Um guitarrista frustrado

Autor Mensagem
Amon_Ra
Veterano
# fev/12


Olá a todos,

Gostaria de estar escrevendo sobre algum cover fodástico que fiz ou sobre um novo solo composto, mas estou escrevendo justamente sobre a minha incapacidade de fazê-los.
Desde os 14 anos sempre desejei tocar guitarra, porém só tive a oportunidade de ganhar uma aos 18 anos. Meu estilo musical preferido é o heavy metal( e suas vertentes), então todos sabem como são os solos e riffs, ouço diariamente e costumo viajar no "air guitar". Quando comecei a tocar logo veio as primeiras frustrações, escutar algo legal, tentar tocar esse algo legal e não conseguir. Então você se dá conta que tem que treinar, treinar e treinar.
Passam os anos, hoje estou com 21 anos ( mais 6 meses e faço 22), e percebo que não evolui nada(ou muito próximo disso), as vezes tento encontrar um motivo pra isso, digo que não treinei por que não tive tempo, faço engenharia e trabalho, ou meu amp e guitarra não prestam e etc...
Cansei de ver na internet crianças! Tocando bem melhor do que eu, essa semana foi a tal menina de 8 anos da minibanda fazendo o que eu não consigo fazer.
Nunca acreditei muito em dom, sempre achei que tudo dependia de treinamento, mas vendo essas crianças, outros guitarristas e eu, começo a pensar que talvez eu não tenha nascido pra tocar guitarra, sinto uma grande frustração de não poder tocar o que eu gosto.
Apesar de tudo, não vou desistir de tentar, esse ano de 2012 prometi que vou me empenhar bem mais do que nos anos anteriores.

Isso foi mais um desabafo, gostaria de saber se mais alguém sentiu ou sente esse tipo de dificuldade?

Nickname_SCUM
Veterano
# fev/12
· votar


continua cara. não desiste mesmo

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


Pensei que era um topico do mesmo cara do "minha guitara eh uma bosta e eu so um coco"

Amon_Ra

Cara acho que todo guitarrista um dia vê que nao ta evoluindo, mas deve ser psicologico, se tu pensar que tu é um guitarrista ruim tu vai tocar mal

E tambem nao fica se preocupando se tu nao evolui ou oque, no final todo o guitarrista chega no nivel guitarristico desejado

herikguitar
Veterano
# fev/12
· votar


Amon_Ra

Pô amigo. Olha, desde pequeno mesmo eu tinha vontade de tocar algum instrumento. Desde os 8 anos eu queria tocar Violão, mas só consegui começar a aprender com 12 anos (1 ano atrás). Bem, eu nunca tive nem tenho professor, o que eu acho que me limita em alguns aspectos, como tirar uma certa dúvida e tal ou entender um determinado assunto que seria mais fácil se tivesse um professor pra me auxiliar.

No início eu ficava bastante frustrado por não consegui tocar as músicas que queria. Mas ai eu me toquei que tinha que me dedicar mais. Não era só chegar e tocar, eu tinha que estudar teoria também, e praticar tudo bem lentamente. Pois bem, com as aulas de Teoria do Cifra Club TV eu evolui bastante, bastante mesmo.

Estou com 3 meses de Guitarra, e não tenho tanta dificuldade. Mas isso eu só consegui treinando muito, principalmente Palhetada Alternada, Escalas, Arpejos e etc. Começando bem lento e depois indo explorar meus limites, aumentando a velocidade e vendo até quanto aguentava.

Agora estou migrando um pouco para o Country e tô estudando pra caramba. Foi um pouco difícil pegar os primeiros licks, mas eu não desanimei e já peguei vários licks de uma apostila.

Recomendo que você seja otimista, confie em você e que você vai conseguir. Vá seguindo uma "rota" no seu aprendizado. Comece estudando os Intervalos, Tétrades, Tríades e junto disso vá treinando também sua palhetada alternada velocidade e etc. Depois passe pra aprender escalas e improvisação e etc.

Mas é isso mesmo. Todos nós estamos na luta. Nada é fácil na vida, pra ser bom tem que ter um pouquinho de dificuldade, pra quando conseguir você ter motivação para cada vez mais se superar e buscar realizar seus sonhos!

