Necessidade em ser uma wikipedia sobre teoria

Autor Mensagem
Igorpodttec
Veterano
# jan/12


As vezes acompanho aqui alguns tópicos onde se entra no tal assunto da teoria e solos. Vou tentar me explicar e me fazer o mais claro possível, para evitar que venham com 8 pedras na mão, visto que 4 já vão estar com certeza.
Vejo no fórum que o pessoal tem um carrinho muito grande com a teoria, escalas e solos, uma coisa que não acho ruim, pelo contrario, acho muito f#da que sabe muito, mas uma coisa que me faz pensar é que pelo jeito que o pessoal fala aqui, se você não tem conhecimento (teoria) e aprendeu sozinho pra tocar uns covers e se divertir sem muito compromisso (meu caso), você deveria vender sua guitarra porque não merece tocar. Exagerei um pouco mas é algo próximo que acontece, uma vez postei um tópico que pedia opinião sobre encordoamentos dizendo que eram mais pra base pesadas e não muito para solos, o pessoal caiu em cima, disseram que eu era preguiçoso, não estava me esforçando, e que adaptei minha guitarra as minhas "limitações". Pra fechar logo o texto deixo uma pergunta, o guitarrista que apenas toca para se divertir e não sabe tanto, é menos do que o "erudito das escalas"?

salton
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
Realmente, o pessoal costuma pegar pesado, mas pra mim parece um pouco de molecagem. Vou fazer uma afirmação forte: acho que de vez em quando falta um pouco de bom senso e inteligência aqui no fórum de Guitarra, em fórums de outros instrumentos você vê com menos frequência esse tipo de comportamento. Além disso, "adaptar a guitarra às limitações" parece ser o óbvio, e o melhor a se fazer. Acho que não saber ou ser deficiente em teoria faz de você menos profissional, mas não menos guitarrista.

Doggy
Veterano
# jan/12 · Editado por: Doggy
· votar


chegou atrasado: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/277515/


EDIT: OPS! Perdi uma chance de ficar calado, rs.

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


Doggy
o Tópico diverge cara, eu perguntei porque o pessoal costuma pegar pesado com quem não sabe muito e não porque os adolescentes não estudam teoria, nem citei adolescentes.
não tome como uma ofensa.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Pra fechar logo o texto deixo uma pergunta, o guitarrista que apenas toca para se divertir e não sabe tanto, é menos do que o "erudito das escalas"?
Este cara (o que não quer saber de teoria e outras coisas além de cover por tablatura) não domina o instrumento/não tem interesse em dominar. Logo eu não vejo ele como um GUITARRISTA.
Tem muita guirizada que fala "eu sou guitarrista" e não sabe porcaria nenhuma sobre o instrumento ou sobre música. Apenas sabe ler tablaturas e interpretar algumas músicas. Isso não é legal e tá cheio. E no meu ver esse cara não merece um respeito como GUITARRISTA (como pessoa é outra história). E oque mais tem em fórum é gente pra ficar botando banca e se achando. Então se você gosta de fazer covers e alguém sem motivo (um motivo seria você dizer que teoria não serve pra nada, por exemplo) vier falar bobagem, simplesmente ignore.

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
Eu entendi seu ponto , tem razão, mas na parte em que diz que quem não domina o instrumento não é guitarrista essa pessoal é oque?

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Tem muita guirizada que fala "eu sou guitarrista" e não sabe porcaria nenhuma sobre o instrumento ou sobre música.

Acho quem chega a se auto nominar isso antes mesmo de entrar numa banda, saber as dificuldades e necessidades de alguém que está atrás da guitarra, já não pode ser considerado um até intender o que é um guitarrista.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
mas na parte em que diz que quem não domina o instrumento não é guitarrista essa pessoal é oque?

Um poser, tipo eu :)

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Haaha, eu também, mas me divirto muito sendo "poser", nunca tirei de ouvido Richard Wagner e passei pra guitarra, mas me divirto muito me matando pra fazer 220 bmp em Master of Puppets com a tablatura que peguei na net.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
Eu entendi seu ponto , tem razão, mas na parte em que diz que quem não domina o instrumento não é guitarrista essa pessoal é oque?

