sherminnador Veterano |
# fev/12 · Editado por: sherminnador
No mundo paralelo da magia dos solos e arranjos de guitarra vivem os guitarristas, e seja qual for o seu nível ou estilo musical, sempre haverá aquela peça em que se almeja tocar, porém, ainda sente que necessita de conhecimentos técnicos, agilidade ou qualquer outro item que impeça a execução da musica.
Vamos listar algumas dicas que desenvolvi com alguma experiência, que podem facilitar, e muito a vida de guitarristas, principalmente das vertentes do rock, que exigem muita memória, técnica, agilidade e dedicação.
1. Tenha em mente e saiba identificar se a música em questão se encontra em um nível de dificuldade que está em seu "alcance", tenha auto-crítica, saiba que deve praticar muito pra começar tocar solos "virtuosos" demais, para isso:
a) Escute-a e reconheça técnicas como arpejos, tapping, harmônicos artificiais, salto de cordas entre outros, assim como a velocidade que é executada, a qual dificulta o emprego das técnicas com perfeição e clareza.
b) Preste atenção também quanto aos acordes dissonantes, ou seja, acordes que muitas vezes são de difícil execução com grande abertura de dedos da mão esquerda;
c) Note também o ritmo executado pela mão direita, como cavalgada e palhetada alternada, Palm-mute (abafado), muito comuns nos gêneros Heavy Metal, Thrash Metal entre outros. Há a possibilidade de encontrar dedilhados, palhetada híbrida, etc...
2. Caso tenha dificuldade em reconhecer as técnicas, procure a tablatura, a qual pode ajudar muito na pesquisa, tenha em mente que nem toda musica rápida é difícil, e nem toda musica lenta é fácil, você pode encontrar frases rápidas, porém fáceis, com algum tempo de pratica fica perfeita.
Feito a identificação, é hora de dar uma praticada nos pontos em que você se encontra em dificuldade, algumas dicas para:
a) Tappings: Procure executar de maneira gradual, se possível com ajuda de um metrônomo, como sugestão execute a 65bpm em semicolcheias (4 notas por batida) é claro os bpms vão depender de seu nível, mas comece devagar pois assim não aprenderá errado, o que é difícil pra desfazer mais tarde. Existem varias vídeo aulas no youtube que ajudarão a desenvolver.
b) Salto de cordas e Palhetada alternada: Bom, é a história do bom e velho cromatismo, só que com um detalhe, não limite-se ao "1 2 3 4", pois o seu cérebro acaba viciando nesse movimento de 4 notas por corda, principalmente a mão direita, o que cria uma dificuldade mais tarde para a execução de solos com 3 notas por corda, presente em grande parte das frases e escalas que você aprenderá ou já aprendeu, sugestões:
V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
E--------------------------------------------------------------------- 1-2-3-4--- B-------------------------------------------------------1-2-3-4------- ---------- G-----------------------------------------1-2-3-4--------------------- ---------- D----------------------------1-2-3-4---------------------------------- ---------- A---------------1-2-3-4----------------------------------------------- ---------- E--1-2-3-4------------------------------------------------------------ ----------
Continuação, sempre avançando uma casa a cada vez que sobe a escala... V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ E-5-4-3-2------------------------------------------------------------- -------------- B--------------5-4-3-2------------------------------------------------ -------------- G---------------------------5-4-3-2----------------------------------- -------------- D-----------------------------------------5-4-3-2--------------------- -------------- A-------------------------------------------------------5-4-3-2------- --------------- E--------------------------------------------------------------------- 5-4-3-2---etc--
V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ E--------------------------------------------------------------------- 1-3-4----- B-------------------------------------------------------1-2-4--------- ---------- G-----------------------------------------1-3-4----------------------- ----------- D----------------------------1-2-4------------------------------------ ----------- A---------------1-3-4------------------------------------------------- ----------- E--1-2-4-------------------------------------------------------------- ------------
Continuação, sempre avançando uma casa a cada vez que sobe a escala... V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ E-5-3-2-------------------------------------------------------------------------------- B--------------5-4-2------------------------------------------------------------------- G---------------------------5-3-2------------------------------------------------------ D-----------------------------------------5-4-2---------------------------------------- A-------------------------------------------------------5-3-2-------------------------- E---------------------------------------------------------------------5-4-2--------etc-
Palhetada alternada sem digitação, apenas abafando com a palma da mão esquerda, ótimo para encontrar os defeitos da palhetada, note bem sua mão direita, e execute também em 3 notas por corda, tercina:
V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ E--------------------------------------------------------------------- x-x-x-x--- B-------------------------------------------------------x-x-x-x------- ---------- G-----------------------------------------x-x-x-x--------------------- ---------- D----------------------------x-x-x-x---------------------------------- ---------- A---------------x-x-x-x----------------------------------------------- ---------- E--x-x-x-x------------------------------------------------------------ ----------
V ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^
E--------------------------------------------------------------------- B--------------------------------------------------------------------- ------------- G------------------------------------------------------------------1-2-3-4---------- D---------------------------------------1-2-3-4------------------------------------- A---------------1-2-3-4------------------------------------------------------------- E--1-2-3-4----------------1-2-3-4----------------1-2-3-4-------------------1-2-3-4-
c) Ritmo em cavalgada, ou palhetada alternada para bases, o remédio é o exercício também, nesse caso concentre-se em manter a mão direita abafando de forma correta e na medida certa (é claro, quando for abafado), pois geralmente essa técnica exige muita resistência, e deve ser praticada de forma gradual com o metrônomo.