Abç!

sam989
Veterano
# fev/12
· votar


kara....é tudo treino essas crianças aew ja cresceram com certeza no meio musical, entao é natural desenvolver!eu comecei com 11 anos(ate um pouco tarde por meu pai ser musico),quase desisti.treinar é se empenhar e praticar todos os dias!



abraç

ALF is back
Veterano
# fev/12
· votar


Amon_Ra
cara relaxa! vc nao é diferente!
eu acho q esse lance de DOM existe MASSS, quem não o tem, apenas levará mais tempo pra aprender! o DOM é um catalisador q acelera o aprendizado e só! e tbm nao quer dizer q vc nao tem! ja q vc treina pouco e etc...
infelizmente, instrumentos musicais em eral, só se aprende a tocar bem na prática...a teoria ajuda, mas a pratica é quem manda pq depende de uma questão fisiológica...não é assimilar o conceito de uma escala, é acostumar seus dedos a trabalhar nela! trabalhar os seus dedos desde o calejamento até a abertura!
totalmente fisiológico!por isso tem q treinar MESMO!
abraço!

pepomello
Veterano
# fev/12
· votar


Amon_Ra

começo a pensar que talvez eu não tenha nascido pra tocar guitarra, sinto uma grande frustração de não poder tocar o que eu gosto.

Pra mim, esse negócio de DOM, ou de nascer para algo , não existe. Puro mito, ou desculpa para justifcar uma habilidade espetacular... Sabe o que existe? Empenho e vontade...

Bota isso na tua cabeça cara, empenho e vontade, isso não serve só para guitarra mas para qualquer hobbie
Pelé, Steve Vai, David Gilmour, Nadal, Cielo, Schumacher, chegaram aonde estão com muito disso !

Eu sei que as vezes a vida também não ajuda muito, mas a falta de força de vontade soma-se ao caminho do fracasso... Então tire da sua cabeça frases como: " Ah estou muito cansado", "Ah, nesse 40 minutos não vou conseguir fazer nada", " É melhor desistir, não vai sair nada mesmo". Esqueça isso tudo, joga fora!!!

Empenho e vontade

deboraiommi
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

fev/12

faça terapia.

pepomello
Veterano
# fev/12 · Editado por: pepomello
· votar


deboraiommi

Empatia, meu caro !

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


Amon_Ra

Cara, como vc estuda?
Sozinho, professor, amigos?

Se vc não sentiu evolução é pq está está estudando errado. Com ctz alguma evolução teve, mas não foi o que vc esperava e para alcançar o que vc espera vc precisa traçar objetivos de curto, médio e longo prazo e saber o que estudar/treinar para alcançar.
Não adianta ficar 2 horas com a guitarra na mão sem ter um roteiro, um lugar onde quer chegar.....

Pare, analise onde quer chegar e estabeleça um roteiro diário de estudos e verá como será muito mais proveitoso...se vc for uma pessoa disciplinada pode estudar sozinho, caso não, procure um bom professor para te mostrar o caminho.
Se vc realmente curte tocar não desista, descubra a forma certa de fazer....

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


pepomello
Pra mim, esse negócio de DOM, ou de nascer para algo , não existe. Puro mito, ou desculpa para justifcar uma habilidade espetacular...
Velho, o dom É um habilidade espetcular em alguma coisa. É a forma como seu cérebro processa a tarefa com mais facilidade que os outros. E existe sim. Não só pra música mas para matemática, física, futebol, artes marciais, artes, enfim...todas as áreas do conhecimento humano. O que não existe é usar a falta dele para justificar a falta de empenho nas tarefas.

punkguitar
Veterano
# fev/12 · Editado por: punkguitar
· votar


eu tbm me sinto assim as vezes ainda mais aprendendo sozinho,mas cara não desiste não vc pensa q não evolui mas um dia vc faz alguma coisa na guitarra q vc achava impossivel fazer antes e ve q ta evolunido basta querer ;não se compare com essas crianças q tocam mto bem provavelmente elas ja nasceram tocando e quando se é criança tem mais facilidade em aprender,se compare com vc mesmo estabeleça metas e tenha foco q vc vai perceber sua evolução as vezes cansa,da vontade de desistir mas eu sei q um dia tudo isso vai valer a pena!!!

Amon_Ra
Veterano
# fev/12
· votar


Cara, como vc estuda?
Sozinho, professor, amigos?


Estudo sozinho através da internet.
Vou seguir o seus conselhos quanto a metas.

Não penso em desistir, apenas me sentia desmotivado com o meu progresso.

Obrigado a todos que responderam, espero no final de 2012 postar algum resultado positivo quanto a minha evolução na guitarra.

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


Amon_Ra

Estudar sozinho é complicado e precisa de muita disciplina, eu estudo "sozinho" com as aulas do Matesu Starling, recomendo muito o material dele e adquirindo o material completo ele tira dúvidas por email e msn.

http://www.mateusstarling.com.br/pt


Foque seus estudos que muito antes do final do ano vc irá postar algo legal aqui para a galera curtir...

p.s.: e nunca use a evolução de outra pessoa para comparar com a sua...cada um tem o seu tempo para aprender...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Amon_Ra

Cara, dom é 95% de transpiração e 5% de inspiração.

