Trastejando

Autor Mensagem
nt_gdo
Membro
# set/13
· votar


WilliamJunior
Então, veio com 9, coloquei ernie ball hibrida 10 e 9, ajustei o tensor pra aumentar um pouquinho a folga na casa central, ajustei a ponte, deixei a ação pouca coisa mais alta do que gostaria, aí o trastejamento parou :) ainda não tá na regulagem que eu gostaria, mas estou tocando há pouco mais de um mês assim, ficou bom para brincar já.

nt_gdo
Membro
# set/13 · Editado por: nt_gdo
· votar


editato: postou duas vezes...

vitormk
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: vitormk
· votar


seguinte, minha les paul esta trastejando apenas na prineira corda (mizinha) apartir do 12 até a 21 trastes, o que pode ser? retifica? o restante das cordas nso reasteja em nenhum lugar...
uma observação: o tensor do braço esta solto, nao quebrado, apenas solto, depois da ultima regulagem de tensor a chave prendeu no tensor e quando puxei pra cima o tensor veio junto, entao apenas empurei de volta, o braço esta levemente curvado como deve ser mas olhando mais detalhadamente a parte do braço que esta colado ao corpo esta reto, é normal?
creio que o tensor nao esteja afetando o braço e que a parte reta deva ser normal, ou nao, sei la...
PS: a altura da mizinha na 12 esta 2.0mm e na mizons 2.5mm

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


vitormk

vitormk

O trastejamento, de uma corda só, e no final da escala, me parece ter mais a ver com regulagem de ponte.

Mas independente de qualquer coisa, mesmo que não trastejasse nada, você precisa ir a um Luthier e prender o tensor novamente, porque isso irá trazer problemas futuros, você corre o risco de perder o braço da guita.

Ele deve ter desencaixado, então leve a um Luthier para re encaixar e colocar a tensão correta, e aproveita e regula tudo.

francisco2004
Veterano
# fev/15 · Editado por: francisco2004
· votar


De repente o tensor só está meio frouxo, mas dá para apertar novamente com a chave allen. Trastejamento é complicado... strateiros dizem que uma strato que não trasteja é como uma les paul com single coils, ou seja, é algo, no mínimo, incomum, embora exista.

Já entre as Gibson Les Paul, é difícil alguém reclamar da qualidade do braço. Nos fóruns gringos, só vejo reclamações bobas do tipo "o braço é muito grosso, estilo 50s" ou "o braço é de maple em vez de mogno" ou "os trastes não estão bem aparados nas pontas". Enfim, problema de primeiro mundo. Os caras ficam discutindo o desenho do topo de maple enquanto nós só desejamos um braço bem reguladinho "de fábrica" e um timbre bacana.

Uma pergunta importante é: alguma vez essa sua Les Paul não teve o problema de trastejamento, ou seja, alguma vez ela já teve um braço impecável? Se nunca teve o braço impecável, pode ser que essa guitarra nunca vá ficar impecável apenas com regulagens. Aí é que entra um luthier de verdade, que está apto a dar um reset no braço, caso precise. Luthier que só faz regulagem nem vale a pena levar... e eu nem chamaria de luthier... chamaria de fuçador, como eu.

Outro ponto: a guitarra está segurando a afinação ou no primeiro bend ela já fica toda errada? Se ela está segurando a afinação, esse tensor nunca deve ter funcionado direito, ou você está usando cordas 0.08. Cordas mais espessas vão naturalmente puxar o braço e deixar a sua afinação bem instável, quase permitindo usar o braço como alavanca de vibrato. Isso em stratos é bem perceptível... até dá para usar como efeito no palco, mas a afinação sofre.

Eu mexeria em duas coisas para começo de conversa: tensor até o braço ficar firme com as cordas que você está usando. Apertando a primeira e a 12a casa, deve ficar mais ou menos um espaço de 0.05mm entre a corda e o traste central. Se ficar grudada no traste, o tensor está muito apertado (improvável no seu caso em que o tensor está solto, mas pode acontecer). Se a corda ficar muito afastada do traste central, o tensor precisa ser apertado até chegar nesses 0.4/0.5mm. Se estiver muito afastada, vá com calma... aperte um pouco e aguarde um dia ou dois. Repita o processo ao longo de umas duas semanas até chegar na distância indicada. Dá para ser mais agressivo nessa regulagem, mas fazer com calma é mais seguro.

Você regulou o tensor e ele continua trastejando. Agora é o momento de ajustar a altura da ponte. Se a ação já está muito alta, esqueça... elevar a ponte só vai piorar as coisas. Se estiver muito baixa e você não for o Stanley Jordan (para tapping, ação bem baixa costuma ser desejável), é a solução.

Se tensor e ponte não resolverem, aí é trabalho para luthier ou um fuçador avançado, que possua um espaço adequado para trabalhar e ferramentas de marcenaria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trastejando