d) Para dedilhados ou palhetada hibrida procure também usar os dedos 3 e 4 da mão direita, muitas vezes esquecidos pelos guitarristas, quanto a exercícios, uma busca no google ajudará..
e) Harmônicos Artificiais: Pra quem já pesquisou sobre essa técnica sabe como ela funciona, então o exercício agora é achar os pontos nas cordas onde estão localizados os harmônicos desejados presentes na musica.
f) Arpejos/sweep: Um arpejo/sweep bom é um arpejo/sweep limpo, a dica sobre isso é a seguinte: Acompanhe a mão esquerda com a lateral da mão direita, ou seja, deve-se abafar o som das cordas que não estão sendo tocadas com a mão direita, só assim conseguira um som perfeito.
g) Video aula ozielzinho: http://www.youtube.com/watch?v=FtXa3McmuEM
3. O grande lance em "tirar" um solo ou musica é que devemos estar conscientes de que quem "tira" é seu cérebro, e não suas mãos, suas mãos devem estar aquecidas e com músculos preparados, mas todo o processo de exercícios falado anteriormente é pra treinar o cérebro com os movimentos, consequentemente as mãos; Com essas informações em mente temos algumas dicas que podem ser seguidas:
a) Ouça a música uma vez, duas, três, cem vezes, a música/solo deve estar presente na sua memória permanente, se você começar direto com a tablatura você até pode decorar, mas tem o risco de chegar na hora do ensaio de sua banda, ou mesmo depois de algumas semanas passadas, e não mais vai lembrar como tocá-la. A insegurança que às vezes se sente ao executar uma musica se deve por não ter ouvido um numero de vezes suficiente. O processo de ouvir é a parte mais importante, fica a dica, e considerando que algumas orquestras decoram sinfonias de 1 hora ou mais, uma musica de até 10 minutos não é nada.
b) Estimule também a memória visual, como a região do braço que tal frase é executada, a corda, o shape da escala entre outros, a memória auditiva+visual é uma ótima combinação pra não esquecer nunca mais tal frase.
c) Divída a musica em riffs, estrofe, refrão e solos, se possível crie uma linha do tempo das partes da musica, é um outro tipo de memória que facilita, faço isso com meus alunos, é muito eficaz.
d) Assim como a música, o solo também deve ser dividido em frases, tanto para fins de memorização do geral, quanto para aprendizado das partes mais complicadas. É importante saber identificar as frases, como fazer isso? Bom, uma das formas é dividir entre os pequenos espaços de tempo entre uma parte e outra do solo, mas às vezes temos partes meio longas que devem ser divididas, é meio complicado explicar, talvez em outro tópico, use sua criatividade.
e) Como ferramenta para decorar as frases dos solos pode-se usar algum programa de edição de áudio, no meu caso eu uso o Audacity, que é leve e fácil de usar, principalmente quando não se tem a tablatura da música, com ele você coloca o cursor no ponto desejado da linha da musica, pausando e tocando apertando somente o espaço.
f) Na maioria das vezes você vai encontrar tablaturas que estão erradas em algum ponto, então treine seu ouvido "tirando" as partes fáceis sem tablatura, recorra a ela somente quando houver uma frase realmente rápida, os programas de edição de áudio também tem ferramentas que reduzem o tempo/velocidade da musica sem alterar o tom, então aproveite para tocar o solo o mais fiel possível.
g) Aprenda teoria, é importantíssimo pra tudo, improvisar, tocar com outros músicos, tirar musicas e solos, assim como disse anteriormente, você pode ligar os solos aos Shapes de escalas, facilitando a memorização, além de facilitar e muito na hora de aprender os solos, pois você limita o braço da guitarra em possíveis regiões que a melodia poderá se encontrar, com o tempo você conhecera o estilo e as escalas que cada guitarrista mais usa, e a teoria trabalhará ainda mais a seu favor.
h) Escalas que devem estar em seu repertorio por ordem de importância: Maior (e menor relativa), Pentatônica, Menor Harmônica, Menor Melódica. Também deve-se ter o conhecimento das Triades ao longo do braço.
Espero que tenha ajudado de alguma forma pessoal. Abraço!
Lex Rodrigo..
|