Troca de calibre de guitarra .009 para .010.

    Autor Mensagem
    lazarojr
    Veterano
    # dez/11


    Fala galera,
    Tenho uma guitarra strato Giannini e sou iniciante, as cordas dela já estão sem timbre e já vou trocá-las. Moro em interior e aqui não se encontra absolutamente nada que preste, muito menos um luthier, sabendo disso pedi um encordoamento junto a guitarra, mas não sabia que para mudar o calibre era necessário ajustar a guitarra.
    Andei pesquisando sobre o assunto e vi que alguns dizem que a diferença é mínima e não é necessário ajustar a ponte, já outros falam que o indicado é levar a um luthier, ao qual não tenho acesso. Quanto a ponte, sou perfeitamente capaz de ajustar e inclusive já mexi um pouco para baixar as cordas sem trastejar, mas a questão é quanto ao tensor do braço, ao qual não me atrevo a mexer.
    É realmente necessário ajustar a tensão ao mudar o calibre da guitarra de 0.009 para 0.010? Quais são os reais riscos de realizar a troca sem ajustar o tensor? Posso danificar o braço do instrumento? Devo me atrever a ajustar o tensor?

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/276572/relacionados.html

    lazarojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pesquisei mais e vi que não é tão complicado assim. Decidi que eu mesmo vou regular o tensor até porque o braço já veio meio côncavo, acredito que mais de 1mm, imagino quando eu colocar 0.010.
    A minha dúvida é se durante o descanso, após o ajuste no tensor com as cordas soltas, devo aguardar com as cordas desafinadas, ou seja, sem exercer pressão no braço ou deve afiná-las e aguardar o braço se adequar as pressões juntas???

    Tuwnguitar
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Tuwnguitar
    · votar


    Eu troquei de 0.10 que veio originalmente na minha strato strinberg egs 216, pus de 0.10 pra 0.9 dae vi q as cordas eram mto fininhas e voltei a usar 0.10. O que eu precisei fazer foi uma regulagenzinha de oitava básica (afina, aperta uns parafusos), nunca mexi em tensor pra trocar de encordoamento e ela está perfeita ainda. Agora, é triste giannini hein, kra. Eu não posso falar nada das guitarras deles porque nunca testei, mas de qualquer forma você está dando dinheiro pra uma empresa que quer tomar sua grana na marra. Comprei jogo de cordas pra violão deles umas 3 vezes e olha que estranho, já veio com um pequeno corte quase imperceptível + ou - na casa 5 da mizinha. As 3 vezes que comprei, havia esse cortezim e as 3 vezes, ela estorou no MESMO lugar. OOOLHA QUE COINCIDENCIA, NÃO?! Eles querem te roubar. De qualquer forma, já deu o dinheiro pra eles, mas fikdik.
    Boa sorte com as cordas.
    Tuwnguitar

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    lazarojr
    olha cara, eu há algum tempo troquei minhas cordas de 0.09 pra 0.10.
    na hora, não vi diferença, mas depois de uns dois dias, senti que a ação das cordas tinha aumentado e o braço estava ligeiramente mais côncavo.

    tendo havido isso, meu professor de guitarra, que tbm faz trabalhos de luthieria e regulagem deu uma geral na guitarra, e precisou mesmo ajustar o tensor.

    quando for ajustar o tensor, vc tem que fazê-lo com as cordas afinadas, senão vc não vai conseguir achar o equilíbrio do braço; e uma dica que te dou: não compre cordas giannini cara.....

    se alguém da sua família tiver cartão de crédito, tente comprar pelo mercado livre cordas Elixir; são as melhores que tem no mercado....
    ou então tente comprar Ernie Ball ou D'Addario, tbm são boas...

    mas não agrida a tua guitarra com essas cordas safadas....

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de calibre de guitarra .009 para .010.