Não adianta querer ser um super guitarrista além de ser um bom engenheiro e trabalhar para pagar as contas. Vi uma entrevista que o Steve Vai estudava umas 12 horas diárias para chegar onde chegou - você teria que largar a faculdade e o emprego. Tente focar em ser um bom engenheiro, se é isso que você escolheu para sua vida, é preciso optar entre ser um excepcional engenheiro que toca guitarra ou ser um guitarrista que fez engenharia, o mercado depois não vai perdoar um erro entre as duas opções.

Se você não evoluiu e se dedicou ao instrumento é porque tem algo errado. Tente estudar com atenção e prazer antes de mais nada, não faça por obrigação. Evite tocar a mesma música, isso empaca a evolução. Estude teoria, exercícios, mas escolha músicas de acordo sua capacidade. Se é metal o que quer, comece com Sabbath, vai para AC/DC e vai aos poucos, mas estuda direito essas mais básicas, entenda a harmonia, escalas e o porque das notas e acordes, não estão lá à toa. Não pule etapas, seja disciplinado.

Uma vez li uma entrevista de um guitarrista famoso que quando achava que tocava demais, olhava uns músicos de rua de New Orleans, uns vídeos na internet e percebia que faltava muita a aprender ainda... Bola pra frente!

Marc Snow
Veterano
# fev/12 · Editado por: Marc Snow
· votar


Amon_Ra
Cara...
Primeiro, se tá afim mesmo e com tanto tempo tentando e não conseguindo, arrume um professor (decente) e vai ter aulas.

Boa sorte!

Lasanha
Veterano
# fev/12
· votar


Se tudo der errado, muda para o baixo...

O baixista da minha banda, por exemplo, nunca foi bom guitarrista, mas ele mudou para o baixo e se adaptou bem mais ao novo instrumento. Hoje ele é um bom baixista.

GustavoChb
Veterano
# fev/12
· votar


Como já disseram aí em cima, o negócio é não desistir e treinar muito mesmo, se o problema for velocidade pega um metrônomo e vai tocando bem devagar, aumentando a velocidade aos poucos... seguindo essa dica simples eu melhorei bastante

pepomello
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé

Entendi o que você quis dizer como dom, facilidade em algo e se destacar em algo. Mas 98 % das pessoas pensam em dom como algo divino, ou algum " poder" que a pessoa nasce ou que foi feito para isso. E esse é o significado que está na boca das pessoas, infelizmente pensam errado. Olha aqui no dicionário !

gabitereza
Veterano
# fev/12
· votar


para msm ñ meu amigo!! vc deve ter pouco tempo msm! ñ liga se vc tem a guitarra mais peba que existe ou a guitarra do kirk hammet! com força de vontade vc consegui!

murilo97
Veterano
# fev/12
· votar


gabitereza
kirk hammet
lembrei de uma coisinha

Uma vez Joe Satriani falou para seu aluno, Kirk Hammet, q o pobre coitado não teria futuro ocm a guitarra. Olha oq ele é hoje, um dos guitarristas mais famosos. Amon, se o Kirk conseguiu voce tbm pode!!

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/12
· votar


Existe dois tipos de pessoas.

As que desistem e os teimosos.

Amon_Ra
Qual você é?

JazzPaul
Veterano
# fev/12
· votar


Eu estudava com professor e fiquei meio desmotivado também. Afinal o que ele me ensinou foi praticamente a ler tabs somente. Quando estudei algo sobre escalas com um amigo meu isso me motivou novamente... Tentei estudar sozinho pela net mas nunca achava um site bom e isso era extremamente ruim, mas quando temos um desejo de fazer algo igual percebi que vc tem, isso nos da forças pra continuar e acredite, uma hora vc vai conseguir.

Oijpedro
Veterano
# fev/12
· votar


Cara... eu toco guitarra a 3 anos.... em 2 anos e meio, eu não saí do lugar, não evoluí nada, estava como você, frustrado. De verdade? pensei em parar, mas sabe cara, é minha paixão eu amo tocar guitarra, de verdade. Então em 6 meses, eu sei la, sai de knockin on heavens door e treinei, treinei e treinei... hoje todo bark at the moon, sweet child o'mine, crazy train... virei noites tocando guitarra, ja toquei 8 horas seguidas tive tendinite e tudo mais... mas o mais importante é que eu me empenhei e to conseguindo! essa história é verídica, que sirva de exemplo...

