Harmônicos artificiais, entre captadores e distorção, qual influencia mais na prática deles ?

    Autor Mensagem
    Cynic
    Veterano
    # dez/11


    Galera, bom dia.


    Seguinte, tenho uma Cort KX-101, com SD JB e '59, gosto bagarai da nega, e junto uso um GDI-21, consigo bons timbres pra solos, porém meu conjunto não funciona muito bem na hora de arriscar uns harmônicos artificiais, sei que é questão de técnica também, porém noto que com este equipo, os H.A não saem tão fáceis comparados a outros equip's, estou pensando em fazer algumas aquisições, o que vocês acham que falam mais alto na hora de dar um H.A ? os captadores ou uma boa distorção ? estive pensando em partir para os EMG's 81 e 85.

    Caike_bend
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Captadores de alto ganho influenciam bem.

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    Cynic

    pega a gibson do zakk e coloca com uma dist ruim, não vai sair harmonico nenhum...
    agr tenta pegar uma guitarra fuleirinha e colcocar numa distorção boa, com bastante ganho pra ti ver se não sai harmonico direitinho..
    você tem uma ótima guitarra cara, o problema deve ser a distorção..
    ou então a tecnica né..
    pode ser uma pergunta idiota, ainda mais vindo de um novato para um veterano, mas enfim... ta fazendo os harmonicos no lugar certo?

    André Maciel
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cynic
    ae cara, eu tenho uma Cort KX Custom com esse mesmo set de captadores e uso as distorções de um Sansamp PSA-1 e tenho o mesmo problema, os H.A. deixam a desejar em definição e impacto... geralmente dá pra melhorar um pouco adicionando um tanto de agudos na equalização da distorção, mas, tirando o fator técnica/execução, eu sempre me perguntei se isso não é uma característica do JB

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    André Maciel

    seleciona o cap da ponte, e coloca no maximo os pots de volume e tone...
    e dai coloca o ganho da GT2 no maximo... nem assim?
    se ainda não tiver saindo os harmonicos, eu diria que tu ta fazendo errado.. pq seilá.. não é normal..

    Rota
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara eu tenho tres guitars,duas delas eu uso direto,e quando eu coloco o GAIN no maximo e o agudo tambem,nao tem um Harmonico que erre,e vou te falar,das tres guitars que eu tenho,uma delas ta bem acabada,com as cordas até enferrujadas,mais quando da vontade de tocar nela,vo la ,lanço os harmonicos ainda com as cordas tudo véia

    vc com uma puta guitar dessa,deve ser um pouquinho de problema na técnica,
    primeiro vc regula seu ampli e sua guitar,igual todos acima falaram,aumenta o GAIN, o TONE e todos os AGUDOS,se nao der certo,é só ouvi e pegar algumas musicas do Black Label Society e umas do Ozzy Osbourne que pode ter certeza que vai melhorar!!!! Espero ter ajudado!!!

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Rota

    é isso ai, se com uma guita dessas no cap da ponte com o volume e o tone no max, e uma distorção com o ganho e o agudo no max ainda assim não sair os harmonicos...
    ou a dist é fraquinha, ou ta fazendo errado..

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cynic
    André Maciel

    outra coisa... um compressor pode ajudar bastante !

    Abç

    mrfelipbr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BJAofficial
    cara, acho que ganho não influencia não, deve ser o GDI, dá pra tirar um timbre massa nele mas harmônicos saem dificeis nele, já toquei com ele e notei isso..

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    mrfelipbr

    cara, como que ganho não influencia?
    é oq mais influencia na minha opnião...
    pega o teu amp mesmo.. e liga a distorção...
    coloca o ganho no minimo, depois no meio, dps no max..
    me diz se com o ganho no max não saiu mto mais harmonico?

    sr.harris
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, eu tenho uma Memphis by Tagima MG32, com os captadores feitos pela própria Tagima cara...eu me sinto muito confortável nela cara, e eu tiro cada harmônico loco mano...de tudo quanto eh lugar da corda e de tudo quanto eh corda...gosto muito do peso deles...uso a distorção de uma pedaleira Zoom G1x Next, um Patch que se chama PV...coloco o ganho no trinta e boto p quebrar....eu curto muito os harmônicos q eu tiro dela...

    Como o BJAofficial disse, um compressor pode ajudar bastante mesmo...

    mrfelipbr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BJAofficial
    bem, Harmonico artificial sai até clean, agora se vc tá falando de harmonicos bem gritantes aí sim o ganho influencia, eu quis dizer de modo geral

    murilo97
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ampli tbm nao influencia???
    Quando eu fui testar a minhas les paul eu liguei ela num meteoro gs160 e o h.a saíram facilmente, mas no meu a/c Works nao sai nem fu*.

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    mrfelipbr

    não entendi oq vc quis dizer..
    pra mim o ganho influencia totalmente...

    murilo97

    é isso ai.. e isso que a dist do gs160 não é boa..

    André Maciel
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: André Maciel
    · votar


    BJAofficial
    não é que os H.A. não saiam velho, eles saem... só que não ficam tão "imponentes" quanto gostaria... e olhe que não é por falta de compressão, agudo ou ganho... saem assim: http://www.youtube.com/watch?v=hN3xi_LYCmo&feature=player_detailpage#t =18s

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    André Maciel

    entendi..
    realmente, é dificil dar harmonicos bons na G pra baixo...
    mas seilá.. cmg sai tranquilo..
    se o ganho, o agudo e os pots de tone e volume da guita estão no max..
    realmente não sei te dizer oq é..

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pega a gibson do zakk e coloca com uma dist ruim, não vai sair harmonico nenhum...