E agora...
O cara que joga futebol no final de semana antes/depois do churrasco é "jogador-de-futebol" ? No meu ponto de vista não.
Não sei se tem uma boa definição pra "ele". Quer dizer, se definir "guitarrista" como o "cara que toca guitarra" e definir "tocar guitarra" como saber ler e interpretar tablaturas, então ele é um guitarrista. Mas eu acho que tem um tom diferente entre "eu toco guitarra" para "eu sou guitarrista". Quer dizer, um pode ser sinonimo do outro, mas enfim. Eu acho que em um ponto de vista prático, o guitarrista tem que conhecer o instrumento, conhecer técnicas e música. O cara que apenas toca guitarra não. É complicado explicar e é a minha opinião. Não estou falando que em um ponto de vista "gramatical" estaria errado, mas num ponto de vista mais prático. Tem muito adolescente que fala "eu sou guitarrista" com uma soberba enorme. Aí que eu me refiro...
Pra definir "guitarrista" como "pessoa que toca guitarra", precisa definir também oque é tocar guitarra. Pois se tocar guitarra for por ela no colo e bater nas cordas, todo mundo pode ser um guitarrista.
Enfim, é um ponto de vista talvez meio confuso, mas eu acho que dá pra entender oque eu quis dizer rsrs

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec

A gente tenta :)

Mas manjo um pouco de madeiras, timbres e construções de violão. Mas sou um ignorante pra elétrica de guitarra e violão hehe

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Resumindo, um guitarrista sabe o que é uma madeira boa, trastes, caps e cordas.

Um tocador de guitarra sabe o que é uma guitarra.

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


Guilherme Nau
Igorpodttec
No inglês eu acho que temos melhores formas para diferenciar os dois individuos. Acho que estamos precisando de uma nova palavra pra definir o cara que brinca com a guitarra para o cara que realmente sabe oque faz (esse poderia ficar como guitarrista mesmo).
Mas enfim, se o cara que brinca de jogar futebol no fim de semana é "boleiro", "peladeiro", etc... O cara que brinca de tocar guitarra podia ser o "guitarreiro", não ? rsrs

Edit: O problema é o sufixo...
Vou ver se não acho uma definição boa pra "ista" e para "eiro" pra ver se daria certo rsrs

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
Entendi, realmente é uma coisa complexa diferenciar quem "toca guitarra" pra quem "estudou guitarra", não sei se vai concordar comigo mas, para uma pessoa que só quer diversão estudar cromatismo 8 horas por dia é meio sem nexo não?


Guilherme Nau
aha manjo um pouco de madeiras também, e entendo de cordas (de guitarra), captadores ainda estou aprendendo.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
O cara que brinca de tocar guitarra podia ser o "guitarreiro", não ? rsrs

Não rsrs

Costumo chamar de noob ou poser mesmo ^^

GuitarDeMadeira
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho que a diferença aí ta entre "saber tocar" um instrumento, e ser um musico, tocar michel teló vendo video aula no cifraclub qualquer um que saiba ler acordes e interpretar batidas sabe. Agora saber improvisar, montar acordes, saber como "pescar o peixe " e por que que é assim é uma coisa de Musico. Corrijam-me se eu estiver muito errado

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
hehe boa, deveria ter mais palavras pra diferenciar.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
É, pode ser. O problema é que tem muita gente (sem generalizar) que se define como guitarrista com uma soberba, como se saber tocar "Sweet Child o Mine" fosse um grande feito e que por conta disso ele domina a guitarra rsrs

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
para uma pessoa que só quer diversão estudar cromatismo 8 horas por dia é meio sem nexo não?

Caralho, 8 horas por dia é demais amigo. 1h e meia ta mais que suficiente pra absorver tudo.

Você nunca vai ver numa escola colocarem os alunos para estudarem 2hs a mesma matéria.

Exatamente por esse motivo.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
como se saber tocar "Sweet Child o Mine" fosse um grande feito e que por conta disso ele domina a guitarra rsrs

Poh, pra mim foi, até uns 2 meses.

Mas pro cara tirar essa música perfeita tem que ser muito bom e se dedicar bastante.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Costumo chamar de noob ou poser mesmo ^^

Mas aí muito coloquial e nem no português está rsrs
Infelizmente o dicionário acabou de me mostrar que guitarrista e guitarreiro é quase a mesma coisa. Então ainda falta uma palavra pra definir os dois rsrs

Igorpodttec
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Foi hipérbole da minha as tudo bem, queria passar o ponto, de estudar muito pra pouco retorno, se me entende.

thefuga
concordo, o cara toca a intro de sweet child e se acha o próprio Slash (não falam do Malmsteen) esse tipo é muito ruim,até porque fazer cover qualquer um faz, eu faço, o difícil é criar do zero. de boa é o cara que não sabe muito e assume que não sabe muito e se mantem humilde.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
Infelizmente o dicionário acabou de me mostrar que guitarrista e guitarreiro é quase a mesma coisa. Então ainda falta uma palavra pra definir os dois rsrs

Gramaticamente sim.

