Afinação do instrumento influi na hora de tirar a canção?

    Autor Mensagem
    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/06


    Olá, amigos do fórum mais radical desta parte do oeste!

    Estou com uma dúvida pertubadora!

    Durante esta tarde tenho tentado tirar algumas músicas de um conjunto evangélico chamado Ministério Apascentar... com pouco sucesso.

    Nenhum outro conjunto, banda ou artista gospel ou não, me dá tanto dificuldade principalmente as músicas do álbum Toque no Altar.

    Isso me levou a crer que talvez a dificuldade em tirar suas músicas sejam porque os instrumentos utilizados por eles (violão, guitarra ou teclado) estejam em afinação diferente da afinação padrão.

    Agora a dúvida:

    Isto realmente pode influir na sonoridade dos acordes que compõem a música?
    Quer dizer, um C em uma afinação qualquer que não seja a padrão difere de um C executado na afinação normal?!

    Por favor, postem as suas idéias! Preciso muito de ajudo!

    Agradeço desde já

    brunomc
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cara se você tiver um ouvido bom nã influi não.....e se souber campo harmonico tbm...

    brunomc
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    claro que em uma afinaçao diferente os acordes mudaraum de posição tbm... mas é possivel tirar na afinação standart mesmo...

    JoJo Santana
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o que importa eh a nota que soa nao o formato... se oce tem dificuldade pesquise... talvez eles afinem 1/2 tom abaixo por exemplo portanto voce teria que fazer mtas notas com pestana no case de eles tocarem uma musica com acordes abertos por exemplo... espero que tenha sido util nao soube me expressar mto bem... sei la

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    É muito comum encontrar este obstáculo na hora de tirar uma música de ouvido. Muitas vezes a música está meio tom abaixo ou acima, e outras vezes não é nem meio tom, parece mais um quarto de tom acima ou abaixo.

    A diferença você pode notar pela ressonância das cordas, como um Dó maior na primeira posição, e um com o mesmo desenho, feito na casa 1 com a guitarra afinada meio tom abaixo. Dá pra perceber esta diferença.

    Em suma, a afinação influencia e muito na hora de tirar um som.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    brunomc
    JoJo Santana

    É pq, é doidera, caras... Eu até que consigo detectar alguns acordes, mas o problema é que, por exemplo, ao tocar um C e comparar com o teclado da música, há alguma semelhança mas alguma coisa sai dissonante... porém nem sempre o mesmo acontece ao tocar outro acorde, como um F...

    De qualquer modo, obrigado pela ajuda!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Agora falou um cara que entende. Pela leitura dos seus posts em outros tópicos da pra ver que tu é um cara sábio mesmo, ou melhor, um Wise Man!!

    Valeu mesmo, cara. Agora tirei minha dúvida.

    Só que surgiram mais duas!

    1) Um quarto de tom? Isso é mesmo possível?
    2) A dica principal seria em tão mudar a afinação do violão até encaixar com a afinação dos caras?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Qual é, galera?

    Ninguém mais pode dizer 1 palavrinha sequer????

    Tenho certeza que ainda há mt mais gente que pode ajudar por aí!

    Vamos lá, pessoal!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    É possível sim encontrar uma música com esta diferença de afinação.

    Nessas horas eu dispenso o afinador e procuro identificar uma nota no baixo da música e então eu afino a guitarra ou o violão a partir desta nota. Foi nessa que eu percebi que não estava nem em Lá e nem em Lá bemol, estava entre essas duas notas.

    um cara sábio mesmo, ou melhor, um Wise Man!!

    Que nada, eu sou o maior cabeça dura mesmo. É só impressão sua 8P

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Deixa de ser modesto, rapá!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    1) Um quarto de tom? Isso é mesmo possível?

    Sim, a afinação pode estar em qualquer altura. Entretanto, não é muito comum. Geralmente afina-se tomando como base a altura do diapasão, e a partir daí as alterações são feitas com diferença de um semitom.

    .:Anonimato:.
    2) A dica principal seria em tão mudar a afinação do violão até encaixar com a afinação dos caras?

    Isso tornaria as coisas mais fáceis pra você. Às vezes eu toco numa banda de pop rock, com uns caras. Eu gosto de alterar minha afinação de propósito, porque pra mim é mais desafiador (e também é legal ver os caras sem entender o que eu faço hauhea).

    LeandroPanucci
    Nessas horas eu dispenso o afinador

    Faz tempo que eu não uso afinador, a não ser quando tou regulando as oitavas da guitarra. Sempre afino ouvindo a nota dentro da minha cabeça.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Eu só uso no palco, pra não ficar fazendo aquele barulho chato "tum deim tum deim tum deim"... quem paga couvert não quer ouvir isso 8P

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Obrigado a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação do instrumento influi na hora de tirar a canção?