Troca de calibre de guitarra .009 para .010.

    Autor Mensagem
    lazarojr
    Veterano
    # dez/11


    Fala galera,
    Tenho uma guitarra strato Giannini e sou iniciante, as cordas dela já estão sem timbre e já vou trocá-las. Moro em interior e aqui não se encontra absolutamente nada que preste, muito menos um luthier, sabendo disso pedi um encordoamento junto a guitarra, mas não sabia que para mudar o calibre era necessário ajustar a guitarra.
    Andei pesquisando sobre o assunto e vi que alguns dizem que a diferença é mínima e não é necessário ajustar a ponte, já outros falam que o indicado é levar a um luthier, ao qual não tenho acesso. Quanto a ponte, sou perfeitamente capaz de ajustar e inclusive já mexi um pouco para baixar as cordas sem trastejar, mas a questão é quanto ao tensor do braço, ao qual não me atrevo a mexer.
    É realmente necessário ajustar a tensão ao mudar o calibre da guitarra de 0.009 para 0.010? Quais são os reais riscos de realizar a troca sem ajustar o tensor? Posso danificar o braço do instrumento? Devo me atrever a ajustar o tensor?

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/276572/relacionados.html

    lazarojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pesquisei mais e vi que não é tão complicado assim. Decidi que eu mesmo vou regular o tensor até porque o braço já veio meio côncavo, acredito que mais de 1mm, imagino quando eu colocar 0.010.