Mas mistura e combinação na química são coisas completamente diferentes e que o dicionário trata como a mesma coisa.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Mas pro cara tirar essa música perfeita tem que ser muito bom e se dedicar bastante.

Se dedicar bastante depende. Ser muito bom, depende também. Nem o Slash toca essa música "perfeita" se pegar a guitarra agora e sair a tocar. E o cara que "toca" guitarra a seis meses vai ter mais dificuldade do que o Satriani para tirar ela "perfeitamente". Então depende da situação.

Tá, vou tacar lenha na fogueira: Far Beyond the Sun é mais difícil :)
Mas mesmo assim, de nada adianta o cara saber tocar essas músicas com o dobro da velocidade e de traz pra frente se não souber nem oque está fazendo, se só estiver interpretando. Para a diversão dele e para impressionar as menininhas no intervalo ou em uma rodinha pode ser ótimo, mas para formar ele como um "guitarrista" efetivamente falando não.

de boa é o cara que não sabe muito e assume que não sabe muito e se mantem humilde.
Isso aí, humildade é a palavra. Infelizmente é difícil encontrar isso, ainda mais na gurizada que tá começando a tocar guitarra e recém tirou "Sweet Child o Mine" (é difícil, não impossível).

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


Guilherme Nau
Mas mistura e combinação na química são coisas completamente diferentes e que o dicionário trata como a mesma coisa.

Depende do dicionário. Um dicionário de bolso evidentemente não, mas um bom dicionário te dá muitas definições e/ou é "imparcial". Só um dicionário ruim daria um como sinonimo "absoluto" (buscar por mistura e ele dizer "vide combinação" ou vice-versa) de outro, pois não são sinonimos nem em quimica e nem em nada. Mas enfim, a questão não é essa rsrs

Marc Snow
Veterano
# jan/12
· votar


Igorpodttec
Pelo jeito vc já teve a noção do que é o FCC

renanozzy
Veterano
# jan/12
· votar


O cara que fica só tirando músicas nas tablaturas, guitar pro e assistindo vídeo-receitas de como tirar tal música NÃO é guitarrista. Esse cara não passa de um papagaio que só sabe repetir o que aprendeu e nunca vai criar algo por conta própria. Ele tira uma música inteira no guitar pro e até a toca direito, mas se alguém lhe perguntar qual a tonalidade da música, não saberá responder.

Quem pensa assim dá um força aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/277264/

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


O que eu acho divertido é que eu sou o que muitos aqui abominam.

- Eu não estudo teoria, escalas, não faço exercícios de técnica nem nada. Faço arranjos e componho só no ouvidômetro.

- Eu sou fissurado por equipamento. Posso gastar 500 dinheiros em uma pedaleira, mas nunca gastei nem 10 reais numa aula.

- Eu sou um "guitarrista de quarto", ou "peladeiro da guitarra" (eheh, gostei da analogia). Não tenho a menor vontade de "evoluir", seja lá o que isso for. Qualquer melhora para mim é consequência, nunca motivação.

- Eu não gosto de heavy metal.

De repente, estou me sentindo como um corintiano no meio da torcida do Palmeiras... ô.o

vinibassplayer
Veterano
# jan/12
· votar


Sou baixista e acompanho todos os fórums e cho q essas definições se aplicam a todos os instrumentos e instrumentistas..
Para ser considerado músico vc tem q saber tocar BEM,
ter noções (pq tem vários músicos renomaos profissionais que são autodidatas no sentido de tocar extremamente bem e ñ saberem teoria nenhuma) de música teórica, conhecimento técnico de seu instrumento (manutenção, contrução e materiais).
Tbm tem q estar por dentro do mercado tanto musical quanto comercial.

Mas tem q procurar estar sempre melhorando.

Night Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


acho que o que diferencia o "guitarrista profissional" do "guitarrista de hobby" é como ele vê o ato de tocar guitarra, por que, tres acordes são tão musica quanto, uma sinfonia, mas tem quem apenas se diverte tocando, e faz por que gosta, que são os "guitarreiros" XD, e quem realmente busca profissionalismo e atuar na area, como professor, interprete, compositor etc... esse sim, é guitarrista, não por definição, mas por objetivo.

no fim, o que importa não é saber muito, mas usar de forma profissional o que sabe, e sempre buscar se aprimorar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Necessidade em ser uma wikipedia sobre teoria