Drinho
Veterano
# fev/12 · Editado por: Drinho
· votar


Tocando bem melhor do que eu, essa semana foi a tal menina de 8 anos da minibanda fazendo o que eu não consigo fazer.

que bobagem rapaz....

esse negócio de melhor não vale paçocas... o negócio é você se satisfazer, se eu toco melhor que você ou você toca melhor do que eu pouco importa.... e alias... nem tem isso....

sempre cito steve vai e bb king

guitarristas totalmente opostos, um deles grande monstro, virtuoso, conhecedor de várias coisas e compositor de belas músicas e outro grande monstro que não se usa das mesmas ferramentas mas faz povos chorarem com sua música também...

então não acho saudável esse negócio... o esquema é você se satisfazer com você não importa se o vizinho é melhor ou pior que repito... pra mim é bobagem...

se tá insatisfeito o negócio é buscar seus objetivos... dom é o cacete, se existir esse negócio de dom é numa ordem de 5% e olhe lá porque eu nem acredito nisso, o negócio é pegar a guitarra e comer com farinha, sem pressa, naturalmente, quando você menos esperar você vai ter uma puta surpresa com sua evolução... não se pressione... vai na manha que todo mundo aprende a tocar bem... tem nego que toca com o pé e faz o diabo... todos podemos!

Eu comecei a me satisfazer depois de uns 6, 7 anos de guitarra e sei que nada sei ainda, mas nem ligo pra isso que um dia eu chego lá mesmo sabendo que não vou chegar, até os grandes mestres da guitarra no mundo tem a ambição de evoluir por mais que pareça impossível pra nós mortais... esse que é o legal... é infinito....

Se eu for pensar nos guitarristas que tenho como referência, guthrie govan, alex hutchings, greg howe, edu ardanuy, steve morse, richie kotzen, srv, eric johnson, eric gales e o resto da turma eu já teria desistido da guitarra pois falta umas 3 vidas pra eu tocar como esses caras... mas nem ligo pra isso... não é por aí....

abraço!

Amon_Ra
Veterano
# fev/12
· votar


Realmente valeu galera, me sinto mais motivado. Agora vou mudar o meu método de estudo e treinar, treinar e treinar.
Infelizmente no momento não tenho como ter aulas com um professor de guitarra, mas espero tirar minhas dúvidas nesse fórum.

AleXtremePK
Veterano
# fev/12
· votar


Vou desabafar, só cuidado q eu começo e é dificil de parar de escrever.

Amon_Ra
Eu tbm sou +/- assim, tento tocar algo que gosto e não consigo, e estou sem grana pra pagar um professor, simplesmente musica é o meu sonho, não batalhei um ano todo pra compra uma guitarra e um ampli pra simplesmente desistir, eu VOU SER MUSICO, QUERO TER A MUSICA COMO MINHA PROFISSÃO, quando penso em desistir "olho" pro meu passado e lembro daquele idiota que ficava fazendo maldade o dia todo e a coisa q menos queria era tocar um guitarra, eu te digo q são raras as vezes q toco uma musica sem errar, mas vejo q melhorei (mas nem tanto), eu era um cara q não tinha talento algum, mas minha força de vontade fez com q eu conseguisse, comprar uma guitarra e começar a tocar, hoje quando penso em abandonar tudo lembro do que passou e penso em meu futuro (que no caso é a musica), simplesmente olho varios guitarristas fodões e penso, eu vou chegar lá e foda-se o mundo eu vou conseguir pois é meu sonho e eu vou conseguir.

De Ros
Veterano
# fev/12
· votar


Amon_Ra

Estudo sozinho através da internet.

Mas tu faz engenharia, né? E creio que tu estuda engenharia numa faculdade, com professores que te ensinam diariamente coisas novas sobre a tua carreira, as vezes até coisas remotamente relacionadas a isso, mas que, de alguma forma, ajudam a estimular o teu interesse pela tua futura profissão, né?

Adivinha o que faz um bom professor de guitarra?

Imagina se fosse o contrário - Tu faz uma faculdade de música e aprende engenharia sozinho, através da internet....

Pois é.

PGilbert
Veterano
# fev/12
· votar


De Ros falou tudo...

Comentando outra coisa que disse:

Cara, existem pessoas que nascem com a genética favorecida para praticar algumas atividades (o que chamam de "dom").. é só ver essas crianças que fazem várias coisas tão bem quanto um adulto treinado (não somente guitarra).

E outra: Não importa o quanto você treine, sempre haverá um asiático sem cabeça no youtube que vai fazer muito melhor do que você.

bardockkrieger
Veterano
# fev/12
· votar


é isso mesmo de ros
eu fico muito irritado as vezes pois eu tenho muito tempo para treinar,porém sem um professor não sei que passo eu dou,e muitas vezes fico perdido em algo que não é explicado com muitos detalhes, isso me deixa muito puto...
porém a melhor sensação é aquela que você toca algo depois de ter aprendido, pra mim isso vale todo o tempo gasto em estudos,e todo o sofrimento para entender,por que eu desde que me conheço por gente sou fãn de hard rock,heavy metal, e ter a opção de tentar fazer o que eles fazem é muito gratificante.por isso não desanime.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um guitarrista frustrado