramba! A música é bonita e gostei bastante do som da guitarra... vc tá usando o piezo junto?

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


De Ros

Eu gostaria tanto que a molecada compreendesse de uma vez por todas, e isso não têm nada a ver com "gosto/não gosto" que o que você faz com suas guarânias, rancheiras, milongas e etc. é o mesmo que Eric Clapton, Jeff Beck, Robert Cray e etc. fazem com o blues.

Orgulho da tradição, reconhecimento aos nomes do passado, e de certa forma, uma reverência e gratidão aos mestres de tempos idos.

A música brasileira é rica, seja nos Pampas, seja no Sertão, seja na Caatinga, no Serrado ou no Pantanal. Do Café ao Mate, da Borracha ao Cacau.

Seu trabalho é de uma consciência madura, de quem provavelmente, quando jovem se empolgou com Randy Rhoads, sem esquecer das gaitas de ponto nos galpões e ranchos cheirando a churrasco!

Um brinde!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


e_merson

Conhece sim: "Fio de Canbelo" e "India" são guarânias!!! Dá pra ver que o ritmo é um sucesso da terceira idade...

Bigtransa

Não, essa guitarra nem tem piezo! É o um oitavador malandro que dá essa encorpada!

Brigadão!!!

Lelo Mig

Bah velho, é o seguinte - Tua escrita tem uma veia poética que faz com que o leitor não se canse. Quer fazer um favor para o mundo? Leva a sério isso e escreve. Seja um blog, um livro, ou continua aqui no fórum com mais afinco, porque tu é foda!!!

WROliveira
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Cara, que foda... Curto demais esses "resgates" de músicas regionais/típicas. Muito fera!!!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Espero que o restante do fórum deixe de bundamolagem e pelo escutem, nem que seja para achar uma merda!

Não gostei não!!!!!!

Po, eu esperando a continuação da série Lelo Mig e você me vem com essa "bundamolagem" de guarânia?

Não devia nem falar, mas já que tô aqui e não tenho nada para fazer (nota-se, né?)... Sensacional, acho legal demais quando aparecem aqui com sons brasileiros arranjados na guitarra. Isso é guitarra brasileira, coisa da terrinha daqui, é de bater no peito e dizer que isso é nosso. Parabéns, mas não tem desculpa por não ter continuado o video! Fica o protesto!!! huahuahuahua

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


WROliveira

Valeu amigo, muito obrigado!!!

MMI

Uuhauhauhauhauhauhauhauhauha! Mas isso aí nem foi bundamolagem, foi uma exigência das mais tauras!!

Sobre o video da série, ta na edição, acho que quarta feira sai!!!

clebergf
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Excelente.
Mto bom ver essas suas interpretações de nossos ritmos.
Vc deveria lançar um cd só de ritmos brasileiros.

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros
Lindo!
No melhor clima Borghettinho das guitarras! Hehehehe!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Sobre o video da série, ta na edição, acho que quarta feira sai!!!

Assim sim!!!!! Estou curioso para saber o que você tem a dizer a respeito. Que toca muito, isso não é novidade. ;-)

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


clebergf

Pode ser metade ritmos Brasileiros e metade com um toque de música erudita?

Natanael_DM

Mas ahhh! O Borgheti é muito foda, curto muito o trampo dele!

MMI

Velho, pelos meus calculos , essa série vai muuuuuito longe...

Wotalovisk
Veterano
# jan/13
· votar


cara muito bom mesmo , to ancioso pra ver o próximo .. você e um dos poucos que trazem novos ares por aqui ahha

geronimo.correa
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros
MUITO show! Lembrou meu Mato Grosso do Sul êeeeeeeeta!

Abraço!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


Wotalovisk

Poxa amigo, muito obrigado pelos elogios!!

geronimo.correa

Mas ahhhh!! É dessa região mesmo que a guarânia se espalhou pelo Brasil! Abraço!!!

clebergf
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

O Peças de Bravura eu já tenho...xD

Me refiro a algo nessa praia desses vídeos q vc lança, só com a guitarra solo e temas curtos...

Rabbit
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Dei uma passada só pra prestigiar o trabalho. Muito bom!

Obrigado pelo vídeo!

Mulambojr.
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros, você é um mito cara, muito bom mesmo, entende de tudo, cria músicas de estilos que guitarrista nem sonha em tocar, muito bom!

Abração!

stroudcastle
Veterano
# jan/13
· votar


Bom demais, combinou bastante com o som da guitarra, bem agradável de se ouvir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De Ros - Canção Costeira - Guarânia na guitarra solo.