    Vai sim cara, é possivel dar harmonicos até em guitarra clean, desplugada e até em violão, por mais baixo e feio que ele saia é muito possivel.
    Eu acho que com uma distorção e uma guitarra ao menos razoavel, se não tiver saindo harmonico nenhum, considero que seja por falta de técnica, é pura questão de treino. E cada guitarra é uma guitarra, e responde melhores em determinadas "áreas", se é que me entende.

    Abraço

    André Maciel
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BJAofficial
    por isso que eu disse que acho que é característica do captador (ou da combinação deste com as madeiras e especificações do modelo)

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    GuitarHome

    Desculpa se me expressei mal.
    Mas quando disse harmonico nenhum, estava me referindo aos harmonicos baixos e feios que você citou..
    Olhando direito, realmente dei a entender outra coisa..
    Mesmo assim obrigado.

    Abç

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    André Maciel

    Cara, se fosse uma guitarra ruim eu até concordaria.. mas uma giutarra boa como a sua e a do Cynic ainda me é difícil crer que seja por causa dos captadores... ainda mais seymours..
    chegou a tentar com compressor pra ver como fica?

    André Maciel
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BJAofficial
    eu uso um amplificador válvulado, e o PSA tem um circuito que funciona de forma parecida (mais volume, mais compressão)... os H.A. ficam no estilo do vídeo... o fato da guitarra não exalar tantos harmônicos não a faz ser ruim... conforme foi dito antes pelo GuitarHome: "E cada guitarra é uma guitarra, e responde melhores em determinadas "áreas"."

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cynic
    cara, pra vc ter noção: eu tenho uma strinberg fly V, o que é razoável, mas não taaaao bom, e um cubo giannini g5, de 5W transistorizado.

    eu consigo tirar bons H.A. com esse equipo, e olha que a distorção do cubo tá mais pra overdrive que distorção....

    acho que é mais problema de tecnica mesmo....
    como disseram, até em violão os H.A. saem....

    tente praticar usando o captador da ponte, com volume e tone no máximo, e explore as várias áreas da corda onde parece que vai sair. Daí treine em cima delas...

    Buja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    exatamente, tenho a mesma guita do strinbergshredder e os harmonicos saem bem.....percebi esses dias que tambem depende da altura das cordas e da altura dos captadores. No meu caso, as cordas "ligeiramente" mais altas e o cap da ponte mais afastado, com distorcao com mais ganho e tone totalmente aberto, os harmonicos saem até quando eu nao quero.....

    tambem é questao de pratica, o metodo como eu seguro a palheta ja está até me atrapalhando nos sons cleans, de tanto que faço harmonicos (mania de children of bodom, quem escuta vai saber o pq)

    olhe a palheta que vc está tocando, o set (high gain ajuda e muito), os capts (use o da ponte), posicao onde está fazendo o harmonico (mais proximo da ponte tem um timbre mais agudo, mais proximo do braço fica mais opaco), e muitas coisas influenciam, inclusive prática

    mrfelipbr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BJAofficial
    cara, acho que o povo te explicou antes de mim né, o André Maciel e o GuitarHome falaram o mesmo que eu disse....

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cynic
    Cara,

    Tenho esse mesmo par numa Epi Lp Standard e tiro muitos harmonicos, as vezes até qnd n quero, principalmente com o JB, ele é sensível demaaais cara!

    Vai numa loja, pega uma guitarra digamos TOP, a própria do Zakk Wylde por exemplo, e tenta fazer o mesmo e veja como soa.......Essa vc n pode chegar com o dedo 0.5cm da corda q ela já grita......exageros a parte, acho q a dica é válida!

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aproveitando o Tópico,

    Alguém sabe me informar se os 490r e 498t também são tendenciosos para valorizar harmônicos?
    Bem como o JB por exemplo!?

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    eu tenho JB 59 na minha les paul e se eu assoprar ja sai harmonico! tem jams ai do forum, demon's eye - deep purple e moment of a truth - kiko loureiro, q eu tirei uns harmonicos até improvaveis...sem querer...na do deep, usei pouquissimo drive...um crunch de blues mesmo...cap splitado e saiu um harmonico bem alto...e na do kiko foi num lick rapido q eu tava usando cap do braço (o 59, q já é de baixa saida naturalmente) e terminei o lick com um harmonico...
    uma coisa q deve-se atentar é o seguinte: "po eu tenho uma strato...peguei a les paul do cara pra tocar e nao sai harmonico de jeito nenhum" ... vc esta fazendo isso errado! a les paul tem o braço menor (a distancia do nut até a ponte é cms menor q uma strato, por exemplo)...isso influencia no local q vc deve dar o harmonico...é questão de: 1) treino/ técnica e 2) adaptação

    Guitar_Guiga
    o 498t é um puta cap...é uma combinação mto legal esses gibsons....mas é muito mais vintage...tem bastante agudo mas saida dele é relativamente baixa...n tem nem como comparar com o JB, por exemplo...seria o mesmo q comparar messi com puyol. foram desenvolvidos pra finalidades diferentes...o JB valorizará mto mais os harmonicos pelo simples fato de ter uma saída bem maior...

    edit: mas claro q nao é impossivel nem impraticavel tirar harmonicos com ele (498t)...tão pouco o cap é ruim!

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back
    hahaha, messi com puyol foi com certeza uma excelente analogia!!
    Muito bom!!

    Valeu pela informação do 498t cara!

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Guitar_Guiga
    kkkkkkkkkkkkk
    eu ia fala otro cara...aquele volante la do barça bão pa carai...mai esqueci o nome dele!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmônicos artificiais, entre captadores e distorção, qual influencia mais na prática deles ?